Review – Yamada-kun and the 7 Witches
Um romance muito divertido que mistura sobrenatural, comédia, mistério e um pouquinho de drama, formando uma boa história, que para surpresa de muitos, tem um final fechado.
O anime começa muito bem, em um episódio movimentado que entrega sua proposta inicial de comédia romântica com sobrenatural através de uma magia de troca de corpos, que só vai ser melhor explicada nos episódios seguintes. Os dois personagens principais já convencem logo de cara, tanto individualmente como um casal. Um estudante problemático, violento e mal humorado, mas que no fundo é um cara muito legal. E uma estudante super séria e estudiosa, mas que na verdade é solitário e lá no fundo busca ajuda. Os primeiros episódios além de apresentarem alguns personagens vão desenvolvendo a relação do casal principal, ao mesmo tempo que expandem os mistérios do enredo envolvendo as 7 alunas com habilidades sobrenaturais.
A dinâmica do anime é bem criativa, com todos os poderes das bruxas funcionando através de beijos, que são um dos mistérios a serem desvendados durante os episódios (quem são as garotas, como funciona exatamente o poder de cada uma delas e porque estão usando seus poderes para causar problemas aos outros?). Acho que nunca um protagonista beijou tantos personagens. Tem episódios que você fica tonto tamanho a quantidade de trocas e revesamento de poderes. É engraçado como a coisa começa simples e vai escalando a cada bruxa encontrada no colégio. Isso cria muitas situações engraçadas também, que é uma das coisas mais legais desse anime: não importa o quão crítica a situação fique, o tom do anime tenta se manter leve – muito graças ao protagonista, que não se deixa cair não importa o quão ruim sua situação fique. Por mais que a obra tome seu tempo para drama as vezes, nunca parece forçado ou exagerado, pelo contrário, você vai desejar até que durasse um pouco mais – no último arco principalmente.
Só apartir da metade do anime mais ou menos que você deve começa a notar que alguns episódios estão meio corridos. Depois que a segunda bruxa é apresentada começa uma saga para achar as outras. Isso é legal e torna o plot mais interessante do que seria se a história ficasse só nas piadas cotidianas e um romance leve com o casal principal. O problema é o pouco tempo que se tem para trabalhar cada uma das personagens. A primeira e segunda bruxa tem um tempo razoável, mas depois disso são mais 4 bruxas apresentadas um episódio após o outro. O anime até tenta fazer algo legal mas apresentar uma personagem, desenvolve-la, apresentar seu problema e o protagonista resolve-lo, tudo em 20 minutos, fica difícil de funcionar 100%. A parte dramática é o maior problema, já que ela exige um tempo de respiro para você assimilar e sentir aquilo que está acontecendo, e quando o drama é apresentado e poucos segundos depois o protagonista já está em uma correria frenética para resolver a situação, a emoção que a cena poderia ter as vezes de perde. Não é o caso de todos os episódios, mas em alguns isso fica bem notório.
Ao final vem uma saga mais longa (4 episódios), da bruxa da memória, de longe a melhor de todas, por conseguir aumentar um pouco o tom do drama ao mesmo tempo que dá uma situação de crítica, a qual o protagonista tem que resolver rápido antes que perca a garota que ama para sempre. Tem um momentos muito bonitos nesse arco, e se você ainda não estava torcendo pelo casal principal nesse arco você deve acabar se rendendo (apesar de que a rival da Shiraishi tem um momento muito bonito também). O arco final junta todas as bruxas (estudantes) que foram trabalhadas anteriormente, dando uma sensação de completude, mostrando que o que veio antes não eram apenas arcos randômicos, mas sim uma preparação necessária para o que vinha a seguir.
Nessa saga final acontece uma quantidade de coisas enorme em 4 episódios, de modo que a pessoa pode ter até que pausar o vídeo as vezes para assimilar tudo. A maioria dos mistérios do plot é fechada mas ficam algumas coisas mal explicadas e comportamentos com mudanças meio rápidas ou estranhas as vezes. Mas são coisas ou situações tão pequenas, e de tão pouca relevância ao plot central, que dá pra relevar. O grosso do enredo é todo explicado.
O mais importante é que o final consegue fechar tudo que trabalhou anteriormente, dando um fim tanto ao plot das bruxas como uma conclusão ao romance do casal principal (a cena dos dois no final é muito boa). Não é um anime perfeito e com 24 episódios talvez tivesse sido melhor, com mais tempo para você apreciar todos os personagens e ir absorvendo os twists da trama mais devagar. Mas dentro do tempo que a obra tinha o trabalho ficou muito bom. É difícil não sair do anime com uma sensação de gratificação, desejando que tivessem mais episódios para ver aqueles personagens interagindo (tem as OVAS pra isso), mas ao mesmo tempo feliz por como tudo terminou de forma bem fechada e agradável – algo bem raro em adaptações de comédia romântica, que tem uma tendencia infeliz a terminarem em aberto, sem nunca ter uma temporada final para fechar tudo (ou nem mesmo terem um plot fora a comédia e o romance). Yamada, do seu jeito torto, mudou a vida infeliz de todas bruxas para melhor, e no processo, também conseguiu encontrar sua própria dose de felicidade e amigos.
