Impressões: Shinmai Maou no Testament #06



Hum……………………..o que essa luz branca está censurando mesmo?

Esse episódio, como o esperado, fez uma mistura de ação, plot e mais fanservice/slice of life. Por algum motivo ele também pareceu extremamente corrido, sendo que no final dele já estamos entrando no climax final desse arco.

Pra mim o que falta em Shinmai, mais do que tudo no momento, é fluidez no storyboard e roteiro (não confundam isso com “animação fluida”). Fica difícil curtir qualquer parte do anime quando ficamos vendo os personagens sendo jogados de um local para o outro sem qualquer noção de transição entre os ocorridos ou desenvolvimentos de suas personalidades (a succubus ainda consegue isso em cenas ecchi, mas a Mio não, ela só fica sendo molestada e gemendo). Enrolar é ruim, mas ir rápido demais também é, principalmente com um roteiro que não consegue disfarçar essa correria toda. Esse, junto ao episódio 4, são dos mais notórios nesse aspecto.

Reparem: eles começam fazendo compras no shopping (não vimos eles indo até ali nem se encontrando, já começa com eles lá) -> do nada estão do lado de fora do shopping -> luta -> em casa -> no meio da floresta treinando -> em casa -> terraço do colégio -> e por ai vai. Quase nenhuma dessas cenas tem transição mostrando eles indo de um local para o outro, o que faz parecer que o episódio é na verdade um resumo de vários, mostrando só o estritamente necessário para a conclusão funcionar. Cadê a doutora ou aquela vilã peituda? Aparecem em um episódio e desaparecem no outro (fui olhar na LN depois e se não fossem os cortes elas teriam aparecido, inclusive com alguns aspectos pessoais da vilã peituda sendo explorados).

Não tenho muito o que comentar da luta tecnicamente. Foi mediana (ou fraca se você for exigente). Não exageram no quadro estático, mas ao mesmo tempo que não investem em cortes fluidos elaborados (coreografia). Não que eu esperasse isso de um ecchi de ação (até hoje só vi 2 ecchi+ação com ação coreografada e boa animação), mas sempre fica a esperança né.

Eu gosto de não deixarem apenas o Basara lutando. Todo o “Basara team” se movimenta no campo de batalha e conseguem criar a tensão necessária para você começar a se importar com a luta, mas quando parece que o aquecimento da luta terminou e vamos entrar no round 1 a luta acaba de modo meio anti-climático. Sei que não existe grande investimento nessas lutas de meio de volume, mas Shinmai Maou abusa negativamente disso (ou eles cortaram uma boa parte da luta no anime, o que também é possível). 

Eu entendo a duvida da amiga de infância do Basara (Yuki) quanto ao dilema interno que parece estar passando na questão de obedecer as ordens que recebeu da vilã dos heróis ou não. Ela se dá bem com a Mio, não parecendo ter nada contra ela ou a Succubus, além de gostar do Basara. Agora, o ex-amigo loiro do Basara me soou bem imbecil. Os adultos falaram que o Basara é perigoso por causa do poder que ele não sabe controlar e o amigo dele passa a odiar o Basara só por causa disso? Achei bem idiota. Tanto o motivo do Basara ser expulso da vila quanto isso parecem o autor não dando muita bola para haver uma motivação mais “lógica” por trás da coisa toda. Podem até revelar que existe um algo mais depois mas por enquanto as motivações são bem pobres.

Bem, eu já meio que esperava que analisar um ecchi episodicamente não iria gerar posts muito positivos em geral. Por mais que eu ignore o ecchi, já que ele faz parte da proposta, o plot eu ainda posso analisar, e plots de ecchis não costumam ser as melhores coisas do mundo, nem os autores parecem muito preocupados em trabalha-los de forma super lógica (tá ai uma coisa que eu posso elogiar em DxD pelo menos, a estruturação do mundo e plot de cada saga são bem estruturados. Se não fossem algumas resoluções de saga, ecchi no meio da ação e o protagonista sendo bobo…………..). Ainda assim fica na esperança que melhore. Quero poder ficar só elogiando um episódio pra variar. Se bem que análises episódicas tem de fato essa característica de reforçar os problemas da obra (em um review completo se faz uma análise da obra como um todo, seus principais defeitos e falhas, então você pega bem menos no pé de problemas menores do plot e foca só nos muito prejudiciais a proposta como um todo). O próximo episódio deve ser só ação, vamos ver se sai algo melhor do que o episódio 4. 

