Impressões: Fate Stay Night UBW #13 ao #15

Illya-chan ;_;

Não estou mais postando Fate UBW semanalmente devido a ter ficado meio decepcionado como episódio de entrada da segunda parte e não gostar de fazer posts semanais para ficar reclamando de aspectos semelhantes para com o anime, que não é ruim, mas não está correspondendo nem de perto as minhas expectativas (que não, não eram de uma adaptação super fiel da VN, mas algo com mais liberdade e uma direção com mais braço). Não gosto de parar as coisas pela metade no entanto, então vou fazer esses posts em compilados a cada tantos episódios, de forma a fazer algo bem mais centrado (só vou comentar os eventos principais), comparado a ficar catando migalha em cada episódio (aka “comentando cada mínimo detalhe”), como fiz com os episódios anteriores.

O episódio 13 foi um dos mais fracos da série pra mim até agora, mesmo se eu descontar o “Saber service”. Ele começa muito devagar, a virada do Archer não tem emoção e embora eu fique feliz do Shirou se confessar eu não faço ideia de onde ele tirou aquilo tudo, porque eu não vi ele apaixonado pela Rin desde o começo de UBW, como ele declara que estava. Ele parecia mais interessado na Saber pra ser honesto. É uma interpretação subjetiva? Talvez, pra mim realmente não colou, faltou um trabalho melhor na primeira parte para essa confissão no início da segunda funcionar. Dizem que o BD vai ter mais uns 10 minutos a mais e isso talvez mude a percepção de algumas cenas, mas na versão TV ficou fraco.

O episódio 14 é interessante, mesmo com o modo peculiar de flashback em 3 tempos (presente, passado e passado do passado). A história da Caster com seu mestre anterior é um bom extra para a personagem, apesar de partirem do princípio que o público já sabe a história da Medeia na mitologia grega (aqui).  Também é um dos poucos episódios de Fate que termina com um bom gancho, algo que eu reclamei muito na primeira metade como desleixo do roteiro.

O episódio 15 é uma mistura de sentimentos: por um lado ver a história da Ilya, mesmo que bem picada, dá um bom plus ao envolvimento do público com a personagem (principalmente para quem viu Fate/Zero). Por outro, a personagem sumiu por quase 10 episódios, voltou em um e morreu no outro, somado ao fato de que jogar um flashback antes da morte do personagem para criar uma simpatia superficial é um recurso meio pobre. Olhando UBW como anime isolado Illya acaba como um personagem mal aproveitado, assim como a Rider, que nem deu pro cheiro na primeira parte. Na VN funciona por considerarem as 3 rotas um conjunto e personagens ignorados em uma rota serem mais desenvolvidos em outra, mas no anime isso não funciona do mesmo modo. O que sempre volta a questão de qual diabos é a ordem correta para ver Fate se você não quer ler a VN, uma questão, que honestamente, não acho que tenha uma resposta certa.

A luta em si não é uma “luta” (o Berserker se mexe mais na OP do que ali), já que o Berserker fica mais na defensiva tentando proteger a Illya do overpower do Gilgamech, do que lutando de fato. No fim é bonito ver a conexão dos dois mas é decepcionante para quem esperava uma luta de verdade, ainda mais depois do Berserker mostrar o que podia fazer na luta contra a Saber.

Avaliação: ★    ★ (-)

Extras

(Imagens do anime Fate Kaleid Prisma Illya)

Quem quer ver mais Illya pode ir assistir o Fate de 2006 aonde ela aparece bem mais que UBW, ou o spin-off feliz dela aonde ela vira uma garota mágica. Tem a Rin e o Shirou nele também, e é um anime bem divertido, com muitas lutas (bem mais que UBW) e fanservice (dessa parte eu não gosto tanto).

A morte da Illya foi bem mais pesada visualmente no filme de UBW da Deen. No anime ela ficou mais dramática e visualmente mais leve. Fidelidade a VN a parte a morte dela no filme me impactou mais.

Isso seria ainda mais engraçado se os dois trocassem de posição ( ͡° ͜ʖ ͡°).

Fate é um anime sobre culinária disfarçado de uma aventura/ação, só não vê quem não quer XD.

****
Obs: Se quem jogou a VN quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.