Hunter x Hunter: Chimera Ants – A segunda guerra mundial

-Achou que a bomba atômica de Netero estivesse lá por acaso? Não é bem assim…

-Primeiramente, esclarecimentos são necessários. Nesse post, será abordada e desenvolvida uma hipótese através do método comparativo, que consiste em analisar toda uma sedimentação de conhecimento agregada por mim através dos anos e estabelecer uma comparação com o mundo de Hunter x Hunter, destacando as coincidências de modo a fundamentar uma ideia geral. Serão analisados alguns aspectos no que tange ao universo da série a aos personagens em uma linha temporal. Acompanhem.

A cultura das Chimeras e o continente

-Em 1941 tem início a Guerra do Pacífico. O império japonês invade e ocupa terras da Malásia, da Tailândia e da China. Na época, vigorava o espírito imperialista e expansionista, parcialmente motivado pela falta de território e matérias-primas e pela ideologia militarista fascista governamental. Em Chimera Ants, o objetivo inicial das formigas é conseguir alimento o bastante para que a rainha possa dar a luz ao futuro rei, que é visto pelos súditos como o Deus em carne em osso. Concluída essa etapa, o objetivo passa a ser exatamente o mesmo do império japonês: expandir e dominar. Destacam-se aqui dois fatores: 
1) A importância que se atribuía ao rei é similar à importância atribuída ao imperador japonês.
2) A política expansionista é predominante em ambos os casos.
-Com isso, a primeira base da analogia é formulada. As Chimera Ants seriam o equivalente do Japão na década de 30~40.
-Há no entanto, algumas divergências de contexto. Uma crítica dessa estirpe não pode ficar muito na cara de modo a evitar censuras e críticas indesejáveis. Primeiramente, as formigas-soldado são muito mais arrojadas e independentes do que o típico soldado japonês, que era tratado como lixo pelos superiores. Se, hipoteticamente, um soldado japonês se rendesse, isso era encarado como um sinal claro de desonra e traição à nação nipônica e ao imperador. Outro exemplo é o tratamento recebido ao procurar ajuda médica, que consistia em espancamentos e lições de moral, por mais contraditório que isso possa parecer. Essa mentalidade deriva do código moral bushido, em que é preferível para um samurai morrer ou suicidar-se do que cair nas mãos do inimigo e revelar os segredos de seu senhor. Com a aquisição da individualidade, as Chimera Ants passam a se comportar de maneira caótica, e os esquadrões perdem a força como unidade militar. No contexto histórico, o coletivo suprime o individual. No contexto animístico, o individual suprime o coletivo.

-Analogamente, há outro território fictício com o qual se pode estabelecer uma conexão: a NGL. Analisemos o aspecto mais simbólico do país, que é a proibição imediata de qualquer tipo de tecnologia em seu interior. Ora, a progressão tecnológica é estimulada principalmente pela criação de necessidades que não antes existiam e pela concorrência do mundo capitalista. Imediatamente vem à mente a ideia do comunismo, que apesar de não ser estritamente contrário à tecnologia, padroniza os produtos que podem circular dentro dos países com esse sistema (só pode existir um tipo de carro para todos os habitantes, por exemplo), além de adotar uma política isolacionista exatamente como a NGL. Ao trazer tecnologia, a economia é exposta à influência estrangeira e a unidade nacional é metaforicamente desintegrada. 

-Outro país que também chama a atenção é o Gorteau Leste. Só é preciso um vislumbre do presidente da nação para que nos lembremos de uma república socialista muito popular atualmente – a Coréia do Norte. Porém, devo chamar atenção para o nome da capital do país: Peijin. Como se sabe, Beijing é o nome oficial de Pequim, a capital da China, e o fato de que as Chimera Ants tenham ocupado essa cidade de nome tão similar não me parece mera coincidência. Togashi uniu duas nações conquistadas pelo Japão em uma só e fez alusão ao fato de que ambas foram parcialmente ou totalmente invadidas e ocupadas pelo império japonês, outro argumento que fortifica minha tese de que as Chimera Ants representariam o Japão. 

O revanchismo

-Neferopitou (Pitou, na forma abreviada) é a personagem irrestrita do grupo. Muitas vezes, age na base do puro instinto, apresentando também um lado racional, que se verifica nos seus experimentos humanos e descobertas a partir dos mesmos. Sem ela, o Nen nunca teria sido desvendado e as formigas possivelmente teriam muito menos chances de sobrevivência. Na segunda guerra, havia uma divisão do exército japonês conhecida como unidade 731, cuja tarefa principal era conduzir experimentos em prisioneiros de guerra, sejam eles coreanos, chineses ou americanos. Certamente não conseguiram descobrir algo tão interessante como Neferopitou e nem criaram superguerreiros a partir disso, mas a comparação ainda é válida. 