A animação é não é um destaque, mas consegue cumprir seu papel nas partes cômicas ou emocionais a contento. A trilha sonora é boa. Só em um episódio que eu não gostei do uso dela, aonde colocaram uma música de comédia em uma cena dramática, pareceu até um erro. Mas no geral ela cumpre bem o seu papel.
PS: Assistam as OVAs depois, são bem divertidas. A Opening no modelo idols com homens e mulheres da OVA ficou muito legal também (aqui).
PS2: Quem quiser pode continuar a história no manga apartir do cap 91, mas depois dessa primeira parte eu acho a segunda mais fraca, mesmo que continue desenvolvendo o plot das bruxas, que a autora reabre e expande na próxima saga.





Eu leio o manga de Yamada-kun e adaptação não me decepcionou , ficou até melhor do que eu imaginava . Yamada-kun conseguiu fazer em 12 eps , o que Tokyo Ghoul não conseguiu fazer em 24 u.u . O anime realmente começou de uma forma agradável , alterando e cortando algumas partes aqui e ali , mas nada que chegasse a me incomodar , ele realmente se tornou um pouco corrido depois da metade , já que as bruxas foram apresentadas de uma maneira mais rápida do que no manga . A comédia funcionava muito bem , assim como na obra original , o drama e apresentação dos personagens ficaram balanceadas. A animação estava até melhor do que eu esperava , me arrisco a dizer que é o anime melhor animado da Liden kkk . OST não cheguei a prestar muita atenção , acho que só as usadas em cenas cômicas se destacavam no máximo . E podemos dizer que o anime terminou com um final ”fechado” , mesmo que continue no manga , o que eu achei um pouco desnecessário essa escolha da autora , já que ela poderia fechar muito bem no arco da sétima bruxa . No geral foi um bom anime , gostei bastante e assistiria de novo .
Tokyo ghoul é um trauma… foi ele que me fez pensar que este sairia ruim……
Somos dois .
Somos 3. Graças a essa segunda temporada, nunca tive a coragem de terminar o mangá
verdade, no manga ta bem diferente do anime, foi mais que corrido foi flaxxxx superr
Marco, já que você é um assíduo leitor do manga, sabe me informar se é verdade que depois do anime(necessariamente de onde ele acaba) o manga fica chato e enjoativo?
Não chega a tanto. Acho mais fraco que a primeira parte porque o que todo mundo queria ver já aconteceu. Mas ainda é divertido de ler e rolaram uns belos twists recentemente. Inclusive para quem gosta da outra heroína que também é apaixonada pelo Yamada, a segunda parte da história desenvolve ela muito mais. A segunda parte é mais ambiciosa também porque saem de apenas 7 bruxas para vários grupos de 7, todos com poderes alterados.
Vou acompanhar então, mas vou ter que ler do 0 já que cortaram quase tudo
Não sou o Marco, mas não diria que fica chato e enjoativo. Até o momento não “emplacou” tão bem quanto a primeira metade, mas vem ficado bem interessante.
Seria muito legal ver o próximo arco adaptado (A melhor garota tá nele…) pq ele explica muita coisa e a maioria dos novos personagens é muito divertida, até melhores que os desse arco. Eu gosto bastante do mangá e o anime não me decepcionou não, algumas cenas que eu curtia foram cortadas e alguns personagens nem tão bem desenvolvidos ( O Tamaki, por exemplo) mas é o que dava pra fazer.
Pra mim a melhor garota pra ficar com o Yamada é a Himekawa, teehe.
Gostei bastante, foi um dos meus favoritos junto com Oregairu (melhor disparado da temporada), Hibike (apesar do final sem graça). Mas para mim a melhor da temporada foi a seiyuu Saiori Hayami que fez a protagonista deste anime, da Yukino de Oregairu, Shinoa de Owari, Haruka de Hibike, A Elfa de Danmachi.
Roteirista de Yamada-Kun merece respeito,esse cara deveria tentar ensinar certas pessoas a como adaptar decentemente mais de 90 capítulos em 12 episódios,sim essa indireta é para Gokukoku no Brynhildr e o 2 cour de Tokyo Ghoul,mais enfim é difícil não gosta do anime e do elenco logo de cara as situações disso são muito engraçadas,Yamada entraria fácil entre os 5 melhores da temporada passada.
