Impressões: Fate Stay Night UBW #13 ao #15
O episódio 13 foi um dos mais fracos da série pra mim até agora, mesmo se eu descontar o “Saber service”. Ele começa muito devagar, a virada do Archer não tem emoção e embora eu fique feliz do Shirou se confessar eu não faço ideia de onde ele tirou aquilo tudo, porque eu não vi ele apaixonado pela Rin desde o começo de UBW, como ele declara que estava. Ele parecia mais interessado na Saber pra ser honesto. É uma interpretação subjetiva? Talvez, pra mim realmente não colou, faltou um trabalho melhor na primeira parte para essa confissão no início da segunda funcionar. Dizem que o BD vai ter mais uns 10 minutos a mais e isso talvez mude a percepção de algumas cenas, mas na versão TV ficou fraco.
O episódio 14 é interessante, mesmo com o modo peculiar de flashback em 3 tempos (presente, passado e passado do passado). A história da Caster com seu mestre anterior é um bom extra para a personagem, apesar de partirem do princípio que o público já sabe a história da Medeia na mitologia grega (aqui). Também é um dos poucos episódios de Fate que termina com um bom gancho, algo que eu reclamei muito na primeira metade como desleixo do roteiro.
O episódio 15 é uma mistura de sentimentos: por um lado ver a história da Ilya, mesmo que bem picada, dá um bom plus ao envolvimento do público com a personagem (principalmente para quem viu Fate/Zero). Por outro, a personagem sumiu por quase 10 episódios, voltou em um e morreu no outro, somado ao fato de que jogar um flashback antes da morte do personagem para criar uma simpatia superficial é um recurso meio pobre. Olhando UBW como anime isolado Illya acaba como um personagem mal aproveitado, assim como a Rider, que nem deu pro cheiro na primeira parte. Na VN funciona por considerarem as 3 rotas um conjunto e personagens ignorados em uma rota serem mais desenvolvidos em outra, mas no anime isso não funciona do mesmo modo. O que sempre volta a questão de qual diabos é a ordem correta para ver Fate se você não quer ler a VN, uma questão, que honestamente, não acho que tenha uma resposta certa.
A luta em si não é uma “luta” (o Berserker se mexe mais na OP do que ali), já que o Berserker fica mais na defensiva tentando proteger a Illya do overpower do Gilgamech, do que lutando de fato. No fim é bonito ver a conexão dos dois mas é decepcionante para quem esperava uma luta de verdade, ainda mais depois do Berserker mostrar o que podia fazer na luta contra a Saber.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★ (-)
Quem quer ver mais Illya pode ir assistir o Fate de 2006 aonde ela aparece bem mais que UBW, ou o spin-off feliz dela aonde ela vira uma garota mágica. Tem a Rin e o Shirou nele também, e é um anime bem divertido, com muitas lutas (bem mais que UBW) e fanservice (dessa parte eu não gosto tanto).
A morte da Illya foi bem mais pesada visualmente no filme de UBW da Deen. No anime ela ficou mais dramática e visualmente mais leve. Fidelidade a VN a parte a morte dela no filme me impactou mais.
Isso seria ainda mais engraçado se os dois trocassem de posição ( ͡° ͜ʖ ͡°).
Fate é um anime sobre culinária disfarçado de uma aventura/ação, só não vê quem não quer XD.
Impressões dos episódios anteriores de Fate UBW












Você acha que os problemas citados por você poderiam ser resolvidos se colocassem um diretor mais capaz(como quem fez o zero,Ei Aoki), ou você acha que é um problema de roteiro?
Na minha opinião eles estão querendo agradar os que já conhecem bastante o mundo de fate
Devido à natureza da VN, eu nao culparia o diretor nessa ai, sinceramente (especialmente depois da porcalhada que fizeram na DEEN com a primeira adaptaçao, tentando juntar todas as rotas na da Saber em 26 episodios). Nem com os especiais de 1 hora da mesa ovni daria para colocar todas as informaçoes da VN em uma rota sendo adaptada no anime, até porque muitas interaçoes mudam de acordo com o que vem em cada rota (e alguns personagens acabam com objetivos e ideais até mesmo diferentes daqueles que teriam na outra historia).
Eu culpo o Nasu, por fazer uma historia inadaptavel daquelas hahaha
No fim, acho que 3 adaptaçoes (um pra cada rota) seria o unico jeito de fazer as coisas funcionarem (ja que uma nao funciona sem as outras), e mesmo nesse quesito, acho que nunca vao voltar atras e re-adaptar a primeira adaptaçao, feita para rota Fate.
Concordo com o danpmss. Não acho que fazendo uma espécie de “rota original” seria algo bom, acho que iria ficar uma merda! pois como ele falou, as interações e algumas reações dos personagens mudam de acordo com as rotas. A melhor opção, sem dúvidas, era adaptar todas as 3 rotas fielmente. Mas não acho que isso vá acontecer… teria que fazer um remake da rota Fate (coisa que acho que nunca vai rolar [Apesar de eu querer muito]) e ao invés de fazer um filme de Heaven’s Feel, eles também adaptassem em anime. Como foi dito, pelo visto o problema é com a história, que é difícil de adaptar.
Eu tenho lá minhas dividas na capacidade do Ei Aoki também, ainda mais depois de Aldnoah. Fate/Zero segue a LN sem grandes modificações, mas adaptar uma LN e uma VN são coisas bem diferentes, com a LN sendo mais fácil. Eles cortaram umas partes importantes da Saber com o Lancelot em Fate Zero e o final mesmo que fugisse um pouco da LN podia ter sido menos broxante. Agora, em termos de dirigir cenas de ação o Ei Aoki é muito melhor do que esse diretor de UBW.
E quando eu falo problema de roteiro estou reclamando do roteirista e diretor, já que o diretor revisa os roteiros e pode sugerir mudanças se quiser. A produtora pode impedir ele de mudar o original mas dados os acrescimenos que UBW está tendo para quem viu Zero eu duvido que seja esse o caso aqui.
Pra Fate ficar legal ou eles davam um jeito de fundir todos os plots mais relevantes das 3 rotas em um anime original de uns 50 episódios, que seria basicamente uma rota nova aonde todos os personagens ganhariam desenvolvimento (não aquilo que a Deen fez de seguir a rota 1 com pedaços das outras no meio), ou adaptavam desde a primeira rota sendo fiel a VN, opção que não gosto tanto dado que o Shirou é bem chato na primeira rota, mas ficaria melhor que jogar UBW direto.
fiquei decepcionado com a morte do berserker,eles podia ter mudado um pouco a historia, tipo outro servo mata o berserker pra ter mas ação(dificil e encontra um servo com capacidade),eu ja imaginava que a luta seria sem graça porque se o berserker encosta no Gil a luta acaba ali mesmo.
nao vou sentir falta da Illya,eu gosto de lolis mas o designer dela e sua personalidade em combinação com a voz retira todo charme de loli que ela deveria ter.
depois dessa morte sem graça o jeito e esperar e por expectativa na luta de outra pessoa, que so quem conhece fate sabe porque diabos esse idiota continua vivo.
Eu parei de assistir esse anime no primeiro episódio que a Ilya aparece, pois pesquisei o passado dela e este futuro com sua morte e não gostei. Muito triste T.T Se ela realmente não aparece por dez episódios realmente diminuirá e muito o impacto…
foi uma pena mesmo o que aconteceu com a illya nesta rota mas bem eu já esperava……….
Esse ultimo episodio foi o mais empolgante desde que a segunda parte começou . A morte Illya foi bem triste , sinceramente não queria que ela morresse . Acho que vou assistir o filme feito pelo Deen .
não faça isso
espera a série acabar, pq senão vc vai tomar uns spoilers magnânimos hahaha
Gostei desse episódio, apesar de achar que o Gilgamesh op demais, o que tira um pouco a apreensão da batalha. De resto, fiquei triste com a morte da Illya, que passado triste. T-T
Esse Gil é muito cuzão. Ele podia simplesmente cortar a cabeça dela fora e matar ela sem dor, mas não, precisa cegar a coitada e deixar ela sangrar até a morte. Vai se ferrar Gilgamesh >:U
Até que tá legal assistir Fate, a OP é melhor que a primeira, e as lutas são melhores que a maioria dos animes que eu já vi, só perde pra Fate/Zero e o segundo filme de Gurren Lagann. Como você disse, a direção tá meio que se lixando pra quem não leu a VN on pelo memos assistiu o Zero. Se eu não tivesse começado a jogar (Eu tô quase acabando a rota Fate) eu não daria a mínima pra Illya morrer agora. E ainda assim eu não me importei muito.
