Ranking semanal de vendas de Light Novels (Novembro 10 – 16)

Lançamento de Dungeon Ni, World Break e Inou Battle.

Ranking semanal de vendas de Light Novels (Novembro 10 – 16)
(recomendação de leitura -> Guia informativo sobre Light Novels)


Rank Vendas essa semana Vendas totais Lançamento Título
1 15,566 15,566 –  Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru no Darou ka Vol.6
2 15,281 24,889 –  Kyoukaisenjou no Horizon: Girls Talk – Ookami to Tamashii
3 13,347 13,347 –  Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru no Darou ka Vol.6 Limited Edition
4 10,920 10,920 –  Seiken Tsukai no World Break Vol.9
5 8,954 14,047 –  Zero kara Hajimaru Mahou no Sho Vol.2
6 6,122 9,648 –  Boogiepop Series Vol.19 “Boogiepop Changeling: Youan no Decadent Black
7 5,812 8,621 –  Sanzensekai no Karasu wo Koroshi Vol.18
8
        4,385
4,385 –  Inou-Battle wa Nichijou-kei no Naka de Vol.9
9 4,116 20,875 –  Shokugeki no Souma: à la carte Vol.2
10 3,946 6,472 –  Gunparade March 2K Vol.2
11 3,736 9,478 –  Trinity Seven: 7-nin no Masho Tsukai The Novel Vol.1
12 3,609 3,609 –  Ryuu no Tamago wo Hiroimashite Vol.1
13 3,488 3,488 –  Imouto ga Yuusha ni Narimashita. Vol.3
14 3,458 146,146 –  Shinyaku Toaru Majutsu no Index Vol.11
15 3,388 34,136 –  Amagi Brilliant Park Vol.1
16 3,016 4,265 –  Kamisama wa Isekai ni Ohikkoshi shimashita Vol.2
17 2,828 125,398 –  Haikyuu!! Shousetsu-ban!! Vol.4

Azul – LNs antigas que voltaram ao rank por boost ou coisa semelhante.
Negrito – LNs já adaptadas para anime ou com adaptação anunciada que foram lançadas recentemente.

Fonte: Oricon, MAL

Light Novels já adaptadas para anime:

Inou-Battle wa Nichijou-kei no Naka de Vol.9 vende 4,385. O volume anterior vendeu 6k. Vendas bem baixas pra uma LN com anime recente.

Kyoukaisenjou no Horizon: Girls Talk Vol.1 soma 15,281, total 24,889. Spin-off de Kyoukai Senjou no Horizon..

Index NT Vol.11 soma 3,458, total 146,146. Está com sobrevida no ranking devido ao ponto de corte assustadoramente baixo das últimas semanas (normalmente nunca dá pra ver nada com menos de 4,500).










Amagi Brilliant Park Vol.1 volta a aparecer no ranking devido ao ponto de corte absurdamente abaixo do normal essa semana.

Light Novels com adaptações anunciadas:



Seiken Tsukai no World Break Vol.9 vende 10,920. O último volume vendeu 10k. Já tem anime anunciado para Janeiro do ano que vem, pela Diomedea.

Sinopse:

A história desenrola-se na Akane Gakuen, um colégio particular que acolhe jovens estudantes apelidados de “Savior”, que possuem memórias de suas vidas passadas. Alguns deles são “Shirogane” que lutam contra inimigos com armas e técnicas adquiridas do poder “Puraana” oriundo de seus próprios corpos. Outros são “Kuroma” que combatem os inimigos através de magia manipulando os poderes “Maana”. 

Um garoto chamado Haimura Moroha entra para o colégio, ele é a primeira pessoa na história que tem memória de duas vidas passadas. No colégio ele vai conhecer duas garotas Satsuki Ranjyo e Shizuno Urushibara com as quais teve laços profundos em vidas anteriores. Satsuki foi sua irmã e Shizuno a sua mulher.


Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru no Darou ka Vol.6 soma 15566/13347, total 28,913. O último volume vendeu 30k. Já tem anime anunciado para abril do ano que vem.

Sinopse: (criada por mim porque a original não diz nada com nada).

A história desenrola-se em um mundo aonde diversos deuses entediados com seu dia a dia descem a terra. Eles escolhem indivíduos e lhes concedem uma dádiva – através de uma elaborada tatuagem encravada em suas costas – de poder ganhar XP através de diversos afazeres, que depois é convertido para aumentar os atributos básicos dessas pessoas (agilidade, força, mana, ect). Os indivíduos também podem evoluir de level e ganhar skills conforme o fazem, mas demora muitos anos para evoluir sequer um level normalmente. Só o Deus que lhes deu a tatuagem pode converter seu XP em atributos e evoluir a pessoa de level, portanto, é como se a pessoa virasse um subordinado do Deus em questão, e com o tempo e vários subordinados esses deuses criaram algo que se assemelha a “Guilds” na terra. Exemplo: “Guild da Deusa X, Guild do Deus Y, e por ai vai”. 
Os membros da Guild costumam explorar a “Dungeon” – uma pirâmide invertida no subterrâneo com vários andares, cada um maior que o anterior – um local cheio de criaturas mágicas, cada uma mais forte que a anterior conforme se desce para andares mais profundos. Os aventureiros usam o local para matar monstros, ganhando assim XP e dinheiro (as criaturas tem cristais dentro de seus corpos que podem ser trocados por dinheiro).

A história acompanha Bell Crane, um humano que após perder seus pais encontra uma Deusa sem seguidores e vira seu subordinado. Em seu primeiro dia na “Dungeon” ele acaba sendo salvo da morte por uma guerreira de cabelo e olhos dourados Lv.5 e apartir dai chegar nela – em termos de força – vira sua meta.

Comentários:

Como deu pra notar Dungeon é um tentativa de colocar regras de MMORPG no mundo humano sem parecer que as pessoas estão literalmente dentro de um jogo de RPG. Nesse aspecto Dungeon Ni é muito legal. Tudo é feito através de magia e não existem telas digitais nem nada que tire sua imersão de que aquilo é um mundo de fantasia e não um jogo.

O problema é que você acompanha o personagem desde o primeiro dia, o que é meio chato levando em conta que ele gasta um bom tempo em criaturas fraquinhas e ele em si é bem fraco comparado aos outros personagens por ser um iniciante. O autor tentou contornar isso dando pra ele uma skill randômica muito roubado. A dele permite ganhar muito mais XP que uma pessoa normalmente ganharia através de seus feitos (é tipo uma skill permanente que dá XP 10x). A parte legal disso é que o protagonista está constantemente ganhando mais atributos, trocando de itens, ganhando novas skills, ect. Ou seja, ver ele ficando mais forte, ganhando novos itens, aumentando o tamanho de sua party, ect, vira parte da diversão da leitura, já que isso acontece muito rápido.



Mas nem tudo é perfeito. A falta de bons clímax prejudica um pouco a obra. E como o protagonista é fraco (e super ingênuo) não dá pra colocar ele pra lutar contra criaturas muito fortes. Então a maior parte das lutas é bem sem graça até chegar no final do volume 3, aonde finalmente tem uma luta mais grandiosa. 

Outro problema é que existe uma quantidade absurda de explicações – famoso “infodump”. Quem acompanha só o mangá não deve ter notado porque o mangá fica cortando ou simplificando boa parte das explicações (prefiro ele a LN pra ser honesto).

Concluindo, é legalzinho, mas por ser muito devagar nos 3 primeiros volumes e ter um protagonista não muito carismático é uma LN de fantasia/aventura bem abaixo das outras que citei a umas semanas atrás (aqui). O autor pega pesado também no fato de um bando de mulheres se apaixonarem pelo protagonista por ele ser super inocente, ingênuo e ter uma aparência meio infantil. Já viram mulher que gosta de homem inocente e infantil? Existem, mas são casos raríssimos. O autor é muito sem noção nesse aspecto.

Comparativo – Notas das LNs de aventura/fantasia que li nos últimos meses:

Mushoku Tensei: 8.5/10 (20 volumes lidos)
Tate no Yusha: 7.5/10 (4 volumes lidos)
Dungeon: 7/10 (3 volumes lidos)

—-
Menções honrosas:

—-

Comentários random:

—-


****************


Quer saber mais sobre Light Novels? Se o sua light novel preferida vendeu bem ou mal? Tem chance de ser adaptada para anime? dentre outras duvidas, leia esse guia->  Guia informativo sobre Light Novels . Se mesmo assim não encontrar a resposta que procura fique a vontade para perguntar nos comentários.

Recomendação de sites para leitura de Light Novels:
Baka-Tsuki – tem um acervo grande com varias light novels traduzidas ou sendo traduzidas para inglês. Caso tenha um inglês intermediário pra cima recomendo fortemente esse site. 
Light Novel Project –  Possui algumas Light Novels traduzidas para português.
Reiki Project – Possui algumas Light Novels sendo traduzidas para português.

Ranking anterior: