Impressões semanais: BokuMachi #01 e #02

Comecei meu impressões semanais em 2013 com um slice of life, depois fiz ação, depois ecchi, depois ação/aventura, comédia/ecchi, drama, ação/aventura de novo, e agora tentemos suspense. Não podem reclamar que eu não vejo de quase tudo.

BokuMachi episódio #01 e #02

Acho BokuMachi peculiar dentro do seu gênero de mistério e suspense. Animes desse modelo costumam ser um tanto quanto lentos. Esse, no entanto, está sempre com a narrativa em movimento. Nunca ficamos em uma cena ou conversa por mais tempo que o necessário. Lógico que, em parte, isso é devido a adaptação ter que enfiar 8 volumes de um mangá em 12 episódios, quando o normal de 12 episódios é adaptar de 3 a 4 volumes. Mas nesse caso o resultado parece estar sendo positivo, mesmo que com alguns cortes.

Se BokuMachi fosse feito no ritmo normal da maioria dos animes desse gênero, o que se passou nesse episódio seria o episódio 4 ou 5, e muita gente estaria reclamando de estar acontecendo pouco por episódio (eu incluso). Esse ritmo, inclusive, foi o que me animou a pegar ele para comentar. Meu medo era exatamente ficarmos no “não está ruim, mas quase nada acontece por episódio”.

Se no primeiro episódio tivemos uma boa apresentação do protagonista, seus poderes e o problema central que vai guiar o anime: concertar o passado para que a mãe do protagonista não morra no futuro. No episódio 2 tivemos uma introdução ao passado, seus personagens, e mistérios.
Achei bem realista o desespero do protagonista em querer ver a mãe, mesmo que ele estivesse no passado. Me parece o mesmo que eu faria depois de ver o que ele viu no presente: a mãe morta. Vai ser interessante ver tudo na visão de um adulto em corpo de criança. A introdução dos colegas dele foi muito bem feita também, soava natural a relação deles, o que é difícil de fazer. Assim como a interação dele com a garota.
O único porém em BokuMachi é que eu nunca na vida vi crianças de 10 anos falando daquele jeito, ou tendo pensamentos com profundidade, que soavam um tanto artificiais as vezes. O protagonista fazer isso eu entendo, mas a garota não. Vou relevar isso na maior parte do tempo, mas levando em conta alguns diálogos do episódio 2, os personagens terem uns 14 anos pareceria mais natural.
O episódio em si foi só uma nova introdução, ao passado dessa vez, e a resolução do protagonista sobre o que tem que fazer. A beleza não está no que aconteceu, mas em como aconteceu. Foi um episódio muito bem dirigido. As tomadas em pontos incomuns do cenário, as transições criativas, as partes sutis mas muito bem animadas, e alguns cortes de câmera mais complexos. O primeiro episódio foi ok tecnicamente, mas esse foi bem acima da média, em vários aspectos. A trilha sonora de Yuki Kajiura está excelente também, finalmente fugindo do padrão de arranjos que ela vinha seguindo faz uns 5 anos.
Em suma, outro excelente episódio. Sem um final com impacto, como o episódio 1, mas com uma narrativa bem estruturado, bem animado, e com uma trama que te instiga a querer saber o que está por vir.

Avaliação: ★    ★ (+)
Extras

Muito legal essa cena feita com “sutileza”. Ela quer ter peso, não te impressionar ou chocar. Ao deixar os abusos da mãe mudos e com uma cortina você tem ideia do que aconteceu e se sente mal, mas a cena não fica tão pesada, comparado a se mostrassem os abusos de perto.

Tem várias cenas em nível cinematográfico nesse episódio, com um belo uso de fotografia.

SAO não é bem animado por causa de verba (não que isso não ajude), mas sim porque o diretor conhece um bando de bons animadores e se importa com esse aspecto. Essa foi uma cena bem animada de graça. Normalmente economizam nesse tipo de cena, mas esse diretor tem contatos com um bando de animadores de ponta, então porque não animar os movimentos do personagem fazendo hamburger?

Cena mais bem animada do episódio.

A scene transition cool enough to make me pause an episode and think that was great. pic.twitter.com/TAeBPAmnLj

— kViN (@Yuyucow) January 14, 2016

Perguntam muito sobre o que classifica aspectos de uma direção criativa. Bom, elementos incomuns, uso de ângulos, transições, escolhas de storyboard em geral. Essa acima é uma delas, a transição dos colegas dele o empurrando, e o pé tocando na neve já mostrando ele se encontrando com a garota, mostra um dos aspectos que chamamos de “direção criativa”. São elementos simples, mas que dão um charme a mais.