Gilgamesh é provavelmente o servo mais OverPower de Fate,para tentar fazer uma luta ”foda” contra ele teria que ser alguém do mesmo patamar ou a Saber kkk,senti pena da Illya nesse finalzinho ela não teve nem a chance de conversar direito com o Shirou 🙁
”jogar um flashback antes da morte do personagem para criar uma simpatia superficial é um recurso meio pobre”,Akame usou isso até a morte da Chelsea então não vejo problema com isso para Fate.Gostei do flashback da Illya a relação dela com o Berseker é bem bonita,e no fim ele conseguiu superar seus limites e quebrar as correntes mesmo que tenha morrido por isso…
Esses dois últimos episódios foram interessantes mostrar o passado de personagens q não tinha mostrado antes, a luta em si não foi tudo akilo q tava esperando realmente.
Passado da Illya quem não viu o fate zero deve ter ficado perdido, eu pra ser sincero ainda não entendi direito como funciona esses homúnculos no Fate.
Gilgamesh é muito OverPower fico pensando se realmente existe alguém que peite ele justamente na LN ou VN de Fate alem de ser poderoso é inteligente e tem um discurso interessante, espero que ele não seja derrotado lixosamente pro Shirou
Isso é uma das coisas que não gosto de Fate, dar um jeito do lixo do shirou ganhar essa porra haha
Não ligo muito pra lutas, mas tenho que reclamar de uma coisa. Como a trilha sonora ta fraca, estou muito decepcionado nesse aspecto. fate zero e até o próprio fate stay night (vsn e deen) tem trilhas sonoras ótimas. As trilhas sonoras poderiam ter deixado muitos momentos no anime melhores. A cena da rin com o shiro na série TV apesar de ter dialogos melhores a ost de fundo ficou MUITO a desejar se comparar com o filme ou a vsn. E não entendo pq isso acontece, pq até onde eu sei a equipe que cuida disso não é fraca.
O responsável pela trilha sonora desse Fate não tinha nada demais no currículo, ia ser um milagre se saísse algo acima da média: http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/people.php?id=58777
Estou achando Fate foda. Mas tem algumas coisas que eu não curti/ estou curtindo na adaptação.
1- OST’s, estou achando elas bem fracas.
2- Também não curti a confissão do Shirou para a Rin (eu também tive a impressão de que o Shirou estava era interessado pela Saber kkkkk). Achei que a cena ficou bem melhor VN, pois nela dá uma impressão de que eles são mais íntimos.
3- A falta de emoção em algumas cenas…coisa que pelo menos nesse último episódio não aconteceu [ainda bem], só que em compensação, deu uma impressão de que ficou forçado, já que a Illya não é muito aproveitada na rota UBW. Tipo, quem só tá assistindo esse Fate, ou só assistiu o Zero e esse, deve ter ficado meio “foda-se” para a morte dela. Na rota Fate, a personagem Illya é bem mais aproveitada, mas infelizmente a maioria não jogou a VN, e boa parte da galera atualmente não assistiram o Fate/ Stay Lixão 2006 (queimaram o anime nessa adaptação. Ainda hoje eu me iludo querendo um remake).
Acho que as rotas de Fate não funcionam muito bem separadas… pois os buracos que ficam em uma, a outra cobre. É por isso que eu sempre digo, o melhor é ler a VN! (terminei ela há uns anos).
Estou irritado com muita coisa no anime, o que era bom vem caindo de produção a cada episódio, obviamente, junto com a minha santa paciência. Mas focando apenas no ressente episódio … Geral que acompanha o anime já sabia que a Illya iria morrer, mas acredito que ninguém imaginava que o Hércules fosse se comportar de forma tão patética e estático em combate, chega a ser desrespeitoso com a lenda desse personagem mitológico! Em fim, já que aturei alguns absurdos até aqui, não vou abandonar o barco e continuarei assistindo, mesmo que puto da vida! ¬¬