Impressões semanais: Hentai Ouji to Warawanai Neko 04: O incrível plano de Tsukushi.

As vezes esqueço que HenNeko é uma comédia. Eu simplesmente não esperava por isso.

Pode ser pretensão de minha parte, mas se me perguntarem do que se trata HenNeko eu certamente diria ser uma historia de relacionamentos com um retrato mais especificamente entre jovens. O enfoque é no convívio de Yokodera com as garotas ao seu redor e nos problemas que eles passam. É uma narrativa relativamente parecida com as de visual novels adaptados para anime como Kanon e Clannad onde a cada etapa o protagonista deve ajudar uma das garotas enquanto ao mesmo tempo começa a se relacionar melhor com cada uma delas. Esse tipo de roteiro é bem clichê e difícil de entreter o espectador se não tiver uma boa construção dos personagens o que já é uma tarefa difícil para animes onde quase sempre são rasos. 

Yokodera tentando saber o que pensam as garotas.

A série durante os quatro últimos episódios seguiu todos os requisitos necessários para esse tipo de narrativa funcionar e nesse quinto episódio não foi diferente, apesar de em parte ter me decepcionado. Tivemos Yokodera novamente afirmando para mim ser um dos melhores (está empatado com o Maou e não, nada de Eren ou Ledo) personagens masculinos dessa temporada, mostrando ter lábia, sabendo ser sincero nos momentos certos e enfrentando de frente situações que ele deveria se portar de tal maneira. 
Foi interessante ver o rapaz se preocupando com Tsukiko em especial quando ela estava se trocando. Ele questionando internamente se estava forçando a mesma a fazer aquilo, ótimo momento de evidência do problema de relação não só dos dois, mas de vários casais em geral, sejam amigos, parentes ou namorados. Saber o que a outra pessoa esta sentindo nunca é algo de fácil cognição, pois é impossível ter ciência do que se passa na cabeça do ser vivo ao seu lado. Ele pode estar feliz em seu exterior, mas por dentro desesperado e desamparado. 
O momento em que Yokodera não se deixa abater e enfrenta Tsukushi em frente à casa dela é outra notável cena. Gostaria que alguém comentasse um protagonista desse tipo de anime romcom que fizesse o mesmo que Yokodera e enfrentasse a Tsukushi ao invés de pedir desculpas e inventar algo. Ela acreditar na lorota dele além de ser uma das piadas do episódio evidência que nem mesmo ela que tem maturidade. Bem, já que comecei a comentar sobre ela, vamos falar do grande plano.

Dizem que a fase Crescente da lua é favorável para romances. Será mesmo Tsukiko?

Se casar com a irmã menor? What? Eu realmente assisti isso? Como eu disse lá na chamada do post, às vezes esqueço que HenNeko é uma comédia, entretanto foi a primeira vez que realmente o autor decidiu por o elemento cômico acima do desenvolvimento dos personagens, fazendo inevitavelmente não surtir o efeito desejado. Não conferi a novel ou o manga, por isso não sei se a adaptação está sendo fiel ou não, mas nessa cena ficou esclarecido até aonde o anime quer chegar. Convenhamos, aqui se tinha uma ferramenta dramática poderosa nas mãos e decidiu-se optar por um caminho totalmente ao contrário. Imagina se todos os problemas das duas não resultassem da perda dos pais? Poxa, elas eram crianças e começaram a viver sozinhas(?), não dava para prosseguir sem dificuldades mesmo que não fossem financeiras e sim psicológicas  O autor ou o roteirista me deu um tapa na cara e me lembrou de que isso é uma comedia romântica e que será até o final mesmo tendo uma dinâmica e construção de personagens acima da média. Posso enfim dizer que não, não teremos um novo Sakurasou. 
Esse episódio também continuou o desenvolvimento da relação entre Yokodera e Tsukiko. Não sei se a declaração dele de que a vê somente como uma irmãzinha é algo sincero ou apenas outra piada do anime, mas é evidente que ela sente algo por ele e parece notar que o rapaz não transmite o mesmo. Realmente não sei até que ponto a historia irá se aprofundar nessa questão, de qualquer forma os dois até aqui estão tendo uma boa química, então espero algo no mínimo interessante. E que plot twister foi esse no final? Será que a partir daqui o anime vai ligar a opção nosense e apelar somente para a comédia exagerada? Rogo a Madoka que não.

Fico imaginando se Tsukiko continuará com esse pensamento negativo sobre sentimentos até o final do anime.

Não sei o que esperar de HenNeko a partir de agora, as chances de desmoronar tudo o que construiu parecem relativamente altas e acabar no fim se tornando algo mediano. Enfim, depois de quatro bons episódios, começamos a ter uma recaída na historia e semana que vem poderá ser o momento definitivo da série.

