Top 5 melhores Openings – Temporada de Verão 2014

Vamos ver o que conseguimos salvar dessa temporada.

Esse Top foi montado apartir da votação de 3 membros do blog (Marco, Jessica e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas essas 50 Openings estavam concorrendo: clique aqui.


Top 5 melhores Openings – Temporada de Primavera 2014


– “Trigger” by Yuuki Ozaki – Terror (18)

Essa é só a música. As versões da opening com animação que tinham na internet (youtube/vimeo/dailymotion) foram todas deletadas aparentemente.

Tanaka – Não vou tentar nem interpretar qualquer simbolismo existente nessa abertura, se é que há realmente uma coordenação simbólica com um sentido e não simplesmente uma mistura de efeitos especiais em que os caras mostram que sabem animar, mesmo sendo um estúdio novo. Essa abertura é como a de Evangelion, com várias cenas se intercalando e fugindo totalmente do que você poderia chamar de “padrão”, o que dá a impressão de que ela dura mais tempo do que realmente dura. Bastante “poética” em comparação com o anime que ela representa.

Jessica – Boa direção, linda música e uma fotografia ainda mais bonita. Basicamente, todos os pontos fortes de Zankyou reunidos. Tudo bem que tem algumas partes que são do próprio anime ali no meio, mas o resultado final é soberbo. Eu acabei viciando nela nas primeiras semanas do anime, uma pena este ter me desapontado um pouco e eu não ver mais com tanta empolgação por causa disso. 


– “Hanaha Odori Reya Iroha ni Ho” by Team Hanayamata –  Hanayamata (19)

Tanaka – Votei nessa abertura como primeira opção por considerá-la a com a melhor direção artística e coreográfica da temporada. A música é melodica e ritmicamente construída para se assemelhar a uma dança tradicional japonesa, além das várias referências a flores de cerejeira, outro elemento classicamente japonês. Mas a melhor parte é quando o refrão toca e elas começam a dançar. É extremamente raro ver uma coreografia de dança animada em 2d (há algumas exceções, quando a grana ajuda), o que já justifica a minha escolha automaticamente. 

Jessica – Glitter, dança, cores (principalmente rosa). O melhor que o moe tem à oferecer. 


 – “Ignite” by Eir Aoi –  Sword Art Online 2 (19)

Marco – É uma OP básica de animes de ação, só que muito bem animada e com um storyboard criativo. Começa -> Refrão -> vislumbre dos 3 protagonistas -> Apresentação dos personagens recorrendo a memórias, seja de outros jogos no caso do Kirito, como da infância no caso da Sinon -> Aparece o vilão -> no Kirito ele causa a volta dos fantasmas (lembranças) do passado, na Sinon o efeito da presença dele é traga-la para o fundo e afoga-la em seu trauma -> Vislumbre rápido dos personagens secundários desse arco. Ao decorrer do anime toda a sequência da OP vai fazendo sentido. Passado a metade da abertura a música agita e entra uma sequência de ação com belos cortes de animação fluida: Kirito desviando balas, matando players, lutando contra o Death Gun (em uma sequência que lembra as lutas de Star Wars) e Sinon lutando contra um player. Finaliza com os dois se encontrando. Ótima OP.

Tanaka – Vamos falar da letra, já que o Marco falou da animação. Os versos “Não tenha medo de explorar um mundo sem sentido; Não hesite em puxar o gatilho” estão se referindo ao início de um processo de enfrentamento por parte dos protagonistas, assim como ao GGO. Esse medo de explorar é um medo de explorar não só o novo mundo, mas o mundo interior, o da consciência. Então temos os versos “Mesmo assim eu continuo me machucando; alimentando mais o ódio dentro de mim”, e é nesse momento que o Death Gun aparece, dando a impressão que o Kirito e a Sinon não são os únicos presos no passado, mas o Death Gun também o é. Em seguida, os versos “Mas eu superarei isso; porque acredito em um mundo de paz” demarca o início da reação dos protagonistas ao desafio mental que lhes é imposto. O ato de “aceitar sua dor com lágrimas de sangue” é mais ou menos o que qualquer um precisa se deseja superar um trauma ou uma lembrança de perda. É inútil tentar bloqueá-la ou recalcá-la, deve-ser aceitá-la e acostumar-se a ela (vide o simulador virtual no episódio 9 de Aldnoah). Finalmente, “talvez eu possa transformar esses tiros em algo melhor” seria a inversão do estado traumático para um estado não traumático.

– “Unravel” by TK from Ling Tosite Sigure – Tokyo Ghoul (20)


Marco – A letra dessa música é bem legal e bate perfeitamente com os sentimentos do protagonista. Já a voz do cantor é algo de julgamento mais pessoal, eu não gostei muito. A animação é fraca e tenta se virar sendo estilosa em alguns momentos. Poderia ser bem melhor, mas como não estamos com muitas boas opções de OP nessa season acabou como quarta no meu ranking.

