Top 5 Melhores Openings – Temporada de Outono 2013

Esse Top foi montado apartir da votação de três membros do blog (Marco,Tanaka, Ketsuga). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).


Todas esses 51 Openings estavam concorrendo: clique aqui.


Top 5 melhores Openings – Temporada de Outubro 2013

– “Nibun no Ichi” por Back-on – Gundam BF (11)


Marco – A primeira vez que vi essa abertura foi quando estava pesquisando openings pra esse post e me conquistou de cara (mesmo eu não gostando de Gundam). A música é muito boa e a animação da opening ficou muito bacana também. Só achei que a letra da música – apesar de bonita – ficou meio gay com 2 homens na abertura ( “Quando me sinto sozinho por dentro, me sincronizo com você…..”)……a Rika de Hanagai que fica fantasiando com os BL de Gungam ia pirar com a letra.


– “The Other Self” por GRANRODEO – Kuroko no Basket 2 (11)

Marco – Achei uma ótima abertura a primeira vez que vi, mas por algum motivo não entrou no meu top 8, acho que meu subconsciente que gostou dela tanto assim….

Tanaka – Todas as aberturas de Kuroko são boas, então é meio redundante falar sobre elas, mas vamos lá. Como essa é a saga onde os dois membros restantes da geração dos milagres aparecem, foi uma boa sacada começar mostrando a equipe atual do Kuroko e a equipe antiga da época em que ele era o jogador fantasma (reparem como os 5 estão iluminados pelo sol, o Kuroko está na sombra e a Momoko no meio, perdida entre dois ideais que se contrapõem). Uma pequena porção com mudança de tom é destinada a mostrar os novos inimigos e a ela se sucede a escalada até o refrão, culminando com vários jogadores sendo mostrados em ação (animação ótima, como sempre) e o montinho de comemoração no final. Adrenalina pura.


– “Nanairo Biyori” por nano.RIPE –  Non Non Biyori(12)

Ketsura – A abertura de Non Non Biyori é a melhor, que pra mim ela combina bem com o anime, ela é calma, relaxante e depois ainda combina com o que o anime propõe, além de ser cantada pela banda que eu gosto muito, o nano.RIPE, que é até a banda da música mais tocada do meu Last.fm.

Marco – Gosto das músicas da nano.RIPE (ela cantou a ED de Maou-sama pra quem não lembra) e essa ficou bem agradável de ouvir como de costume das músicas dela, só que as cenas da OP não me disseram muita coisa. Classificaria como mediana.

– “Database” por Man with a Mission – Log Horizon (19)


Marco – Essa OP não é ruim mas…..não gosto de Rap nem de Rock pesado então não fui muito com a cara dela. A falta de uns sakugas de ação fez falta também no quesito animação.

Tanaka – Já no meu caso, eu curto rock pesado, o que já ajuda bastante. A progressão também é boa. A música se inicia com um solo seguido de um vocal que nos preparam para o que vai vir adiante (Counteraction rising, we’re ready for the punch line). A segunda parte mostra personagens encurralados com o vocal entoando um rap poderoso e violento, destacando aqui a sensação de urgência e perigo. Na terceira parte, cantada em japonês, os personagens decidem sair da paz bucólica da cidade e se preparam para a batalha, e então começa o refrão, a quarta parte, que representa o contra-ataque, a reação dos mesmos ante às ameaças criadas por eles mesmos (players abusivos) e as ameaças do mundo virtual (monstros). É uma boa combinação para um anime que poderia ser melhor.

– “Savior of Song” por Nano- Arpeggio of Blue Steel(21)


Marco – Minha OP preferida da temporada, já fiquei fã da música logo quando saiu o preview e depois veio a animação e não me decepcionou. A música começa com um solo mais pesado, desce para algo mais melódico por cerca de 30 segundos  e depois corta pra um refrão bem forte. A animação é bem completa, apresenta os personagens, cenários e ainda tem boas cenas de ação, nota 10.


– “X-encounter” por Kurosaki Maon – Tokyo Ravens (23)

Marco – Essa abertura é bem estilosa – sem apelar pra bizarrices e surrealismo – e ainda contem uns spoilers do anime camuflados pra quem não percebeu. A musica é boa e conseguiram combinar ela 100% com o animação, que mesmo pobre, e sem belos sakugas ,consegue impressionar. 

Tanaka – Eu não sei o que é, mas essa abertura em especial tem algo de diferente da maioria das aberturas que já vi até hoje. A sucessão de cenas é muito bem encaixada e junto com a música transmite uma sensação de continuidade em sincronia perfeita. O ritmo, as imagens, o primor criativo das transições, tudo aqui foi muito bem planejado e executado, provavelmente refeito várias vezes até chegar a esse nível. Surpreendente.
Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.

Noucome! – Adorei essa OP, ela é definitivamente a cara do anime. Tem porco, tem vaca, tem luta livre, competição de biquíni, e o mais legal, o elenco todo plantando bananeira (as garotas no caso usando sais anti-gravidade hauhaua). A música ficou bem gostosa de ouvir também. 


Strike the Blood – Essa abertura é uma copia da de H.O.T.D (clique aqui para ver), é a mesma cantora, uma musica bem parecida e o modo como os quadros são organizados é muito similar. Bem, eu gosto muito da OP de H.T.O.D (acho melhor que essa até) então não poderia desgostar dessa sendo elas tão parecidas. Boa música, bons cortes e uns sakugas de poucos segundos aqui e ali.

Kyoukai no Kanata – Boa música e excelente animação cheia de sakugas (cortes de animação fluida).

Golden Time – A música é ótima, pena que a animação é meio pobre.

Coppelion – Boa animação, estiloso sem apelar pro bizarro e com uma ótima música. 

Chega, se não vou acabar citando todas as OPs dessa season….quem tiver curiosidade de ver mais algumas OPs interessantes (aka legalzinhas) , procure no Youtube pelas aberturas de Unbreakable Machine Doll, Kill la Kill, Samurai Flamenco, Kyousougiga  e Outbreak Company.
Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Ketsura
Marco
Tanaka
1
15
Non Non Biyori
Arpeggio of Blue Steel
Tokyo Ravens
2
11
Log Horizon
Gundan Build Fighters
Kurono Basket 2
3
8
Outbreak Company
Tokyo Ravens
Log Horizon
4
6
Arpeggio of Blue Steel
Kyoukai no Kanata
Valvrave 2
5
4
Coppelion
Strike the Blood
Machine Doll
6
3
Kyousogiga
Noucome
Pedal
7
2
Frezzing 
Machine Doll
Kill la Kill
8
1
White Album 2
Coppelion
Outbreak Company


Resultado
Rank Anime Pontos
1
Tokyo Ravens
23
2
Arpeggio of Blue Steel
21
3
Log Horizon
19
4
Non Non Biyori
15
5
Gundan BF e Kuroko Basket
11
6
Outbreak Company
9
7
Machine Doll, KnK e V 2
6
8
Coppelion
5
9
Strike the Blood
4
10
Noucome, Kyouso, Pedal
3
11
Frezzing e Kill la Kill
2
12
White Album 2
1
Recomendado: