Impressões semanais: Hentai Ouji to Warawanai Neko 04: O incrível plano de Tsukushi.

As vezes esqueço que HenNeko é uma comédia. Eu simplesmente não esperava por isso.

Pode ser pretensão de minha parte, mas se me perguntarem do que se trata HenNeko eu certamente diria ser uma historia de relacionamentos com um retrato mais especificamente entre jovens. O enfoque é no convívio de Yokodera com as garotas ao seu redor e nos problemas que eles passam. É uma narrativa relativamente parecida com as de visual novels adaptados para anime como Kanon e Clannad onde a cada etapa o protagonista deve ajudar uma das garotas enquanto ao mesmo tempo começa a se relacionar melhor com cada uma delas. Esse tipo de roteiro é bem clichê e difícil de entreter o espectador se não tiver uma boa construção dos personagens o que já é uma tarefa difícil para animes onde quase sempre são rasos. 

Yokodera tentando saber o que pensam as garotas.

A série durante os quatro últimos episódios seguiu todos os requisitos necessários para esse tipo de narrativa funcionar e nesse quinto episódio não foi diferente, apesar de em parte ter me decepcionado. Tivemos Yokodera novamente afirmando para mim ser um dos melhores (está empatado com o Maou e não, nada de Eren ou Ledo) personagens masculinos dessa temporada, mostrando ter lábia, sabendo ser sincero nos momentos certos e enfrentando de frente situações que ele deveria se portar de tal maneira. 
Foi interessante ver o rapaz se preocupando com Tsukiko em especial quando ela estava se trocando. Ele questionando internamente se estava forçando a mesma a fazer aquilo, ótimo momento de evidência do problema de relação não só dos dois, mas de vários casais em geral, sejam amigos, parentes ou namorados. Saber o que a outra pessoa esta sentindo nunca é algo de fácil cognição, pois é impossível ter ciência do que se passa na cabeça do ser vivo ao seu lado. Ele pode estar feliz em seu exterior, mas por dentro desesperado e desamparado. 
O momento em que Yokodera não se deixa abater e enfrenta Tsukushi em frente à casa dela é outra notável cena. Gostaria que alguém comentasse um protagonista desse tipo de anime romcom que fizesse o mesmo que Yokodera e enfrentasse a Tsukushi ao invés de pedir desculpas e inventar algo. Ela acreditar na lorota dele além de ser uma das piadas do episódio evidência que nem mesmo ela que tem maturidade. Bem, já que comecei a comentar sobre ela, vamos falar do grande plano.

Dizem que a fase Crescente da lua é favorável para romances. Será mesmo Tsukiko?

Se casar com a irmã menor? What? Eu realmente assisti isso? Como eu disse lá na chamada do post, às vezes esqueço que HenNeko é uma comédia, entretanto foi a primeira vez que realmente o autor decidiu por o elemento cômico acima do desenvolvimento dos personagens, fazendo inevitavelmente não surtir o efeito desejado. Não conferi a novel ou o manga, por isso não sei se a adaptação está sendo fiel ou não, mas nessa cena ficou esclarecido até aonde o anime quer chegar. Convenhamos, aqui se tinha uma ferramenta dramática poderosa nas mãos e decidiu-se optar por um caminho totalmente ao contrário. Imagina se todos os problemas das duas não resultassem da perda dos pais? Poxa, elas eram crianças e começaram a viver sozinhas(?), não dava para prosseguir sem dificuldades mesmo que não fossem financeiras e sim psicológicas  O autor ou o roteirista me deu um tapa na cara e me lembrou de que isso é uma comedia romântica e que será até o final mesmo tendo uma dinâmica e construção de personagens acima da média. Posso enfim dizer que não, não teremos um novo Sakurasou. 
Esse episódio também continuou o desenvolvimento da relação entre Yokodera e Tsukiko. Não sei se a declaração dele de que a vê somente como uma irmãzinha é algo sincero ou apenas outra piada do anime, mas é evidente que ela sente algo por ele e parece notar que o rapaz não transmite o mesmo. Realmente não sei até que ponto a historia irá se aprofundar nessa questão, de qualquer forma os dois até aqui estão tendo uma boa química, então espero algo no mínimo interessante. E que plot twister foi esse no final? Será que a partir daqui o anime vai ligar a opção nosense e apelar somente para a comédia exagerada? Rogo a Madoka que não.

Fico imaginando se Tsukiko continuará com esse pensamento negativo sobre sentimentos até o final do anime.

Não sei o que esperar de HenNeko a partir de agora, as chances de desmoronar tudo o que construiu parecem relativamente altas e acabar no fim se tornando algo mediano. Enfim, depois de quatro bons episódios, começamos a ter uma recaída na historia e semana que vem poderá ser o momento definitivo da série.