PS: Achei esse episódio tão corrido que fui comparar com a LN: no episódio 5 usaram 1/4 do volume 2, nesse chegaram a 3/4 do volume 2, então usaram o equivalente a 2 episódios em 1 só, o que explica a sensação de correria da trama. Só não entendi pra que isso. Ou eles querem tentar comprimir 4 volumes em 12 episódios ou deixar 5 episódios para adaptar o volume 3. Ou na pior das hipóteses querem fazer um final original.

Extras:

Olha o que ele quer fazer com a amiga de infância………..esse cara é um baita pervertido internamente, ele só não sabe disso ainda.

A Mio está sendo tão mal trabalhada nesse anime que eu, honestamente, fiquei surpreso quando ela soltou essa frase. Ela é de fato meio tsundere mas eu nunca vi ela interagindo com ninguém assim antes, então fiquei com a sensação estranha de que era uma outra personagem parecida com a Mio que estava falando. O roteiro gastar a maioria do tempo de tela da mesma pra gerar cenas de fanservice parece estar cobrando seu preço na caracterização da personagem………..

E a censura criativa continua.

Essa Succubus…………………


28 Resultados

  1. Nosre disse:

    Não sei se isso conta como Spoilers mas enfim ~

    No mangá explica que o Basara foi exilado devido a ele ter “pulverizado” os corpos daqueles que morreram lutando contra aquele herói que foi possuído pela espada do Basara e por causa disso as pessoas da vila começaram a se afastar e maltrata-lo pois eles não puderam velar o corpo daqueles que morreram e então para não piorar a situação ele e seu pai abandonam a vila, não lembro se é por opção do pai dele ou os anciões da vila que os forçam a sair da vila mas é algo por essas linhas e o amigo dele o odeia pois ele “esqueceu” a tragédia e se juntou com a filha do rei demônio, para ele o Basara deveria ter se “aposentado” e continuar se culpando pelo que aconteceu na vila pelo resto de sua vida.

    • gabriel disse:

      Na verdade fala isso no anime so que e meio indireto e rapido

    • Marco disse:

      É, o mangá é bem melhor que o anime. Fui dar uma olhada nesse arco no mangá e dá de 10 a 0. Até os personagens, mesmo a Mio, é muito melhor caracterizada. Eles cortaram metade da luta desse episódio, os pensamentos da amiga, metade do encontro e parte do treino também. Esse negócio de tentar adaptar o volume 2 em 3 episódios ficou bem ruim. Cortar lutas já é ruim mas cortar as poucas cenas que dão um mínimo de profundidade ao personagem é sofrível.

  2. Ars Roccii disse:

    First comment!!!! Ou não, alguém comentou enquanto eu estava escrevendo.
    Bom, sinceramente, world break>>>>> shinmai. A única personagem que salva ma obra é a succubus, pelo menos no anime é assim. Tenho que dar uma chance a light novel.

  3. Alisson disse:

    Sinceramente, tanto World Break como ShinMaou já estão dando sono ao assistir os episódios, o ShinMaou principalmente, onde como você já comentou, as transições são mto forçadas e quando aparece uma cena de ação pra vc despertar, vc acha q a poha fica séria e do nada acaba com um final de merda.
    ‘-‘
    Já World Break é menor forçado o plot, mas tem um animação bem trash, uns clichês trash tbm, e comédia bem forçada, pelo menos pra mim.
    Fora o bang do protagonista overpower, q lembra os hack da vida passada do nada, e do nada sai de perdedor pra rank S, sendo que nem deu pra entender direito as habilidades dele e tal…não, a palavra boa seria compreender as habilidades dele.
    O tenso é que esses são uns dos q mais se destacam na temporada, imagina os que não estão.. ¬¬
    Adaptação de novel mais daorinha pra mim é a de Absolute Duo.
    Mito mesmo nessa temporada é só Death Parade e Kuroko.

    • Marco disse:

      Absolute Duo também é mediano/fraco, mas tem uma direção e estruturação de plot bem melhor se comparado a World Break e Shinmai Maou. Mesmo com 3 episódios por LN ele nunca parece corrido e os personagens são bem caracterizados. Em termos de luta é super pobre também, ele e Shinmai são similares em animação de lutas, com World Break sendo o pior, apesar de em termos de roteiro ser o mais movimentado de todos.

