Review – Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Muito se discute acerca do tema “Qualidade x Sucesso”. Ambos trilham caminhos muitas vezes separados, o que estimula a revolta dos detratores e um falho argumento de defesa para os fãs. Entretanto, deve-se considerar uma probabilidade mínima de ambas virtudes cruzarem-se, mesmo que seja raro.

Inserir nomes de obras aqui seria desnecessário, visto que deve-se a uma visão pessoal e muitos de vocês dedicariam demasiados esforços em difamar o anime filosófico dos mechas gigantes, mas todos nós pensamos, intimamente, em nomes que em nossa perspectiva, mereçam a fama atingida por virtuoses aplaudíveis.

Será que Re entra nessa listinha? Novamente, se levado em conta a pessoalidade, eu digo que não. As dimensões alcançadas pelo boca a boca são absurdas. Para se ter ideia, meu irmão, que nem assiste o anime, possui um wallpaper de Lia em seu whatsapp. Mais do que isso são as páginas criadas para a série, grupos de discussão, traduções da LN e, é claro, as centenas de comentários provocados em reviews de sites variados, sendo esse site um dos maiores exemplos.

Mas acalmem-se (principalmente você, Mônica). Não estou em busca de convencê-los sobre a ruindade de Re. Não. Re é um bom anime, apenas discordo do alvoroço alcançado.

re_zero_volume_7_2-1024x744

O caminho da glória foi inesperado. A obra começou com pouca ansiedade e um razoável público despretensioso. A narrativa também não apresentou nada tão surpreendente. A premissa parecia uma básica jornada de redenção e autoajuda para valorizar e demonstrar o potencial do mais isolado dos “losers”. Um novo mundo, uma nova chance, uma nova pessoa. Poderes, uma dama para apoiar-lhe e vários rivais para combater.

Nada poderia ser mais diferente. Semana após semana, o roteiro abordou e transitou por gêneros e reviravoltas empolgantes e responsáveis pela celebrização instantânea. Algumas foram mais eficazes que outras, especialmente no que tange ao arco prévio da baleia, onde as coisas deram uma leve desgringolada.

Um design de personagem charmoso, uma trilha sonora com impacto, direção competente, uma parte técnica que, generalizando driblava um orçamento módico com talento e perspicácia e, é claro, um texto imprevisível e que buscava evitar, ao máximo, os clichês.

Estes elementos foram, em algum ponto, elevados tais quais proporcionaram uma avidez tão grande para o que viria no próximo domingo, e então, uma expectativa que acabou por ser o grande mal de Re.

A comparação com o conteúdo original é inválida, pois uma mídia deve ser avaliada isoladamente, tendo sua qualidade medida por suas características de forma independente, e Re, no audiovisual, teve seus piores momentos justamente no terço final, onde mais esperava-se dele.

706365

A imprevisibilidade do roteiro, que até então esmerava-se tanto quando o clima era feliz, quanto triste, após a recuperação mental de Subaru, enfrentou alguns obstáculos criativos e várias escolhas questionáveis que colocaram a série em cheque, como acontecimentos clichês e exagerados, dissonantes para o universo até então criado.

Por mais que o desenvolvimento de personagem do protagonista tenha sido torturante de acompanhar semanalmente, foi um trabalho de mestre a complexidade desenvolvida em sua construção. Porém, o que veio a seguir, inclusive no que tange a Subaru, que desenvolveu certas capacidades física se mentais abruptas, prejudicou o todo. O problema não é o ambiente tornado-se feliz, e sim como isso aconteceu. É defeito de desenvolvimento. Imaturidade ou pretensão, talvez.

Os três últimos capítulos retomaram o eixo, mas então, infelizmente, as últimas semanas contentaram-se em não assumir riscos, satisfeitos com o que fora atingido até então. Isso resultou, como já sabem, em uma despedida agridoce e bonita, mas longe do clímax intenso que fora esperado. Assim, Re passou de algo que poderia ser histórico e memorável, para um anime “apenas” acima da média. É um elogio que perde força justamente pelo potencial apresentado.

A sensação é de que a primeira temporada de Re acaba, mas não termina. São muitas perguntas que permanecem após os créditos finais. É óbvio que temos muito mais história a ser adaptada, mas como obra individual, o anime não tem um final satisfatório. É incompleto. Se tratando da indústria dos animes, é um artifício arriscado e que pode comprometer. Resta torcer, então, que as vendas sejam boas o suficiente para termos uma chance de vislumbrar o futuro de Emilia e sua turma, desta vez sem o perigo do hype exacerbado, de preferência.

Direção: 7,5
Roteiro: 7
Animação: 7,5
Trilha Sonora: 8
Entretenimento: 7
Envolvimento Emocional: 7

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria para a obra como um todo?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

tumblr_odprfehgf71qj5jqso1_500

E a próxima temporada?

Ainda teremos Orange semana que vem, mas como Re possui mais visibilidade, deixarei o seguinte comunicado aqui: para os que me adoram e me odeiam, afirmo que continuarei como redator semanal (a não ser que o Marco me chute após a próxima segunda). Não vejo trailers, baseando o que irei assistir apenas por sinopses e staff. Assim, iniciarei a conferir 3-gatus no Lion, Udon no Kuni, Girlish Number e Occultic Nine, além das segundas temporadas de Stray Dogs e Ajin. Resenharei o que mais me agradar nos primeiros episódios.

Nos vemos lá (ou não).

Review, análise do último episódio, chance de 2ª temporada e spoilers leves da obra (Opinião do Marco, o post escrito é do Carlos):

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fZ46cdIZVEA]

Carlos Dalla Corte

Curto 6 coisas: animes, cinema, escrever, k-pop, ler e reclamar. Juntei todas e criei um blog.

