Impressões: Fate/Stay Night – Unlimited Blade Works #00 e #01

Dois primeiros episódios de 1 hora por dois pontos de vista diferentes, qualidade técnica invejável e bem fieis ao material original. Se essa adaptação não fizer os fãs da Visual Novel de Fate felizes, nada fará.
Pra mim o mais bacana desses dois primeiros episódios é a conexão temporal em pontos de vista diferentes, que no final vão parar no mesmo local. Em contrapartida, temos uma introdução bem lenta em ambos os episódios, mostrando claramente mais coisas do que precisamos saber. Pra quem é fã fanático da obra pode ser algo bom, mas pra quem não é não deve ser tão divertido assim os 35 a 40 minutos de vida cotidiana dos personagens até entrar na parte “sobrenatural”.
Nesse aspecto o prólogo com certeza se sai melhor que o episódio 1, já que o mesmo apresenta a anormalidade, Archer, o servo da Rim, logo no início, e foca menos na vida cotidiana dela. No caso do Shirou é só vida cotidiana e muita interação com diferentes personagens. É inútil? De jeito nenhum, cria uma base para entendermos o personagem. Podia ser encurtado sem grandes perdas? Tenho que certeza que sim. 
Quem não se identificou com essa parte?
Moe Rim
Rin é uma personagem simpática, ao menos ao meu ver. É séria e ao mesmo tempo irresponsável e tsundere. Tem consideração pelos seus colegas, mesmo que mantenha uma fachada de superioridade, e despreza o Shinji (que? é legal ver ela dando um fora nele). O mais curioso mesmo é sua motivação para entrar na guerra de servos. Desejo a ser realizado? Que nada, eu só quero ganhar, por sim! 
Nice abs.
Já o Shirou não é tão legal. Ele malha, sabe usar magia mais ou menos, tem uma amiga afim dele e tem um passado um tanto quanto anormal. O problema é ele ser gente boa demais, chegando ao cúmulo de se deixar ser humilhado pelo Shinji sem se importar. Não o bastante, quer ser um herói da justiça e poder salvar todo mundo. O pensamento é louvável e até vale alguma reflexão, mas é um tanto quanto fútil mesmo assim.

“Me note, Sempai”
Sakura é a puxa saco apaixonada pelo protagonista, acho que deu pra perceber no episódio 1. Meio difícil se simpatizar com ela por enquanto (ou não, desde que aumentaram o cabelo dela de tamanho no character design dessa nova versão de Fate eu comecei a me interessar mais pela personagem. Sim, sou supérfluo). No máximo ficamos com pena dos maus tratos que ela, possivelmente, sofre do irmão.
Shinji é o vilão maligno feito pra você odiar, não vale a pena perder tempo falando dele.

Esse CG……
Achei todos os servos simpáticos até agora. O Archer ganha todo mundo no prologo com sua personalidade séria e confiante. O Lancer eu simpatizei no episódio 1, no dialogo com o Shirou e com a Saber. Ele não gosta do que está fazendo, ele só está seguindo as ordens de um mestre que ele nem mesmo respeita ou gosta. A Saber não teve muito tempo, mas passa a sensação de um soldado fiel e bom de briga.

Parem com o CG, por favor!
POR QUE??????????!!!!!!!
As lutas em geral foram muito boas. A coreografia é bem acima da média, com bastante movimento de perna, ao invés do clássico ficar parado um na frente do outro batendo arma. Mas no episódio 1 meio que fizeram besteira com o super golpe (noble phantasm) do Lancer. O CG estava gritante na cena, não só no ataque como no terreno voando pra cima. Os efeitos ficaram exagerados e acabou ficando difícil de entender o que diabos estava acontecendo ali. Uma prova de que todo exagero é ruim, incluindo querer fazer um golpe bonito/espalhafatoso demais (e usar muito CG).
Concluindo, ambos foram bons episódios ao que se propuseram. A parte técnica é muito boa em todos os aspectos, só pecou no super golpe do Lancer. A relação dos dois episódios e como eles se encontram no final é bem legal, só o que me incomodou é que 3/4 de cada um deles são extremamente lentos, com isso sendo mais acentuado no episódio 1. Espero que a trama fique mais ágil daqui pra frente. 
Avaliação: ★    ★
Extra

Sobre Fate Zero x Fate SN 2014
Precisa ter visto Fate/Zero pra ver esse? Não! Você pode escolher ver ou não Fate/Zero. A coisa é simples, se você ver esse Fate SN antes de Fate/Zero você vai pegar spoilers de Fate/Zero com os flahbacks e outras informações. Se você ver Fate/Zero antes de Fate SN você pega spoilers de segredos e personagens de Fate SN que seriam surpresa ou plot twists. Ou seja, tanto faz, ambos te dão spoilers. Fate/Zero é a história antes de Fate SN que foi escrita depois. É bom e deve ser assistido, mas se você vai ver antes ou depois de Fate SN é com você.