Youjo Senki #09 e #10 – Impressões semanais

Tinham que fazer isso com um dos personagens mais simpáticos do time? Bem, ao menos me pegou de surpresa.

Youjo é deveras complicado de comentar. Consigo tirar mais de um anime de slice of life com pouquíssima coisa acontecendo que dele. Os personagens tem missões, eles cumprem as missões, e fim, os episódios se resumem a isso. Posso ficar falando das missões, dos aspectos realistas, etc, mas com o tempo isso se tornou repetitivo. São missões que eles fazem parecer difíceis na teoria, mas quando acontecem sempre são bem sucedidas, e ainda parecem fáceis.

A história progride conforme eles avançam sobre as linhas inimigas, mas fico vendo tudo sem me importar, sem pena do inimigo ou afeição ao time aliado para aquela vitória ter impacto pra mim. É como um jogo de xadrez sem muita emoção.

Estava assistindo umas aulas muitos legais de um escritor chamado Brandon Sanderson esses dias. Buscava aprender mais, e tentar acrescentar algo de positivo nos livros que escrevo por hobby com as aulas dele (12 vídeos de 1 hora, é bem longo até). Fiquei muito feliz ao notar que praticamente tudo que estava sendo dito eu descobri por tentativa e erro e meu próprio senso crítico do que considerava positivo e negativo no que lia (o monologo de perguntas para criação de personagem foi novidade pra mim no entanto).

A questão é, que em uma das aulas ele fala uma das coisas que repito aqui com frequência: uma história interessante precisa de confronto (desafios), pode ser moral, pode ser simples/cotidiano, ou até o clichê. A questão é que algo para manter a atenção do leitor se faz necessária para maioria das pessoas. O herói que sempre triunfa se torna chato para grande parte das pessoas, porque você já sabe que ele vai ganhar antes mesmo da missão começar.

Quebra de expectativa portanto é uma arma importante para manter a atenção das pessoas. De o que elas esperam, mas as surpreenda de vez em quando para manter a curiosidade.

Youjo não surpreende a tempos! São sucessivas missões bem sucedidas, e que mesmo com algumas mortes de aliados tudo sempre parece fácil para o protagonista. A sensação de tensão e incerteza quanto ao resultado não existe! Isso precisa ser trabalho com urgência.

A aparição de um rival talvez ajude, e matar um dos personagens que ganhou certa atenção foi uma forma interessante de chamar atenção. Mas se vai mesmo mudar as coisas só o próximo episódio dirá.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

 

Melhor sequencia cômica do final até agora. Ele ajudando a tenente, ela quase se explodindo e ele levando um murro ficou bem engraçado.

50 Resultados

  1. Matheus Santos Xavier disse:

    Eu vi que ele deu uma gelada quando a Loli perguntou se alguém tinha aprontado kkkk

  2. PHM disse:

    Conflito é o básico que faz qualquer história andar. Eu concordo que falta isso em Youjo. Tanto que no começo era um dos que eu mais queria assistir nas sextas. Agora é Seiren, kkkkkkkkkkkk.

    Não sabia que tu escrevia. Já postasse algo? Gosto de ver coisas de outros escritores brasileiros. Esse mundo é bem complicado pra nós, kkkkkkkkkkk

    • Marco disse:

      Não, mas prometi ao pessoal daqui que vou começar a postar capítulos no blog assim que terminar de revisar o livro 1. Serve como feedback também para descobrir se consigo escrever uma história que prende as pessoas.

      • Gabe Logan disse:

        espero que você termine de revisar logo o seu livro adoraria ver como ele é.

        PS: também escrevo por hobby, falando nisso me tira uma duvida você escreve todos os dias no livro?

        • PHM disse:

          Não foi pra mim, mas vou falar. Escrever todos os dias é recomendado caso queria fazer isso de forma mais séria. Caso seja mais leve, como é seu caso, é bom escrever todos os dias para não perder o ritmo. Na verdade, é bom escrever mesmo quando não estiver inspirado. Para mim, quando faço isso, a inspiração acaba vindo eventualmente. Mas digo uma coisa, não precisa se culpar nem nada caso não consiga escrever todos os dias.

          • Gabe Logan disse:

            que é isso cara qualquer pessoa pode me responder e principalmente se for um assunto interessante como esse. Mas voltando o meu problema é justamente esse de não escrever todos os dias por que as vezes me falta inspiração, mas como você disse vou tentar escrever mesmo sem inspiração por que ela pode vir.

            PS: Muito obrigado pela dica.

