Yuri on Ice #11 – A Grande Final | Impressões Semanais

E eu não esperava por isto

O penúltimo episódio de Yuri on Ice me agradou apesar de achar a reta final um pouco cansativa, mais pelo fato de já conhecer praticamente todas as coreografias (com a clara exerção do Otabek) do que o roteiro do episódio em si.

E uma coisa que eu venho gostando bastante na obra é que até aqui não apelaram para o poder do protagonismo, fazendo o Yuri se transformar em um prodígio só por possuir um técnico que é praticamente um super patinador. Talvez seja esse realismo que me prenda a história.

Gosto de ver que ele é realista, ele tem que se esforçar mais para vencer

O protagonista é habilidoso, mas definitivamente não é um talento nato como Victor, JJ ou Yurio. Seu ponto forte é ser esforçado.

Assim como o Otabek, para ele tentar competir com essas pessoas precisa treinar mais do que eles e buscar um diferencial próprio para ficar em pé de igualdade com seus adversários.

Contudo, esforço não substitui talento. E pessoas esforçadas como Yuri precisam ter em mente que o duro que elas dão pode ou não resultar em uma recompensa no final.

Apesar disso ser frustante é a realidade, que é bem retratada neste anime. Yuri é um bom patinador, mas o nível de seus adversários é diferente do dele e isto exerce uma enorme pressão psicológica sobre o personagem.

Contudo o progresso que ele teve até esta reta final já é bem significativo, com ele sendo bem mais confiante no final do Grand Prix do que foi nas outras competições. Um bom reflexo do seu treinamento com o Victor, algo claramente notado pelo próprio Victor.

Outra coisa que gostei neste episódio é de demonstrarem novamente o fato que qualquer atleta pode ter um mal desempenho, mesmo sendo realmente bom.  E o emocional é um dos principais fatores que podem afetar o resultado de um atleta e exemplificaram isto muito bem nos dois Yuri e neste episódio no JJ.

Até um rei acaba tendo dias ruins

A diferença entre eles e o Yuri é que claramente eles possuem um psicológico mais forte, e não deixaram a situação tomar totalmente conta deles. Mas o que eu realmente apreciei foi o apoio que que o patinador recebeu da torcida.

Acho que o maior bem que um artista ou atleta pode ter é apoio de seus fãs porque isto suaviza e muito momentos ruins como estes.

No entanto o JJ cativa bem mais o público que o Yuri, então provavelmente recebeu um apoio maior que o protagonista em seu “fracasso” (entre aspas porque não acho o fato dele não ganhar um ouro demonstrar que ele é um fracassado).

Além disso eu não esperava que ele acabasse se saindo tão mal no programa curto e acho legal aplicarem este gostinho de algo imprevisível, mas não tem como não pensar que isto é conveniente demais para uma futura vitória do Yuri – Claro se ele vencer no final, o que eu gostaria que não acontecesse porque deixaria as coisas mais interessantes.

Além disso achei bom o roteirista ter dividido de forma moderada sua atenção entre os personagens da obra, apresentando bem suas motivações e problemas internos e não focando em demasia apenas a dupla principal.

Neste episódio este moderamento refletiu de maneira positiva por conseguir mostrar de forma satisfatória como é a pressão de uma final e como ela afeta os atletas, com cada um deles lindando e respondendo de maneira diferente ao ambiente.

Gostei da forma que o Pichit se manteve calmo e não cedeu a pressão, bem diferente do Yuri no GP passado

Mas o que posso dizer que me deixa curiosa para o final nem é o fato de Yuri vencer ou não o Grand Prix, mas se o Victor vai voltar a competir ou optar por continuar sendo o técnico do Yuri, principalmente porque deixaram no ar que o protagonista vai pedir para o russo deixar de ser técnico dele depois dessa final.

Além disso, como disse anteriormente o Victor claramente sentia falta de estar competindo, mas não queria deixar o Yuri pelo pedido do próprio Yuri no GP passado e porque obviamente queria ajudar o patinador. Então não sei se o pedido vai deixar o russo com dúvidas ou ele o deixará sem relutar.

