Sangatsu no Lion #18 – Impressões Semanais
Escrever diálogos é mais difícil do que parece. Quer dizer, escrevê-los é simples. O problema é fazer direito, fazê-los funcionar no contexto e não parecerem palavras vazias e desconexas que nos façam perder o interesse no que vemos.
Quando bem escritas, geram momento fascinantes, como podem ver em trabalhos de Quentin Tarantino e Haruki Murakami. Nem precisa-se estabelecer uma conexão entre personagens-espectador. Se for um debate interessante, mesmo que despretensioso e estrambólico, nossa atenção será irremediavelmente fisgada (vejam Cães de Aluguel e sua cena inicial onde vários homens que não conhecemos discutem sobre o significado de Like a Virgin, de Madonna).
Sangatsu, em contramão, não é um exemplar do que citei acima, como bem deixam claro as trocas de ideias entre o clube do Shogi; compreende-se seu objetivo de mostrar um Rei mudado, receptivo e participativo. Porém – a mim, pelo menos -, pouco tira-se de relevante de tudo aquilo. As ideias são insonsas e o alívio cômico da briga é basicamente nulo. Seria sensato, até recomendável, uma famosa rushada, um pequeno corte da interação, o que ainda deixaria claro que nosso protagonista esta a subir a escada espiral de seu melancólico universo particular.
Visitas ao local ocorrerão, mas fazer destes períodos curtos e não a moradia é o que ele busca – e avança para atingir.

E, voltando ao papo anterior, o fato de que Rei acaba voltando à casa para mais partidas particulares apenas ressalta a brevidade em que a cena anterior poderia ter sido esboçada. O foco mesmo está nas partidas solitárias entre ambos, o veterano e o novato – pois Rei, atualmente, está num quase-recomeço -, o mestre e o aprendiz pródigo, ávido para retornar ao caminho do sucesso que lhe escapou por escolhas questionáveis e a perdição solene da adolescência isolada.
A premência da torcida de Rei para o tio, aliás, expõe bem o crescimento moral do jovem. Seu apoio denota a empatia gerada e, talvez, um símbolo pessoal de vitória, ou o simples pensar de que, aquele que o derrotou humilhantemente, é o melhor. Não precisará superar ninguém mais. Plano que foi por água abaixo. Mas divago.
No entanto, se o tema fundamental da vez discorre sobre relações e confabulações, a mais curiosa, provavelmente, se dê quando as tenras Takamatsu visitam o amorfo apartamento de Rei. Precocemente, imaginei que escreveria aqui que a garota ter se disposto a ir até o local buscar os potes sugere uma desigualdade no que tange ao que sentem um pelo outro. Afinal, além de conceder o alimento, ela também fora retirar o objeto. Representação obsoleta de figuras femininas.
Muito mais simplório, entretanto, é a causa da aparição: ciúmes. Hinata tenta disfarçar, mas é claro sua urgência em esclarecer a relação que envolve Kiriyama e Kyouko.
Estranho, então, que a chama da paixão se acenda logo nas semanas finais da transmissão do anime. Tempo. Só ele nos dirá onde isso irá chegar.
[yasr_overall_rating size=”medium”]
E qual sua nota, leitor(a)?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
#Extras:

Ficou bacana a arte desta cena. No melhor estilo shaft.

Mas o tempo já disse.
[Spoiler extremamente forte]
[Forte msm]
[Do mangá]
No mangá, na volta pra casa do pai das 3 irmãs, Rei anuncia que tem cm objetivo casar com a Hina, ela até achou que era brincadeira, but os dois estão apaixonados um pelo outro.
Coloca a tag de spoiler.
https://uploads.disquscdn.com/images/0c65a4c6dafa71995bebbbdc3daf6da823fb4cb5d51547c9e2c584666541a88b.png
Por causa desse casal fútil dropei essa bagaça eu estava gostando tanto dá obra felizmente olhei alguns spoiler e desisti de Sangatsu e o que acontece com irmã mais velha ? Vai virar solteirona
Hauahuaha é um motivo meio
estranho pra dropar, mas enfim, ambos estão se ajudando em seus problemas, e nem é muito focado no romance
Praticamente TODOS os solteiros amigos do Rei estao interessados nela. Solteira ela n fica…
Traduzindo vc dropou o mangá pq seu shipp não virou canon ? no começo eu tbm achava que seria legal Rei x Akari , mas depois percebi que a relação deles está mais pra a irmã mais velha que o rei nunca teve e Rei x Hinata começou a fazer mais sentido (na minha opinião )
Dropei porque não era para ter romance
Episódio mediano. Perda de tempo aquela discussão entre os dois que não leva a lugar algum podiam dar uma comprimida nessas partes e adaptar mais rápido o material, outra perca de tempo são aqueles dois nekos fazendo paródia clara a Star Wars, alivio cômico fútil.
A cena do Rei contra a correnteza de pensamentos do Shimada ficou muito legal, gosto dessas cenas, pena que tem poucas. Não tem como não gostar do Sensei do Rei, ele é muito gente boa, gostei da lição que ele deu ao Rei ali, até o fez chorar. Hinata estava com ciumes mesmo, vi um capitulo random do manga já sei o que vai rolar entre os dois.
Estou pensando em ver este anime. Vocês recomendam?
Tô vendo Fuuka, Masamune-kun no revenge, Kuzu No Honkai, Youjo Senki (quase dropando esse aqui, vendo a força to no ep. 6)
eu recomendaria.
verei ³
Super recomendado.
verei ²
tem a momo-chan só isso ja faz o anime valer a pena… recomendo
verei¹
Episódio mediano, se mantendo ao ritmo dos anteriores… Poderiam ter comprimido aquela discussão entre o Nikaidou e o outro membro. Ela se prolongou bastante no episódio, podiam, entretanto ser uma discussão interessante sobre. Mas uma fútil que é apenas uma tentativa de alívio cômico (vide já gatos fazendo paródia a Star Wars)
Cada vez mais gosto do professor do Rei, enquanto não gostava tanto dele nos primeiros episódios agora o acho bem legal.
Gostei muito da cena do Rei contra a correnteza do Shimada. Muito bem feita. Uma pena terem poucas cenas assim.
A discussão me lembrou o ep. 18 de Re:zero em que só é o diálogo entre Rem e Subaru. Foi DEZ alí.
gostei do ep
Shimada é um cara muito bom, não tinha melhor sensei para o Rei. Agora queria ver o romance se
dele com a Hinata desenrolar mas faltam muitos poucos episodios
Shaft é muito bom em fazer cenas e animações desse estilo mesmo, já esperava que o episódio fosse mediano pelo que eu me lembrava do mangá, mas vai ter coisas mais ruins, por exemplo o romance do Rei e dá Hina, sério eu queria muitos mais que ele tivessem um romance com a Akari
Faz tempo que não comento algo nas review de sangatsu… serei breve até porque se eu for falar algo vai ficar parecido com o da Danhy ou Pedro.
Mas devo dizer que gostei bastante sobre o que o professor falou para o Rei, de certa forma me identifiquei bastante, queria ser mais independente igual o Rei mas por um tempo fui igual o professor.
https://uploads.disquscdn.com/images/4382685700140d25664da94c4fb556813a8b4c0380874b88873cd919a694dbab.png
Sim. Essa parte do professor falando pro Rei foi deveras reflexiva. É uma questão que nos infrige bastante.. há jovens como o Rei que mesmo com trabalho/salário garantido sofrem com a questão do isolamento e falta de algum ente querido <3. Porém, o discusso do prof me lembrou NHK Youkuso: pior do que a situação do Rei, há jovens solitários e desacreditados, sem ter uma renda alguma para sobreviver…muitas vezes abandonam a faculdade por falta de interesse ou e pelo quadro instável. A situação se torna pior quando os pais negam o filho. Não é um assunto fácil de se debater, pois queira ou não há muitos Kiriyamas. O Rei deve entender que ele possui qualidades e defeitos e isso é humano…
Acho esses animes (SnL, NHK e até Shigatsu, apesar do foco ser na música) interessantes no sentido de nós nos identificarmos com o drama do personagem. Gostaria de ver mais obras desse tipo de focam no desenvolvimento pessoal do (a) protagonista. ♥
Essa parte do professor foi mesmo muito boa. Foi breve, mas deveras interessante (até cheguei a refletir algumas coisas na hora).
Episódio com um início fraco, mas que logo foi melhorando, com a partida entre Shimada e Rei, seguida pelo puxão de orelha do sensei e fechando com chave de ouro , a visita das Kawamoto, mais jovens, ao apartament de Rei.
Não vejo o intetesse de Hinata com respeito a Kiyoko como manifestação de ciúme. Acho que me parece mais preocupação e um pouco de mágoa por ele ter deixado de visitar a casa delas, já que mais de uma vez foi mencionado a ausência de Rei.
Não tem como colocarem nada de casalzinho até o final do anime, mesmo porque acompanho o mangá e nem por um minuto mostra qualquer interesse romântico por parte de Hinata com respeito a Rei.
Um episódio bem calmo agora só resta saber se vão levar assim ou fazer um final com impacto, eu gostei da evolução do Rei, mas falta algo não curto esse negócio de dar dica de romance e ficar na enrolação.
Realmente, as discussões sobre o jogo são desinteressantes e poderiam muito bem ser rushadas ou deixadas de lado. Aliás, tenho a impressão que muita coisa apresentada (nesse e em episódios anteriores) podia ser deixada de lado, pois não agrega muito ao andamento da narrativa.
Eu quero é que me mostrem animes onde hajam realmente dialogos bem escritos, eu conto nos dedos onde isso acontece, mas curioso as pessoas sempre citarem essas cenas do Tarantino
Gostei bastante do episodio, o começo foi meio desnecessário, mas pelo menos o alivio cômico teve algum efeito comigo. Teve 3 momentos nesse episodio que funcionaram muito bem, a partida contra o professor de Shogi, a lição de vida que o professor da escola dá ao Rei e quando a Hinata visita o próprio.
Bom review cara, me fez lembrar de um anime que eu gosto muito e é pouco lembrado hoje em dia que é Lucky Star… O anime simplesmente é baseado em diálogos e monólogos e consegue te puxar pra dentro do assunto mesmo o topico sendo o mais “bobo” possível. Igual ao ep 1 que elas passam boa parte do ep em um dialogo baseado se tu come um cone de chocolate por cima ou por baixo. O que ta faltando é realmente isso, nem todo japones é fã de shogi (publico alvo), e principalmente se eles querem ter um destaque além disso.