Impressões: Fate Stay Night UBW #03 – A Primeira Batalha
Primeiro episódio inteiro de luta, e a Ufotable não decepcionou.
![]() |
| A reação da Saber é sutil ao ver a Ilya, mas quem viu Fate/Zero entende. |
![]() |
| Espadinha apelona essa |
A luta é visualmente linda, muito bem acabada e bem coreografada. Pra quem gosta de “sakugas” (cortes de animação fluida), teve vários nesse episódio. E apesar de nem todos serem legais ou chamativos o resultado final ainda é muito acima da média. Só achei que a trilha sonora – mesmo que bem utilizada e batendo com o clima da luta – ficou devendo no final. Talvez seja porque me acostumei com a OST da Kajiura em Fate/Zero, e a dela é bem mais sonora que essa de Fate UBW, na maior parte do tempo.
A batalha transcorreu bem do inicio até quase o final, e a estratégia de levar o Berserker pro cemitério pra atrapalhar a movimentação dele foi bem inteligente da parte da Saber. Só que quando chegou o climax do duelo eu esperava algo mais empolgante. Era o momento máximo e a OST deveria ter representado isso tanto em volume como em composição. Não que tenha ficado ruim, mas faltou impacto. Esse vídeo de Fate/Zero não é o exemplo perfeito, mas é o único que posso dar que não contem spoilers (clique aqui). Reparem como a OST tem um ápice mais grandioso no final da sequência. Era mais ou menos isso que eu queria no final dessa luta.
Rin bem que tentou, mas aparentemente não é párea para a “loli do mal” com passarinhos de CG. Já o Shirou tá meio inútil por enquanto. E o Archer finalmente fez jus a sua classe tacando um bando de flechas nesse episódio.
Achei o episódio muito bom em geral. A luta foi bem feita e mesmo as trocas de foco não quebraram o clima. Só que faltou empolgação ao final. A OST de Fate está boa, mas não achei que conseguiu “entregar” no climax da luta. Só ter animação bonita não resolve. Empolgar em lutas é uma mistura de criar suspense, storyboard dinâmico, bom uso de BGM, animação, velocidade que tudo acontece, e, claro, algo pessoal que vai variar de pessoa pra pessoa dependendo do seu envolvimento com a obra e nível de exigência (o que já vi de gente chamando cenas tosquíssimas de “épico ou foda” desde que comecei a ver animes não é brincadeira). Terão muitas outras lutas, então espero que estejam guardando algo mais épico em termos de BGM para um climax maior.
Em resumo, o saldo geral é bem positivo, mas a direção não conseguiu entregar a emoção que obras com um esmero visual muito inferior como Attack on Titan conseguiam. O que é sem duvidas um ponto negativo em um épico de ação.
Quem não viu Fate/Zero está perdendo algumas reações “bônus” dos personagens relacionadas a ele que a staff está acrescentando (já teve isso em 3 episódios). Tava na duvida antes mas esse Fate UBW da Ufotable realmente parece estar sendo feito pra quem viu Zero. Mesmo que não seja algo obrigatório, acaba dando um plus em algumas partes.
Ufotable continua tentando estragar minha diversão com esses CGs. Olha esse cogumelo perfeitamente simétrico feito em CG ou a explosão roxa que mais parece um campo de força roxo ¬¬. Eles usaram bastante 2D na luta, custava tanto pedir para animarem a explosão em 2D também? Teve outras explosões de CG mas essa foi a mais mal feita, de longe.
Eu queria xingar o Shirou por ter ido pro meio da luta sem poder fazer nada, mas ele acabou salvando a Saber, então vou ficar quieto. Ele não ficou enchendo o saco querendo proteger ela porque ela é mulher como ele faz no filme da Deen também, então ok.
Que sorrisinho do mal foi esse? No filme da Deen o Shirou dá uma dica, mas aqui acho que vão deixar no suspense por enquanto. O mesmo para premonição do Shirou que o Archer iria explodir o lugar todo.
PS: Podem me julgar mas eu senti falta de alguns cortes que teve no filme da Deen dessa mesma luta (mas só alguns, hehehe). Cadê o cabelo da Ilya mexendo com o vento da explosão? Cadê aquela olhadinha dela pra trás? O design da Ilya e da Rin isoladamente eu também gosto mais da Deen. Mas lógico, tirando os detalhes pequenos e uns cortes aqui e ali a Ufotable ganha disparado em todo o resto.
Impressões dos episódios anteriores de Fate UBW










sim, mas o filme da deen é rape em questao de estoria, mas animação( do filme) é acima da media, tem momentos otimos na maioria dele
Acho a versão da UBW melhor trabalhada do que da rota normal, SPOILER: “quando Shirou toma a porrada do Berseker e sobrevive,ainda acho meio forçado,mesmo com o pretexto que a mana da saber salvou ele”
Não sou grande conhecedor da história desse espirito heroico,mas acho mirabolante coloca-lo de louco no enredo,na adaptação do deem eu fiquei puto quando ele morreu,o conceito por traz é todo jogado pelo ralo,não sei se foi pra fechar sem delongas a participação da Ilya na guerra ou pra van-gloriar um certo personagem que veremos daqui um tempo,mas isso e conversa pra quando chegar ao ponto,mais pelo visto alterações serão feitas,depois desse terceiro Ep fiquei mais tranquilo.
Sobre a animação,ela me fez simpatizar mais com os personagens, a movimentação fluida da luta foi realmente um orgasmo visual,particularmente também gostei das magias da Rin,em contra tempo o CG do ataque da Ilya me incomodo bastante,no mais se fosse uma avaliação minha eu colocava mais meia estrela kkkkkkkkkkk mais logico pro ser fã boy da serie o olho brilha com mais facilidade.
Eu colocaria mais meia estrela se soubesse como. Já pensei em mudar pro sistema de 5/5 por causa disso, mas acho estrelas mais legal visualmente.
A rota Fate que a Deen adaptou em 2006 é ruim! Isso não é segredo. O jeito como o Berserk morre nela não faz sentido também. É puro protagonismo. A única coisa legal dela é o final da Saber, de resto é muito ruim e o Shirou é um porre nela. Fica enchendo o saco da Saber porque ela não pode lutar, é mulher, e bla bla bla. O romance deles é meio forçado também. UBW já se sai bem melhor, ainda mais com algumas mudanças que eles estão fazendo nessa nova adaptação.
Shirou sobreviver eu engulo porque ele tem “aquilo” dentro dele.
SPOILER: Ele não sobrevive por causa da mana da Saber, a Avalon dentro dele que o salvou, não só nesta oportunidade, mas em várias outras, tanto no passado quanto no futuro.. END SPOILER:
Tenho uma pergunta para que já jogou a VN ou viu o filme, SPOILER: mais para a frente no anime a Ilya vai morrer não vai?
no filme ela morre
ela morre no filme se adaptarem isso pra anime vai chocar muita gente hehehe
E um desses vou ser eu 🙁
Estou rezando para que adaptem doutra forma (apesar de achar improvavel) se não lá se vai a minha personagem perferida
Uai cade o de SAO
Já saiu, fiz separado dessa vez porque o Extra de ambos estava muito grande (e eu ainda to na duvida sobre juntar 2 animes em um post ou não).
Eu tinha preconceito de fate quando soube do final sem querer, mas assistir esse novo anime e até agora está muito bom, vou assistir fatezero depois
Ótimo episódio, na versão de 2007 a Saber só se defende nessa luta e no filme e agora deixaram a luta mais equilibrada. Acho muito da hora a explicação da regeneração do Beserker, vão explicar só mais pra frente. Senti q nessa versão a Saber aceitou o Shirou bem mais rápido que na versão de 2007.
Q bom ver o Archer usando arco e flecha, não me conformo dele usando espada, não sei se tem alguma explicação q não conheço.
Ainda não comecei a ver Fate/Zero. Q eu to achando bom é q na versão de 2007 dava impressão q era a guerra do santo graal era algo grandioso mas ela em si não correspondia a grandeza, nessa versão as expectativas são mais correspondidas.
Ué, se viu o filme e a versão de 2006 sabe porque ele usa espada. O Archer de Fate/Zero é outro que usa tudo menos arco ¬¬. A versão que você viu é a rota “Fate”. A reação dos personagens muda assim como a sucessão de acontecimentos em cada rota. Na rota “Fate” o Archer não participa dessa luta por exemplo. Essa rota “UBW” tem mais lutas também, se comparado a rota Fate.
E a guerra de Fate/Zero é bem “grandiosa”, e ainda envolve um bocado de estratégia, diferente de Fate, que é mais uma sucessão de acontecimentos sem grande planejamento.
Pelo visto eu não entendi o q vi hehe sei lá se é pra ser personagens da classe arqueiro no minimo tem q usar arco e flecha pra se diferencial do restante.
eu so tive duas reclamações nesse episodio
primeira porque o corpo do Berserker tinha que ficar vermelho daquele jeito eu achei desnecessário.
segundo porque diabos o archer nao atacou o mestre do Berserker?se Kiritsugu tivesse vivo ele ia tampar a cara de vergonha.
bem o CG nao me incomodou em nem um dos episódios.
Fate envolve bem menos subterfúgios e estratégia comparado a Fate/Zero. E dado a personalidade e interesses do Archer na rota UBW ele não tá nem ai pra Berserker ou pra mestre dele (apesar do que possa parecer), o interesse dele é outro. Agora, nada impedia a Rin de dar a ordem pra ele atacar a Ilya, então pode ser considerado um furo mesmo.
pensando bem,em fatezero todos(quase)sao adultos,e quase todos ja mataram ou estão dispostos a matar alguém,então assassinar os mestres seria algo normal,
ja em fatestay-night sao todos adolescentes na maioria,entao criar estrategias de matar mestre pode ser algo incomum para eles.