      Sim, World Break é cheio de problemas em seu plot (bem mais que Shinmai), incluindo o protagonista invencível. Apesar que ele me incomoda menos do que o Tatsuya incomodava. Ele sofre um pouco e se expressa antes de ganhar a luta com um superpoder que descobre no final de cada climax.

      • Alisson disse:

        Bom, Tatsuya nasceu mito, e perdeu algo pra ter esse poder, tanto é que foi rejeitado pela própria família, afinal sua magia não poderia ser classificada como a de um mago, mas sim de um anti-mago.
        É questão de gosto, mas curto protagonista assim, deve ser porque foge do clichê shounen em que o protagonista é nb e do nada busca poder lá no fundo do talo.
        Voltando ao assunto, a staff de Absolute Duo é topzinha, o plot é razoavelmente bom, apesar do clichê “vingança” estar ali, a luta é bem trash mesmo, tanto é que nenhum superou os quadros da OP, pelo menos pra mim.
        Até Death Parade (que tecnicamente seria um anime sem luta) demonstrou uma cena de luta melhor que ALL no último epi.
        Temporada bem fraca, to dropando anime como nunca dropei, vem logo Abril ‘-‘.

        • Sora disse:

          O engraçado de Absolute Duo é saber que o cara que ele quer matar nem deve aparecer direito no anime,se aparecer deve ser só no final para fechar com um climax legal,plot vingança com um passado quase igual hum já vi isso em um certo anime,apesar que Duo é bom também.

          • Alisson disse:

            Mesmo plot de machine doll man, até o flash back é parecido kkkkkk.
            Pior né, os kra fazem essas adaptações de promoção de novel/mangá e nem ta ligando se o anime termina com o plot completo.
            Outro ex seria o Seirei Tsukai no Blade Dance q acabou na hora q ia começar a Blade Dance -.-‘

  4. Cesar disse:

    Marco!!!, não faz isso com a gente não kkk!!! “até hoje só vi 2 ecchi+ação com ação coreografada e boa animação” Se não tiver nos planos dos Tops, revela as obras para gente conferir!!!!
    World Break tem um character design tão feio (na minha opinião) que me passa a impressão que são todos vesgos, da até aflição de assistir!!

    Eu gostaria de entender essa lógica… Quando este tipo de coisa acontece (obras amputadas, ultra corridas, 20 capítulos por episódio etc), isso não causa a fúria dos fãs que em tese, seriam a base de sustentação para vendas? Não seria melhor fazer 12 episódios bem adaptados, e dar continuidade de acordo com as vendas?
    A impressão que fiquei, depois de ler o post e os comentários (sua impressão do manga em especial) é que pegaram um material que poderia ser bom, e transformaram em algo ruim, que não agrada os fãs e tem pouco poder de captação de novos fãs… Ou a aposta é simplesmente vender ecchi? Pela staff, não era para ser algo melhor? E se a ideia era fazer algo meia boca mesmo, não seria melhor investir em uma staff pior??

    • Marco disse:

      Tá no plano dos Tops sim, mas o de ecchi+ação deve ser um dos últimos que vou fazer. Tenho esperança que lancem um ecchi+ação melhorzinho esse ano pra eu poder completar 5 sem sentir que estou colocando algum que acho fraco só pra preencher espaço.
      Dos que falei um é H.O.T.D, que deve ser o ecchi+ação mais divertido e bem dirigido que já vi. E o outro é Yuushibu, que é uma mistura de ecchi+ação com comédia+slice of life. O principal animador da S2 de SAO fez as cenas de ação dele, é tudo fluido e bem coreografado.

      Sobre o outro assunto: as pessoas tem ideias diferentes sobre o que é bom, incluindo diretores, e muita vezes só percebem a besteira que fizeram quando ela já não tem mais volta.