Nota Final:8/10.Best Girl do anime/mangá é a Urara xD.
gokukoku outro que eu achei extremante rushado…. tinha um história tão boa, mas foi grande parte dela perdida com quele final…….o engraçado é que 90% das partes de fanservice do mangá permaneceram no anime haha………..
Gokukoku mesmo com cortes dava para ver de boa,o problema foi mesmo no final que rush violento teve ali sem zueira,cortaram boa parte da luta da Neko VS Valkyria também 🙁
Tokyo Ghoul foi uma decepção total . Eles cortaram tanta coisa importante do manga , e aquela segunda temporada é tão ruim . Torço para que o Tokyo Ghoul:re nunca seja adaptado u.u .
1 Cour de Tokyo Ghoul eu não achei uma decepção,já o 2 cour é outros 500 ter colocado o Kaneki na Aogiri foi um erro,mas de qualquer forma também não quero que o Re seja adaptado a censura seria grande de mais principalmente no arco do leilão.
Realmente quando eu soube que iriam tentar adaptar tanto de vez, eu quase tinha perdido as esperanças de que podia sair algo bom, pois a maioria falha miseravelmente, mas foi como vc diz, eu não senti em nenhum momento o anime ser corrido ou que tinha algo faltando, realmente foi um anime que destacou na temp passada eu curti .
Tinha esquecido disso. Abertura de Yamada-kun com os personagens de Oregairu: https://www.youtube.com/watch?v=oHS7m90a3as
Ótimo crossover, fico muito legal.
Ficou perfeito velho e.e
Malditos animadores heuaheuaheuaheu’
Yukinoshita O/
Realmente me impressionou como conseguiram fazer um bom trabalho considerando o número de episódios. Já lia o mangá e quando soube que ia virar anime fiquei super empolgado, até o Mal soltar que teria apenas 12 episódio. A partir dai senti apenas medo. Felizmente minhas expectativas negativas não se cumpriram e pude ver um mangá que aprecio muito virar um bom anime. Se tivesse que reclamar seria dos arcos da Sarushima e da Noa, que por serem longos, perdeu o caráter dramático (Noa) e de urgência da situação (Sarushima) ao serem comprimidos em um único episódio. Tinha que ter sido pelo menos 2. Mas como você mesmo disse, no geral foi um ótimo anime, que diverte e sai da mesmice. Pra quem achava que ia ser mais do mesmo, pode se surpreender ao assistir.
OBS: a experiência fica mais completa ao ler o mangá e depois ver o anime.
OBS 2: Racho o bico com o Miyamura kkkk
OBS 3: Opinião minha mas, essa segunda etapa do mangá tá com muita cara de pressão editorial, apesar de se manter interessante, não supera a primeira.
Diante das expectativas negativas q todos tinham antes do anime o resultado final é muito satisfatório, prova q apesar de tantos fatores defavoraveis é possivel fazer um bom trabalho.
Episódios corrido q me lembro o mais corrido foi o 7º, da bruxa da previsão (uma coisa quem viu pode ter estranhado mas tb teve no mangá, ela fala q é amiga do Tsubaki mas nenhum momento eles aparecem falando um com outro, achei meio estranho isso quando li o mangá) e outro acho q o 9º, mas no geral só uma coisa outra q pode ter parecido corrido pra quem não leu o mangá, teve bons momentos de adaptação, uma coisa acontecia em outro lugar mas fizeram acontecer no mesmo lugar para não prejudicar o andamento.
Os ovas são bem bacanas, tem uns extras nele dos personagens q aparecem na saga seguinte e personagens dakele mangá anterior da autora, q é muito engraçado inclusive.
eu realmente gostei muito do anime mesmo sendo muito corrido ele foi um dos melhores da temp de abril de 2015
alguêm sabe me explicar o que é OAD ?
OAD é Original Animation Disc. É um episódio extra vendido separadamente assim com OVA, dá no mesmo.
Obrigado !!
Marco, eu gostaria de saber se você poderia fazer um video com as chances para uma 2° Temoporada de Yamada-Kun 😛
Esse anime ja tava na minha list, mais nas minhas ferias vou boar tudo em dia, sobre o anime, não tenho q o falar, muito bom e tem um plot legal ate, não fica enjoativo vc ver o protagonista “pegando” as mina td hr. um final peculiar, eu esperava mais. mas tbm tava tudo tão corrido os 6 últimos episódios.
Amo esses review meu deus <3
han tira uma duvida se ainda lembra do anime? ele fica de pegação com o cara? de cabelo branco la?
não kkkk ele se apaixona por uma menina, n se preocupe kkk
A série não vende o bastante pra ser pressão editorial. É decisão da autora mesmo.