Impressões: Fate/Stay Night – Unlimited Blade Works #00 e #01

Dois primeiros episódios de 1 hora por dois pontos de vista diferentes, qualidade técnica invejável e bem fieis ao material original. Se essa adaptação não fizer os fãs da Visual Novel de Fate felizes, nada fará.
Pra mim o mais bacana desses dois primeiros episódios é a conexão temporal em pontos de vista diferentes, que no final vão parar no mesmo local. Em contrapartida, temos uma introdução bem lenta em ambos os episódios, mostrando claramente mais coisas do que precisamos saber. Pra quem é fã fanático da obra pode ser algo bom, mas pra quem não é não deve ser tão divertido assim os 35 a 40 minutos de vida cotidiana dos personagens até entrar na parte “sobrenatural”.
Nesse aspecto o prólogo com certeza se sai melhor que o episódio 1, já que o mesmo apresenta a anormalidade, Archer, o servo da Rim, logo no início, e foca menos na vida cotidiana dela. No caso do Shirou é só vida cotidiana e muita interação com diferentes personagens. É inútil? De jeito nenhum, cria uma base para entendermos o personagem. Podia ser encurtado sem grandes perdas? Tenho que certeza que sim. 
Quem não se identificou com essa parte?
Moe Rim
Rin é uma personagem simpática, ao menos ao meu ver. É séria e ao mesmo tempo irresponsável e tsundere. Tem consideração pelos seus colegas, mesmo que mantenha uma fachada de superioridade, e despreza o Shinji (que? é legal ver ela dando um fora nele). O mais curioso mesmo é sua motivação para entrar na guerra de servos. Desejo a ser realizado? Que nada, eu só quero ganhar, por sim! 
Nice abs.
Já o Shirou não é tão legal. Ele malha, sabe usar magia mais ou menos, tem uma amiga afim dele e tem um passado um tanto quanto anormal. O problema é ele ser gente boa demais, chegando ao cúmulo de se deixar ser humilhado pelo Shinji sem se importar. Não o bastante, quer ser um herói da justiça e poder salvar todo mundo. O pensamento é louvável e até vale alguma reflexão, mas é um tanto quanto fútil mesmo assim.

“Me note, Sempai”
Sakura é a puxa saco apaixonada pelo protagonista, acho que deu pra perceber no episódio 1. Meio difícil se simpatizar com ela por enquanto (ou não, desde que aumentaram o cabelo dela de tamanho no character design dessa nova versão de Fate eu comecei a me interessar mais pela personagem. Sim, sou supérfluo). No máximo ficamos com pena dos maus tratos que ela, possivelmente, sofre do irmão.
Shinji é o vilão maligno feito pra você odiar, não vale a pena perder tempo falando dele.

Esse CG……
Achei todos os servos simpáticos até agora. O Archer ganha todo mundo no prologo com sua personalidade séria e confiante. O Lancer eu simpatizei no episódio 1, no dialogo com o Shirou e com a Saber. Ele não gosta do que está fazendo, ele só está seguindo as ordens de um mestre que ele nem mesmo respeita ou gosta. A Saber não teve muito tempo, mas passa a sensação de um soldado fiel e bom de briga.

Parem com o CG, por favor!
POR QUE??????????!!!!!!!
As lutas em geral foram muito boas. A coreografia é bem acima da média, com bastante movimento de perna, ao invés do clássico ficar parado um na frente do outro batendo arma. Mas no episódio 1 meio que fizeram besteira com o super golpe (noble phantasm) do Lancer. O CG estava gritante na cena, não só no ataque como no terreno voando pra cima. Os efeitos ficaram exagerados e acabou ficando difícil de entender o que diabos estava acontecendo ali. Uma prova de que todo exagero é ruim, incluindo querer fazer um golpe bonito/espalhafatoso demais (e usar muito CG).
Concluindo, ambos foram bons episódios ao que se propuseram. A parte técnica é muito boa em todos os aspectos, só pecou no super golpe do Lancer. A relação dos dois episódios e como eles se encontram no final é bem legal, só o que me incomodou é que 3/4 de cada um deles são extremamente lentos, com isso sendo mais acentuado no episódio 1. Espero que a trama fique mais ágil daqui pra frente. 
Avaliação: ★    ★
Extra

Sobre Fate Zero x Fate SN 2014
Precisa ter visto Fate/Zero pra ver esse? Não! Você pode escolher ver ou não Fate/Zero. A coisa é simples, se você ver esse Fate SN antes de Fate/Zero você vai pegar spoilers de Fate/Zero com os flahbacks e outras informações. Se você ver Fate/Zero antes de Fate SN você pega spoilers de segredos e personagens de Fate SN que seriam surpresa ou plot twists. Ou seja, tanto faz, ambos te dão spoilers. Fate/Zero é a história antes de Fate SN que foi escrita depois. É bom e deve ser assistido, mas se você vai ver antes ou depois de Fate SN é com você.

36 Resultados

  1. Isabella Mendes disse:

    É tão bom ver Fate SN bem adaptado e com essa qualidade gráfica <3 Lembro que eu via ele na velha Animax… bons tempos em que eu nem sabia o que eu tava vendo.
    Spoilerzinho: É muito mais divertido ver o SN antes e não saber que a Rin e a Sakura são irmãs u.u :Spoilerzinho
    O melhor servo, pra mim, é o Archer, além de ter a personalidade mais foda, é dublado pelo Junichi <3

  2. No One disse:

    CG is love CG is Life! (não CG de Code Geass)
    Episódio legal, mostra o lado chato do Shirou de ser bom com todos (até demais) e as dúvidas dele do que realmente é ser um herói da justiça como o que o Emiya disse: salvar uma pessoa significa não ser capaz de salvar outra (profundo).
    E pra terminar: #Saber > all waifus

  3. Matheus disse:

    Eu que já conclui essa rota fiquei muito feliz com esses dois episódios, mesmo sendo realmente lento no início. Até agora estou achando tudo muito bem adaptado.
    Estou quase concluindo a terceira rota (Dia 15…Ô jogo grande hein)…

    Acho o Shirou um ótimo personagem, um cara decidido, corajoso, e que toma atitude (diferente de vários personagens que encontramos em estórias hoje em dia… enfim). Claro, ele tem seus dilemas, mas faz parte.

    Rin moe? Se não fosse por ela, esta rota seria a melhor.

    Sakura > All

    Na minha humilde opinião 🙂

  4. ShiroYo disse:

    Eu queria gostar de Fate, na verdade eu gosto, mas o final da primeira série me emputeceu tanto que desisti de tudo relacionado. Ou eu devo ser muito burro ou então preciso jogar a VN para entender aquilo porque não sei o que aconteceu com a Saber até hoje.

    • Marco disse:

      o.O, o final é a única coisa que presta da primeira adaptação, a interpretação dele é muito bonita. Olha só:

      SPOILER ABAIXO

      Como a série mostra, Saber se arrependia de ter sido Rei, e queria ter a chance de reviver sua vida, para deixar com que outra pessoa fosse Rei em seu lugar. No seu momento final ela deseja fortemente isso, e o cálice sagrado a oferece a chance de realizar seu desejo se ela entrar na guerra do santo graal.

      A jornada dela durante Fate é aceitar que não existe um Rei perfeito, e que na verdade ela foi um bom governante. É o “desenvolvimento de personagem” dela.

      Quando o cálice é destruído ela volta ao momento em que foi escolhida para entrar na guerra do santo graal (seus últimos minutos de vida). Só que dessa vez ela não se arrepende mais de sua vida e suas escolhas como Rei, e morre em paz, sem arrependimentos.

      Achei bonito pra caramba o final, foi o que salvou a primeira adaptação pra mim.

      • ShiroYo disse:

        MORE SPOILERS:
        Ah, agora ficou claro. Eu não conseguia saber se aquela parte dela falando com o loirinho era passado, abstração, trip astral ou sabe-se la o que. Ai nego menciona sonho e eu buguei de vez.
        Mas se aquilo rolou depois dos acontecimentos do anime e ela de fato morreu, ai sim acho um final legal.
        O resto da serie eu achei maneiro, o Shirou irrita as vezes mas não chega a tirar a diversão.

      • kingumaga disse:

        Achei o final muito bom tb,deixa meio aberto a interpretação q o servo poderia ser convocado a qualquer momento da sua vida anterior, tb não é um final q vc fica “Po a Saber morreu” pq ela já estava morta a muitos anos, a guerra do calice serviu para ela poder descansar em paz.

        Acho meio estranho ficarem chamando ela de Rei Arthur, até entendi o sentido da coisa mas é meio esquisito.

  5. Daniel disse:

    Gostei bastante desses dois episódios de Fate, animação da Ufotable está impecável, para quem é fã da série essa adaptação está sendo um prato cheio.
    O desenvolvimento e a interação dos personagens também está muito boa.
    Foi ótimo ver como a Tohsaka foi bem trabalhada no primeiro episódio, até quem não gostava dela passou a vê-la com outros olhos. Até mesmo a Sakura, no segundo episódio foi bastante explorada, e está bem mais kawaii também.
    Quanto ao CG, é questão de gosto, eu já não ligo se tiver isso no anime, embora concorde que ficou meio difícil saber o que aconteceu naquele momento. Não sei como a Saber conseguiu desviar do Gae Bolg que dizem sempre acertar o coração do seu alvo. Se alguém souber o motivo poderia me explicar?

  6. Lucas Andrade disse:

    Eu adorei os dois episódios e acho que o início foi importante para se entender os protagonistas, e embora eu prefiro a Rin eu acho que a Sakura combina mais com o Shirou, a Rin deveria ficar com o Archer que combina mais com ela e são os melhores personagens do anime, além de SPOILER: tecnicamente a Rin tambem terminaria com o Shirou END SPOILER.

  7. kingumaga disse:

    Tinha achado o episodio 0 muito bonito mas o 1 parece q tava mais ainda, de ser apenas impressão minha, minha reclamação do rosto da Rin de lado agora acontece em todos, o único q não teve isso foi Archer.

    As lutas tão sensacionais incrível ver como evoluiu comparando com a primeira adaptação, unica coisa mesmo esse golpe do Lancer fiquei sem entender, tá certo akele negocio pra tentar confundir o adversário mas o golpe foi e voltou? A Saber previu o golpe antes? Fiquei meio sem entender.

    Até mesmo akela animação do Shirou analisando objetos ficou bem mais maneira.

    Acho a Sabre uma personagem feminina muito maneira, é bom q essa versão parece vai explorar mais outros personagens.

    A opening tá muito foda, fica pelo menos no top 3 dessa temporada.

    O próximo episodio caso tenha ação só no fim do episodio mesmo ou vai ficar para o episodio 3.

    Fate Zero ainda não conseguir ver, tenho q me acostumar pq assisti recentemente a primeira adaptação DUBLADA, as dubladoras da Rin e Saber eram legais mas teve umas perolas, a maior é a Sakura invés de chamar o Shirou de Sempai chamava de GRANDÃO (Os otakus pira hahahahaha)

    • Marco disse:

      Acho que o modo mais simples de explicar seria que o golpe era pra acertar o coração, a Saber meteu a lamina da espada na frente 2 vezes seguidas e desviou o golpe. Em resumo, ela previu os dois ataques e usou a lamina da espada pra bloquear o primeiro e desviar o segundo.

  8. Lucio disse:

    ufotable sabe o que faz por isto este estúdio é excelente

  9. chefe é chefe né pai disse:

    (SPOILER) Gosto muito de FTS ”acredite se quiser foi meu primeiro anime la em 2009 no Animax ” mas depois de Fate Zero fiquei mais desanimado com ele,acho o nível dos personagens fracos,a Saber e uma Deusa e seu fantasma nobre parece quase imbatível,diferente de FZ que alem de ter personagens mais carismáticos suas skiils eram mais trabalhadas,dando a impressão de ser realmente uma guerra, onde qualquer lado poderia ganhar.
    Também não me identifico com o Shiro emiya e nenhum de seus ideais,em contra partida eu adorava o kiritsugu,aquela hora em que ele mata sua mestra pra cumprir a missão e a melhor parte do anime.
    Na minha humilde opinião a melhor rota a ser adaptada seria heaven fell,mas não e que o anime esteja sem atrativos,muito pelo contrario a animação acima da média faz valer o ditado que o mundo da voltas,agora ela ira apagar o desastre da DEEN em 2006,sem contar que roteiro pode esta guardando alguma surpresa,como uma mesclagem de rotas ou alguma alteração significativa,o jeito e conferir pra ver.

    • Marco disse:

      Ué, vai ter Heavens Feel adaptado em filmes, já anunciaram e tudo, só não tem data ainda. Acho que vão fazer em formato de filmes por ter umas partes mais pesadas que provavelmente seriam censuradas em formato TV.

      Fate/Zero é um seinen, com uma narrativa mais densa e uma porrada de diálogos. Fate Stay Night é um shounen, muita luta, personagens relativamente simples, protagonista nervoso e trama direta/reta.
      Heavens Feel seria algo próximo a um dark shounen ao meu ver.

      • chefe é chefe né pai disse:

        Eu sabia que HF seria um filme,só não sabia do detalhe que seria mais de um,tentar compilar uma história inteira em 1 hora e pouco só da merda, que o diga o ultimo FST UBW, acertada a decisão dessa vez,a estrutura narrativa de shonnen tem hora que doí a cabeça,ainda mais com personagem apelão que ganha no grito,mas essa definição de direta e reta e genial não sai mais do meu vocabulário kkkkkkkk.

        • Marco disse:

          Falar “filmes” foi erro meu. Mas como colocar Heavens Fell em apenas um filme iria ficar um lixo a maioria do pessoal tá achando que eles vão fazer igual com Kara no Kyoukai (do mesmo estúdio) e dividir a história em vários filmes.

  10. Lucas Vieira disse:

    Sobre esses 2 eps não tem muito o que falar né? Lutas muito fodas, dá brilho nos olhos! ^-^

    Quanto ao fato de ser “lento”, sinceramente pra mim não foi um problema aqui. O que é até engraçado, em praticamente 99% dos animes eu tenho raiva justamente disso, da lentidão, vou ver um episódio, penso que já está acabando e quando vou ver os minutos restantes, não, ainda está no começo [kkkk] mas nesses episódios de Fate achei ótimo, mesmo tendo 47m eles tiveram um “passo” muito bom, no foram 47m maçantes [ao contrário dos 24m maçantes de outros animes ;)].

    E digo isso sem nunca ter tido contato direto com a série. [só assisti às duas temporadas do Kaleid, a propósito, outro muito bom tb]

    • Marco disse:

      A primeira temporada de Kaleid é passável e tem umas lutas legais até, mas a segunda é praticamente um “porno lésbico”. Gosto é gosto mas acho zuado chamar aquilo de bom.

      • Lucas Vieira disse:

        É um história interessante com personagens bem construídos, por que não seria bom?
        [e a S2 tem muitas lutas legais tb]

        • Marco disse:

          Não vi lutas muito boas na S2 não (uso de CG tava pior também). E tive que dar skip pacas porque 60% da temporada foi fanservice lésbico ¬¬, em comparação a primeira que só tinha um pouco. Como assim personagens bem construídos? a maioria é estereotipado. Illya é antes de tudo uma comédia pra mim, não é feito pra se levar muito a sério.

          • Lucas Vieira disse:

            Bom em relação à história é porque ela vai ficando “mais séria” aos poucos, o mesmo para as personagens também, eu “sinto” uma evolução delas.
            Pra mim isso fica mais óbvio ainda quando se lê o mangá [se estiver curioso, o anime parou no cap16 do 2wei, e depois tem uma continuação chamada 3rei].

            PS: e 60% é meio exagero não? acho que tá mais pra uns 30%… Mas ok.

          • Marco disse:

            Sim, vi o povo falando bem de 3rei e dizendo que 2wei só fica sério na segunda parte que vão adaptar na próxima temporada. Mas eu só vi o anime. Esse 2wei, ao menos a parte que o anime adaptou até agora, achei horrível se comparado a S1.

  11. lucio leite disse:

    marco ,quero perguntar o q vc achou da opening? ja q ela da a entender q terá bastante historia sobre a saber e op shirou ! mas essa rota não é da rin? o romance nao tinha q ser com ela (ser for ter romance!)? desculpe se estou falando besteira , mas vi varias pessoas q acharam o mesmo q eu em vários lugares, e se fazendo essa pergunta! valeu

    • Marco disse:

      Sim, o romance de UBW é com a Rin, Saber é um extra nessa rota. Podem até adicionar um pouco de background como dados do passado dela e o final dela da rota “Fate”, mas deve ficar por ai mesmo.
      Tenha em mente que essa é a primeira opening, ela apresenta os personagens importantes e os servos, só isso. Na segunda OP já deve ter mais Rim, assim como rolar um pouquinho de romance com a mesma no anime. Nessa primeira parte de 12 episódios não deve ter romance nenhum.

      De resto achei a opening mediana/boa, ainda prefiro a primeira de Fate/Zero.

  12. Kanko disse:

    e.e resumindo:todo mundo gostou dos dois episódios :).Teve amigo meu que achou o golpe do lancer fod-a …. vai entender né.Mas CG dependendo do uso fica até legal rsrs

  13. Lucas Da Costa Silva disse:

    Mal da pra notar o CG, esse bullyng…

  14. Itsuka Shido disse:

    ESSE ADAPTAÇÃO DE OUTRA ROTA ?

Deixe um comentário