-Certo dia, Pitou ataca um grupo de três hunters, e mata um deles. Sim, estou falando de Kaito, obviamente. As consequências dessa ação impensada foram devastadoras para as formigas. Até o momento, a associação hunter não havia tomado nenhuma atitude efetiva contra as mesmas. Foi só com a morte de Kaito que a organização começou a agir, mandando seus top hunters para dizimar os esquadrões de formigas um por um. Nota-se então o caráter impessoal da associação hunter, com motivações justas de conter uma ameaça para o resto do planeta, e o caráter pessoal das pessoas próximas ao falecido hunter, particularmente Gon Freaks.

-Em 7 de dezembro de 1941, a base americana de Pearl Harbor é atacada pelos aviões japoneses. Até então os EUA permaneciam em uma posição de conforto, evitando o compromisso de participar efetivamente da segunda guerra mundial. Verdade seja dita, eles mexeram com quem não deviam. Esse ataque deflagrou a entrada dos EUA no combate militar, que agora tinham uma motivação justa para prosseguir, ao passo que o sentimento de vingança também se fazia presente. 

-Voltando a Hunter x Hunter, chegamos à parte da luta de Netero contra Meruem. O embate, ao mesmo tempo físico e ideológico (ver post), termina com o sacrifício de Netero, que literalmente ativa uma bomba dentro de seu próprio corpo. A explosão simboliza o primeiro ataque nuclear dos EUA, no dia 6 de Agosto de 1945. Logo após a luta de Netero, a luta de Gon contra Pitou, na qual seu Nen sai de controle e todo o ódio contido vem à tona em uma transformação forçada. Sua técnica, Jajanken, é tão poderosa na versão evoluída, que desencadeia uma explosão quilométrica nos arredores de onde a luta estava ocorrendo. No dia 9 de Agosto de 1945, a “Fat Man” cai em Nagasaki. Somando dois mais dois, a analogia se torna mais transparente: dois pilotos, duas bombas.

A mensagem

-Finalmente, por que o Togashi se daria ao trabalho de construir uma metáfora que remete à segunda guerra mundial? Obviamente porque ele queria passar uma mensagem a qual, se pudéssemos imaginar o Togashi dando voz, seria mais ou menos assim: “Nós (japoneses) somos hipócritas. Nós matamos milhares de chineses, fizemos experimentos humanos assim como os nazistas e mesmo assim acusamos um determinado país de ter cometido um ato imperdoável para com o nosso povo como se fôssemos de todo inocentes no palco geral da guerra. Eles, assim como nós, são seres humanos que possuem virtudes e vícios, capazes de agir cruelmente, mesmo com boas intenções, mesmo querendo o fim da guerra e a paz definitiva, como todos nós. O ser humano pertence à mesma raça, não importa em que ponto do globo estejamos.”
-Como adendo, gostaria de adicionar que os pilotos que foram responsáveis pela “entrega” das bomba atômicas acreditam que salvaram muito mais vidas do que tiraram com as explosões, e que “se não o tivessem feito, a guerra demoraria ainda mais para terminar”.

Nota Final

-Hunter x Hunter: Chimera Ants tem anos e anos de publicação e hiatos. Eu não devo ter sido o primeiro a perceber ou montar uma hipótese em cima disso e não vou ser o último. Material semelhante pode, acredito, ser encontrado em algum canto obscuro da internet, algum fórum de discussão ou quem sabe um blog gringo. Porém, se existe, garanto que não fiz questão de procurar ou de encontrar. Todo o raciocínio até esse ponto foi pessoal, me atendo apenas ao que eu sei sobre o assunto, mesmo que superficialmente e sem um aprofundamento mais específico. Espero que isso sirva para que futuramente outro blogueiro ou não blogueiro possa fazer um estudo mais digno e sistemático (entende-se por “não depender de fontes de sites de internet”), seja apoiando ou contestando as conclusões a qual cheguei. Isso é tudo, espero que tenham curtido, caros leitores.

Referências bibliográficas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bushido
http://www.pow-wwii.com/japanese.htm
http://www.todayifoundout.com/index.php/2013/08/the-men-who-dropped-the-bombs-on-hiroshima-and-nagasaki/
http://www.todayifoundout.com/index.php/2013/07/wwii-horror-files-unit-731/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Pac%C3%ADfico
http://www.theguardian.com/world/2010/may/20/hiroshima-enola-gay-last-crew-member