Análise de Staff – Madan no Ou to Vanadis

Com uma staff variando de nomes medianos a bons veremos o que pode sair desse anime.


Clique em cima dos nomes para ver os trabalhos anteriores de cada membro da staff:


Staff:
Cast:

  • Haruka Tomatsu as Eleonora “Ellen” Viltaria
  • Kaito Ishikawa as Tigrevurmud
  • Mikako Komatsu as Alexandra Alshavin
  • Yu Kobayashi as Elizavetta Fomina
  • Yuka Iguchi as Limlisha
  • Mariya Ise as Ludmilla Lurie
  • Ai Kayano as Sophia Obertas
  • Sumire Uesaka as Titta
  • Hitomi Harada as Valentina Glinka Estes
  • Juurouta Kosugi as The Narrator
  • Fonte: AnimeNewsNetwork


    Sinopse


    Passado em terras que lembram a Europa na idade média, a história começa com Ellenor “Ellen” Vertalia, uma das Vanadis do pais de Zhcted, liderando uma batalha contra o país de Brune. As titulares Vanadis são belas amazonas que lutam brandindo armas possuidoras de almas de dragões. Existem 7 Vanadis que comandam 7 diferentes territórios do pais de Zhcted e infligem pavor aos países vizinhos. O jovem Tigrevurmund Vorn, membro da familia Earl, um arqueiro com habilidades excepcionais, é obrigado a lutar na guerra em favor do pais de Brune e acaba derrotado pela Vanadis Ellen no campo de batalha. No entanto, ao invés de mata-lo, Ellen decide poupar sua vida e leva-lo como prisioneiro. 

    Após leva-lo ao pais de Zhcted, Ellen pede a Tigre que a sirva em seu exército, o que ele recusa. Enquanto isso no território de Brune, um dos nobres decide enviar tropas para tomar as terras da família de Tigre, aproveitando que este foi capturado pelo inimigo. Esse pequeno evento iniciará uma das maiores guerras já vistas no pais de Brune.
    Para mais detalhes leia o review da obra.
    Diretor e Composição de roteiro:

    Tatsuo Sato não é nenhum diretor extraordinário e tem tantos erros como acertos (nenhum muito conhecido entretanto). Mas é bem experiente e possui alguns bons contatos. O problema é que ele nunca dirigiu nada parecido com Madan no Ou, então fica difícil dizer como ele irá se sair.

    Ele também é o responsável pela composição de roteiro (um caso raro em termos de adaptações), o que é interessante por dar a ele um controle muito maior sobre como e  que ele quer que aconteça. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de no que ele quer se focar na obra (pela arte oficial não parece ser fanservice, felizmente), mas só saberemos com certeza quando o anime começar. Experiencia na área não é um problema, ele já trabalhou como roteirista várias vezes.

    Character Design e Diretor Chefe de Animação:

    Yosuke Kabashima apesar de pouco conhecido é o membro mais talentoso da staff. Ele é um animador muito talentoso e tem diversos bons contatos com animadores top da indústria. Ele já trabalhou como storyboarder de openings, diretor de episódios e diretor de animação mas é mais comumente visto fazendo animações chave (KAs). Foi diretor de animação chefe em Nobunaga the Fool, mas existiam 3 diretores chefe no anime e ele parecia mais um extra dando uma ajuda do que alguém realmente envolvido no projeto, já que não tem uma animação chave sequer dele no anime.

    Por ser da Satelight não esperem nenhuma animação maravilhosa, mas esse cara pode salvar em algumas cenas de ação feitas por ele próprio ou algum de seus colegas a que ele possa recorrer.

    O design de personagens dele ficou lindo. Acho que nunca fiquei tão satisfeito com uma adaptação de design igual fiquei com a de Madan. Ele envelheceu e deu um ar mais maduro e detalhado a aparência dos personagens. Ficou excelente.

    Música:

    Masaru Yokoyama não tem nenhuma soundtrack de destaque. Ele já fez a OST de Freezing, Machine Doll, Nobunaga de Fool, Nobunaga Concerto e Queens Blade. Alguém lembra de algum momento de destaque dessas OSTs? Não sou lá muito crente em pessoas que melhoram muito do dia pra noite, então não vou esperar grande coisa, mas quem sabe….Sawano sempre foi bom mas só ganhou destaque quando mudou um pouco seu estilo de composição apartir de Guilty Crown.

