Sangatsu no Lion #05 – Impressões Semanais

O garoto vai à escola buscar a pequena aluna. Sua postura é semi-curvada, com uma compleição simples, magra, padrão leste-asiático pré à era do Whey. Expressão taciturna, exala uma calmaria semelhante ao estereótipo que temos de jovens exemplares. “Deve ser um bom estudante, dedicado, esforçado, respeitoso e íntegro” – é um pensamento familiar que temos da figura.
Talvez até seja – ou fosse, em circunstâncias ideais. O comum ato de consolar e salutar a ferida da criança, porém, evoca sentimentos que recusam-se a permanecer enterrados, como uma espinha interna sobreposta e purulenta. O que vemos no externo serve de receptáculo para um interior em constante provação, negação, como sombras em uma frenética compulsão para puxar o garoto de volta para a escuridão.
Após o fim de sua missão, Rei atravessa seu habitual caminho, agora sob os braços de Nix (noite), em dissonância tão notável para o ambiente anterior que parece mais uma outra dimensão – e provavelmente é, ao menos na mente do protagonista.
O passado, lentamente, como deve ser, é esmiuçado. Após módicos vislumbres da morte dos pais e uma adoção que lhe reservou anos insalubres, porém inevitáveis, entendemos muito das razões para a personalidade do rapaz. Obrigado a adotar um hobbie qual não sentia atração para manter algum contato com seu distante pai, se vê compelido a fazer o mesmo para evitar o terror desconhecido do orfanato. E aí, já com o pensamento condicionado a refletir e ponderar racionalmente, sem as manhas e graças que sua idade geralmente traz, vê sua paulatina vitimização, construída em anos de reclusão, inadequação e bullying, ser a biga que conduz todas as suas ações, desde a apatia diária com que aceita os tormentos alheios, até a melancolia geral que assume ao se considerar o elemento que desequilibra o que deveria ser um lar comum.
O quão espinhosa é a estrada de uma criança que se vê como empecilho à felicidade alheia quando o pilar preponderante para o desalinhamento da família está visivelmente na conduta paterna, cuja rigidez confunde respeito com repreensão, e assim cria um precoce acovardado e na antípoda, uma grande tirana (e seria a menina também responsável pelo molestamente a Rei que vimos no capítulo anterior?).
E assim, calado e com um ambíguo misto de autoindulgência com autoflagelação psicológica, a psique de Rei começa a ganhar formas abstratas e enegrecidas pelas mãos e criatividade do genial e incrivelmente comedido diretor, certamente em casa na natureza complexa do anime.
Que presente nós recebemos com esta obra!
[yasr_overall_rating size=”medium”]
Qual sua nota, leitor(a)?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
#Extras:

A arte da semana.
E abaixo, excelentes exemplos do primoroso design de produção ao espelhar sua coloração com o interior do personagem central em cena (sim, até do cachorro):