          • PHM disse:

            De nada. Acho que todos que fazem qualquer coisa criativa sofrem disso. Expandindo mais o que falei. No meu caso, quando me forço a escrever sem inspiração, o ato de escrever acaba trazendo aquela empolgação para escrever. É aquela coisa de vencer a inercia inicial. Mas eu levo a escrita de forma mais séria.

          • Maike Alves disse:

            Caindo de ganso na conversa, eu também escrevo e as vezes estou sem empolgação. Mas é só começar, que as ideias vem e quando vejo, preciso dar uma pausa, porque escrevi demais e precisa revisar tudo. Espero que o livro do Marco dê certo. Tem muito livro br de fantasia interessante, mas o problema é que o que recebe mais destaque são os que vem de fora. Boa Sorte! Quero ler logo!

        • Marco disse:

          Tento, mas tem dias que são 3 da manhã quando termino tudo que tinha pra fazer, e ai deixou pro próximo dia. Esse mês é um que está complicado terminar de revisar tudo que planejei, até porque faço mudanças leves e acréscimos recorrentes.

          Mas olhando por outro lado, acabo sendo obrigado a escrever algo todo dia por causa do blog hauhuahuah.

      • PHM disse:

        Massa. Eu acho melhor assim, mas contra meu bom senso, posto os caps assim que estão disponíveis, rsrsrs.
        Tem uma sinopse? Diz pelo menos os gêneros

        • Marco disse:

          Fantasia Medieval.

          “Uma sacerdotisa misteriosa, um guardião sem memórias do passado e obcecado por elfas, um ex-militar alcoólatra, uma demônio amaldiçoada, e um guerreiro de personalidade difícil acabam juntos por um contrato, em uma jornada em busca de uma espada especial capaz de destruir uma relíquia antiga, que pode virar a guerra entre o País do Sul e do Norte, acabando de uma vez por todas com um ser milenar que aterroriza o Sul a anos. Parecia uma missão simples no começo, mas as individualidades e mistérios carregados por alguns deles podem mudar tudo”.

          • PHM disse:

            Tem potencial pra uma história interessante. Tem alguma previsão pra terminar de revisar o volume 1? São quantos caps?

          • Marco disse:

            Era pra esse mês, mas acabei me atarefando demais e travou. Adiei pra Abril, veremos se sai até o final do mês.

          • PHM disse:

            Qualquer coisa, posso ajudar. Se bem que tu já deve ter um editor ou leitor beta. Eu sinto falta disso. Minhas histórias acabam com alguns erros bobos e repetições que poderiam ser evitadas.

          • Marco disse:

            Mantinha isso como algo bem pessoal, então não, ninguém mais viu a história. Vou testar pela primeira vez aqui no blog. Vai ser meu pseudo “workshop”, como os escritores chamam.

          • PHM disse:

            Se expor pela primeira vez é tenso. Ainda bem que com o tempo, fica mais fácil. Mas recomendo passar por um leitor beta ou editor, já que as vezes não reconhecemos falhas em nossa própria história

    • Mfojmep disse:

      Falando em Seiren:
      Caminhão-kun não conseguiu pegar a protagonista de Fuuka. Por isso, tentou ver se pegava a protagonista da atual rota de Seiren. Mais um insucesso.

      Caminhão-kun está se tornando um vilão recorrente em comédias românticas.
      https://uploads.disquscdn.com/images/5ed3a582be210651410ca3b7a1d845fb2dac5a60ca8a51fd2e51bd6e76a39c12.jpg

  3. Gabe Logan disse:

    gostaria que o cara tivesse ficado vivo ele parecia um bom para para a tenente.

  4. Doug disse:

    Youjo realmente decaiu bastante. Se tornou mediano. Mas ainda é assistível.

  5. Mfojmep disse:

    O fato do herói sempre triunfar não é um grande problema. Depende como o enredo é conduzido.
    Se QUEM vencerá já está definido, sem qualquer grau de incerteza, pode-se mudar o foco para: COMO o herói vencerá.
    No caso desse anime, isso implica em apresentar batalhas mais empolgantes, com os futuros vencedores utilizando-se de táticas incomuns para suplantar inimigos aparentemente impenetráveis e, assim, alcançar a vitória certa.
    Talvez falte um pouco disso em Youjo Senki: inimigos não muito desafiadores. Por isso, as coisas parecem fáceis para a Nazi-chan.

    Por outro lado, pode-se comparar esses episódios mornos com a guerra de trincheiras durante a I Guerra Mundial: meses e meses sem nada de novo no front.