      Na maioria dos casos eles querem um climax forte para terminar o anime, e a editora costuma pedir que eles tentem mostrar o máximo de personagens possível por questões de marketing. Em alguns casos tem um climax ótimo no volume 2, como é o caso de DxD, então eles vão devagar e só adaptam 2 volumes, podendo assim ser bem fiel ao original. Em outros casos só tem um climax mais forte depois de 3 ou 4 volumes, então eles tem que comprimir mais.
      O diretor também pode ser decisivo nisso, já que ele que diz pro roteirista o que quer fazer e o quanto quer adaptar. No caso de Shinmai Maou ele está fazendo um trabalho ruim, já que por mais que eles estejam comprimindo conteúdo pra dar mais tempo pro volume 3, eles estão cortando desenvolvimento e caracterização de personagem no processo, o que quase qualquer diretor bom iria notar que não é uma boa ideia (melhor que corte algumas cenas de ecchi em vez disso). Se você não gosta ou se importa com nenhum personagem da obra você acaba dropando na maioria dos casos. A única coisa que está fazendo a maioria das pessoas se interessar por Shinmai por enquanto é a Succubus, única personagem que eles deixaram bem caracterizada na obra até agora.

      Se tivesse uma staff pior iria sair muito provavelmente algo ainda pior (ou não, as vezes você dá sorte com uma staff desconhecida).

      • Sora disse:

        Eu descartaria Yuushibu como um anime de ação praticamente 90% do anime são cenas cômicas com slice of live,só o 1 episódio e os dois últimos tem”ação de verdade”eu pelo menos tive essa impressão da obra na época que eu vi,apesar que ainda sim o anime è legal Fino owna sem mais.“Eles estão cortando desenvolvimento e caracterização de personagem no processo“,então nem veja Madan pois com ele foi assim só com a Hellen e talvez o Tigre dá para simpatizar direito.

        • Marco disse:

          Eu vi Madan no Ou, de fato teve um problema similar graças a eles comprimirem 5 volumes em 13 episódios.
          Yushibuu tem ação em 4 episódios, o que dá 1/3 da série. Então, embora não seja o ecchi+ação padrão, acho que vale mencionar, principalmente pela ação dele envolver muito ecchi e ser um dos poucos com ação decente.

      • Lucio disse:

        então era esses.. humm entendo .

  5. Grimlock disse:

    Episódio muito corrido, quem não leu o mangá/light novel deve ter ficado perdido, explicaram muito mal alguns fatos. Eles adaptaram o primeiro volume de forma razoável, mas correram muito nesse, isso é uma direção ruim ou decidiram adaptar 4 volumes em 12 episódios?

    • Marco disse:

      Só vamos saber quando acabar. Por enquanto estou achando que querem gastar 5 episódios com o volume 3 ou o diretor quer inventar um final original (ele fez isso 2x com Sora no Otoshimono).

      • Grimlock disse:

        Seria bom se toda adaptação de light novel fosse que nem No game No life. O mangá de shinmai não tem pressa nenhuma no desenvolvimento, 19 cap e agora que estão no climax do volume 2.

  6. Lucio disse:

    queria saber quais são os dois ecchis de ação que vc achou bem animado quais foram marco?

  7. Sora disse:

    Maria mais uma vez se mostrando superior ao resto do elenco feminino,censura criativa mas chata na maioria das vezes enfim sabia que a Kurumi e o loiro eram fortes,não gostei muito de como o episódio acabou se fosse no meio da luta seria melhor ao me ver,legal saber sobre os cortes talvez eu leia o mangá mais pra frente(depois que o anime acabar),eu me pergunto se veremos ainda a vilã demônio dos oppais lutar seria bem interessante,vamos ver na próxima semana o plot armor na Mio para peitar um dos heróis.

    Shinmai Maou me diverti mais do que World Break(só a Shizuno e o protagonista OP que eu gosto aqui),Satsuki é o grande motivo para mim não gostar muito dessa série em geral,ela chega no mesmo nível da Taiga e da Claire de tão chata que é apesar que no último episódio ela foi mais aceitável,se ela fosse forte eu ficaria no OK com ela mas como não é fica nesse nível mesmo,de adaptações de Light Novels da temporada Absolute Duo é de longe o melhor na minha opinião.

  8. Lola disse:

    Marco, com essa recomendação final de World Break, o que você achou de Absolute Duo?

    • Marco disse:

      Divertido? Se eu fosse analisar episodicamente não ia se sair muito bem pelo material original ser super genérico em praticamente tudo que se propõe (não tem uma ideia nova sequer ou modo de resolver conflitos diferenciados na obra, é tudo ideia reciclada que todo mundo já cansou de ver). É sem duvida bem dirigido e pra uma adaptação que espreme 3 episódios por LN ele se sai bem em termos de fluides da narrativa e caracterização dos personagens. Uma pena eles não terem animadores de ação para deixar as lutas bem feitas, ao menos eu poderia dizer que é LN genérica “bem” adaptada ao invés de “mediana/ok, como parece pra mim no momento.

      E não me entendam errado, World Break é um LN adaptada de modo meio trash. Minha diversão com ela é por eu achar graça em tudo. A ação apesar de ter muita é meio zuada, a irmã do protagonista é louca, os diálogos são meio trash de vez em quando, ect, eu fico rindo do começo ao fim do episódio, incluindo nas cenas de trama que são mal dirigidas (só uma que chegou quase lá mas conseguiu ser estragada no finalzinho). “Guilty pleasure” seria a palavra correta para meu aproveitamento da obra, a única coisa que tenho pra elogiar de bom é a estruturação dos acontecimentos de 1 LN a cada 2 episódios de modo a não parecer que cortaram pedaços da história.

  9. Davi disse:

    Esse episódio adaptou qual volume/parte da LN?

  10. Dr. H disse:

    Não sei o que deu na cabeça da staff comprimir o volume 2 em três episódios, fizeram um bom trabalho no primeiro arco mas estão desandando nesse. Se fizerem isso pra dar mais tempo de adaptação do volume três é melhor que façam isso direito. Mas se fizerem um final fechado vou reclamar muito, muito mesmo. Eu gosto bastante da LN e estou na torcida para que o anime melhore daqui pra frente, mas sinceramente? Estou muito pessimista.

    Sobre World Break, eu juro que tentei assistir, mas a “irmã” tsundere-like-a-taiga do protagonista é irritante demais, e o próprio protagonista irrita com os power-ups mágicos tirados do nada. Fora que não teve nada no enredo que me chamasse a atençao. Dropei no episódio 3.

    Absolute Duo é legal, mas a última parte desse segundo arco foi corrida demais, no final de um episódio a Lilith anunciou o Survive e o episódio seguinte já começou no meio do Survive, sem nem explicar direito como seria (a LN explica as regras e as condições de vitória). Mas de fato a direção está fazendo um bom trabalho ao espremer 3 episódios por volume da LN sem fazer o espectador perceber (ao menos logo de cara) qual conteúdo foi cortado (tirando a ressalva acima).

  11. Tabeleta disse:

    Eu li a LN e podia jurar que esse episódio 6 ia terminar quando aquele demônio grandalhão é morto e o cara de olhos fechados diz que vai ter um duelo 3 contra 3 (tiraram a cena do Basara e da Yuki indo para o shopping no trem eles tendo que ficar grudados (dá pra imaginar o que acontece né :D)).

    E no episódio 7 mostraria o treinamento e a parte ecchi onde o Basara literalmente cai de boca Mio (explicando o motivo dela ter ficado com aquela cara quando terminaram a subjugação :D), junto com os heróis falando sobre o Basara e acharem que ele esqueceu do incidente (por isso que o loiro e a irmã da Yuki tem raiva dele).

    PS.: Na LN explica melhor mas o feitiço de Mestre-Servo aumenta o poder de ambos de acordo com a confiança entre os dois (método mais demorado) ou quando o servo é subjugado, ou seja, se torna mais fiel quando o mestre mostra quem é que manda(método mais rápido). No nível máximo do feitiço não tem mais maldição, mas a relação entre os dois já está no máximo mesmo.

    SPOILER
    Eu só sei por alguns spoilers já que ainda não ta traduzido mas o volume 3 eles lutam com o cara que matou os pais da Mio, deve ser por isso que eles quiseram correr com o volume 2 já que assim dá um final melhor. Mas teria sido melhor terminar o anime com uns 15 episódios do que cortar do jeito que fizeram.

    PS2.: Até onde eu sei quase todas as mulheres da LN vão fazer o contrato Mestre-Servo com Basara. Então sim, Basara não só é pervertido como também é Sádico.
    SPOILER

  12. Antony Santos disse:

    O anime pra min ta bem fraquinho,e acho que ta longe de supera DxD se continuar nisso,espero que melhore logo pq ja ta dando sono

  13. Cyro Munhoz disse:

    Eu também acompanho Seirei Tsukai no World Break, e to achando legal. Ver um ep por semana pra passar o tempo com ele é bacana.. Não sou muito exigente, sinceramente, só com as cenas de luta, mas também to gostando bastante de Absolute Duo, tem algo nesse anime que me atraiu bastante

Deixe um comentário