Impressões Semanais: Mekakucity Actors Episódio 2 – Kisaragi Attention –

A história dos olhos que chamam a atenção.

Ok, imagino que quem não tenha gostado da Shaft impor seu estilo no primeiro episódio tenha droppada a obra aqui.  Enquanto a narrativa do primeiro episódio pode ter confundido alguns, especificamente na segunda metade, dessa vez as escolhas simbólicas do Shinbo em relação ao tema do episódio podem ter incomodado simplesmente por parecer surrealista demais (eu gosto assim, mas sei que certas pessoas não).
Kisaragi Atention é a sétima música da série Kagerou, na época foi apontada como uma das mais “simples” do projeto, contando a história de Kisaragi Momo (sim, Kisaragi, ela é irmã do protagonista do primeiro episódio), uma idol infeliz com sua profissão. No episódio, o que acontece é basicamente isso com um pouco mais de detalhes para tornar tudo encaixável num plot linear (ainda que ele tenha parecido totalmente sem conexão com o outro). 

Enquanto o primeiro episódio apenas mostrou a interação de Shintaro e Ene, Momo teve um episódio todo pra ela pra justificar sua situação apesar de também servir para mostrar personagens que serão importantes mais tarde. Como de costume, Shaft usa muito de quadros a distancia e deixa de desenhar figurantes, aqui trocando-os por objetos. No geral, é um simbolismo bem simples para realçar o quão sem importância são, não sendo personagens, mas sim “coisas”. A mãe dos Kisaragi’s acabou ganhando pelo menos um corpo, reforçando sua interação com Momo não é a mesma com a de um objeto, e sim um ser humano, algo mais sentimental, mas seu rosto também não foi mostrado não dando a ela estado de personagem.

O episódio também pode ter se destacado por mostrar o outro lado da fama, ainda que de maneira bem típica. Idols são personagens frequentes na animação japonesa, mas não é sempre que efeito dessa carreira é mostrado de maneira especificamente negativa (apesar que com a popularidade desse sub-gênero, alguns estejam tentando). O que mais expressou isso foi a sequencia musical da canção que dá nome ao episódio. Num ritmo chiclete, a letra diz “Isso é uma tortura! Eu quero sair!” coisa que você dificilmente ouviria de uma idol no palco (até ondo o meu conhecimento vai). Apesar de ser algo especifico da cultura japonesa, vale pra qualquer trabalho artístico que leve alguém ao estrelato.

Enfim, apesar do fandom estar quase em guerra civil, o anime tem me agradado bastante e está dentro do que eu esperava, com o Shinbo acrescentando os próprios simbolismos no roteiro do Jin. Eu realmente preferia que o anime ficasse conhecido como “Anime do Shinbo com  o Jin” e não “Um daqueles animes da Shaft” mas acho que isso vai durar até o roteiro chamar a atenção.  Poderiam ter acelerado um pouco o passo para dar um gancho melhor para o próximo episódio, apesar de que adaptar só a parte que dá foco a Momo faz mais sentido como adaptação, mas ainda assim é um problema no pacing. Ao menos já deu pra espantar os fantasmas de Black Rock Shooter. Aquilo sim, foi um desrespeito.
EXTRAS:

Várias mudanças foram feitas na abertura nesse segundo episódio, o que me deixou bem feliz já que é a minha favorita da temporada. O visual ficou mais refinado com a aplicação dos filtros e adição de cenários e figurantes, apesar do problema da falta de frames permanecer. Eu achei uma escolha acertada entregá-la inacabada e depois mudar porque bem, esses AMVs nas aberturas andam incomodando, hein? Esperando por mais mudanças ainda na versão Blu-Ray dos episódios em si. 
O enceramento foi composto pelo Jin assim como a abertura  cantado por Lia, o que era uma escolha bem óbvia já que a mesma é provedora de voz da IA, que canta as músicas da série. Apesar disso, prefiro o primeiro enceramento , Summer Time Record. Essa do anime não lembra tanto uma canção do Jin (mesmo as mais calmas), a verdade é que ela está muito mais próxima das músicas que Lia fazia para obras da Key e similares. A sequencia visual mesclando a arte do Shidu, monocromática dando destaque a cor vermelha ficou muito bela, no entanto, assim como a própria voz da Lia. 

A música original! O cover pela seyuu da Momo inserido no episódio ficou ótimo, apesar de eu achar que os que desconhecem o material original tenham estranhado. Sim, a textura nos figurantes é do clipe.

NA SEMANA QUE VEM TEREMOS:
Mekakushi Code, a segunda música da série.