Previsão de vendas de BD/DVD de Animes – Primavera 2014 – Parte 1


Apesar de ainda ser meio cedo para dar boas previsões eu queria testar algo diferente nessa temporada, então vou fazer as previsões em três partes ao invés de duas. Dito isso, vamos ver como estão as coisas por enquanto.


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Love Live
15,000 – 20,000
—–
10,000 – 15,000
Haikyuu
Jojo 2
5,000 – 10,000
Mahouka
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores um pouco mais exatos considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Love Live

Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Previsão parte 3
Título
1
50,000
Love Live
2
(Não saiu ainda)
Jojo 2
3
12,000
Haikyuu
4
9,000
Mahouka
5
6,000
Sidonia
6
4,500
Daimidara
7
4,000
Is the order a Rabbit?
8
3,500
1 Week Friends
9
3,500
No Game no Life
10
3,500
Date a Live 2
11
4,000
Mekakucity Actors
12
3,500
Gokukoku no Brynhildr
13
(Não saiu ainda)
M3
14
(Não saiu ainda)
WIXXOS
15
(Não saiu ainda)
Baby Steps
16
(Não saiu ainda)
Mushishi 2
17
(Não saiu ainda)
Soredemo Sekai
18
(Não saiu ainda)
Black Bullet
19
(Não saiu ainda)
Ping Pong
20
De 3k para baixo
Todo o resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários (só vou citar os com previsões de 3k pra cima):


Love Live está virando o “Madoka Mágica” dos Idollovers e deve vender mais que a Season 1 do jeito que está indo. As previsões ainda precisam de um tempo para estabilizar (já estiveram em 90k) mas é quase certo que consegue mais de 40k. Jojo 2 não saiu na amazon ainda mas pelo ranking de pre-venda de algumas lojas e o sucesso da season 1 já dá pra supor que deve vender acima de 10k. Haukyuu está razoável e caminhando para uns 10k por enquanto, ai você coloca mais uns 20 a 30% do “fator fujoshi” (que compram em lojas físicas) e fica uns 12 a 13k. Pelo movimento que ele faz no ranking da pre-venda a cada episódio ele com certeza tem espaço para aumentar suas previsões, bastando para isso ter um episódio impactante (que chame a atenção de alguma forma).


Mahouka está variando entre o top 50 e o top 120 a algum tempo e caso se mantenha assim vender mais de 10k vai ser difícil. Sua posição, no entanto, dá uma boa subida após cada episódio(depois desce de novo), o que sinaliza que tem muita gente acompanhando e interessada, aguardando apenas um “episódio chave” (chamativo/climático) para tomar sua decisão de compra. Ou seja, ainda tem tempo para melhorar sua previsão. Sidonia não começou mal mas caminhava para uns 3 a 4k no máximo. No entanto, desde o episódio 2 ele subiu para o top 50 e ainda não saiu de lá. Difícil dizer em quanto suas vendas vão melhorar, até porque ele vai ser o primeiro BD a sair (no mês que vem). Por enquanto dá pra chutar uns 6k. Daimidara é o novo ecchi da temporada e está fazendo algum sucesso, caminha para uns 4k a 5k por enquanto.

Is the order a rabbit? é o novo “garotas fofas fazendo coisas fofas” da temporada e caminha para uns 4k. 1 Week Friends começou bem mal mas tem chamado alguma atenção nos últimos 2 episódios (nada de muito relevante no entanto). Caso se mantenha estável deve vender uns 3 a 4k. No Game no Life tem se mexido no rank a cada episódio, o que indica que tem uma boa quantidade de gente assistindo, mas assim como acontece com Mahouka a maioria parece estar esperando um “episódio chave” para se decidir. Pode melhorar e vender mais de 6k mas por enquanto caminha para no máximo 3 a 4k.


Mekaku City Actors é de longe  caso mais bizarro da temporada. Analisando por seguidores no twitter, vendas de LN, mangá e ect ele tem uma fanbase maior que “Love Live”. Apostava-se até que ele seria o top 1 de vendas da temporada. A coisa no entanto não acabou muito bem. Primeiramente tem-se o fato que quase toda fanbase de Mekaku são jovens estudantes do ensino médio ou fundamental, ou seja, pessoas que não trabalham e dificilmente podem ficar dando 120 reais por mês em BDs de anime (lógico que algumas podem mas a maioria não). Para resolver isso a produtora resolveu dividir o anime em 12 volumes com um episódio cada ao invés de 6 com 2 episódios em cada como é o mais comum de acontecer. Desse modo o custo fica de 60 reais por mês ao invés de 120, facilitando assim a compra da obra pelos fãs mais jovens. 
Infelizmente, eles não contavam com outro fator inesperado: a maioria dos fãs parece não ter gostado da adaptação da Shaft e está rolando um rage dos fortes no japão por causa disso. Dado isso as previsões de venda de Mekaku pioram a cada semana e não vou me surpreender se acabar vendendo menos de 3k no fim das contas. 
Gokukoku começou bem mas foi caindo com o tempo. Agora está previsto para aproximadamente 3k. Date a Live 2 está mal e não parece que vai conseguir vender nem metade do que a season 1 conseguiu, acabando assim com aproximadamente 3k.


*******

É importante salientar que todos os números que apresentei aqui servem pra dar uma base das vendas do anime e não necessariamente representam exatamente quanto o anime vai vender. Pior ainda, é muito cedo para fazer as previsões, já que as mesmas costumam variar bastante no início e só estabilizar depois de 1 mês e meio depois do inicio da temporada. Ou seja, tenha em mente que muita coisa ainda pode melhorar e muita coisa pode piorar daqui pra frente. 

Comentários random:

Fiz esse post para saciar a curiosidade de quem quer ter uma “noção preliminar” de como estão as coisas na pre-venda. E reforço de novo que muita coisa pode mudar ainda. Esse post serve também como fonte de análise para mim mesmo das variações na pre-venda (através da tabela ali em cima que agora tem 3 partes para eu comparar ao invés de 2).

Bem, por enquanto estou torcendo para No Game No Life, Chaika (em 2 episódios ele teve mais ação do que qualquer anime da temporada provavelmente terá em 6, pena que parece um caso perdido nas vendas T.T), Sidonia(estou achando legal), Haikyuu(esporte sem poderes, viva!) e Black Bullet (tá bacana). Mahouka está bem feito mas não me disse nada até o momento (e olha que já usaram uma novel inteira nesses 3 primeiros episódios).

E ai, o que acharam das previsões ? Dentro do que esperavam?

PS: Daqui a aproximadamente 20 dias sai a Parte 2 com previsões atualizadas das vendas

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negocio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 21/04/2014, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.