Depois que eu assisti esse episódeo, não aguentei a pressão e corri pro mangá pra ver o que acontecia.
Sangatsu no Lion é um dos melhores animes de slice of life/drama em tempos, e o Carlos consegue deixá-lo ainda melhor 😀
Boa analise Carlos, o episodio em si foi muito bom, a shaft esta fazendo um ótimo trabalho de direçao, cada vez mais descobrimos o passado do protagonista (que passado triste por sinal, perder a família, e os outros familiares não dão a minima).
esse anime é um dos meus preferidos da temporada.
Eu queria perguntar uma coisa para quem fez o post da ordem de monogatari?
Sabe onde baixar Koyomimonogatari, que eu tenho até owarimonogatari e eu preciso começar assistir de novo parei em monogatari 2.
E eu não sei se é aqui que deveria falar que como eu não faço muitos comentários aqui não sei onde comentar direito aqui.
Procura em sites como o superanimes, anitube, kissanime ou gogoanime para ver online
Baixar veja no animes vision que deve ter
Um dos principais Fansubs de monogatari é a Shaft , então só procurar no site deles.
Só eu percebi as semelhanças de ‘Sangatsu no lion’ com “Shigatsu wa kimi no uso”?(Não se limitando somente as semelhanças no nome da obra)
A garota(kyouko) que se parece com ‘kawori’ de shigatsu?
A presença de gatos em ambas as obras.
O protagonista também se parece (visualmente) com o Arima de shigtsu?
Mas sobre tudo Sangatsu tem uma comédia que, na minha opinião é muito mais legal do que a de shigatsu, principalmente as cenas com gatos e cachoros…
Qual seria a semelhança das duas garotas? Não consigo ver nenhuma o.o
Pra mim foi semelhança visual e não de personalidade, ou só impressão minha mesmo, kkkk
A proposito é do mesmo autor de shigatsu?
Não.
Kyouko com Kawori ? nada a ver mano
Eu também percebi a mesma coisa. E o que mais me chamou a atenção foi com relação ao protagonista. A história que envolve ele, é muito semelhante ao de Shigatsu wa kimi no uso. Algumas coisa não ficaram tão explícitas no Anime, mas você logo consegue vê a semelhança tanta na aparência física, como na aparência interna.. Rei também é visto como um prodígio, mas como eu disse, não fica tão explícito isso. Se essa obra fosse do exterior, com certeza o autor seria acusado de plagio.
Na verdade Sangatsu é anterior a KimiUso
Disso eu não sabia. Sendo assim é o contrário.. PS: Não existe mesmo plágio no Japão.
Me deixa intrigado o que deve ter ocorrido após o abuso que provavelmente a Kyouko cometeu com Rei. Se alguém que ler o mangá puder me dizer pelo menos como que fica o clima entre a família após este acontecimento, agradeço.
Basicamente ela se tornou uma fodida na vida,ela vai aparecer em breve
O clima fica da maneira que foi mostrada no Epi com a presença do Rei naquela casa , ele acaba “destruindo” a relação de Pai e filhos já que o que ligava eles também era o Shogi , ao se tornar o “sucessor” ele faz os Filhos do cara desistir do Shogi que é representado com aquele pássaro que retirava os Ovos do nihno , ele até fala no Epi que queria ser independente antes que ele destruísse de uma forma irreversível a família do Pai adotivo dele , Ayumu se torna um garoto desinteressado que só se foca em jogos de vídeo game e a Kyoko vira uma adolescente que gosta de dar dor de cabeça aos pais , sai com os amigos , fica até tarde na rua , e etc , ela chega até a se envolver com um cara casado que será apresentado junto com ela nos próximos Epi.
Episódio excelente, confesso q nos dois primeiros eps o anime não tinha me impressionado, porém nesse último eu fiquei muito animado com a obra.
Ps: O texto do Carlos passa um tom de arrogância as vezes hahaha. Mas isso não é necessariamente uma crítica.
Why?
Fazendo uma analogia, é tipo aql jogador de futebol q tem a opção de fazer um gol normal mas sempre prefere tentar fazer um golaço. Alguns vão achar q ele é um craque, outros q é só firula.
Digamos então que o empirismo me levou a sempre tentar o golaço de forma automática e inconsciente. Se acerto ou não, é relativo, mas não é arrogância.
Nestes dois últimos episódios da obra deu um up pra mim, neste episodio mesmo o tempo passou voando,gostei muito dele, passou uma imersão gigante.
Ótima analise Carlos.
Enquanto para alguns a Sofrência é Pablo para mim a sofrencia é esse Anime ,Desde de animes que foram Sakamiichi no Apolo e Shigatsu que eu não derramava tanto suor masculino , Nota 4.8 https://uploads.disquscdn.com/images/2defbee4ac080dc5af07d783adc54b4ac3991bfdbc4f3bae25c9d3491d8f18c9.jpg
Parece até que estou lendo José de Alencar kkk
E tu gosta de José de Alencar?
Carlos o que é” autoindulgência “?
Disposto a perdoar si mesmo.
Muito bom esse episódio, o shogi, que dava a impressão de ser uma escapatória para os problemas dele, na verdade parece mais uma maldição.
Até agora pra mim esse drama não está me passando emoções,em questão drama ele ainda está bem fraquinho.
Que anime foda!!!
Não simplesmente um anime,mas ao pé da letra,Arte.Nota do ep:4.3
MAis un episodio incrível, por isso que Sangatsy e um dos melhores mangás de atualmente, o drama e incrível!!! Minha Nota Do Epi: 9/10
Episódio 1,2/5,0. O melhor personagem do episódio foi o pai adotivo.
Nota dos personagens no episódio:
Rei: 2,7/5,0
Akari(Best Waifu): 4/5
Momo: 0,7/5,0
Hinata: 0,1/5
–
Pai adotivo: 5/5
Irmã falsificada: 0/5
Irmão falsificado: 0,0000001/5
Eu disse que esse anime seria um dos melhores da temporada
Esse anime é muito bom! Gostei muito do jeito com que ele consegue trocar do humor para drama, uma ótima mistura. Esses flashbacks do passado explicam a personalidade dele, teve de conviver num ambiente estranho sem muito apoio dos outros.
Eu li o mangá e essa parte não teve o impacto que senti vendo o anime, a SHAFT faz mesmo a diferença.
Eu sei que é seu estilo de escrita e tudo mais, aliás não estou pedindo pra que mude isso, mas talvez usar algumas palavras mais “conhecidas” em casos específicos ajude o público a ter uma melhor compreensão da sua opinião, de resto, só elogios para seus ótimos posts sobre sangatsu no lion, sempre os acompanho aqui no blog, parabéns pelo trabalho, apesar deu precisar fazer o uso do dicionário em determinados momentos para apreciá-lo.
Me surpreendi na forma como aprofundaram no porquê das mazelas de Rei. De início, achei que seria mais superficial. Gostando muito deste anime.