Tanaka – Eu não gostava da voz do cantor em Psycho Pass, mas agora eu gosto. O contraste entre o céu e as cenas com fundo preto foi uma boa sacada. De um lado, temos a visão dos Ghouls sobre eles próprios (aqueles que se aperfeiçoaram, que transcenderam os humanos) e de outro a visão da humanidade sobre os Ghouls (criaturas más que devem ser eliminadas a todo custo). A parte da letra com os dizeres “Lembre-se de quem eu sou” coincide com a aparição do Kaneki de cabelo branco, ou seja, o Kaneki que equilibrou seu lado Ghoul e seu lado humano e assim descobriu a si mesmo.

Jessica –  Eu não gostei dessa abertura inicialmente, mas com o passar do tempo fui dando mais valor a ela. A letra da música passa extremamente bem a confusão na mente do protagonista, a sequencia animada apresenta os personagens e uma parte que ilustra a dualidade entre a parte Ghoul do Kaneki e seu lado humano se chocando, que é uma das temáticas do anime. Ainda não gosto da voz do vocalista, mas achei uma boa abertura no geral.

– “Rashisa” by Super Beaver- Barakamon (22)

Jessica – Ótimo storyboard, criativo e que combina perfeitamente com a música e temática do anime. Passa um feeling bem aconchegante, acho difícil não dar um sorriso sem vê-la.

Marco – Opening bem animada, combina 100% com o anime tanto na construção quanto na letra da música, que fala do autoconhecimento e evolução como pessoa. 

– “ENAMEL” by SiD – Black Butler (24)

Tanaka – O subtítulo dessa temporada é “Book of circus”, logo faz todo sentido que os personagens sejam introduzidos como artistas dentro de uma tenda de circo, passando por corredores que se assemelham a uma casa do terror de um parque de diversões. O efeito dos filmes mostrando um flashback sequencialmente me chamou a atenção, pois parece que estão estabelecendo as motivações para as batalhas que irão ocorrer posteriormente ou a evolução do protagonista. O resto foi eles mostrando que sabem animar.

Marco – Bem estilosa, música legal e tem umas coreografias bonitas aqui e ali. Boa OP. Engraçado que não era a primeira opção de ninguém mas ganhou primeiro porque foi a única com consenso (todos coloraram ela em 3º).

Jessica – SID (que já tinha feito a abertura da primeira temporada) realmente fez um bom trabalho com a música, passando bem uma ambientação da época mas ainda com um estilo de J-Rock da banda. Apesar de ter uma animação bem limitada, adorei o uso de efeitos e cenários em 3DCG. Combina bastante com Kuroshitsuji.

Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.


Aldnoah Zero

Marco – A música da Kalafina é ótima mas não conseguiram sincronizar a animação com ela. Parece um AMV amador. Pegaram partes do anime, misturaram e jogaram uma música em cima. Storyboard ruim com uma música boa basicamente.

Jessica – Legal nos primeiros 30 segundos, mostrando bem nossos dois protagonistas alternando em cortes rápidos. Depois fica meio… méh. A música da Kalafina é ótima de qualquer jeito. E bem… é a terceira abertura que eu vejo com “céu com rastro de avião” nessa temporada.

Akame ga Kill 

Marco – Segue o padrão das OPs de anime de ação (apresenta personagens -> sequência de ação -> volta pros personagens), infelizmente, não tem muita criatividade e os cortes de ação são meio pobres, tirando um deles que tem no meio. A música não é ruim mas não tem nada de especial também, e acaba caindo na área conhecida como “música genérica”. A sincronia da música e animação é boa no geral, mas se perde um pouco as vezes. É uma OP mediana que não chama muita atenção, só entrou no menções honrosas porque eu queria falar sobre ela.

Argevollen 

Marco – Mesmo caso de Aldnoah, só que aqui além da animação estar completamente fora de sincronia com a música a animação da OP é miserável (ruim seria elogio), muito pobre mesmo. Refrão tocando e aqueles robôs se movendo de forma lenta e travada na tela. É Uma pena, a música é ótima, o único motivo de eu ter colocado essa OP no menções honrosas.

Yama no Musume Second Season 

Jessica – Minimalismo e moe! Ótimo uso de cores, texturas e arte muito criativa. Recomendo verem a abertura de Senkou no Night Raid feita pelo mesmo animador.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Jessica – Bem divertida com uma música muito animada. Eu adoro o começo com as páginas do mangá sendo feitas.

Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
Jessica
1
15
Hanayamata
SAO 2
Zankyou
2
11
Tokyo Ghoul
Bakaramon
Barakamon
3
8
Black Butler 3
Black Butler 3
Black Butler 3
4
6
Fate Ilya 2
Tokyo Ghoul
Yama no Susume
5
4
SAO 2
Aldnoah
Hanayamata
6
3
Zankyou no Terror
Argevollen
Tokyo Ghoul
7
2
Aldnoah
Akame ga Kill!
Gekkan Shoujo
8
1
Akame ga Kill
Gekkan Shoujo
Aldnoah
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
Black Butler 3
24
2
Barakamon 
22
3
Tokyo Ghoul
20
4
SAO 2, Hanayamata
19
5
Terror
18
6
Aldnoah
7
7
Yama no Susume, Fate Ilya 
6
8
Argevollen, AgK, Gekkan
3
Recomendado: