Impressões: Fate Stay Night UBW #03 – A Primeira Batalha

Primeiro episódio inteiro de luta, e a Ufotable não decepcionou.

Foi um episódio muito bom ao que se propôs, e visualmente continua digno de um filme. A animação de personagens ainda é pior que a de Amagi ou Kimi no Uso dessa temporada – o que é normal já que isso não é o forte da Ufotable e vem desde Fate/Zero – mas quando chega nas lutas a Ufotable entrega o que você pediu (ou quase).

A reação da Saber é sutil ao ver a Ilya, mas quem viu Fate/Zero entende.
Espadinha apelona essa

A luta é visualmente linda, muito bem acabada e bem coreografada. Pra quem gosta de “sakugas” (cortes de animação fluida), teve vários nesse episódio. E apesar de nem todos serem legais ou chamativos o resultado final ainda é muito acima da média. Só achei que a trilha sonora – mesmo que bem utilizada e batendo com o clima da luta – ficou devendo no final. Talvez seja porque me acostumei com a OST da Kajiura em Fate/Zero, e a dela é bem mais sonora que essa de Fate UBW, na maior parte do tempo.

A batalha transcorreu bem do inicio até quase o final, e a estratégia de levar o Berserker pro cemitério pra atrapalhar a movimentação dele foi bem inteligente da parte da Saber. Só que quando chegou o climax do duelo eu esperava algo mais empolgante. Era o momento máximo e a OST deveria ter representado isso tanto em volume como em composição. Não que tenha ficado ruim, mas faltou impacto. Esse vídeo de Fate/Zero não é o exemplo perfeito, mas é o único que posso dar que não contem spoilers (clique aqui). Reparem como a OST tem um ápice mais grandioso no final da sequência. Era mais ou menos isso que eu queria no final dessa luta.

Rin bem que tentou, mas aparentemente não é párea para a “loli do mal” com passarinhos de CG. Já o Shirou tá meio inútil por enquanto. E o Archer finalmente fez jus a sua classe tacando um bando de flechas nesse episódio.

Achei o episódio muito bom em geral. A luta foi bem feita e mesmo as trocas de foco não quebraram o clima. Só que faltou empolgação ao final. A OST de Fate está boa, mas não achei que conseguiu “entregar” no climax da luta. Só ter animação bonita não resolve. Empolgar em lutas é uma mistura de criar suspense, storyboard dinâmico, bom uso de BGM, animação, velocidade que tudo acontece, e, claro, algo pessoal que vai variar de pessoa pra pessoa dependendo do seu envolvimento com a obra e nível de exigência (o que já vi de gente chamando cenas tosquíssimas de “épico ou foda” desde que comecei a ver animes não é brincadeira). Terão muitas outras lutas, então espero que estejam guardando algo mais épico em termos de BGM para um climax maior.
Em resumo, o saldo geral é bem positivo, mas a direção não conseguiu entregar a emoção que obras com um esmero visual muito inferior como Attack on Titan conseguiam. O que é sem duvidas um ponto negativo em um épico de ação.

Avaliação: ★    ★ 
Extras

Quem não viu Fate/Zero está perdendo algumas reações “bônus” dos personagens relacionadas a ele que a staff está acrescentando (já teve isso em 3 episódios). Tava na duvida antes mas esse Fate UBW da Ufotable realmente parece estar sendo feito pra quem viu Zero. Mesmo que não seja algo obrigatório, acaba dando um plus em algumas partes.

Ufotable continua tentando estragar minha diversão com esses CGs. Olha esse cogumelo perfeitamente simétrico feito em CG ou a explosão roxa que mais parece um campo de força roxo ¬¬. Eles usaram bastante 2D na luta, custava tanto pedir para animarem a explosão em 2D também? Teve outras explosões de CG mas essa foi a mais mal feita, de longe.

Eu queria xingar o Shirou por ter ido pro meio da luta sem poder fazer nada, mas ele acabou salvando a Saber, então vou ficar quieto. Ele não ficou enchendo o saco querendo proteger ela porque ela é mulher como ele faz no filme da Deen também, então ok.

Que sorrisinho do mal foi esse? No filme da Deen o Shirou dá uma dica, mas aqui acho que vão deixar no suspense por enquanto. O mesmo para premonição do Shirou que o Archer iria explodir o lugar todo.

PS: Podem me julgar mas eu senti falta de alguns cortes que teve no filme da Deen dessa mesma luta (mas só alguns, hehehe). Cadê o cabelo da Ilya mexendo com o vento da explosão? Cadê aquela olhadinha dela pra trás? O design da Ilya e da Rin isoladamente eu também gosto mais da Deen. Mas lógico, tirando os detalhes pequenos e uns cortes aqui e ali a Ufotable ganha disparado em todo o resto.

****
Obs: Se quem jogou a VN quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.