Bom episodio, é tão difícil ver uma luta bem animada em
um anime.
Eu não joguei a novel e só assisti o fate zero não sei se isso é um Spoiler.
Editado: SPOILER ABAIXO
O cálice invoca espíritos heroicos de todas épocas, Archer não lembra quem é ai apare um moleque que quer ser um herói , eles parecem ter o mesmo poder. Juntando os pontos acho que o archer é o Shirou?
Eu nunca vi ninguém ligar as pontas sem ter assistido o Fate de 2006, 2010 ou jogado a VN, mas é isso mesmo.
Marco, eu achei que este chegaria as 5 estrelas… e agora fiquei curioso… Você poderia indicar algum episódio 5 estrelas para eu ter uma noção de parâmetro. (logico que é uma noção, porque sempre tem as questões de opinião, afinidade dentre outros critérios subjetivos)
Não sei se adianta eu citar um episódio 5 estrelas porque cada anime é avaliado de forma diferente. Eu tenho que me adaptar aos parâmetros e propostas de cada obra por assim dizer. Não adianta eu querer animação de Fate em outro anime por exemplo, é um caso aparte. Esse é um dos motivos de vários blogueiros defenderem o não uso de notas para avaliação de episódios, apenas comentários.
Eu gosto de usar nota porque dá uma noção mais clara pra quem está lendo se eu gostei ou não do episódio ou o quanto eu gostei. Algo que apenas o texto nem sempre consegue. As vezes eu reclamo pra caramba de algo e não comento quase nada positivo, mas dou uma nota alta, porque aquele erro, embora tenha me incomodado, não foi nada demais, ou algo que tenha prejudicado o desenvolvimento da obra. E as vezes eu não comentei nada positivo porque nada me chamou muito atenção. Nesse ponto a nota ajuda a deixar minha opinião sobre o episódio mais clara.
No meu ponto de vista para ganhar 5 estrelas o episódio tem que fazer tudo que nele é proposto corretamente, e se possível ainda me impressionar de alguma forma. É uma nota especial, que, teoricamente, só será dada a um episódio que eu ache especial.
Se é um anime de slice of life eu quero ver desenvolvimento ou aprofundamento de personagem e um visual/animação caprichadas. Se me mostrar um desenvolvimento muito forte ou cena sentimental muito bonita pode vir a ganhar um 5 (daria 5 pro segundo episódio de Kimi no Uso e 4 pro primeiro e pro terceiro).
Se é um anime de ação eu quero ver lutas bem animadas, boa coreografia e uma OST que empolgue. Basicamente o nível de exigência muda de acordo com o nível da obra e a que ela se propõe. Pedir profundidade de um shounen é ridículo, mas se tiver é um bônus que pode valer um pontinho a mais se bem feito.
Essas notas de episódio não influenciam tanto na nota final, já que analisar um anime como um todo é diferente de ficar olhando episódio separadamente, catando cada pequeno errinho. Na análise final se olha o grosso, tanto em erros como em acertos, e o quanto esses erros e acertos foram relevantes para a obra.
Haikyuu ganharia vários 4, alguns 3 e uns 5 em um ou dois episódios. Ainda assim dei 9.5 de nota final pra ele, porque olhando o quadro inteiro os episódios mais fracos foram poucos, não prejudicavam muito o andamento e eram necessários para o desenvolvimentos futuros.
Fora isso acho que a última vez que dei uma nota 5 foi no episódio 2 de SAO 2. A proposta era apresentar a nova heroína. E não só fizeram isso muito bem, mostrando ela tomando as rédeas de um confronto, como o uso de animação, OST, e o climax da batalha foram perfeitos ao meu ver, me entregou o que se propôs e ainda me impressionou com um ótimo climax.
fate continua ostentando uma ótima animação mais claro como vc disse tem esses defeitos mais eu nem percebi kkkkkkk de tão bom que foi meu tempo assistindo
Concordo . Eu fico tão empolgado que esqueço até esses detalhes kkk
Comecei a ver o anime ontem , eu já amava o antigo Fate e esse já me deixou sem ar desde o primeiro episódio . As cenas de lutas são tão boas , que faz tempo que não vejo cenas tão bem animadas em um anime , os episódios não me decepcionaram nem na história e nem na ação , ambos estão muito bons . A OST eu achei simples mais até legalzinha . Eu sei que o Zero é superior ao Stay Night mas por amor pessoal eu prefiro o Stay Night e esse não me decepcionou , só fez meu amor aumentar kkk . Já tô doido pelo próximo ep .