172 Resultados

  1. messyo disse:

    Será que esse ano ainda nos reserva um anime que irá repercutir pacas(mais que Re0)? ainda dá :p

  2. Reynald Leonardo disse:

    esperando por 3 anos para ver se pode chegar uma nova temporada de re:zero

  3. Bruno Bassi disse:

    Olha tudo que ele relata nesse e post e pura verdade e a realidade do Re:Zero , mesmo sendo muito pe no chao ele explica por que esse pontos negativos e desanimos no decorrer do anime ainda nos ultimos Ep , entao Eu tambem sou igual a ele , eu espera muito mais da parti do roteiro do anime e do desenvolvimento dos personagens no desenrolar da historia , Mas foi isso que nos recebemos enves de algo que poderia ser melhor , mas como falei Re:Zero foi anime que marco sim essa temporada nao o Ano por que nao foi que nem outros anime mas sim ele esta nos nossos pensamento e desejos de termos uma continuaçao e uma melhor melhor no roteiro e o personagens nessa 2 temporada ( si ela for sair , mas temos certeza que ela vira soque bem mais demorada doque o normal para um Anime) esse e minha opiniao sobre Re:Zero vamo dizer que 8 por 80 ou GOSTA ou NAO (^-^)

    • bruno disse:

      cara provavelmente só vai rola no final de 2018 ou em 2019 e 2020. se passa desse tempo acho que vai ficar um pouco mais difícil de ter uma nova temporada. mais o que me deixou mais intrigado nessa obra foi a forma como ela me fez querer ler muito a novel que não tem em pt e nem material pra mim ler. e foda, o jeito e espera por mais material e tomara que tem uma nova temporada, porque tem muita muita mais muita coisa mesmo pra explicar desenvolver e apresentar, como por exemplo: quem são os outros pecados, quem diabos e a bruxa, o que ela fez pra todo mundo odiar ela e qual seu envolvimento com o subaru, quem vai se tornar a raia, da onde a emília veio( não entendo isso, tipo não mostrou nem um elfo alem dela), cara tem muitas perguntas mais essas são as que eu mais me questiono.

      • Bruno Bassi disse:

        E uma das coisas que todo mundo fica se questionando acho que isso so pode ser respondido atras da light novel ou esperando uma continuaçao do anime mais e muito frustrante para quem esta companhando a obra em si

      • Pedro Alvares Pinto disse:

        Já mostrou todos os pecados menos o Orgulho, a Emília morava na Floresta junto com sua tia Fortuna e Petelgeuse (sim ele era do bem) a floresta é atacada por Pandora e Regulus, Petelgeuse absorve a essência da preguiça para tentar parar Regulus mas acaba enganado pelo poder da Pandora e matando Fortuna (era a mulher que ele amava) Petelgeuse se quebra mentalmente, Emilia perde o controle e congela a floresta junto com os elfos e ela mesmo.

  4. Marcelo Marques de Souza disse:

    Direção : 9
    Roteiro : 5
    Animação : 7
    Trilha sonora : 5
    Entretenimento : 1
    Envolvimento emocional : 0
    Nota final : 4/10. Só vi pra acompanhar o hype mesmo, pq depois do primeiro arco ja não tava mais nem aí.

  5. Gabriel Augusto Vidigal disse:

    Não concordo com muita coisa aqui, mas você expressou direitinho sua opinião, ficou um bom texto.

  6. Patrickzzz disse:

    Já falei o que achei do anime no outro post e agora não tenho o que falar aqui kk
    Mas achei o Hype justificado já que foi um dos melhores animes do ano apesar dos seus erros.
    Nota:9/10

  7. Igor Batista disse:

    Não gostei de terem cortado a parte final da rem, mais tbm não vou reclamar pq prefiro um anime que tenha um final fechado do que o anime terminar em aberto, e eu fica ansioso para uma proxima temporada e a mesma não acontecer, toda aquela ansiedade para ver o que ia acontece ir todo pro lixo, mais foi uma otima obra sem duvidas nenhuma um dos melhores anime, se não o melhor do ano.
    Nota:9/10

  8. Dalla Corte disse:

    Enfim, meus queridos, gostaria de fazer este comentário nas impressões finais, mas como passei o dia todo envolvido com alguém que passou deste plano físico, acumularam-se algumas centenas de comentários por lá, então optarei por este espaço para me manifestar pessoalmente.

    Comentar Re foi uma grande experiência para mim. Inesperadamente desafiadora. Alguns me irritaram de leve, enquanto eu creio ter angariado muitos ódios para minha pessoa.

    Saliento novamente eu meu vocabulário não visa confundir ninguém, nem tampouco me considero superior por isto. É meu estilo. Inerente. Inevitável.

    Além disso, com exceção da review do 22, onde realmente o intuito foi provocar uma boa parcela de detratores, espero ter feito um trabalho aceitável ao resenhar este anime.

    Sem mágoas, sem ressentimentos, sem ódio pessoal. Aguardo-os na próxima temporada.

  9. Emanuel Moreira disse:

    Direção:9

    Roteiro:8.5
    História:6.5
    Animação:7.5
    Design:9
    Entretenimento:7
    Trilha Sonora:9.6
    Envolvimento:5
    Nota final :7.5
    Desculpa aí galera,eu gosto de Re Zero em uns pontos e abobino em outros ,não entendo essa cobiça por re zero,eu vi os primeiros episódios e não vi nada de mais(aliás vi gore,e apartir daí ja fui com pé atrás),eu só resolvi acompanhar quando o anime REALMENTE se mostrou interessante pelo que o povo tava comentando,mas no final,trouxe aquelas memsas nuances e feelings do primeiro arco,ou seja,foi apenas um anime mediano,nao entendo essa nota 8.8 no myanimelist,aliás.
    Pros de re zero:
    -Abordagem do lado psicológico do protagonista que não era nada da vida.
    -Uso sensacional da animação e da música nas partes de suspense
    -Cenas dd suspense SUPER intensas,consegui na maioria das vezes sentir a pressão e o pânico do Subaru
    -Personagens sensacionais
    -A inserção correta da figura de uma bruxa
    -Opening 1 e Ending 2 Totalmente marcantes e incríveis
    Contras:
    -Furos
    -Roteiro chulo em alguns momentos
    -Má utilização dos personagens
    -Muita falta de inovação.Mesmo que os arcos sejam instigantes,inteligentes e divertidos o resultado final sempre será o mesmo,reverter até tudo da certo,isso meio que enjoa as vezes,torna-se ate previsível,no entanto.
    -Falta de realismo.
    Re Zero foi um bom anime,mas pra mim é apenas um anime de cristas e vales ,em que o nível de entretenimento permuta-se entre os arcos.
    Mesmo assim,aguardo ansiosamente por uma segunda temporada,eu quero muito saber mais dessa satella e também queria que a Beatrice fosse mais explorada.

