Impressões: Fate Stay Night UBW #19, #20 e #21
Em resumo, Archer quer acabar com seu sofrimento, mesmo que teoricamente matar o Shirou não resolva – como a Saber alega -, ele ainda quer tentar no “vai que funciona….”. Ele deveria ser o vilão que você entende o motivo de fazer o que faz. Isso é amplamente reforçado por ele ter deixado a Rin com o Shinji para ser estuprada e morta, mas o roteiro faz questão de ignorar isso com a Rin fingindo que nada aconteceu depois.
Shirou joga com o papel de herói, e funcionaria, o problema é que ele é um herói que não sabe argumentar. “Eu nunca vou me arrepender de nada….”, como alguém racional fala uma besteira dessas? Ele não passou por nada que o Archer passou, ele não perdeu nada por culpa do seu idealismo ainda, como ele pode afirmar isso? É uma luta de um cara dark que quer acabar com seu sofrimento matando um “inocente”, contra um herói shounen de cabeça fechada. Eu realmente não sei para quem torcer, porque os dois parecem errados, mas pelo menos o Archer é mais “cool” e tem falas mais pé no chão. Engraçado que o próprio Archer argumenta contra si mesmo quando fala que matou milhões para salvar bilhões (ele fez mais bem do que mal), mas o Shirou não parece interessado em usar isso contra ele na discussão, apenas fica repetindo que “não vai desistir de seus ideais”. Shirou não é o protagonista que queremos mas o que merecemos aparentemente….
Pelo lado bom a Saber ganhou algum desenvolvimento, mesmo que minusculo, algo que não faz parte de UBW e está sendo acrescentando como extra (se seguissem UBW a risca vocês iam sair daqui sem saber nada sobre ela). Vou explicar o básico porque duvido que UBW vá mais longe do que já foi na explicação sobre ela. Saber é o Rei Arthur!, que no universo desse autor era uma mulher se fingindo de homem. Sua lamentação pessoal é que ela queria refazer sua escolha de ser Rei (tirar a Excalibur da pedra), porque avaliando a si mesmo pouco antes de morrer ela não se considerou um bom rei (o que a levou a fazer o pacto para se tornar uma possível escolha na guerra do Graal para ter a chance de realizar seu desejo). Sua jornada na primeira rota é ela aceitar que fez o que podia, o que leva a um final muito bonito, e um dos poucos motivos pelo qual ainda consigo gostar do Fate 2006, mesmo com tudo que ele faz errado ou de modo meia-boca.
Lamento não terem fundido mais da rota Fate a essa, já que poderíamos ter lutas mais relevantes contra a Rider e o Berserk, e o resto deixava parecido com o desenvolvimento de UBW mesmo (gostaria da Saber lutando ao lado do Shirou no final no entanto, deixaria o final mais coeso, mas vou entrar nesse assunto quando a hora chegar).
Uma obviedade da luta do Shirou x Dark Shirou que me agrada: o Shirou mirrado não pode derrotar um Shirou com mais de 100 anos de experiencia e toneladas de frango com batata doce na veia. E eu nem entrei no mérito dele ser um espirito heroico com atributos ainda, os golpes dele quebram o fucking chão com o impacto, tamanha a força (tudo bem que isso não tem no original, mas faz sentido). Felizmente isso parece ser abordado e o Archer mesmo fala que poderia ganhar a qualquer momento, mas estava exitante. Essa honestidade da luta foi boa.
A OST da luta deles em geral ficou boa, principalmente a insert song com o Shirou lembrando do passado e revigorando seus ideais. Não a moral daquilo em si, mas o sentimento que a cena conseguiu passar. A luta como um todo não me empolgou muito no entanto, já que o Archer deixa bem claro que está pegando leve e o Shirou nunca teve uma chance real (as contantes pausas para conversa e o modo que é concluída com o Archer desistindo não ajudam também). A animação estava boa quando dava as caras, mesmo que mais simplificada que o normal em alguns momentos. Deve ser a luta em que mais pegaram leve nos efeitos em CG até agora.
O conflito deles é o que me incomoda, por não dar muito em lugar algum. No fim Archer só esqueceu seu passado e por isso entrou em negação. O Shirou de tanto gritar (coisas pouco coerentes na maior parte do tempo) fez ele lembrar de si mesmo e perder para nostalgia (ele deu argumentos lógicos do porque aquela ideologia era errada, mas ao lembrar do passado deixa isso pra lá e aceita seu eu ilógico, por isso falei “perdeu para nostalgia”) ou se conformar. Não existe uma real vitoria, Archer só desiste depois de ter um flashback. A revolta dele é compreensível, ainda que o modo dele de tentar resolve-la seja por deveras exagerado e cruel. O Shirou mais novo sabe que seu ideal é infantil e as coisas não vão sair como ele espera, mas ele quer continuar com eles mesmo assim, porque ele gosta deles. Bonitinho, mas pouco funcional comparado ao que um meio termo entre o realismo e a busca por um ideal altruísta poderia ser. A única coisa que importa pro Shirou é que se ele agregar um pouco do ponto de vista do Archer ele vai deixar de ser ele mesmo, o que é bizarro , porque ele está dizendo que amadurecer ou mudar de ideia sobre as coisas que você pensava na juventude faz você deixar de ser quem é.
![]() |
| Bela cena |
Bem, até ai vá lá, não posso exigir que um personagem tome decisões inteligentes afinal. O que eu não engulo é o roteiro nunca gerar consequências para essas escolhas dele. O roteiro de UBW nunca o desafia no presente com escolhas difíceis (exemplo: ou ele salva um bando de pessoas ou a Rin, só pode escolher um), só o que faz é mostrar que o Archer(ele) vai sofrer com aquela escolha, mas como bem sabemos, ver algo e passar por aquilo são coisas diferentes.
Shirou não perde nada com o que se importe em sua escolha idealista, e portanto não precisa desistir dela, porque ele não liga para auto-flagelação. Acho pobre um arco inteiro para reiterar uma ideologia que ele mesmo admite ser infantil, mas é o que ganhamos até aqui (e um download das habilidades do Archer por osmose). Um meio termo, uma tentativa de salvar as pessoas com uma perspectiva realista de que não se pode salvar todo mundo, e as vezes um mal menor tem que ser feito para um bem maior, não vi o Shirou aceitar nada disso, e nem sofrer por nenhuma de suas decisões baseadas em seu ideal. Ainda tem 3 episódios pra isso, mas por enquanto é essa minha conclusão do arco.
Outra coisa estranha é ele nem mesmo dar outras opções ao Archer, como por exemplo: não fazer um contrato para se transformar em um mercenário imortal se isso vai o revoltar depois, tentar outras opções. Apesar de que se ele não fundir sua ideologia com uma visão um pouco mais realista deve acabar morrendo traído do mesmo jeito, ainda que de uma forma diferente ou em outra ocasião.
O resto foi bem explicado pelo Gilgamech, toda a história do Graal é uma farsa (a parte dos desejos inclusive) e o duelo dos heróis é feito para prover sacrifícios. O Shingi – um vilão dos mais toscos que já vi -, se foi sem dizer ou acrescentar nada, e o Kirei também morreu de forma meio anti-climática. Agora é esperar a luta final contra o Gilgamech. É isso, teve umas partes boas, umas partes não tão boas fundidas a buracos do roteiro, e eu continuo aqui, não tão feliz com o resultado 21 episódios depois de um início bem promissor, mas pelo menos ainda tá valendo a pipoca por algumas cenas bacanas.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★ (+)
Pobre Lancer, quero uma 4ª rota dele sendo o servo da Rin. E essa cena ficou meio fria de novo, esse diretor tem um problema com cenas de gente morrendo que deveriam ser mais emocionantes (ele fica deixando a OST do background muda na maior parte do tempo). Fora isso, esse negócio do Lancer receber uma ordem para se matar e não cumpri-la direito (como o Lancer de Fate/Zero fez) ficou mal explicado. Ele cai, volta, salva a Rin, cai de novo, o Shinji aparece, ele levanta, da uma porrada no Shinji e ai morre. Ficou bem estranho.
