Previsões de Venda de BD/DVD de Animes – Outono 2014 – Parte 1

Temporada meio abaixo do esperado (em vendas).


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Fate
15,000 – 20,000
Gundam G
10,000 – 15,000
5,000 – 10,000
Amagi
Bahamut
Psycho Pass 2
YowaPedal 2
Gundam Try
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
30k+
Fate
2
16 a 18k
Gundam G
3
7 a 9k
Amagi
4
7 a 9k
Bahamut
5
6 a 8k
Psycho Pass 2
6
7 a 15k
YowaPedal
7
4.5 a 5.5k
CrossAnge
8
8k a 10k
Gundam BF Try
9
3 a 4k
Grisaia
10
3 a 4k
Shirobako
11
2 a 3k
Yuki Yuna
12
2 a 3k
Log Horizon 2
13
2 a 3k
Madan no Ou
14
4 a 5k
Mushishi 2
15
2.5 a 3.5k
Kimi no Uso
16
1.5 a 2k
Trinity Seven
17
1.5 a 2k
Inou-Battle
18
1.5 a 2k
Celestial Method
19
1.2 a 1.8k
Twintail
20
2.5 a 3k
Gugure
21
?????
Parasyte e Garo
22
Abaixo de 1,5k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários:

Fate UWB vai vender muito mas ninguém sabe exatamente quanto porque a Stalker só está monitorando uma das versões BD Box que vai sair só em março do ano que vem. A versão monitorada está estimada em uns 20k, a outra parece estar sendo mais requerida no sistema que ela então dá pra arriscar un 35 a 50k tranquilamente.  De qualquer modo é algo que vai demorar pra gente ver o resultado (só março do ano que vem). Gundam G começou absurdamente bem mas perdeu o gás depois de 3 semanas. Aparentemente quem queria comprar se decidiu logo no início. Amagi começou muito bem mas caiu recentemente e estabilizou um pouco abaixo do top 100. Deve vender de 7 a 8k.


Bahamut teve uma recepção monstruosa na primeira semana mas caiu absurdamente logo depois. Como ele saiu a pouco tempo a previsão vai ser meio instável mas deve ficar entre uns 6 a 8k. PP2 está previsto para uns 4 a 5k, mas como aconteceu na S1 a presença de muitas compradoras femininas (não compram na Amazon e fica mais difícil de prever) deve fazer com que ele venda consideravelmente mais do que o previsto. Madan no Ou teve um começo bom em vendas mas depois do episódio 3 ele despencou absurdamente (público infeliz com a adaptação do climax?) e agora vai ter dificuldade de conseguir ficar na margem do “se pagou” (3k). 

Esses dois são interessantes porque partilham do mesmo background em termos do material original. Terra Formars é um mangá que vende 500k, o que leva a crer que tem uma fanbase enorme e muitos acreditaram que iria virar um sucesso tão grande quanto SnK, tanto pelas leves similaridades do plot quanto pelo sucesso do material original. Mas acabou não dando em nada e o anime deve ter dificuldade de vender mais de 1000 BDs. O mangá também não parece ter recebido um boost relevante. Nanatsu no Taisai é um caso similar. Ele vendia bem antes do anime (uns 200k a 300k que eu lembre), mas assim que o anime saiu o anime estourou e já passa de 600k atualmente. As vendas do BD, no entanto, nem mexeram. O que indica que embora tenha feito sucesso, o público que gostou parece ser jovem (10 a 15) – o que faz sentido dado a orientação mais infantil do mangá – e não tem dinheiro para sustentar os custos caríssimos dos BDs e DVDs (cerca de 1200 reais a coleção completa, só filho de pai rico ou quem trabalha pra sustentar algo assim).

Parasyte, Garo e World Trigger ainda não saíram na pre-venda. 

As outras obras que não comentei não tiveram nenhuma mudança radical desde o lançamento e devem vender o que está previsto na tabela.

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão abaixo de 1500)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada, sendo que em 2 anos acompanhando a Stalker eu só vi um caso. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

Para uma fall(outono) as vendas estão bem baixas. Muita coisa no mediano mas nada acima de 10k tirando franquias estabelecidas. 

Da minha parte não estou torcendo para nada nessa temporada. Estou gostando muito de Parasyte Kimi no Uso mas esses 2 vão ter final fechado então não estou ligando se vão vender muito ou não.

E ai, o que acharam das previsões ? Já esperavam por algo assim ? Está torcendo para algum anime em particular ? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses ? 

PS: Assim como na temporada passada daqui a aproximadamente 1 mês eu faço a Parte 2 com previsões atualizadas das vendas

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 21/11/2014, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.