    Outro problema é que esse compositor está trabalhando em Nobunaga Concerto para temporada de verão e Kimi no Uso para temporada de Outono. Com Madan são 3 obras ao mesmo tempo. Não preciso dizer que se o cara não é nenhuma maravilha trabalhando em apenas uma obra imagina com 3 ao mesmo tempo.

    Cast/Dubladores:

    Não é algo que eu ligue muito mas parece ok.

    Opening e Ending:

    Konomi Suzuki (OP) é ótima, cantou a opening de No Game No Life, Tasogare Otome x AmnesiaFrezzing Vibration, dentre outras. 

    Hitomi Harada (ED) é boa também. Cantou a OP de Machine Doll, Blade Dance, Itsuka Tenma no Luro Usagi

    Nada a reclamar, estamos bem servidos na parte da OP e ED.

    Tamanho:

    A primeira saga da Light Novel se encerra no livro 5, parar antes disso seria meio anticlimático. Pra chegar no livro 5 seriam necessários 24 episódios, mas nenhuma das 5 obras dessa editora que tiveram adaptação para anime anunciada no ano passado (No Game no Life, Madan no Ou, Mahou Sensou, Dragonnar e Blade Dance) ganharam mais do que 12 episódios, então tenho lá minhas duvidas se Madan no Ou será privilegiada com tal.

    Outra coisa estranha é que na arte de chamada do anime tem todas as 7 Vanadis, mas na light novel só aparecem 6 delas nos 5 primeiros livros. A sétima aparece no livro 6 mas ela inicia um novo arco que se estende por vários livros, que ficaria meio anticlimático de começar sem ir até o final.

    Ou seja, o ideal e mais lógico seriam 24 a 25 episódios, já que acho que nem mesmo com roteiro original daria para focar no plot e apresentar tantas personagens ao mesmo tempo. Mas o histórico das adaptações dessa editora e produtora (Kadokawa) não dão bons sinais quanto a isso.

    Estúdio:

    Satelight é ruim, a pior coisa dessa staff toda pra falar a verdade. Comparo ela a J.C Staff: faz mais coisas ao mesmo tempo do que deveria, de modo que nada acaba saindo grande coisa, schedules são medianas a ruins e não tem absolutamente ninguém, ninguém acima da média no seu quadro fixo de funcionários. Os seus animes variam de animação ruim a mediana dependendo do diretor, e se ele trás ou não animadores talentosos de fora pra ajudar.
    O único motivo de eu não achar que Madan terá uma animação super pobre (como os animes da Satelight desse ano e do ano passado) é porque o diretor teve o bom senso de chamar um diretor de animação chefe talentoso pra ajudar no projeto.

    CG:

    Madan precisa de CG, não tem como não usarem. São toneladas de lutas de exércitos gigantescos, ação para a qual sempre usam CG por ser algo inviável de animar a mão. Nesse ponto o CG da Satelight é mediano. Não chega nem perto do CG refinado da Orange (empresa especializada em CG subcontratada por vários estúdios), mas é bem melhor do que aquelas “coisas” em CG que aparecem em boa parte dos animes da A1-Pictures. 

    Só espero que não se fixem muito no CG e comecem a usar ele nas criaturas míticas da obra também (dragões). Luta contra dragões de CG não vai ser legal.

    Conclusão:

    Madan em geral não deve ter animação acima da média porque “Satelight”. Mas deve ter alguns cortes de animação bacanas aqui e ali graças ao diretor chefe de animação. A direção deve fluir ok, sem grandes invencionices, eu suponho. A trilha sonora vai cumprir seu papel mas dificilmente chamara atenção (pensando agora o compositor da OST de Blade Dance seria perfeito para trilha de Madan…..porque nunca posso ter coisas legais nas adaptações das obras que gosto?).

    É isso, gosto muito de Madan, a história é legal, é medieval, o protagonista parece o Legolas, a heroína principal é badass, tem guerra que não acaba mais, tem estratégia militar e tem até um pouco de romance (bem pouco, mas tem). Pode surpreender, mas com essa equipe deve ser um anime mediano com algumas partes mais chamativas aqui e ali. Mantenham as expectativas baixas e devemos ter ao menos uma diversão razoável. 

    PS: Quando sair um trailer eu atualizo o post com ele.