Então estou simplesmente ansiosa pelo episódio final, apesar de ter quase 100% de certeza que o Yuri vai conseguir fazer o flip quádruplo e levar um ouro para casa.

Também vale dizer que eles mexeram na opening de novo. Foi uma coisa boba, só adicionaram alguns trechos com personagens do anime no fundo em alguns quadros e coloriram as arquibancadas.

Geralmente só costumam fazer apenas uma modificação na OP e isto é quando ela não esta completa e vão substituir a provisória pela finalizada.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

#Extras

Espero mesmo que o JJ case com ela, porque levantar uma torcida não deve ser fácil

Se estes dois também não se casarem eu assassino a roteirista do anime

Melhor coisa do mundo é ter coleguinhas como o Yurio , eles te animam e muito

Será que outra pessoa vai deixar de ser solteira no anime? XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.

29 Resultados

  1. Matheus disse:

    Eu fiquei extremamente decepcionado com a performance do JJ, ele é o meu personagem favorito, venceu tudo e todos e é derrotado pelo nervosismo, mas nem posso reclamar de que isso não é realista, não existe ou que ele não tinha motivos pra isso, tinha muita pressão sobre ele, nem todo mundo sabe lidar com isso, como o próprio Yurio que mesmo com toda a pressão de ser aquele que vai substituir o Victor conseguiu fazer história batendo um recorde, mas mesmo assim foi triste ver aquilo, espero que o JJ se recupere no programa livre pra ficar pelo menos no top 3, não quero que o roteirista sacrifique ainda mais o personagem só pra dar passagem ao Yuri.

    O Otabek pra mim foi a grande zebra desse episódio, o cara ficou em segundo com folga, mas também fico com medo de sacrificarem o personagem para dar passagem ao Yuri, admito que não vou gostar se ele ganhar esse torneio, até o momento a obra não deu uma vírgula de protagonismo pra ele, se do nada começar a acontecer inúmeras conveniências para que seja possível uma vitória dele eu vou achar bem ridículo, depois de tudo o que Otabek e Yurio mostraram no programa curto não vai ser fácil retirar o favoritismo dos dois. Me deu pena foi do Pitchit, fez uma das suas melhores apresentações e teria ficado em último se o JJ não tivesse perdido a linha, ele com certeza não ganha.

    • Fernanda Ribeiro disse:

      Sobre o Pitchit, admito, fiquei feliz que o Yuri não ficou em último.
      Não sei se pode ser considerado uma razão, talvez meu não entendimento atrapalha muito. Se for isso me perdoe. Mas na outra competição(não lembro o nome) o programa curto dele ficou em quarto lugar, então talvez ele suba um pouco com o programa livre.
      Mas tem patinadores muito bons aí e para ele se recuperar um pouco não tem as melhores chances mesmo.
      Desculpa, sinto que depois de falar tanto não disse nada com nada.

      • Matheus disse:

        Quantas desculpas e perdões kkkkkk Relaxe.

        Ele pode recuperar uma boa nota no programa livre, mas é por justamente termos bons patinadores ao redor dele e por já conhecermos o potencial de todos (com exceção do Otabek), eu fiquei com essa sensação de que ele não ganha, pode até chegar num top 3, mas só o fato de ele como patinador do sudeste asiático chegar nas finais já é um grande feito.

      • O programa do Yuri é um dos que tem maior dificuldade, se ele acertar todos os saltos ele passa o JJ e o Yurio de boas.

  2. Fernanda Ribeiro disse:

    Torço muito para o Yuri vencer, mas se não vencer também não tem problema. Não entendo de patinação então não faço ideia de que tipo de mudancas no placar pode haver.
    Obrigada intoxianime, no início não tinha Grande vontade de assistir, mas suas primeiras impressões positivas me fizeram mudar de ideia e eu estou adorando o anime.

  3. Mônica Azevedo disse:

    Adoro o anti protagonismo desse anime.
    Eu senti muita pena do Yuri na hora que ele ficou frustrado em pânico e com medo.

    Um monte de gente desceu o pau em cima dele, dizendo que ele tava jogando tudo lixo.. affs, até na vida real e comum atletas profissionais cometerem erros na hora H seja pelo pânico ou nervosismo.
    E alguém que já está meio que traumatizado em falhar como o Yuri, não ficaria de fora disso.
    E eu que já sofri de síndrome do pânico não ousaria julgar ninguém por isso 🙁 🙁

    So queria entender em qual sentido o Yuri queria dizer com “separar”, apesar de que no fim pra min isso é só pra assustar o povo.
    Bom isso não quer dizer nada, mas saiu uma arte oficial que vai vim em algum dos volumes do Blu Ray de Yuri on Ice, olhem isso:
    https://uploads.disquscdn.com/images/2ffd133b30e0ccd7319f04a0cf614574c704fed6149ae113b336aed8f229406d.jpg

    😉

  4. Emanuel Moreira disse:

    Com os 3 primeiros episódios de Yuri On Ice eu consideraria como o melhor anime a da temporada,porém,o anime estabilizou na qualidade no decorrer dos episódios e ficou demasiadamente monótono e imprevisível.
    Ja cogitei dropar o anime por não aguentar mais o Yuri dançar Iros e Yuri On Ice,perde a emoção,é a mesma coisa.
    O mesmo vale com os outros personagens,dançando as mesmas danças,com os mesmos paços,poses,pensamentos,torcidas,etc.
    Isso,ao meu ver fez com que meu respeito pelo anime decaisse,visto que as piadinhas yaois ,a staff trolando com os clímax sexuais e ambíguos tornou-se algo apenas aturável.
    O anime tornou-se tão simples,comum e repetitivo que esse episódio 11 não tinha nem cara de penúltimo episódio(parecia mais um episódio qualquer).
    Sinceramente ,não entendo como a cada semana Yuri on ice vem ganhando 0,1 ponto por semana no myanimelist.
    É um anime bom e divertido,mas não merece todo esse prestígio com essa nota.

    • Mônica Azevedo disse:

      Eu sei você já falou da nota de Yuri.
      Na verdade metade do top 100 não merece a nota que tem mas fazer o que né? E a opinião do povo.,

      Eu discordo com a parte do anime TODO ficar chato. O que tá ficando chato mesmo são essas performances repetitivas. Faltou mais variedade na patinação..

      E não venha usar o contexto das piadas yaois como argumento negativo. Isso é um anime voltado pro público FEMININO eles tem agradar a gente e não vocês. (Homens)

      E outra , o relacionamento do Yuri e do Victor ja não pode ser mais encarado como mero Fanservice.
      Daqui a pouco eles vão ate se casar e vocês ainda vão insistir em inventar desculpa e dizer que é fanservice -_-“

      • Emanuel Moreira disse:

        Eu não disse que está chato,mas ficou maçante e já não é tão BOM quanto o começo.
        E eu tou dizendo que as piadinhas yaois tão ficando repetitivas pq ultimamente tem sim aquela mesma coisa:”Chove no molhado”

    • Não tem como ele dançar outra coisa porque os patinadores apenas fazem duas coreografias por temporada, uma pro programa curto e uma para o programa longo e vão aperfeiçoando elas, eu reclamei disso há um tempo atras ai me explicaram este detalhe, a única coisa que podem fazer é tornar as notas e acontecimentos imprevisíveis mesmo.

      • Mônica Azevedo disse:

        Opa, e ainda tem essa história de 2 coreo por temporada. Tá certo…. Eu bem que queria ver outras performances mas fazer o que 😛

        • Pois é, eu queria mais variedade também, mas é compreensível já que o esporte é assim.

          • Mônica Azevedo disse:

            Você sabe se tem outra categoria de patinação que permite essa variedade?

          • Infelizmente não, é apenas a mesma coreografia em toda a temporada para todas as modalidades, individual feminino, individual masculino e casal.

          • Mônica Azevedo disse:

            Bom, a gente fica aqui com o ego inflado dizendo que é chato e repetitivo. Mas se só tem 2 por temporada. Deve ser realmente bem difícil de fazer….. Ninguém aqui nunca nem deve ter entrado em uma pista de patinação de verdade E já sai dizendo que se sairia melhor que um patinador profissional e.e

            Cof cof.. EMANUEL CARA DE PASTEL cof cof…

          • São só 2 realmente porque os saltos não são fáceis principalmente triple Axel que é obrigatório, só este é bastante tempo vc treinando. Além de outros elementos como piruetas e passos que também exige treinamento.

          • Matheus Ogeny disse:

            No esporte tem pelo menos 7 saltos diferentes, e o estilo Axel é o mais dificil de todos eles.

      • Emanuel Moreira disse:

        Ta ta ,pode ser lei universal usar sempre as mesmas performances.Mas isso podia ser cortado ou sei lá,até eu sei os passos de danças do Yuri,eu me sairia melhor patinando do que ele.
        A que eu mais detesto atualmente é a iros,não aguentando mais ver aquele sorrisinho do Yuri que o Victor acha que é sexy,mas no fundo é bem broxante

  5. Matheus Ogeny disse:

    Se o pessoal anda achando o decorrer dos episódios demasiado monótono, de certa forma eu acho exatamente o contrário. O (ou A) roteirista sabe trabalhar bem com os elementos do esporte e com o psicológico e a personalidade dos personagens. O anime ele torna em cada episódio os personagens mais profundos em personalidade e não deixa de tratar cada viés de possibilidade que pode acontecer dentro do Esporte.

    O anime ele trouxe só neste episódio a questão da pressão do favoritismo (JJ), a saudade do ex-atleta (Victor), o esforço do atleta já considerado velho no esporte e que sabe que o seu ciclo está terminando (Giacometti), a inspiração (Yurio), o esforço daqueles que são esforçados e estão em competições de alto nível dentro do olhar de alguém determinado (Otabek) e de alguém não tão confiante (Yuri), e os tipos de atleta que sabem que são inferiores que os adversários e sabem lidar com isso (Pichit).

    E por lidar com psicológicos e com as imprevisibilidades que podem acontecer nas competições, que é o caso de todo esporte, cada episódio fica mais aguardado pelas pessoas, e não é atoa que as notas do animelist estão aumentando a cada um. Em caso de uma segunda temporada, deve acontecer o mesmo, começar morno e as tensões irem aumentando na medida em que o Mundial de patinação vai chegando em seu ápice.

    Já com relação ao próximo episódio, a questão da imprevisibilidade é que o anime sempre deixou em essência uma possível caracteristica do egoísmo por parte do Victor, então não se sabe realmente se ele vai acatar a decisão do Yuri e voltar a competir ou não e continuará com ele firme e forte. Nesse segundo caso, sempre vai ficar aquele gosto de que um super patinador abandonou a patinação para se dedicar a alguém que não tem nem de perto o talento dele e nem a carisma do mesmo, mas este sempre se espelha em seu ídolo para dar o seu 120% no esporte.

    E sinceramente acho que é bem provável que ele não ganhe o campeonato, mesmo que no ultimo episódio de agora façam ele dar sua melhor apresentação, como se fosse a sensação por parte do protagonista de agradecer por tudo que o Victor tenha feito por ele, caso o Victor não responda e convença o Yuri de imediato no início do episódio que vem.

    Flw!

  6. Date disse:

    Sinto que o roteiro do anime ficou muito sem rumo com esse estória do Yuri com o Victor, ele n ia se declarar para garota no 1º episódio?!, essas insinuações que foram aumentando ao longo do anime me deram uma fortíssima impressão de que são tentativas forçadas de atrair um certo público. Não gostei desse rumo forçado, só vou ver o final pq assisti até agora.

Deixe um comentário