Top 5 Melhores Openings – Temporada de Inverno 2015

Esses posts de top OP e ED eram pra ter sido cancelados devido a dificuldades de conseguir algumas OPs (OP 2 de Kimi no Uso por exemplo) ou o Youtube deletando elas semanas depois de eu postar (o que não deve mudar, daqui a 1 mês metade das OPs da lista vai ter sido deletada). Mas recebemos pedidos no email no blog, no meu email e nos comentários para voltar com o post, e eu sou uma pessoa de coração mole apesar das aparências, então vamos lá:

Esse Top foi montado apartir da votação do Marco (eu) ao invés de 3 membros do blog (Marco, Jessica e Tanaka) como é o costume. O motivo é acelerar a construção do mesmo, já que estamos com uma temporada de atraso e fazer um post conjunto exige que eu organize tudo em várias etapas, que fazem a construção do post demorar bem mais – apesar de eu gostar do resultado final, já que prefiro um post de OPs que misture vários gostos diferentes a um que se limite apenas ao meu.

Nos próximos Tops de EDs da Winter+Spring e OPs da Spring que devem sair durante esse mês o sistema de mais de um membro do blog votando volta, mas nesse, para poder sair mais rápido, vocês terão que se contentar apenas com meu gosto pessoal mesmo.


Top 5 melhores Openings – Temporada de Inverno 2015

5º – “Blade of Hope” by Sweet Arms – Shinmai Maou no Testament

Marco – Essa OP não me chamou tanto a atenção inicialmente, mas pensando em todos os ecchis de ação que já vi ela acabou sendo a que mais gostei depois da de High School Of the Dead (a 3ª é a de Samurai Girls, pena o anime ser tão….). Ela é sensual sem apelar (muito), entrega umas sequências de ação bem feitinhas, uma música empolgante e algumas partes inspiradas do storyboard: como todas as heroínas abrindo as asas do início (interpretar o simbolismo disso é livre XD), as garotas se movendo em slow motion com a câmera pegando vários ângulos ao mesmo tempo (não mostra nada, mas ficou sensual) e o protagonista em cima da heroína com asas de anjo em um mar de estrelas. Tem uma partes meio travadas no entanto. É uma OP que com alguns cortes a mais aqui e ali conseguiria se destacar melhor, tanto que pensei que ela não estava finalizada da primeira vez que vi.

4º – “Absolute Soul” by Kanomi Suzuki – Absolute Duo

Marco – Uma prova de que mesmo animes completamente genéricos podem ter OPs legais. Essa Opening foi feita por um único animador e ficou bem legal no modo que apresenta vários personagens misturando sequencias de ação, uma metáfora com o protagonista queimando e a dança do final. A parte mais fraca é a música, mas não chega a ser ruim.

 – “Nanairo Sympony” by Coalamode –  Kimi no Uso 

Os efeitos em cima são chatos mas é a única versão que achei na net.

Marco – Bela OP, ainda que não tão criativa quanto a primeira. A sequência do final principalmente é lindíssima, deles tocando em cima da água ao ar livre. A música é bonita mas seria melhor se a cantora soubesse pronunciar “Symphony” direito ao invés de ficar falando “Ximfoni”.

– “&Z” by Sawano[NzK]:mizuki – Aldnoah Zero 2 

Marco – Um flashback rápido do “””plot””” da S1, várias sequências de apresentação de personagens, algumas criativas como o Inaho buscando pela princesa em um cenário espelhando refletindo o céu, e o fantasma dela chorando atrás do Slaine (obviamente porque “ele não fez nada de errado!” XD). O grande diferencial comparado a primeira OP, que era bem fraquinha, é a música, muito melhor sincronizada com a OP, começando melancólica até entrar nas sequencias de ação, aonde ela cresce para um pop/rock. A anterior não tinha crescente era quase o mesmo ritmo a música toda e ainda estava fora de sincronia com os cortes de animação (não que sincronizar algo com as músicas da Kallafina seja uma tarefa fácil, mas deve ser possível com um pouco mais de esforço).

– “Flyers” by BRAVIO – Death Parade 

Marco – Melhor opening da temporada pra mim: estilosa, bem animada e super pra cima. O único porem dela é que não combina muito com o anime (só teve um episódio realmente descontraído nele).
Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.


Nanatsu no Tansai OP2

Marco – Abertura bem simples, mas charmosa, mesmo sem ter nada demais em termos de animação ou mesmo uma sequência de luta mais chamativa, conseguiram sincronizar bem a música com a apresentação de vários personagens com aspectos relacionados a seu passado no cenário.

Kancolle 

Marco – Adoro a música (baixei até), mas o storyboard é completamente genérico. Ficam mostrando um bando de personagens parados de forma bem randômica e no final uma sequência de ação. Um exemplo de OP com uma música e tema de anime similar que ficou bem melhor pode ser visto na OP de Arpeggio of Blue Steel, que encaro como uma visão mais “pé no chão” de Kancolle.

Yoru no YatterMan 

Marco – Alguns relances de criatividade, apesar de que muita coisa só vai fazer sentido para quem viu o anime. Bem animada, música e storyboard em perfeita sincronia. 

Durararax2 

Marco – Seria uma OP legal com o salto de um personagem para outro como diferencial, se não fosse uma repetição do mesmo que as OPs da temporada anterior fizeram (e a de Baccano também). A música eu prefiro da temporada passada, particularmente a OP2. Ainda vale a menção, mas não tem dana demais pra quem já viu a S1.

Recomendado: