Impressões: Shinmai Maou no Testament #06



Hum……………………..o que essa luz branca está censurando mesmo?

Esse episódio, como o esperado, fez uma mistura de ação, plot e mais fanservice/slice of life. Por algum motivo ele também pareceu extremamente corrido, sendo que no final dele já estamos entrando no climax final desse arco.

Pra mim o que falta em Shinmai, mais do que tudo no momento, é fluidez no storyboard e roteiro (não confundam isso com “animação fluida”). Fica difícil curtir qualquer parte do anime quando ficamos vendo os personagens sendo jogados de um local para o outro sem qualquer noção de transição entre os ocorridos ou desenvolvimentos de suas personalidades (a succubus ainda consegue isso em cenas ecchi, mas a Mio não, ela só fica sendo molestada e gemendo). Enrolar é ruim, mas ir rápido demais também é, principalmente com um roteiro que não consegue disfarçar essa correria toda. Esse, junto ao episódio 4, são dos mais notórios nesse aspecto.

Reparem: eles começam fazendo compras no shopping (não vimos eles indo até ali nem se encontrando, já começa com eles lá) -> do nada estão do lado de fora do shopping -> luta -> em casa -> no meio da floresta treinando -> em casa -> terraço do colégio -> e por ai vai. Quase nenhuma dessas cenas tem transição mostrando eles indo de um local para o outro, o que faz parecer que o episódio é na verdade um resumo de vários, mostrando só o estritamente necessário para a conclusão funcionar. Cadê a doutora ou aquela vilã peituda? Aparecem em um episódio e desaparecem no outro (fui olhar na LN depois e se não fossem os cortes elas teriam aparecido, inclusive com alguns aspectos pessoais da vilã peituda sendo explorados).

Não tenho muito o que comentar da luta tecnicamente. Foi mediana (ou fraca se você for exigente). Não exageram no quadro estático, mas ao mesmo tempo que não investem em cortes fluidos elaborados (coreografia). Não que eu esperasse isso de um ecchi de ação (até hoje só vi 2 ecchi+ação com ação coreografada e boa animação), mas sempre fica a esperança né.

Eu gosto de não deixarem apenas o Basara lutando. Todo o “Basara team” se movimenta no campo de batalha e conseguem criar a tensão necessária para você começar a se importar com a luta, mas quando parece que o aquecimento da luta terminou e vamos entrar no round 1 a luta acaba de modo meio anti-climático. Sei que não existe grande investimento nessas lutas de meio de volume, mas Shinmai Maou abusa negativamente disso (ou eles cortaram uma boa parte da luta no anime, o que também é possível). 

Eu entendo a duvida da amiga de infância do Basara (Yuki) quanto ao dilema interno que parece estar passando na questão de obedecer as ordens que recebeu da vilã dos heróis ou não. Ela se dá bem com a Mio, não parecendo ter nada contra ela ou a Succubus, além de gostar do Basara. Agora, o ex-amigo loiro do Basara me soou bem imbecil. Os adultos falaram que o Basara é perigoso por causa do poder que ele não sabe controlar e o amigo dele passa a odiar o Basara só por causa disso? Achei bem idiota. Tanto o motivo do Basara ser expulso da vila quanto isso parecem o autor não dando muita bola para haver uma motivação mais “lógica” por trás da coisa toda. Podem até revelar que existe um algo mais depois mas por enquanto as motivações são bem pobres.

Bem, eu já meio que esperava que analisar um ecchi episodicamente não iria gerar posts muito positivos em geral. Por mais que eu ignore o ecchi, já que ele faz parte da proposta, o plot eu ainda posso analisar, e plots de ecchis não costumam ser as melhores coisas do mundo, nem os autores parecem muito preocupados em trabalha-los de forma super lógica (tá ai uma coisa que eu posso elogiar em DxD pelo menos, a estruturação do mundo e plot de cada saga são bem estruturados. Se não fossem algumas resoluções de saga, ecchi no meio da ação e o protagonista sendo bobo…………..). Ainda assim fica na esperança que melhore. Quero poder ficar só elogiando um episódio pra variar. Se bem que análises episódicas tem de fato essa característica de reforçar os problemas da obra (em um review completo se faz uma análise da obra como um todo, seus principais defeitos e falhas, então você pega bem menos no pé de problemas menores do plot e foca só nos muito prejudiciais a proposta como um todo). O próximo episódio deve ser só ação, vamos ver se sai algo melhor do que o episódio 4. 

PS: Achei esse episódio tão corrido que fui comparar com a LN: no episódio 5 usaram 1/4 do volume 2, nesse chegaram a 3/4 do volume 2, então usaram o equivalente a 2 episódios em 1 só, o que explica a sensação de correria da trama. Só não entendi pra que isso. Ou eles querem tentar comprimir 4 volumes em 12 episódios ou deixar 5 episódios para adaptar o volume 3. Ou na pior das hipóteses querem fazer um final original.

Extras:

Olha o que ele quer fazer com a amiga de infância………..esse cara é um baita pervertido internamente, ele só não sabe disso ainda.

A Mio está sendo tão mal trabalhada nesse anime que eu, honestamente, fiquei surpreso quando ela soltou essa frase. Ela é de fato meio tsundere mas eu nunca vi ela interagindo com ninguém assim antes, então fiquei com a sensação estranha de que era uma outra personagem parecida com a Mio que estava falando. O roteiro gastar a maioria do tempo de tela da mesma pra gerar cenas de fanservice parece estar cobrando seu preço na caracterização da personagem………..

E a censura criativa continua.

Essa Succubus…………………