Impressões semanais: Hentai Ouji to Warawanai Neko episódio 01 – Cuidado com o que deseja.


Impressões Semanais: Hentai Ouji to Warawanai Neko 01 – 

O Melhor Hentai da temporada.

Hentai Ouji to Warawanai Neko (O Príncipe Tarado e o Gato de Pedra) conhecido também por HenNeko é uma Light Novel de mesmo nome escrita por Sagara Sou e ilustrada por Kantoru, tendo seu primeiro volume publicado em 2010. Está sendo adaptada por um dos estúdios mais odiados pelos otakus ocidentais (os japoneses não diferem muito de opinião), a J.C. Staff, onde é dirigido pelo novato Youhei Suzuki.

História

Yokodera Youto está em mais um de seus exercícios que prática no clube de atletismo enquanto admira por uma janela algumas garotas do clube de natação e cita uma frase de Oscar Wilde (famoso escritor irlandês conhecido por seus trabalhos esteticistas que priorizavam a “arte pela arte” e alguns contextos eróticos com influências atenienses tendo sua obra prima “O Retrato de Dorian Gray” considerada imoral na época de publicação. A citação desse autor será comentada mais em “Personagens”). 
Admirando a paisagem.
Logo sua bela paisagem é interrompida com a aparição da presidente do clube e conhecida por sua tirania, Tsukushi Tsutsukakushi. O rapaz se assusta e com medo de ser repreendido começa e tentar se desculpar por seu ato, mas Tsukushi não o chamou para censurá-lo e no mesmo instante declara que Yokodera será o seu sucessor. 
Todos, inclusive Yokodera, não esperavam por tal anúncio, mas Tsukushi trata logo de justificá-lo. Aparentemente Yokodera nunca faltou aos treinos e sempre praticava os exercícios com bastante disposição (obviamente que ele só entrou para o clube e o frequentava por causa de sua paisagem privilegiada do clube de natação) tendo feito Tsukushi acreditar que era mais que suficiente esse empenho do jovem garoto. 
Yokodera até tenta questionar a decisão, mas desisti em seguida. O cenário muda e temos agora nosso protagonista falando com seu amigo e comentando algo que inicia para nós a construção de sua personalidade: “Eu sempre tive mania de não falar o que penso” e acrescenta com seu verdadeiro modo ideal de viver onde deseja passar seus dias pensando em garotas e se divertindo com elas. Seu amigo decide então lhe dar vários materiais de conteúdo para maiores e derivados. Com um discurso duvidoso (para mim, ele arrumou uma namorada), Ponta diz que deseja a paz mundial assim como a erradicação da fome. 
O fim da fome e da guerra. Um verdadeiro miss universo.
Perplexo pela mudança de personalidade do amigo, Yokodera o questiona e Ponta revela que havia pedido a estátua do Gato de Pedra para que retirasse seu lado pervertido. De acordo com ele, a estátua irá livrar algo de que você não precisa e dará a uma pessoa que necessita tendo que apenas oferecer algo em troca. Yokodera, depois de refletir por algum tempo acaba visitado no meio da noite a estátua. Seu objetivo era retirar seu empasse de falar o que pensa, “defeito” esse que causou sua aceitação como presidente do clube. Quando enfim iria realizar seu desejo, uma garota aparece e lhe interrompe. Depois de um bom tempo tentando explicar a situação os dois começam a conversar e a garota revela seus nome: Tsukiko Tsutsukakushi (perceba pelo sobrenome que ela é irmã da tirana Tsukushi). Os dois contam suas intenções de estarem ali e depois oram pedindo seus respectivos desejos. Yokodera pede que nunca mais seja capaz de mentir e que possa deixar de fingir. Já Tsukiko deseja que seus verdadeiros sentimentos não sejam mostrados tão facilmente. 
A estátua aparenta ter aceito as oferendas e realizado os desejos, mas somente no outro dia que os efeitos aparecem. O Gato de Pedra foi tão especifico ao escutar as palavras dos dois jovens que acabou fazendo Yokodera dizer literalmente tudo que pensava na frente das pessoas e Tsukiko se tornar alguém totalmente frio. Obviamente que nada de bom resultou disso e os dois decidem desfazer seus pedidos seguindo a lógica de que se suas características que antes eram indesejáveis acabaram indo para alguém que precisava, era somente encontrar essas duas outras pessoas e faze-los desejarem justamente retirar essas características para que retornassem aos nossos dois protagonistas. 
É nessa premissa regada por bastantes piadas de cunho pervertido e semelhantes que HenNeko se inicia, comédia essa que apesar de ser engraçada em alguns momentos se tornou repetitiva em outras partes, algo que é infelizmente normal para animes com esse tipo de temática. O autor decidiu usar de um elemento sobrenatural para relacionar os personagens, criar uma justificativa inicial para os momentos hilariantes e ao mesmo tempo construir uma ferramenta que irá fazê-los se desenvolverem (ou pelo menos, assim espero) durante toda a série. 