  10. Gabriel Nascimento disse:

    Carlos analisa SAO pra mim é use os critérios que usou com Re,se SAO for melhor nesses critério tenho que discordar muito,e falar que SAO foi merecedor de seu sucesso tambem discordo,já que falou que Re não foi,bem o texto foi bem ótimo esclareceu bem sua opinião,faz tempo que discuto Qualidade X sucesso,já aceitei que nem sempre as obras que acho melhores que outras vão fazer sucesso,então não tenho mais paciência pra discutir isso.

    • Dalla Corte disse:

      Critério por critério, só perde em roteiro. Ademais, já deixei claro que meu gosto por SAO se deve também ao contexto de vida em que o anime me apareceu. E além disso, tenho a primeira temporada como favorita por opções emocionais, não em análise crítica total.

      Mesmo assim, quanto características de avaliação estrutural da obra, considero direção, ost e animação melhores na turma da Kirito.

      • Gabriel Nascimento disse:

        Bem,todo caminho vai para gosto pessoal,assistir e ler uma obra não só envolve só qualidade mas envolve a pessoal que está assistindo,não só seu gosto mas o contexto em que aquela obra se encaixa.Se ta falando que SAO é parecido com Re em seus critérios então admita que SAO não é merecedor de seu sucesso exagerado (se existe essa historia de merecimento mesmo)

        • Dalla Corte disse:

          Nunca disse que achava merecedor, apenas que gosto bastante. Isso de merecer ou não é algo frágil. Por comparação universal, anime por anime, obviamente SAO, Shingeki e outros colossos não possuem a qualidade que algumas obras comercialmente fracassadas continham.

          Não sei das vendas de Shirobako, mas um anime que acho merecedor da fama que carrega é EVA. De resto, Love Live, SAO, Shingeki, Girls uns Panzers. Não é preciso dizer que não são os maiores animes de todos os tempos.

      • Kankoro disse:

        Eu diria que a direção se destaca em ambos porém,concordo que SAO tem OSTs mais marcantes,principalmente as de ação (Re:Zero pecou nisso).

        A animação é indubitavelmente melhor também…A Segunda temporada de SAO tinha uns Sakuga delicia(A direção da segunda temporada de SAO também foi melhor do que a de Re:zero).

        • Dalla Corte disse:

          Pois é. A direção de SAO é mais consistente, falhando no que o roteiro fornece ao diretor trabalhar. Re desperdiçou algumas cenas de ação em potencial. Culpo os recursos também, mas é uma falha inegável.

          • Gabriel Nascimento disse:

            Eu acho o roteiro de Re melhor e envolvimento emocional,se bem que envolvimento emocional é bem pessoal então é algo que é de pessoa pra pessoa.

          • Dalla Corte disse:

            Envolvimento pessoal é, como bem diz, pessoal. Não há como definir o certo ou errado. Claro que se você se identificar com um boku no pico, deve-se questionar o caráter. Mas dentro da normalidade, é algo misterioso demais para dissertarmos.

  11. Mônica Azevedo disse:

    Hoje não Carlos.

    parei de ler na parte do SAO aí na discussão de baixo, até por que é óbvio que a primeira temporada foi a sua preferida né? Eu nem vou me da ao trabalho de falar do por que….

    Você acha EVA merecedor de sua fama??
    Gzuis, e o fim da humanidade. Literalmente., Ok,… foram 25 episódios de bate boca, não precisa responder, não quero começar outra discussão.

    Bom, eu me retiro, até por que Marcos fez um vídeo que praticamente leu a minha mente então se quiserem saber o que achei de re zero e só olhar o vídeo dele.

    Minha nota geral foi 8.7

    Agora me dê licença por que entre o Exagero em achar coisas boas no lixo como o da Sirlene, e o Olhar crítico que se resume a tentar encaixar a silhueta de um anime no molde de outro.

    Eu prefiro a sensatez e o equilíbrio das análises do Marco mesmo.

    • DouglasLK disse:

      Pelo visto não é somente o Subaru que muda da água pro vinho em pouco tempo, esse foi de longe um dos seus melhores comentários, segura meu like ae!

    • Pera ai senhorita, eu não acho coisas boas no lixo, mas apenas busco ver todos os pontos positivos dentro de uma obra, assim como todos os positivos e isto que vc faz quando vai falar sobre uma obra, achar os pós e contras, coloca na balança e no final fazer um julgamento objetivo ¬¬ – Eu não faço achismo e gosto pessoal (tá tem um pouquinho de gosto pessoal), eu faço um julgamentos em várias categorias dentro de uma obra, não apenas o enredo.

    • Gabriel Nascimento disse:

      Monica xispa daqui,como Tite diria: FALA MUITO! FALA MUITO!

      • Mônica Azevedo disse:

        E você? De que adianta você ter cérebro se o seu pensamento se resume ao que o CARLOS fala ou acha das coisas? Quando é que você vai pensar por si próprio e parar de botar um peso tão grande nas palavras dele?

        Você não tem vergonha não?

        • Gabriel Nascimento disse:

          Sua opinião é irrelevante,você não mentalidade pra analisar um anime,com certeza tenho minha opinião,já discordei varias vezes do Carlos,até na religião,então seu comentário é como dizemos…é…comentário de Monica.

          • Mônica Azevedo disse:

            Durma com essa. Da próxima vêz vê se chupa menos a opinião alheia.

          • Gabriel Nascimento disse:

            Não vou discutir com vc,como eu disse você é irrelevante e ignorante,e torço pra você superar isso,muito mesmo.

          • ehuwwehwh disse:

            Você tem problemas mentais.

          • ehuwwehwh disse:

            Você coloca a sua opinião ali, mesmo que o escritor seja objetivo você percebe que o gosto e concepções pessoais dele afetam a review. Marco é um bom exemplo disso, ele é bastante objetivo mas você ver o gosto dele nas reviews que ele escreve, isto é simplesmente a personalidade do escritor refletindo em seu trabalho. Agora se você não gostou, fale o que você não gostou sem ofender o escritor, para mim isto é uma baita falta de respeito e educação pelo trabalho de uma pessoa, você pode sentar o pau, mas saiba como replicar sem ser agressiva e machucar o escritor.