    O coronel inimigo resgatado sequer fez contato com a família (afinal, é uma presença filler: na novel, ele morreu sem ser resgatado). Assim, sua filha Mary poderá vingá-lo sem a esperança de que ele retorne. Isso ficaria para uma segunda temporada (se houver).

    https://uploads.disquscdn.com/images/780ebe0a6ba32f8bfd695fcec022417b9949799b0c2a0ce3249d52ff3d406fe6.jpg

    • Sora disse:

      Um site soltou uma info que a obra vai ter 26 episódios(mesmo que falou que Sousei teria 50), então se confirmar vai dar para a Mary aparecer claro se não inventarem de fazer mais coisa original.

  6. Rick disse:

    acho que foi o primeiro personagem do pelotão da protagonista que morreu, quero ver como vai ser a batalha e se a tania realmente vai perder, pq sabemos que possivelmente a guerra NÃO vai acabar ali como a situação apontava

  7. rafael vitorio disse:

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ deu poder pro cara pra aumntar os desafios…. ZZZZZZZZZZZZZZZZZ arftificio de roteiro forçado,dropei!!!

  8. Shurit disse:

    Triste ver um dos meus maiores hypes da temporada ser tão decepcionante assim. A produção do anime está me desagradando bastante e a história sem desafios não entretém tanto assim. No final o negócio talvez seja ir para o material original, talvez lá a situação seja diferente.

  9. Gabi disse:

    Finalmente ocorreu alguma morte, n que isso seja bom, mas dá um toque de realidade a mais na obra

  10. Gabriel Augusto Vidigal disse:

    É um dos animes que to mais gostando da temporada, principalmente pela protagonista que é bem humana é que apresenta um raciocínio parecido com o meu, consigo ver desafios na obra e isso me mantém preso, principalmente no episódio 9, sem falar que o jeito que eles contam sobre a primeira guerra mundial, as regras de guerra e tudo mais está espetacular, mal posso esperar para ver a maneira que vai acabar.

  11. Sora disse:

    Seria tão irônico se o o general que foi revivido morresse humilhado novamente pela Tanya kkk,mas bem ela deve suar um pouco dado que essas balas especiais são um problema,apenas o R.I.P. para o mano que caiu era gente boa :/,a cena inicial com a infiltração das tropas e a sequência seguinte com a bomba abaixo na mina foi ótima que explosão monstro,apenas based para a cena pós Ending ri legal,para minha surpresa Youjo funciona bem em momentos cômicos o.O.

  12. Cloud disse:

    Eu tinha meu hype, mas eu acho que deve ser culpa da obra original (??) e talvez o modo como a adaptaram, essas batalhas na leitura não deva ter sido entediante, mas no visual, sem apresentar uma emoção para o telespectador tenha se tornado algo boring. Não sei a quem culpar, pq não li a fonte, quem tenha lido pode me dizer de quem é a culpa, mas algo está realmente errado. Torcer para que melhorem nos ep finais.

    ps: e esse rumor de 26 ep? acho que é só rumor… põe o prego e fecha o caixão, pq não deu certo.

  13. Thelasthope disse:

    Ia citar todos os problemas de Youjo Senki, tinha o texto pronto mas como não sei vai ter 26 eps ou não, vou me segurar. Enfim Youjo Senki ta tendo clara decandencia de roteiro e animação( que até relevo por ser um estudio novo) mas caso seja confirmado 26 eps será um problema para produção, principalmente pq esta claro que ela ja esta tendo devido a recap pra ganhar tempo, caso seja 26 poderá decair mais ainda a parte tecnica. Espero que não seja, sinceramente não tenho muito mais animô, em ve-lo, mas como ja está no final ( provavelmente) irei assistir até o fim. As batalhas continuam sem tensão alguma, o que é até justificavel mas não deixa de ser um problema. A loli secundaria continua sem grande relevancia, e a morte do cara, tanto faz, não teve um minimo impacto, muito menos visualmente. CGI ta cada vez mais visivel, os inimigos são bot no modo kill kill não pensam. Claramente essa obra esta sendo no maximi mediana. Vamos aos pontos positivos do episodio que foi a estratégia abordada,foi boa e bem executada,apesar de que o suspense por tras dela não tenha funcionado.

  14. Joseph Joestar disse:

    Sacanagem msm , eu estava gostando bastante desse personagem ainda mais por ele ser dublado pelo Kobayashi Yuusuke ( Subaru – Re:zero ) torcendo bastante para ele ter sido apenas nocauteado.

  15. Cmterio disse:

    Aviso: QUALQUER SEMELHANÇA COM O IMPÉRIO COM A IMPÉRIO ALEMÃO É MERA COINCIDÊNCIA !

    Eu sempre achei que as guerras dariam um bom anime, ponderá, tem muito suspense, terror, romance,coragem e muitos outros elementos que uma história magnifica tem, claro, não adianta você fazer um anime MOE da WWI e WWII e ignorar esses aspectos importantíssimos, caso contrário até o publico se sente enganado, já que tem uma visão “característica” das WWI e WWII

    O anime se passa obviamente na WWI ou GRANDE GUERRA e com algumas referentes interessantes…

    A Primeira: Foi a tática que eles usaram na guerra, foi uma variação da tática usada pela Alemanha pra capturar a França, porém, a Alemanha não conseguiu dar a VOLTA no exercito Frances.
    Os alemães tentaram isso de novo com a WWII e conseguiram com melhor exito derrotar o exército Francês e dar a volta. ( Quem quiser saber mais sobre a tática procure por “invasão da frança” e “linha Maginot no Google”. Lembrando que essas táticas foram usadas na WWII mas são bem parecidas nas usadas no anime, só mudaram norte e sul. )

    A Segunda: foram as bombas V1, confesso que esperava o anime situado na primeira guerra e nunca iria esperar as bombas V1 sendo retratadas, apesar de serem um pouco diferente o nome e como elas são as semelhanças batem bem com as V1, lembrem-se elas foram desenvolvidas um pouquinho antes da WWII e eram extremamente problemáticas, muito fácil de abatelas ou desviá-las e foi extremamente interessante o que fizeram com os magos entrando dentro delas. hahahaha

    A Terceira e ultimas: São os TANKS, eles são claramente PANZER III, o problema disso é que o Panzer III só foi desenvolvidos nos anos 30, então se o anime baseia-se na WWI não deveríamos ter eles aqui. Por isso eu disse que é uma loucura o que o autor ta fazendo, altos MIX de WWI e WWII.

    • Ittamar Candido disse:

      a primeira guerra acontece entre 1914-1919,a guerra do império no anime começa em 1923,se voce considera que Alemanha ficou em crise financeira por décadas depois da guerra.
      e o anime se passa em outra dimensão o que significa que mesmo se armas e equipamento são iguais, nao significa que foram invetados na mesma época em mundo diferentes.

  16. David Moraes disse:

    Em uma guerra não tem como se apegar a personagem, uma hora ele vai morrer.

  17. Giovany Goncalves disse:

    Bem o episódio me pegou mais pelo meu apego a historia do que pelo roteiro em si pois se for ver como um todo o anime por enquanto n passa de mediano, mas sobre a mistura da 1 e 2 guerra para mim realmente n importa pois claramente eles não podem produzir os tanks em larga escala como vc pode encontrar a própria personagem falando disso na novel que existia blindados mais eram de difícil produção e eles não estariam naquela guerra de trincheiras se pudessem produzidos e larga escala e nada impede daquele mundo estar um pouco mais avançado tecnologicamente pois e uma obra de ficção eles n precisam fazer tudo condizendo com o que aconteceu na vida real.

  18. Ittamar Candido disse:

    esse retorno do coronel me lembrou de star wars,você tem que sempre que ter certeza que o fulano morreu,nao adianta cortar os braços as pernas e deixar ele para morrer queimado em um planeta vulcânico,o que nao mata fortalece.

  19. Alexandre Martins disse:

    Episodio mediano, mas que teve uma boa surpresa no final e ainda por cima um inimigo que ganhou um Upgrade de Deus, porém acho que a protagonista vai vencer ele facil.

  20. Italo disse:

    Eu meio q imaginei q ele ia morrer pq na OP aparece a assistente da protagonista e alguns do batalhão prestando respeito a varios monte de túmulos (que provavelmente significa q so eles sobrevivem)-‘

  21. GreatRed disse:

    Discordo sobre o falado, no trecho do 4º parágrafo onde começa com: “A questão é que algo…”, Quando um anime tem algo como Youjo Senki, não necessariamente precise de um “Desafio” onde o protagonista tenha dificuldades, pelo contrário, isto hoje em dia, já pode ser solucionado de outras formas prendendo a atenção do telespectador, não é atoa que obras como Youjo Senki tem votação positiva acima da média, aproveito para falar que quando uma analise pessoal é feita, não acho justo introduzir elementos no texto de forma que outros acham a mesma coisa, claro que pode ser, mas sinceramente, a grande maioria discorda…

    Todo anime tem pontos positivos e negativos, e quem o faz, procurou meios para contornar os pontos negativos… Feito isto, o anime já se torna bom, é o caso do Overlord e Youjo Senki, na minha opinião.

    Aproveito para perguntar, a 2ª temporada do anime Shingeki No Kyojin irá adaptar até que capítulo do mangá? Agradeço se puderem responder. O número de episódios também serve para responder a minha pergunta…

Deixe um comentário