Analisando e interpretando a ED de Shingeki no Kyojin.

A história de uma garota que se tornou forte.

Não há o que se discutir, um dos maiores atrativos ao ver um anime é conferir a sua OP ou ED. A maioria dessas produções segue um roteiro bem didático e pouco original (que ainda não deixa de ser divertido de ver), mas uma vez ou outra surge aquele trabalho feito com um pouco mais de carinho, ou melhor, com uma ótica mais metafórica que se torna bastante interessante de se analisar. Psycho Pass da temporada passada é um bom exemplo com sua segunda OP, onde cada cena tinha um significado para algum fato do anime e  até mesmo alguns trechos  usados para nos apresentar melhor algumas questões sobre os personagens. Quem assistiu e for rever a OP vai entender do que estou falando, é só prestar atenção e observar, tudo ali tem um sentido.
Mas bem, não é de Psycho Pass que se trata este post. Vamos falar de Shingeki no Kyojin, ou melhor, de sua belíssima ED com a música de nome “Utsukushiki Zankoku na Sekai” e cantada pela Yoko Hikasa. Naturalmente podem haver outros significados e se tiverem alguma análise diferente da minha sintam-se convidados para comentar. Certo, que venham os meus devaneios.
A ED já começa com uma cena do que seria algumas estrelas e planetas, enfim, o espaço. A letra da música inicia-se: “Este sonho é o refugio do meu coração/ É mais frágil que sua vida” e logo depois aparece a Mikasa criança correndo. O trecho da música já deixa explicito que estamos no interior dela, ou melhor, estamos vendo a representação de seus sentimentos, mas quais? O espaço da uma dica: não há nada maior e mais sombrio do que ele, você logo pode associar ao sentimento da solidão, de não conseguir entender nada a sua frente (ele é sempre visto como um mistério, como algo incerto) ou simplesmente de estar confusa.
 A floresta aonde ela corre também seria uma alegoria a sensação de estar perdida (florestas costumam serem usadas em histórias onde pessoas se perdem, é uma associação simples até). Podemos então agregar toda essa duas primeira partes da interpretação ao momento em que a Mikasa presencia a morte de seus pais e é sequestrada. Não haveria outro modo dela se sentir naquele momento do que confusa, perdida e até sozinha.
“Não importa quantas vezes o abandone, você o acha novamente/Vamos, durma em paz”. Mikasa para ao fim da última estrofe escrita e observamos várias facas ao seu redor. A letra da música a lembra de que mesmo desesperada ela sempre irá encontrar seu alicerce e sua força novamente, que sempre poderá se levantar e achar o seu caminho. O significado dessas facas fica mais claro na próxima parte.
“Minha fúria pulsante mancha meus desejos”. Algo começa a reagir ao redor de Mikasa e quando percebemos, ela está segurando uma das facas. A faca é a representação da sua força, basta lembrar o instrumento que ela usou para reagir e atacar o bandido na cabana quando Eren estava correndo perigo. Na ED, Mikasa segurar a faca seria o momento em que ela ganha sua força. “Antes que eu os esqueça, só para relembrá-los”. Essa parte enfatiza que mesmo em novos momentos difíceis, ela não irá desistir. Percebam que durante essas estrofes a música toma uma sonoridade mais forte e crescente preparando para o que viria.
Mikasa após segurar a faca se transforma e já não estamos mais em seu interior. Note que nesse momento a ED ganha cores mais claras alusão ao renascimento da garota. Mikasa também fica mais velha, com um olhar mais determinado, até seu novo corte de cabelo mais curto simboliza esse renascimento. Ela agora é uma mulher.
Após essa transformação, a música chega a seu refrão e entonação máxima. “Neste mundo lindo e cruel.” Surgem dois pássaros que simbolizam a liberdade, algo belo que ela almeja (que todos do anime almejam).
Mas que a mesma apenas pode observar (os pássaros indo embora), pois é um mundo cruel onde essa liberdade terá que ser ganha em uma batalha feroz.
“Continuamos nos perguntando, por que fomos nós que sobrevivemos/O que vamos proteger/ Com nossa força e nossa fraqueza/ se a razão não mais importa?”. Mikasa olha para traz e avista a verdadeira fonte de toda sua força e vontade de viver: Eren.
 E mesmo com o questionamento que faz na letra da música, ela segue na direção dele, ela vai em frente, pois é a única escolha a se fazer.

4 Resultados

  1. Carlirio Neto disse:

    Saudações

    Posts assim, que visam trazer interpretações de uma opening ou ending são elogiáveis. Há mérito. Porém, tais como os posts de análises semanais, é um um tipo de texto fadado ao esquecimento repentino, pois possui um valor de “replay de leitura” baixo, infelizmente.

    Ainda assim, “arriscamo-nos” a fazer tais tipos de posts por uma razão ou gosto especial. Para mim, isso é mais importante do que tudo, pois mostrará aos visitantes do blog que podes fazer um trabalho mais diferenciado, mesmo estando dentro de alguma filosofia mais conhecida ou de algum padrão.

    Digo isto porque, em quase sete anos de blogagem, não me recordo de alguém ter analisado o escopo de uma opening ou de uma ending de anime. Só em razão disto, já merece congratulações, Adramalesh.

    Quanto ao post em si, esta ending de Shingeki no Kyojin carrega um fundo com a mensagem estampada em suas palavras, Adramalesh. Um fluxo contínuo da vida. A Mikasa quer seguir em frente e, para tanto, ela possui uma única razão, apenas um alicerce de sustentação em sua vida para poder fazê-lo. Não vejo algo transitório, mas sim o único caminho que a vida dela pode prosseguir, sem curvas ou trevos de acesso para outras estradas e destinos.

    E, na maior sinceridade do mundo, eu gostaria de estar errado quanto à isto (sobre a Mikasa apenas ter um caminho à seguir).

    Ótimo post.

    Até mais!

    • Adramalesh disse:

      Esse foi um dos principais fatores para eu escrever este post, a falta desse estilo por aqui. Até fiquei me perguntando a razão de não fazerem e agora ficou claro. Realmente o replay é baixo e só terá um numero bom de views se for de algo da temporada.

      E concordo com você, eu gostaria que ela tivesse outro caminho, mas bem, se ela for querer seguir algo diferente terá que lutar para ter essa possibilidade de qualquer forma. Mikasa assim como todos nós, enfrenta a vida para vive-la.

Deixe um comentário