        • Dalla Corte disse:

          Falácia. Ele já discordou de vários textos meus, aqui e no twitter.

    • Dalla Corte disse:

      Ah, querida Mônica, você não muda. Me abstenho de comentar os animes que gosto, e além do mais, você fez esse comentário baseado no meu comentário, não na review.

      E bem, já tenho em mente que você baseia suas impressões de um texto de acordo com sua concordância ou não do conteúdo, baseado em suas próprias opiniões de minhas reviews.

      Até breve.

      • Mônica Azevedo disse:

        Errado. Você tirou isso da sua própria caxola só por que eu havia concordado com você sua UNICA análise que prestou ultimamente que foi a de perfect blue.

        Vai assistir o seu drama adolescente do qual magicamente cartas vão pro passado sem uma explicação plausível vai.. Afinal é triste né?

        E triste = filosófico.

        • Dalla Corte disse:

          Não. Baseado pelas reviews de Re mesmo.

          Como é difícil dialogar com alguém tão agressiva e disposta a atacar de maneira pessoal.

          Simplesmente ignorante seu comentário sobre Orange. Primeiro que já deixei bem claro minha decepção com vários episódios. Segundo que a própria review qual estamos comentando contém uma passagem onde deixo claro que não me é inadmissível gostar de algo pra cima, contanto que seja bem feito. O mesmo vale para o reverso.

          Se demonstra incapacidade de avaliar um texto sem considerar sua própria concordância, ao menos o confronte coerentemente.

          • Mônica Azevedo disse:

            Me poupe , seus últimos textos de re zero foi tudo feito de péssima vontade. Parecem as suas palavras que ninguém mais usa.

            São tão lindas quanto inúteis.
            São tão estéticas quanto desnecessárias. Parece a Emília, e bonita mas não serve pra nada.

            Filosófico do tipo, vamos jogar coisa com coisa no liquidificador junto do meu gosto pessoal obsessivo por EVA e Emisse e vamo vê no que vai dar., afinal, você odeia felicidade, só dá uma de filósofo coincidentemente(SERA??) em episódios “tristes”

            E ainda foi covarde, quando não conseguia fingir desagrado com a obra é a opinião pública CONTRARIA a sua, (afinal, você é arrogante demais pra ler ou levar em consideração os comentários dos outros que discordam de você) você resolveu apelar para a nojeira do populismo(marco anda seguindo o mesmo caminho, que pena)

            Adeus amor. Foi bom enquanto durou (mais especificamente até o episódio 20 de re zero onde por coincidência foi onde as coisas começaram a dar certo para o protagonista.)

            Tchauzinho. Pseudo-filósofo de araque.

          • Mônica, olha eu nunca te critiquei por um comentário, mas agora eu me sentir no dever de criticar, vc não gostou da review dele? de boas, eu também não concordo com um bocado de coisas que o Carlos escreve, mas review é isto, vc colocar a sua opinião ali, mesmo que vc seja objetivo vc percebe que o gosto e concepções da pessoa afetam ela, Marco por exemplo é bastante objetivo mas vc ver o gosto dele nas reviews que escreve, isto é a personalidade do escritor. Agora se vc não gostou, fale o que vc não gostou sem ofender o escritor, para mim isto é uma baita falta de respeito e educação pelo trabalho de uma pessoa, vc pode sentar o pau, mas saiba como replicar sem ser agressiva e machucar o escritor.

          • Dalla Corte disse:

            Desisti de dialogar com alguém que não desenvolveu tal habilidade. E por favor, fique longe de minhas reviews, se as enojam tanto. Seria um favor mútuo.

          • Mônica Azevedo disse:

            Durma com essa, Vilão.

    • lucas disse:

      Monica, vc tem twitter, snap, sei lá? qualquer coisa que dê pra mandar msg sem ser aqui em forma de comentário huaihauia

  12. Gabriel Nascimento disse:

    Re zero decaiu muito do ep 19 a 25,até o 18 tava muito bom.

  13. Cloudstep disse:

    Eu Adorei a série , importante pra mim é a obra me empolgar a vê-la e eu esperava ansiosamente os domingos. Particularmente acho as críticas totalmente forçadas. Se o anime deu “certo” é a mais comentada e é bem vendida mostra o quão boa é a obra. Todo anime tem suas “Falhas” agora importante é agradar a maioria e esse fez com maestria.

    • ton disse:

      Isso que o autor do texto comenta, sucesso vs qualidade. Há obras mto boas que não fizeram sucesso pois o público nao se identifica com a história pra chegar a comprar o produto. Se dizer que o anime é bom pelo que se comenta ou vende bem, Shingeki no Kyoji, Love Live são melhores que Rezero de longe pq venderam mto mais, 5 vezes mais no mínimo.

  14. Kankoro disse:

    Ótima review,o uso mais simplificado e,ao mesmo tempo,sofisticado do vocabulário tornou o texto prazeroso de se ler.

    Gostei muito das impressões do Redator durante esse percurso,ele demonstrou um pensamento profundo e sábio que conseguiu denotar bem o semblante da obra no geral (Salvo três reviews que não curtir muito : A do Sarcasmo,a de ideologia política e uma que ele opinou por escrever um texto apaziguador).

    Mas gostei de acompanhar vosso trabalho nesses 25 episódios.

    Absterei-me de comentar sobre o anime visto que já o fiz no tópico anterior,mas deixarei aqui minha nota.

    Animação – 8/10
    História – 9/10
    Direção – 8/10
    BGM – 7/10
    Entretenimento – 10/10

    Total :8,4/10

    Nunca usei envolvimento pessoal como critério,por isso não coloquei.

    Foi um prazer cavalheiros ~~

  15. Shiro disse:

    Gostei muito dessa review. Salientou bem os erros e acertos que Re teve durante sua jornada. Gostei muito das análises de Re, apesar de ter se perdido um pouco no episódio que gerou aquela treta toda lá, mas se recuperou nos últimos. Espero ansioso pelas próximas análises semanais.