Personagens

Devo iniciar comentando que a estrutura de criação dos dois destaques desse episódio (Tsukiko e Yokodera) além da inicial apresentação da personalidade de outros que deverão ser importantes na série foi feita de forma competente, apesar de rápida. E ainda friso que ambos protagonistas têm um bom potencial de desenvolvimento e amadurecimento podendo torna a série algo destacável de acompanhar nessa temporada. Vamos analisar a personalidade de Tsukiko e Yokodera e entenderão a minha visão. 
O Príncipe Pervertido.
Yokodera não consegue falar o que pensa o que acaba lhe prejudicando. Perceba como algo que inicialmente ele achava que era uma de suas falhas na verdade era, em parte, uma de suas qualidades. O que faltava nele era atitude e confiança para contar o que sentia e mostrar sua opinião, mas também se têm horas que é melhor guardar para si. O garoto chama de falsidade o que para mim é saber se portar. No fim, dependia somente dele. Se o autor usar o efeito do seu desejo como ferramenta não só para a comédia mais para que Tsukiko perceba (ele poderá notar tanto pelo potencialização quanto pela convivência com a Azuki, que ficou com sua característica anterior) será um amadurecimento feito de forma eficaz. 
Já Tsukiko é a que realmente espero um desenvolvimento significante, pois é a com maior potencial até agora. Ela era uma menina frágil e revelava seus sentimentos de uma maneira bem fácil o que a fazia aparentar ser imatura. A mesma então deseja conseguir guardar mais seus sentimentos, sendo deturpado pela estátua a fazendo se tornar totalmente fria. A grande sacada aqui é que Tsukiko ainda têm suas emoções, mas elas estão presas de tal forma que a mesma não parece sentir. Imaginem que tipo de conflito interno isso não poderia causar nela? Um aglomerado de sentimentos que não podem ser expressos poderia fazê-la sucumbir. 
O uso da citação de Oscar Wilde pode ser uma dica de como esses personagens poderão ser desenvolvidos. O autor irlandês era além de inteligente e esteticista um dândi. A semântica atual dessa palavra é deturpada da original, mas se encaixa perfeitamente no contexto do anime. Hoje, uma pessoa dândi é aquela que têm cuidados extremos sob sua aparência. Afirmando isso, percebemos que é justamente o que faz nossos protagonistas terem problemas. Tanto Tsukiko e Yokodera (principalmente ele nesse primeiro episódio) se preocupam com seus modos de comportamento perante os outros, eles querem mudar suas aparências perante a sociedade, em um âmbito mais fechado, aos colegas. 
Mas tanto potencial de desenvolvimento pode ser mínimo ou nulo devido a constante comédia presente, além da forma narrativa da série.

Narrativa

A comédia por conter ecchi tem grande enfoque em cenas de partes especificas das personagens, além de situações com, pelo menos, uma conotação sexual. Mas para minha surpresa, nada realmente pesado se comparado a outras obras do gênero, algo bem parecido com o de Kotoura-san, aonde nunca se chega à cena em explicito. Por isso, ao menos nesse episódio, calcinhas e sutiãs as mostras não aparecem. Convenhamos, é um ponto positivo para a série que não precisa desses elementos para ser engraçada e se continuar somente no nível apresentado nesse episódio, será mais que o suficiente. Há situações onde o exagero visual é usado para uma maior carga de palhaçadas, ferramenta parecia com as gags em rosto de personagem, só que em um âmbito maior. O resultado é eficaz e até digo que mais efetivo que os efeitos usados normalmente nas expressões dos personagens. Ponto para a OST que aparece nos momentos certos e com melodias divertidas. Os eventos ocorreram de maneira bem rápida, o que trouxe tanto benefícios, como a apresentação da maioria dos personagens importantes de imediato, como em negativos, onde muito de suas exposições foram mínimas e que podem não ser o suficiente para uma criação de individualismo ou desenvolvimento no futuro.

Parte Técnica

O desejo de guardar os sentimentos.

A animação está em uma qualidade aceitável, o que já era esperado desde os pvs divulgados. O CD dos personagens é belo e moe ajuda em uma imersão maior na comédia e até mesmo refletindo na falta de maturidade dos mesmos, eles realmente parecem jovens (apesar de algumas terem seus seios exagerados). A paleta de cores é bem vibrante e traz um efeito agradável a animação. Em resumo, HenNeko tem uma das melhores animações da temporada, ainda mais considerando o gênero do anime. Parabéns a J.C Staff nesse quesito.

Concluindo

Para um primeiro episódio, HenNeko consegue de forma eficaz apresentar seus dois principais protagonistas, mesmo com uma narrativa rápida e comédia divertida mas repetitiva os personagens transmitem um mínimo de carisma necessário. Se avaliado de maneira mais profunda pode-se perceber que a uma possibilidade de um desenvolvimento interessante acontecer além da grande probabilidade de cenas engraçadas provido da situação atual dos personagens. É esperar para ver.