Romântico….mais um que se foi sem dizer ou acrescentar nada em Unlimited Anticlimatic Developments. Quando acabar eu faço uma contagem de quanta gente morreu sem fazer praticamente nada nessa história.
Rin vai se tornar o espirito heroico da Madre Teresa, ela tá muito preocupada com o cara que deixou ela pra ser estuprada e morta, ao invés de estar furiosa com ele como qualquer ser humano normal estaria. Nasu não notou que tinha algo errado na reação dela quando refez o roteiro original?
De novo, Rin vai morrer e não invoca a Saber para salvar ela com o selo de comando que ainda tem…….
Shinji só estava em UBW para fazer caras engraçadas ao que parece.
Gostei de como a Saber compara as duas versões do Shirou com as duas possibilidades que ela tinha de virar ou não Rei.
PS: A Excalibur está muito grossa, refaçam isso no BD.
Para quem não entendeu o que quis dizer com animação simplificada é só olhar as imagens dos corpos acima. Na da Saber x Berserk ela se mantinha estável mesmo em shots a longa distancia, mas agora já está começando a seguir o padrão de animes normais, de perder detalhes conforme se ganha mais fluidez e distancia dos personagens. Engraçado que no final de Fate/Zero aconteceu coisa similar, parece que o tempo de produção vai apertando e o detalhismo das cenas tem que ser sacrificado em parte (tem um filtro que eles costumam mandar por cima para disfarçar mas parece que não deu tempo). Não é exatamente um problema já que conseguem manter as cenas chaves mais detalhadas (exemplo abaixo), mas ainda assim é algo interessante de se notar.
Das cenas de luta essa foi a que eu realmente gostei (tudo feito por um animador freelancer).
Ficou legal o simbolismo. É como se a visão pura e idealista do Shirou tivesse iluminado o mundo sombrio do Archer por um momento.
Como o Archer ia matar o Shirou se a Avalon (bainha da Excalibur) que estava dentro dele ia ficar regenerando ele pra sempre? Imagino se cortar a cabeça resolveria……
Vocês sabem como se “compartilha” mana em Fate? Curioso quanto a fidelidade que isso vai ter.
Impressões dos episódios anteriores de Fate UBW





















As mortes sem emoção eu não sei muito, até por que eu já sei quem vai morrer então não tem como falar muita coisa, mas que Zero é anos luz mais emocionante é.
“Vocês sabem como se “compartilha” mana em Fate?” Selxo quenti, altas putarias, AHSAUHASUHUHSAHUASHUAS.
“Fora isso, esse negócio do Lancer receber uma ordem para se matar e não cumpri-la direito (como o Lancer de Fate/Zero fez) ficou mal explicado.”
eu li isso em uma wiki que ele tem a habilidade de continuar lutando enquanto morre,mesmo com coração perfurado ele ainda pode lutar.
Shinji ja foi tarde.
“Como o Archer ia matar o Shirou se a Avalon (bainha da Excalibur) que estava dentro dele ia ficar regenerando ele pra sempre? Imagino se cortar a cabeça resolveria”
ela pode curar feridas mas nao pode ressuscitar os mortos,acho que cortar a cabeça resolve a parada,pena que ele nao fez.
Kireeeiiii nao,porqueeeeeee. Droga,espero que no filme ele tenha mas participação na trama,por falar nele parece que o Gil ficou “meio” abalado com a morte dele.
Yup acho que ele mirou no cérebro.
Sim , no filme Heaven’s Feel , Kirei tem muito mais participação do que nas outras rotas. Chegando a lutar com a Illya contra o Assassin. Pode ter bastante hype sobre isso.
Legal terem explicado quem o archer era mas podiam ter resumido um pouco as coisas chegou a ficar cansativo e meio repetitivo.
A morte do Kirei nessa rota é muito caída, principalmente pra quem viu o fate zero e sabe tudo q ele fez. No fim se resumiu kirei dizendo sou um grande fdp e morrendo logo em seguida.
Uma duvida q tenho não sei se é spin-off, da onde é akela rubi saber?
Rubi saber? ta falando da alter saber?, se sim ela é a versão dark, consumida pelas trevas da saber, você vai ver ela no filme heaven feel
Pelo link q coloquei essa q vc tá falando é de preto, essa de vermelho q não sei e a de branco tb.
Mostra uma imagem ou especifica melhor. Existem várias Sabers mas nenhuma com esse nome.
É a saber com vestido vermelho, aparecia inclusive depois da ending de um episódio do carnival phastasm .
Nesse site tem imagem de 4 sabers, a azul normal, a de preto q sei q aparecce no spin-off e mais duas.
http://forums.spacebattles.com/threads/nerve-damage-fate-stay-night-fanfic.234555/
Saber Nero. Ela é literalmente Nero, mais um convertido de homem pra mulher no universo de Fate.
A de preto é a Saber Alter da rota Heavens Feel.
A da frente é a Saber Lily, acho que é de um jogo.
Estou impressionado com o seu saber sobre o assunto…
Nossa essa bateu fundo na alma.
Nossa cara, vc passou dos limites com essa piada.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sqn ;/
Entendi valeu pelas explicações.
Esse arco do Archer e do Shirou foi bem enrolado . O ep 20 principalmente , eu fiquei me perguntando a onde estava a OST tinha cenas praticamente muda , primeira vez que senti falta da OST foi nesse ep . Eu não imaginava que o Kirei era o mestre do Lancer , e a morte desses lanceiros já estão manjadas kkk , mas não nego que gostei de ver o Kirei morrer , mas foi uma morte tão rápida , que faz parecer que tudo que ele fez no Fate/Zero fosse nada relevante . Gilgamesh em fim entrou em cena , era algo que eu já estava ansioso para ver e Shinji teve o fim que mereceu . Vendo como essa rota está indo , me faz pensar que o Fate de 2006 tinha um desenvolvimento bem melhor . Agora no aguardo do que vem por ai .
Gostei dessa parte onde a Saber vê a possibilidade dela de ter uma vida ”normal” se não fosse rei,o discurso entre Archer e Shirou poderia ter sido um pouco mais resumido isso cansa uma hora,mas a luta compensou num modo geral de longe essas cenas da gifs do post foram minhas partes preferidas também.
Gilgamesh entrou em cena com estilo u.u,em UBW ele é meio FDP mas continua sendo meu servo preferido pena que só no Zero ele se dá bem,o Shinji se ferrou bonito repeti a cena umas 3 vezes kkkk,Lancer ganhou meu respeito morreu e voltou para matar o Kirei lol.
Como que eles compartilham mana em Fate?
SPOILER ABAIXO
Rin: “Okay Shirou, for this to work, we have to reach orgasm simultaneously. Hold on for that long.”
Shirou: “…aren’t we both virgins?”
Rin: “Shut up! Now strip.”
Shirou: “What about you?”
Rin: “Shut up, I don’t need to!”
Shirou: “Okay…I’ll start foreplay, then.”
Rin: “Don’t need it. Hurry up and start.”
Saber: “What the hell was all that you did to me, then?!”
Rin: “You stay out of this.”
Saber: “Fine. Use your own blood as lubricant, for all I care…”
Shirou: “Tohsaka, are you aware of a little practice called ‘mutual masturbation?'”
Rin: “Stop babbling and put it in already!”
Shirou: “…I’m gonna get blamed for this, aren’t I?”
http://i.4cdn.org/a/1432978651402.jpg
Whaaaat! Dessa eu não sabia. Já to vendo a censura no próximo episódio….
Eita poha!!! Ta ai a maior surpresa da serie pra mim ateh agora. Por essa eu num esperava.
Como será ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Já me falaram. ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Só eu que não entendi porque a Saber fica chamando o Gilgamesh de Archer?
Gilgamesh é da classe Archer entre os servos.
(spoiler leve sobre fate/Zero) Em Fate/Zero ele foi invocado como archer, e, se eu não me engano, o espírito heroico não pode mudar de classe depois de ser invocado, a não ser que morra e seja invocado novamente. Como o Graal só cuspiu ele, ele continua sendo um archer.
Essas caras do shinji sempre me fazem rir kkkk
Q bom q se ferrou, eita personagem chato
Quanto ao Shiro, sinceramente esse cconflito deles foi ficando chato, assim como o próprio Shiro, espero q ele realmente seja desenvolvido melhor no heavens feels, e tomara q esse filme não vire um kizumonogatari da vida
Tem explicação para a Rin não usar selo de comando:
Na VN, o anime tem que se defender sozinho já que não colocou um aviso dizendo que você precisa jogar a VN como pre-requisito para poder assisti-lo. O mesmo vale para qualquer adaptação de LN/Mangá/ect, tudo nelas tem que fazer sentido sem você ter que ler o original.
Com o que Fate gasta com monólogos e exposição, a Rin não soltar essas frases em 10 segundos é bem bizarro. O roteirista acha importante o Archer se re-re-re-explicar, mas informações realmente uteis deixa passar (a morte não morrida do Lancer é outro exemplo de coisa mal ou não explicada).
Bem, Kyoukaisenjou no Horizon discorda de você.
Mas é verdade, eu acho que deveria ter a explicação no próprio anime, porém vamos ter o BD ainda com cenas extras como de costume da ufotable. Vale lembrar que a ufotable faz bastante coisa de diferente no BD, disseram até que colocam/retiram OSTs de certas cenas. Seria bom você dar uma olhada no BD e depois dar uma nova opinião sobre o anime depois de tudo.
Não acho que seja bizarro a Rin não falar isso, mas pode ter sido proposital para o BD ou falha técnica mesmo.
http://motherfuckingmaguskiller.tumblr.com/post/119972719787/hello-everyone-and-welcome-to-who-wants-to-be-a
Na VN fala com o Shiro fica de cabelo Branco? ele tinge ou algo parecido? xd
Não lembro onde foi que li isso e se explica na VN (acho que não) mas a pele dele e a cor do cabelo mudaram depois de realizar várias projeções (fazer armas). O uso de magia afetou o corpo dele a longo prazo. Lógico que no fim parece só uma desculpa e ele está com outra aparência só para você não notar de cara que ele é o protagonista quando Fate começa.
Pena que vai ser censurado …. a cena é muito forte , mas como vc disse veremos o quanto vai ser fiel….
Onde posso baixar a visual novel de fate? To querendo jogar a rota heavens feels
Coloque isso no google “fate stay night visual novel download”.
Não entendi seu problema a respeito da morte do Lancer, ele se golpeou com a Gae Bolg e morreu devido ao poder da mesma, se ele é um espírito heroico imagino que tudo bem ele aguentar o suficiente pra dar um supapo no Shinji.
Acho que o Kirei fez muito na historia, lembra do flashback da Caster? Sem falar que ele foi o responsável por praticamente tudo que ocorre envolvendo o Lancer, pode-se dizer que foi ele quem moveu todo o plot.
Pensamento da Rin: Meu deus meu namorado ta todo ensanguentado no chão! Mas foda-se. Moreno alto e bonito como foi que você se machucou? XD
Sei que você é um fanatico por sakugas mas tenha dó dos animadores(escravos). XD
Creio que a bainha não seria grande problema pra um cara que pode gerar laminas infinitas dentro de um mundinho só dele.
Sobre a decisão do archer você tem que lembrar que por mais calejado e arrependido que esteja ele não deixa de ser o mesmo Shirou idealista e simplório que pode ser visto na luta usando argumentos repetitivos. Então faz sentido ele mesmo com uma aparência mais cool permanecer o mesmo cara bobão e irreparável por dentro.
Olha, se fosse logo depois de se cravar a lança vá lá, mas ele ficou no chão um tempão, voltou, matou o Kirei, caiu por um tempo, voltou, acertou o Shinji e ainda bateu um papo com a Rin. Para quem deveria se matar ele fez um serviço bem porco. Se tem uma explicação seria legal eles colocarem, porque ficou bem estranho.
Kirei, explicou as regras, fugiu da igreja, voltou dizendo que matou o pai da Rin e morreu segundos depois. Se o Gilgamesh tivesse se vestido de padre, explicado as regras no ep 2 e depois contado pra Rin que conheceu o cara que matou o Pai dela daria no mesmo eu suponho. Dai eu achar ele inútil nesse arco (não considero o que um servo fica fazendo como feitos do mestre). Depois de mostrarem o que ele pode fazer em Zero fica mais anti-climático ainda. No arco Fate e HF ele tem mais relevância mas em UBW é triste.
Exite uma explicação para ele continuar lutando mesmo com coração perfurado,mas isso nao foi explicado no anime(nem um deles),quem jogo o jogo deve saber(eu acho eu nao joguei) mas quem so assistiu vai achar absurdo.
“Battle ContinuationEditBattle Continuation
Lancer has a high rank in Battle Continuation due to having fought from a disadvantageous position in many fatal battles during his life, living on while charging through the battlefields like a panther. When it comes to defense, his excellent agility and great experience make him an “impregnable wall”, allowing him to be confident in fighting both Archer and Saber at once if the goal is occupying them. He is especially hard to kill, as told in the legend of the dying Cú Chulainn having tied himself to a tree to continue fiercely battling before taking his last breath. Being the best of the Servants at “surviving”, he is able to take grievous wounds and still continue battling before succumbing to them, and possessing such a legend makes his dying struggle particularly fierce.
Not giving up easily, his tenacity allows him to battle on the verge of death and stay alive until he receives a clearly fatal blow. He is able to demonstrate astonishing tenacity even in the hopeless battle against Gilgamesh, delaying his opponent for half a day. He counters his opponents with an unyielding fighting spirit, and unlike Saber who will fade away instantly from a decisive strike to the heart from Fragarach, he is able to last for a period of time afterward. Even without an active heart or Master, he is able to hold his rapidly fading form through the use of his “dirty survival tricks.” After being forced to stab himself in the heart in Unlimited Blade Works, he has enough energy to get up, remove the spear from his chest, retaliate against Kirei, free Rin, ward off Shinji, and utilize the Ansuz Rune to burn his body along with the entire room. It is noted that he is definitively dying the entire time, and the simple act of standing up in the first place is amazing in itself.”
Fonte: http://typemoon.wikia.com/wiki/Lancer_(Fate/stay_night)
mds como eu preciso dessa insert song do episódio 20, realmente ela deu um grande impacto na cena. esperando sair o single dessa musica pq foi mt foda nossa.
Marco, me responde uma coisa pela data que estou enviando essa mensagem já saiu o episódio 22 queria saber se o anime finalizou nesse ou se vai ter um episódio 23 OBS: não acompanho datas de saídas de episódios então me desculpem a pergunta apesar de ter procurado informações em outros lugares 😉
Vai até o 25.
vlws, obrigado pela atenção.