    Tinha preparado um review, mas não vou postar tendo em vista que o Carlos e o Marco falaram quase tudo que tinha pra falar, faltando falar apenas do trabalho de dublagem que ficou sensacional, com destaque para o Kobayashi Yuusuke (seiyuu do Subaru) e o Matsuoka (seiyuu do Betelguese).

    Minha nota ficaria

    Direção: 8,5/10
    Animação: 8/10
    Roteiro: 7,5/10
    Trilha sonora: 7/10
    Entretenimento: 9/10

    Nota final: 8/10

  16. Yhan disse:

    Bom! E lá vamos nós!
    Re;Zero, um anime que eu jurava que seria apenas mais um anime bom e desconhecido que poucos iriam acompanhar, é, estranho como o sucesso e a fama surge do nada, mesmo que não seja uma obra-prima. Lembro no guia da temporada, a sinopse era bem interessante, e ninguém comentava sobre ele, quando surgiu os boatos que a obra seria Gore eu animei bastante, mas já estava esperando algo genérico, e claro, com certeza tem vários elementos genéricos na obra, não neguem que tem sim, mas decidi ver porque a obra prometia ser mais que isso e quebrar essa parede do clichê.

    O primeiro episódio já surpreendeu, uma das coisas raras que ocorre em séries(animes) é um episódio de 50min, isso para mim já é um ponto bem diferenciado e que mostra que o anime poderia mesmo fazer a diferença. Foi um episódio de estreia bem calmo, parecendo um simples slice of life mesmo, (Só tem uma coisa que eu fiquei questionando neste episódio, é a atitude do Subaru, ele do nada achou extremamente gratificante estar no mundo de fantasia, não sentiu medo, não ficou desesperado de ver criaturas diferentes, não se assustou e nem pensou ou se preocupou com seus familiares) até chegar no final que foi um banho de sangue e choque….

    O primeiro mini-arco eu gostei, aquele na taverna, eles procurando o brasão da Emília, a animação estava bem bonita e bem fluída, e também esse início funcionou melhor comigo porque era algo bem simples. Depois tivemos o arco na mansão que achei bem sem graça e achei que o anime viraria um harém chato quando surgiu as duas empregadas fofinhas, ainda bem que não, em si achei o arco chato, mas necessário para o desenvolvimento ou introdução da Rem e Ram. O próximo arco foi muito bom até o episódio 15, que foi o melhor e que me marcou mesmo, o que veio a seguir me desapontou um pouco, infelizmente, mas a caça a baleia foi no mínimo interessante.

    Uma coisa é fato, Re:Zero pegou conceitos genéricos e fez coisa diferente do habitual e demonstrou coisas inesperadas em certos episódios. Claro tudo isso foi possível por conta da bela direção, tiro meu chapéu para direção, mas as vezes ela pecava em algumas cenas e não mostrava nenhum desespero ou impacto, tem certas cenas na novel que são bem melhores e brutais. O fator do Subaru voltar no tempo é interessante, no começo funcionou bem, era imprevisível e dinâmico, infelizmente com o tempo se tornou meio óbvio e tirava a emoção das cenas já que sabíamos que teria jeito de arrumar.
    Ao decorrer dos episódios os personagens somem e aparecem, o autor realmente não sabe trabalhar com vários personagens, ele some com os iniciais, volta com eles apenas meio e some novamente, some com a protagonista, volta no final, eu acho que dava para trabalhar um pouco melhor nessa questão.
    Subaru é o personagem amado e odiado, eu considero que ele tem um desenvolvimento muito bom, única coisa que ele peca é no exagero, tem certas questões psicológicas e atitudes que davam para ser melhor trabalhadas, e muitas vezes ele parecia bipolar, sempre de um modo diferente (E no anime tentaram deixar ele mais inútil, porque cortaram umas coisinhas ali que ele fazia algo), ao menos no fim, compensou, ele admitiu seus erros e ficou menos arrogante.

    O final o povo já sabe, eu achei bonito e não é ruim, mas eu não gostei, é meio decepcionante e anti-climático demais, eu esperava algo diferente do habitual, foi algo mais do mesmo, finais versão disney, final feliz. A luta inicial é legal e fluída (Mesmo eu não achando a dinâmica muito boa porque não causa impacto para mim), o aparecimento da Satella é 100% broxante, esperava muito mais e a morte definitiva do Petelgeuse na roda da caroça é bem desapontador. Aquele final com a Emilia eu admito é bonito e emocionante sim, mas ainda esperava uma surpresa, ou mínimo mais um episódio para demonstrar o impacto sobre a Rem.
    Eu não acharia ruim se tivesse terminado no episódio 15, e seria super interessante explorar essas rotas que o subaru morre, o que aconteceria depois daquilo???

    A animação é boa, infelizmente ela é inconsistente em certos episódios mas em um geral consegue destacar-se em certos episódios, alguns estão bastante fluídos, outros menos detalhados e mais travados. A ambientação é linda! Uma das coisas legais de Re:Zero é seu ambiente e fotografia que em um geral sempre foi bonito, e eu adoro ambientes de fantasia, tem vários que são caprichados.
    Outra coisa é o Design e o traço, sério mesmo, as garotas tem um design maravilhoso, Emilia tem um dos design mais bonitos que vi nos últimos anos, o restante dos personagens também são bem feitos e eu adoro os monstros que aparecem nestes mundos de fantasia, Puck é um belo exemplo disso, quando ele surgiu no início achei o design bem bonito e quando ele surge como um gigante lobo eu me encantei!
    A trilha sonora é como o Marco disse, primeiro cour era simples, nada que se destacasse, eles até utilizaram a abertura em um episódio e sinceramente é algo que eu detesto, utilizarem a abertura como trilha sonora de uma cena impactante. O segundo cour se saiu muito bem na trilha sonora.
    E claro a dublagem, esse elenco foi muito bem escolhido, o dublador do Subaru se superou, ele se esforçou bastante e até em entrevista ele já falou que perdeu a voz graças aos gritos do Subaru, e pensar que o dublador do Subaru é o mesmo do Arslan, aquela voz super calma; A dubladora da Emilia foi bem gratificante, e o melhor que é uma dubladora que não fez muitos papéis, é bom ouvir vozes boas mais desconhecidas assim; E sinceramente esse foi o melhor trabalho do Matsuoka, ele deu uma personalidade incrível para o Petelgeuse; O episódio 21 que o Wilhelm solta um “Eu te amo” com uma emoção gigantesca, palmas para o dublador; E ainda tem o resto do elenco que foi muito bem escalado.