9 Resultados

  1. Marco disse:

    O anime esta seguindo o manga(e consequentemente a LN) só que com o pé no acelerador, eles já usaram 2 LNs em 4 episódios, comparativamente Sakurasou usava 4 a 5 episódios por volume e mesmo assim cortava algumas partes da LN, fico só imaginando o quanto eles estão pulando da LN em HenNeko. Eu só li o manga e posso dizer que eles estão seguindo a historia corretamente só que pulando muita coisa e deixando só o principal mesmo, foi legal no episodio 1(o qual teve varias partes originais) mas a longo prazo não parece estar sendo produtivo.

    Como eu disse a um tempo eu não esperava muito dessa serie já que tinha lido o manga e não fiquei muito impressionado, não que seja ruim, é mediano e da pra rir. O primeiro episodio do anime foi até melhor que o manga mas to achando o manga melhor que o anime a longo prazo, principalmente por cortar menos coisas. Pra mim a serie está mediana e espero que se mantenha assim ou melhore. O que li do manga só vai até o próximo episodio então não sei se a historia vai melhorar, piorar ou se manter daqui pra frente.

    • Adramalesh disse:

      Por essa média, posso supor que eles querem adaptar todos os volumes disponiveis. E caramba, estão pulando cenas até do manga? Isso explica pequenas momentos desconeços durante os episódios.

      Normalmente eu avalio se acho algo mediano comparando com outros animes do mesmo gênero, até poque avaliar com um SnK ou Gargantia é injusto. Bem, de muitos animes romcom esse se destaca pelo que falei no post, o desenvolvimento dos personagens, até porque a comédia sim é mediana e serve mais para acentuar o carismas dos personagens.

      • Marco disse:

        Hum, meu “mediano” = “bom mas nem tanto”, os únicos animes que estão acima de mediano pra mim nessa temporada é SnK e Maou que estão ambos com um “muito bom” por enquanto. Gargantia tava com um “bom” mas depois do episodio 3 e 5 foi pra mediano também. Avalio isso pelo entretenimento e minha ansiedade em ver o próximo episodio. SnK e Maou são os únicos que aguardo ansiosamente pra ver toda semana, os outros não me importo de assistir vários dias depois do lançamento do episodio. Mas acho que o “mediano” da maioria das pessoas significa genérico/descartável, esses eu classifico como “da pra ver”.

        Muito bom = SnK, Maou
        Bom = —
        Mediano = Gargantia, HenNeko
        “Da pra ver” = OreGairu, Nyaruko, Oreimo 2, Crime Edge
        Genérico/ruim = Date a Live, Samurai Girls, Valvrave
        Ruim = Mushibugyo

  2. Tanaka disse:

    Eren e Ledo são personagens que dependem mais do desenvolvimento ao passo que Maou e Youto já possuem um carisma intrínseco a suas próprias personalidades. Logo, sim, Maou e Youto são realmente mais carismáticos do que os outros dois.

    Me surpreendi pelo Tsukushi ter acreditado naquela mentira óbvia, mas depois me lembrei que o Yokodera já havia engano ela facilmente no primeiro episódio também.

    Senti falta de mais tempo de tela com a Asuza. Eu sei que não era o episódio dela, mas pareciam haver algumas cenas cortadas.

    A declaração da nee-san foi realmente tirada de algum lugar que prefiro não especificar, mas eu curti os ruídos e gemidos que ela deu antes de se explicar. Ao menos agora é um triângulo amoroso ao invés de hum harém, e isso é sempre bom.

    Eu gostei da atitude de Tsukiko ao fim, em que ela decide abdicar dos sentimentos em prol da irmã mais velha. Foi tão sutil, principalmente pelo fato da outra não ter conhecimento disso.

  3. Eu não vejo nada demais no Yokodera, nem em suas atitudes, nem na forma como é construído. Ele é só um personagem padrão, não é tão diferente de outros protagonistas de romcoms que ficam platinando na média. Maou, Kyosuke, Yokodera (personagens de animes do gênero que estou assistindo nessa temporada) estão no mesmo patamar, vai. O que o Yokodera faz é o básico, ao ser o herói pronto para salvar o dia, cometendo nesse meio tempo algumas besteiras, aprendendo no processo e criando laços com as garotas. Aliás, neste aspecto o Maou se sobressai, mas apenas porque o anime do qual ele faz parte é um hibrido muito bacana entre romcom e fantasia, fugindo um pouco das características do gênero. Mas só um pouco.

    Mas eu gosto muito do Yokodera, ele é divertido e fofo. Sobre você ter se esquecido que isto é uma comédia romântica, não justifica algo fraco que poderia ser melhor trabalhado, só que no caso de HenNeko, a motivação da história é ser random e genérico. Ficarei surpresa se fizerem o mesmo que em Chuunibyou, optando por uma narrativa mais séria na segunda parte. Pelos rumos tomados, acho improvável.

    De qualquer forma, estou gostando de HenNeko, só fiquei chateada pelo ritmo estar muito rápido. Sério, dava pra explorar mais e com mais calma a troca de características entre os personagens e todo o conflito que isso ocasionou, deixando a parte da Tsukiko amorzinho lá para o episódio 06. Enfim, não me surpreende a forma como o conflito entre as irmãs foi resolvido, ei ri com aquilo. Em vários aspectos, HenNeko está me lembrando um Kore wa Zombie DesuKa mais amor e menos bagaceira hahahaaha XD

    P.S.: Até aqui HenNeko faz muito pouco para ser mais do que mediano, mas nossa, conseguiu me comprar com toda essa simplicidade meiga.

    • Adramalesh disse:

      Vocês está falando assim do Yokodera porque eu disse que ele está melhor que seu querido Ledo, confessa vai XD

      Por mais que eu possa estar exagerando ao dar esse elogio a ele, não consigo titula-lo como personagem mediano de animes romcom. Certo, o desenvolvimento dele não é dos mais destacáveis e bem construídos, mas a interação com as garotas está bem trabalhado e ele é um personagem que foge da regra por simplesmente tomar atitudes que normalmente outros nem pensariam em fazer. O rapaz é direto e decisivo de mais para personagens desse gênero ainda mais quando comparo a outros vários que conheço. E essa superestimação também se deve ao meu desagrado quanto aos outros dois personagens que fiz comparação no post, provavelmente pela razão que o Tanaka-san citou em seu comentário.

      Será que eu estava esperando de mais do anime por causa da sua boa execução até aqui? Pode ser, todavia vamos confessar que a interação e os problemas entre os personagens estavam sendo mais destacados e com mais enfoque que a comédia, não? O anime até a cena da revelação da Tsukushi nunca havia levado o lado cômico tão a frente, por isso meu comentário sobre esquecer que ele é uma comédia, pois ela não era o destaque e o enfoque até aqui, não ao meu ver.

      p.s: primeira vez que comenta um post meu, até fiquei nervoso quando vi de quem era hahaha

      • Hahaha nem, nem, não tenho apego algum ao Ledo, apesar de nutrir simpatia.

        Eu continuo não vendo nada que diferencie o Yokodera de outros protagonistas do gênero. Francamente, os motivos citados é algo fácil de se encontrar em um bom romcom, você só não verá isso frequentemente em haréns genuínos. Yokodera segue a cartilha básica, em Chuunibyou mesmo, o Yuuta não defendia a Rika? Ele não era muito legal? Em Toradora, quantas vezes o Ryuuji enfrentou os familiares para defender a Taiga? Dois exemplos expressivos, um antigo e um atual. Até aqui, Yokodera não se destaca neste aspecto, IMO. Mas sim, ele é simpático, eu gosto dele.

        Sobre os elementos cômicos, eu tô rindo das situações dos três personagens desde o primeiro episódio e também me sentindo muito empatia com o aspecto romântico XD. A série tem um humor um pouco mais refinado e nunca levaram o drama realmente a sério, apesar de ser a linha de execução. É mais uma ferramenta de progressão do que qualquer coisa, e isso meio que se confirmou pra mim neste episódio.

        • Adramalesh disse:

          Hum, tem razão que posso estar confundindo protagonistas de harém com de romcom, apesar de que a diferença é sutil, pelo menos para mim.

          O Yuuta ao meu ver, defendia a Rika e até mesmo começou a se envolver com ela principalmente porque a irmã dela o empurrou. Toda vez que situação ficava difícil ela pedia auxilio dele. Isso acabou me dando a impressão de que ele até determinada parte do anime não tomava as atitudes por vontade própria, ao contrário do Yokodera.

          A unica coisa que me incomodou no Ryuuji foi o fato da Kawashima esfregar na cara dele( na cada de todos na verdade) toda a situação e o rapaz não perceber, mas isso é algo normal nesse tipo de personagem. De toda maneira ele é com certeza melhor que o Yokodera, nisso não posso negar.

          Já acho que a comédia era uma ferramenta apenas para acentuar a relação deles e criar um carisma maior, ou seja, ela que na verdade era uma das ferramentas de roteiro. Bem, pelo menos até a cena da Tsukushi, agora já acho que irá seguir pela linha descrita por você.

          • Bom, em favor do Ryuuji, eu digo que para inexperientes no amor, nem sempre é tão perceptível notar o sentimento do outro, principalmente se ele for muito próximo. Faz alguns anos que eu assisti, nem lembro com exatidão, então nem posso falar muito, o Ryuuji sempre foi muito devagar 😀

Deixe um comentário