Analisando e interpretando a ED de Shingeki no Kyojin.

A história de uma garota que se tornou forte.

Não há o que se discutir, um dos maiores atrativos ao ver um anime é conferir a sua OP ou ED. A maioria dessas produções segue um roteiro bem didático e pouco original (que ainda não deixa de ser divertido de ver), mas uma vez ou outra surge aquele trabalho feito com um pouco mais de carinho, ou melhor, com uma ótica mais metafórica que se torna bastante interessante de se analisar. Psycho Pass da temporada passada é um bom exemplo com sua segunda OP, onde cada cena tinha um significado para algum fato do anime e  até mesmo alguns trechos  usados para nos apresentar melhor algumas questões sobre os personagens. Quem assistiu e for rever a OP vai entender do que estou falando, é só prestar atenção e observar, tudo ali tem um sentido.
Mas bem, não é de Psycho Pass que se trata este post. Vamos falar de Shingeki no Kyojin, ou melhor, de sua belíssima ED com a música de nome “Utsukushiki Zankoku na Sekai” e cantada pela Yoko Hikasa. Naturalmente podem haver outros significados e se tiverem alguma análise diferente da minha sintam-se convidados para comentar. Certo, que venham os meus devaneios.
A ED já começa com uma cena do que seria algumas estrelas e planetas, enfim, o espaço. A letra da música inicia-se: “Este sonho é o refugio do meu coração/ É mais frágil que sua vida” e logo depois aparece a Mikasa criança correndo. O trecho da música já deixa explicito que estamos no interior dela, ou melhor, estamos vendo a representação de seus sentimentos, mas quais? O espaço da uma dica: não há nada maior e mais sombrio do que ele, você logo pode associar ao sentimento da solidão, de não conseguir entender nada a sua frente (ele é sempre visto como um mistério, como algo incerto) ou simplesmente de estar confusa.
 A floresta aonde ela corre também seria uma alegoria a sensação de estar perdida (florestas costumam serem usadas em histórias onde pessoas se perdem, é uma associação simples até). Podemos então agregar toda essa duas primeira partes da interpretação ao momento em que a Mikasa presencia a morte de seus pais e é sequestrada. Não haveria outro modo dela se sentir naquele momento do que confusa, perdida e até sozinha.
“Não importa quantas vezes o abandone, você o acha novamente/Vamos, durma em paz”. Mikasa para ao fim da última estrofe escrita e observamos várias facas ao seu redor. A letra da música a lembra de que mesmo desesperada ela sempre irá encontrar seu alicerce e sua força novamente, que sempre poderá se levantar e achar o seu caminho. O significado dessas facas fica mais claro na próxima parte.
“Minha fúria pulsante mancha meus desejos”. Algo começa a reagir ao redor de Mikasa e quando percebemos, ela está segurando uma das facas. A faca é a representação da sua força, basta lembrar o instrumento que ela usou para reagir e atacar o bandido na cabana quando Eren estava correndo perigo. Na ED, Mikasa segurar a faca seria o momento em que ela ganha sua força. “Antes que eu os esqueça, só para relembrá-los”. Essa parte enfatiza que mesmo em novos momentos difíceis, ela não irá desistir. Percebam que durante essas estrofes a música toma uma sonoridade mais forte e crescente preparando para o que viria.
Mikasa após segurar a faca se transforma e já não estamos mais em seu interior. Note que nesse momento a ED ganha cores mais claras alusão ao renascimento da garota. Mikasa também fica mais velha, com um olhar mais determinado, até seu novo corte de cabelo mais curto simboliza esse renascimento. Ela agora é uma mulher.
Após essa transformação, a música chega a seu refrão e entonação máxima. “Neste mundo lindo e cruel.” Surgem dois pássaros que simbolizam a liberdade, algo belo que ela almeja (que todos do anime almejam).
Mas que a mesma apenas pode observar (os pássaros indo embora), pois é um mundo cruel onde essa liberdade terá que ser ganha em uma batalha feroz.
“Continuamos nos perguntando, por que fomos nós que sobrevivemos/O que vamos proteger/ Com nossa força e nossa fraqueza/ se a razão não mais importa?”. Mikasa olha para traz e avista a verdadeira fonte de toda sua força e vontade de viver: Eren.
 E mesmo com o questionamento que faz na letra da música, ela segue na direção dele, ela vai em frente, pois é a única escolha a se fazer.