    Simplificando foi uma obra interessante sim, pena que pecou em se diferenciar das obras genéricas em geral, sempre achei que ela seria diferenciado, mas manteve o padrão e seguiu a linha das obras em gerais da indústria o que é uma pena porque tinha potencial para se destacar como algo diferente (Mas quem sabe isso não ocorra com o final definitivo da obra). O mundo de Re:Zero é bem criativo, eu gostei do conceito e tals, o problema é que não dá para julgar muito a obra em si, porque ainda tem muita história pela frente e muita coisa para explicar tipo: Quem enviou a Elsa para roubar o brasão? Quem é a Bruxa Satella? Ela quer a Emilia? Porque ela ama e trouxe o Subaru para este mundo? Porque ela deu esse poder para o Subaru, os atos dele não afetam os planos dela? Quem são os outros bispos e o que tem naquele livro deles? Cadê a Rem e Crusch?(Essa já sabemos), Quem é Reinhard na verdade? Quem vai ser a rainha escolhida?? E mais um monte de coisa……

    Direção: 8
    Roteiro: 7
    Animação: 7,5
    Trilha Sonora: 8
    Entretenimento: 7.5
    Envolvimento emocional: 7.5

    Nota Final: 8 (Eu queria dar uns 7, mas como a obra se esforçou e serviu de entretenimento moderado para mim e ainda não tem um final conclusivo eu darei uns 8 mesmo).

  17. Bom o anime me divertiu que é o mais importante para mim e por isso a minha nota é 7/10.

  18. E com esta review nos despedimos de Re:zero, o anime que gerou mais tretas e dividiu opiniões do ano. Eu gostei do anime em um todo, com toda a certeza ele não é uma obra prima, pelo contrario, ele tem suas falhas e acertos, além disso merece elogios para o mundo bem construído e quebra de certos clichês do gênero, além do fato de ter um punhado de personagens cuja a maioria são carismáticos, então se você não gostar do protagonista, dá para gostar de um ou dois outros (Crunch fia você é minha candidata eterna a rainha). Agora o que destacou re:zero para mim com toda a certeza foi este bendito protagonista, poucas obras um autor tem coragem de destruir uma personagem como este autor fez com o Subaru, a jogando o cara em um abismo de defeitos para todos o odiarem (menos eu, eu gostava dele). Nãoa chei a evolução dele ruim, depois de tanta merda, ele teria que mudar um pouco e tomar vergonha na cara mesmo. O final, achei bom para a obra, mas confesso que eu queria aquele final da noel porque estava esperando muito aquele twist, mas fica para um 00 de uma futura segunda temporada, caso eles deem uma segunda temporada para esta obra. Eu quero pelo menos uns ovas, isto já me basta.

  19. Cesar Peixoto disse:

    Análise muito precisa, de alta qualidade, parabéns! Confesso porém que a obra me agradou um pouco além. É bem verdade que a curva de recuperação do protagonista se mostrou acentuada, porém, houve momentos em que o autor se preocupou em demostrar uma certa vulnerabilidade do protagonista, que foi suprida com auxilio do enredo. Cito o discurso da Rem, em frente aquela grande arvore, quebra um pouco aquela mascara de confiança exagerada. Mais a frente, no episódio 22, e discurso do velho, no momento em que o protagonista estava abalado com as baixas daquele ,

  20. Rikimaru Ray disse:

    Eu daria nota 8 para Re:Zero. É uma nota que dou uma vez por temporada normalmente, sendo que vejo uns 30 animes por temporada. Mas ainda que não seja tanta coisa nota 8, é um anime que vai me deixar boas memórias, um anime que acompanhei durante 25 semanas e que esperava ansiosamente os próximos episódios…
    Além do mais, eu adorei aquele final, deve ter sido uma das poucas, senão a primeira vez que eu fiquei tão feliz a ponto de descer lágrimas dos olhos enquanto via tal cena, jamais vou me esquecer do quão feliz fiquei vendo aquilo, então para mim não poderia ter um final melhor. Agora é esperar uma nova temporada, mas não sei se vou estar tão ansioso quanto agora até tal temporada vir (se vir).

  21. Miqueias Silva disse:

    Re:Zero foi bom até o episódio 18,depois disso começou a decair e no final desceu a ladeira

  22. Cesar disse:

    Se eu for falar sobre o tema qualidade x sucesso aqui, iria escrever uma bíblia. No que tange o meio musical, que é minha maior paixão, vivemos o periodo mais mediocre da historia, seja aqui em nosso país ou fora. E mais uma vez isso é bastante pessoal, pra mim é lixo, pra outros não… No que tange as midias televisivas/cinematograficas, tambem, nao engulo sucessos de filmes de super-herois todo ano, nem series como TWD, lixos supervalorizados, preferindo os dramas que são na maioria das vezes ninguem conhece.

    Em Re, o Hype foi crescendo aos poucos, acho que depois do 13 as coisas deslancharam, grupos foram formados, Team Barusu x Team Die Subaru XD. E o grande sucesso da obra foi justamente depois de um certo periodo, começar a ser “pés no chão” com seu protagonista fracote e seus sentimentos, eu nao devo ter visto 1/4 dos animes que os cars daqui viram, mas todo o desenvolvido do Subaru, pra mim foi algo magistral e unico em termos de animes, os dialogos tambem pontuam entre os mais bem escritos, verossimeis, etc.

    O tamanho do sucesso conquistado foi muito merecido, mesmo que os episodios finais tenham quebrado o alto nivel dos arcos anteriores

  23. NicoNico disse:

    Bom, já comentei tudo oque tinha que falar no post anterior. No mais, só queria acrescentar que gosto/gostei das suas analises a respeito de Re: Zero, mas é claro que concordando com certas coisas e discordando de outras. Enfim, foram “ótimas” 25 semanas.

    E assim, eu digo que terminamos mais uma obra. E sobre a próxima temporada, espero um anime a nível de Re: que nos renda boas discussões.

    OBS: Chuta ele não Marco. Kkkkkkk.

