Youjo Senki #09 e #10 – Impressões semanais

Tinham que fazer isso com um dos personagens mais simpáticos do time? Bem, ao menos me pegou de surpresa.

Youjo é deveras complicado de comentar. Consigo tirar mais de um anime de slice of life com pouquíssima coisa acontecendo que dele. Os personagens tem missões, eles cumprem as missões, e fim, os episódios se resumem a isso. Posso ficar falando das missões, dos aspectos realistas, etc, mas com o tempo isso se tornou repetitivo. São missões que eles fazem parecer difíceis na teoria, mas quando acontecem sempre são bem sucedidas, e ainda parecem fáceis.

A história progride conforme eles avançam sobre as linhas inimigas, mas fico vendo tudo sem me importar, sem pena do inimigo ou afeição ao time aliado para aquela vitória ter impacto pra mim. É como um jogo de xadrez sem muita emoção.

Estava assistindo umas aulas muitos legais de um escritor chamado Brandon Sanderson esses dias. Buscava aprender mais, e tentar acrescentar algo de positivo nos livros que escrevo por hobby com as aulas dele (12 vídeos de 1 hora, é bem longo até). Fiquei muito feliz ao notar que praticamente tudo que estava sendo dito eu descobri por tentativa e erro e meu próprio senso crítico do que considerava positivo e negativo no que lia (o monologo de perguntas para criação de personagem foi novidade pra mim no entanto).

A questão é, que em uma das aulas ele fala uma das coisas que repito aqui com frequência: uma história interessante precisa de confronto (desafios), pode ser moral, pode ser simples/cotidiano, ou até o clichê. A questão é que algo para manter a atenção do leitor se faz necessária para maioria das pessoas. O herói que sempre triunfa se torna chato para grande parte das pessoas, porque você já sabe que ele vai ganhar antes mesmo da missão começar.

Quebra de expectativa portanto é uma arma importante para manter a atenção das pessoas. De o que elas esperam, mas as surpreenda de vez em quando para manter a curiosidade.

Youjo não surpreende a tempos! São sucessivas missões bem sucedidas, e que mesmo com algumas mortes de aliados tudo sempre parece fácil para o protagonista. A sensação de tensão e incerteza quanto ao resultado não existe! Isso precisa ser trabalho com urgência.

A aparição de um rival talvez ajude, e matar um dos personagens que ganhou certa atenção foi uma forma interessante de chamar atenção. Mas se vai mesmo mudar as coisas só o próximo episódio dirá.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

 

Melhor sequencia cômica do final até agora. Ele ajudando a tenente, ela quase se explodindo e ele levando um murro ficou bem engraçado.