  24. Zerefe disse:

    Sem muita ideia do que escrever e como avaliar,mas vamos lá!

    Re:Zero tinha uma premissa chamativa e que dava pra se imaginar que poderia ser algo genérico,ruim ou mesmo ser divertido,mas o episódio 1 me surpreendeu com a sanguinolência,o 2 foi mais morno sendo um pouco repetitivo,o 3 teve um climax legal e do 4 ao 6 foram mais slice of life com uns ganchos“covardes“que me deixavam louco pra saber o que aconteceu.A partir do 7 é que a coisa escala de vez com a revelação de quem tava assassinando o protagonista,ele tentando lidar com isso,flashback da best waifu e a conclusão do arco da mansão,isso entre episódio 7 e o 11(foram ótimos episódios.).Do 12 ao 18 é a decaída do Subaru ao fundo do poço,seleção real,apresentação de novos personagens e aonde tem dois episódios magnificos que foram o 15 e 18.Do 19 em seguinte o Subaru se reergue,tem vários momentos de ação com misto de emoção e a bela conclusão.

    O ponto mais alto do anime e que me fez gostar tanto foi a Rem amorzinho que virou minha best waifu,o impacto psicológico e o peso das cenas de violência e drama,tem algumas cenas de ação legais,mas a maioria não foi muito empolgante,e os personagens não me chamaram muito a atenção positivamente,com exceção da Rem amorzinho.

    Resumindo: tem alguns episódios mornos como do 4 ao 6 e alguns entre o 19 e o 25,o resto variou entre bons e excelentes episódios,foi bastante divertido e interessante ver o Subaru se desgraçando tanto,só achei inconsistente a evolução dele de uma ameba covarde para um estrategista cheio de coragem de um episódio para o outro.Tirando umas inconsistências e faltas de explicações foi um anime que mereceu meu 10,surpreendentemente me envolveu muito com a história mesmo eu não simpatizando tanto com os personagens,e os personagens são o meu critério principal de avaliação.

    Direção:9/10
    Roteiro:9/10
    Animação:9/10
    Trilha Sonora:9/10
    Envolvimento com a História:10/10
    Personagens:8/10
    Rem:1000000000000000000000000
    Nota final:9,5/10
    https://uploads.disquscdn.com/images/ca963de146c28c3d56cfa22e54f2fd389e438e524beeb145a9cfc916488d6914.jpg

  25. Shiba disse:

    ReZero foi aquele anime de sinopse simples e trailers que nao chamava muito minha atencao antes de sua estreia. Ja que eu esperava o famoso “mais do mesmo”.

    E o grande forte da obra pra mim foi ir alem das minhas expectativas e nao ser uma obra com acontecimentos tao previsiveis.

    Tantos a historia e os personagens sao muito envolventes. Eu nao odeio nenhum personagem da obra por incrivel que pareça.

    A Lia me conquistou logo de cara com design charmoso. Mas a Rem me conquistou com seu desenvolvimento e suas atitudes. Subaru tambem me surpreendeu. Seu desenvolvimento foi bom , o personagem mostrou que parar em mundo de fantasia nao é nenhum paraiso e pode ser ate pior que o inferno.

    O grande merito do anime ter dado certo é da direcao. Apesar de ser um novato esse diretor se mostrou talentoso em dirigir o seu primeiro grande anime. Nao esperava menos de um antigo membro da KyoAni.

    Roteiro – 9
    Direcao – 9
    Animacao – 9
    Trilha Sonora – 8
    Entretenimento – 10

    ReZero fez valer a pena esses 6 meses o acompanhando. Um anime bom que ficara no meu kokoro e no meu HD e esse anime eu faço questao de rever em BD.

    Ate rimou kkk.

    • Guilherme MS disse:

      Ai sim, gostei da sua avaliação por ser exatamente o que penso, em termos de entretenimento eu dou nota 10, em analise técnica fica pouco abaixo disso, mas fazia meses desde Shigatsu que não tinha um anime bom assim e o pessoal vem falar besteira e fazer uma análise meia boca, Re:zero foi um anime em boa parte imprevisível e que surpreendeu, com ótimos personagens, desenvolvimento consistente e com boa direção, e serviu de um ótimo entretenimento para a a comunidade otaku, o que promoveu discussão a cada episodio e mesmo assim falam que não é tão bom, fazer que , é opinião pessoal de quem escreveu o artigo.
      Na minha opinião é o melhor do ano até agora.

  26. Rick disse:

    alguem sabe onde está a Sirlene? to esperando o impressões de qualidea code até agora

  27. Mario Porfírio Souza disse:

    não adiantou nada falar de hype, que o pessoal ainda dá nota 4.5 no anime. hype é uma coisa cegante mesmo. kkkkkkkk

  28. Aline disse:

    O anime pra mim foi perfeito , o desenvolvimento do Subaru é um dos melhores que já vi , o anime mecheu comigo de um jeito nenhum outro conseguiu ..
    Re:zero nota 10000000
    Subaru nota :10000000

  29. Fabio R. Lima disse:

    a qualidade tecnica do anime está muito boa, a historia tbm gostei. a unica coisa q nao foi do meu agrado é a personalidade das pessoas. no arco da mansão. a REM, nao odiava Subaru, mas era muito fechada para ele, e matou ele sem hesitação nenhuma, não quis nem saber o que era ele ou quem era ele, simplesmente matou ele e ele voltando algumas vezes, fez ela no mesmo espaço de tempo, amar ele ? amor não funciona desse jeito, a pessoa em uma hora está nem ai pra voce, pode te matar a qualquer minuto e no outro te ama ? a mesma coisa vale para o Subaru, ele é 100% motivacional no começo, depois de algumas merdas, ele fica 100% lixão e depressivo e do nada ele volta ao 100% motivação ?. pra mim essa é a unica coisa q o autor peca nessa obra, os picos do emocional de todo mundo vibra demais. mas de resto, foi uma boa obra.

    • Leo disse:

      Também gostei da história e tudo mais. Concordo que a variação emocional de alguns personagens também me incomodou. Era muito 8 ou 80. E preferia a fase mais “dark” do Subaru.
      Mesmo assim, é uma obra que me divertiu bastante e vou esperar uma segunda temporada. Se até agora estou esperando a season 3 de Chiyahafuru, esperar por 2 anos por ReZero 2 vai ser moleza… rs

      • Fabio R. Lima disse:

        é complicado isso né, no mundo real nao é desse jeito q funciona e se for ve bem, foi meio corrido poderia ter dado um intervalo maior entre as passagens de tempo, tipo os acontecimentos era coisa de 2, 3 dias. poderiam ter colocado alguns meses entre os acontecimentos. se a gente for analisar bem, quanto tempo passou dentro do mundo de REZERO, alguns meses ?

        • Leo disse:

          É, foi rápido demais. Toda essa variação de humor em um curto espaço de tempo é meio complicado de engolir, mas fora isso a obra me divertiu. Apesar do final ser bem clichê, eu meio que gostei do happy end.

    • Joceilson Silva disse:

      Como assim amigo?, pelo visto tu não assistiu Re: Zero, porque o Re: Zero que eu assisti, a Rem viu o mundo e a vida de uma forma diferente do jeito que ela via, o cara quase morreu para salvar ela, ia se sacrificar para salvar as duas, com elas vendo tudo e o cara vem me dizer que ela muda de opinião de uma hora para outra? kk, recomendo a assistir Re: Zero novamente.

  30. israel disse:

    foi muito foda o melhor desse ano

  31. kingumaga disse:

    Me incomoda um pouco da maldição do Subaru não ter sido totalmente explicada ainda, pelo jeito nem a novel tem a resposta ainda.

  32. Joceilson Silva disse:

    A única parte que odiei no anime é o episódio que o Subaru vira um merda, sai implorando de casa em casa por ajuda, sem dúvidas o pior episódio do anime, mas tem uma certa lógica, afinal ele é um humano comum e sofre assim como nós sofremos com problemas psicológicos, e outra coisa que sem dúvidas pode impactar na nota geral do anime, e nas vendas de DVD e Blu-ray é o fato deles terem depenado o volume 09 no anime, simplesmente colocaram um pedacinho do volume, e deixou esse final ai, e a prova de que os fãs não gostaram é o fato da produtora agora estar espalhando Outdoors pela cidade inteira pedindo aos fãs para acompanharem a LN. Acho que não custava nada terem feito um episódio duplo para o final, assim como o episódio de abertura do anime que foi feito em duas partes, agora é torcer para que essa indignação não afete os fãs por lá, porque é uma obra muito linda e com um vasto conteúdo.

  33. endryo disse:

    Re:Zero começa como mais uma obra de fantasia e etc,parecendo muito algo cliche mas com um leve tom de comédia… e assim se permanece até chegar no arco 2,o da mansão onde ja notamos o autor brincando com o psicologico e desconhecimento humano tendo o Subaru sendo surpreendido por quem o estava matando ou até mesmo como estava sendo morto e assim também tendo algumas rachaduras em seu psicologico,mas no ep 13 então temos oque mudou o rumo da historia com um Subaru com uma crise do “possesão” da Emilia e a vendo sempre em perigo… e então no ep 14 temos oque despedaçou toda a mentalidade do protagonista com ele chegando ao vilarejo e encontrando todos no local mortos e não só isso mas também a Rem morta,não só isso mas entrando na mansão e encontrando até mesmo as crianças mortas e sendo morto cruelmente novamente… após isso ficando em um estado de choque completo até que em seu caminho para o retorno da mansão se encontra com o vilão do arco:Petelgeuse Romanee-Conti um vilão extremamente bem trabalhado com um otimo dublador por trás… e então temos o protagonista voltando a si embora ainda com seu psicologico afetado (e entrando em uma depressão) em todo este caminho a partir do ep 13 temos um otimo trabalho da Soundtrack e muitos plot twists assim como misterios. mas novamente voltando a linha temporal chegamos ao ep 18 onde Subaru finalmente se recupera e também nota que ele não era o ser humano podre que achava ser. após isso temos uma ÉPICA batalha contra uma baleia gigante,embora com seus furos (pelo menos no anime) como o Subaru chegando ao chifre da Baleia. e pra finalizar a batalha contra o culto da Bruxa trazendo mais um plot twist. e depois prosseguindo para o gran-finale com Subaru agindo finalmente como um heroi em uma corrida contra o tempo para salvar sua amada e terminamos a obra em um lindo dialogo.
    em um todo Re:Zero teve seus altos e baixos mas foi uma obra extremamente divertida de se assistir,teve furos no anime pelo fato de o mesmo não ter tempo para colocar demasiados detalhes ou até mesmo pq muitas respostas vem nos arcos futuros,tivemos cortes (muitos) mas nada que afete totalmente a historia,embora também tivemos algumas inconsistencias na historia.
    em um todo Re:Zero foi uma obra a qual eu daria um 8/10 e com toda certeza uma obra que recomendarei sempre e que faltará em meus domingos e com o titulo de seu episodio final me despeço desta maravilhosa obra.
    That’s All This Story Is About

  34. junior disse:

    Não tenho muito oq dizer, pq praticamente tudo que eu ia fala tem nos comenterios, mais para mim Re:Zero foi uma grande obra, ja tinha muito tempo que não via um anime que me empolgava todo semana, Esse final eu amei,Principalmente na parte de Subaru com Emilia, uma pena ter chegado ao fim, Mais gostei como acabou pq se não tiver 2 temporda o anime tá com um otimo fechamente.
    Emilia <3

    • Jabiraldo Edmilson disse:

      vote cara q daora, pq n manda suas notas para o criador do anime, vc tem uma capacidade para fazer analises de desenhos q eh incrivel. Futuro Bacharel em Ciencias dos Desenhos Animados

  35. Henrique Albuquerque disse:

    Anime bom com hype exagerado, começa surpreendente e depois vai esfriando ao longo dos episódios, não é ruim, eu assisti recentemente, na minha opinião é acima da média….. acredito que se eu tivesse visto semanalmente minha opinião poderia ser diferente. Todos falavam sobre “Melhor do ano, melhor da temporada”, isso me deixou com expectativas que não foram atingidas devido aos furos de adaptação, o anime é acima da média, e concordo 100% com a critica. Aliás Parabéns.

Deixe um comentário