Curiosidade 1: Episódio que vem vai ser dirigido , com storyboard e direção de animação do diretor de ação de Sword Art Online. Se preparem para outro episódio muito bem animado. Só não garanto tanta consistência, esse cara normalmente sacrifica ela por fluidez.

Curiosidade 2: A Opening desse anime usa uma música antiga de 2004 do grupo Asian Kung-fu Generation. Tudo a ver com um anime sobre voltar no tempo.

Curiosidade 3: A Ending “estilosa”, que provavelmente está cheia de spoilers disfarçados, foi feita pelo diretor de Shin Sekai Yori. Quem viu o anime vai notar o estilo dele. A música é linda alias, e embora um tanto quanto estilosa demais para o meu gosto, é uma senhora ending em termos de direção e animação.

68 Resultados

  1. Antony Santos disse:

    Esse por enquanto,tá sendo o melhor da temporada,junto com Divine Gate.

  2. Adilson de Paulo disse:

    Para mim é o melhor anime da temporada até o momento =D

  3. Lezerman disse:

    O que você acha que eles vão fazer pra ter o mesmo final do mangá?, será que vão cortar o desnecessário ou omitir algumas coisas, ou não vão mostrar por falta de tempo..
    Mudando a pergunta, não acompanho o mangá mas nessa velocidade seria possível adaptar tudo e colocar + o que ainda não foi lançado?

  4. CRVLHDIHH disse:

    Com certeza melhor anime até agora.

  5. Kilo disse:

    Pelas informações do anime a gnt já sabe que as crianças tem 10,11 ou 12 anos, mas mesmo assim eu também estranhei tanto a menina qnto o amigo dele (Kenya?), talvez ele tenha alguma importância maior mais pra frente.

  6. rafael vitorio disse:

    Essa obra é muito boa,o seyuu do protagonista tbm é foda

  7. Satoshi disse:

    Até agora esse anime está muito bom, achei engraçado o protagonista adulto ficando envergonhado por tocar a mão da garotinha xD

  8. BloodEND disse:

    tem umas teoria bem locas,e aquele amigo loiro dele esta em uma delas que diz sobre ele poder ser um viajante do tempo tambem,fora isso o fato de oque a menina fala é justamente pelo que ela sofreu provavelmente.

  9. Breno disse:

    Eu vou ter muita raiva se a morte que move esse anime for como a morte que moveu Zetsuen no Tempest

  10. Me The Critic disse:

    Melhor anime dessa temporada, assim como na próxima acho que Re:Zero Kara irá tomar os holofotes junto com o anime de Ace Attorney.

    • Pietro Gutier disse:

      os holofotes? huum sei não hein.. não têm nenhum anime impactante nesse começo d ano, como o proprio marco disse em outra pagina difcilmente tera um anime que vendera horrores mas de fato bokku machi ate agora é o melhor anime da temp. junto com dimension w … e amanha estreia ajin.

      • Me The Critic disse:

        Cara, Re:Zero vara apesar de parecer uma história com personagens bobinhos é uma história que te prende e é interessante o modo como o personagem principal se aproveita do fato de poder voltar no tempo toda vez que morre, eu comecei lendo em português e depois tive de ver em inglês para continuar. Boku Dake com certeza é o melhor da temporada e concorrente a melhor anime do ano para mim, mas o Re:Zero Kara ainda será uma história um tanto quanto interessante também.

  11. Robert Leone disse:

    A pierrot tem que aprender com certos diretores…

  12. Pietro Gutier disse:

    Caramba já lançou o anime ajin? hj já colocaram o opening original, rapaz é ninja jajajajaj tinha que ser mexicano , o opening ficou bom , mas a musica ficou melhor ainda sem duvidas sera o hit dessa temp. d animes

  13. Madara(MODO HACH) disse:

    melhor anime da temporada pra mim junto com kono subarashii

  14. Zerefe disse:

    Se estão na mesma classe não deveriam ter todos a mesma idade?Falando por experiência própria,a maturidade precoce deles não surpreende ainda mais a garota que sofre abusos(junta o fato de garotas amadurecerem mais rápido+ abuso=amadurecimento precoce)

    Senti o mesmo peso da direção,tá excelente por enquanto se o ep 1 já foi muito bom esse foi melhor ainda.
    Será que vai rolar romance?a cena deles juntando as mãos foi tão bonitinha

    • Marco disse:

      Não entendo a lógica dos japas, mas é o que está na WIki. Não sei se ser espancado faz você ficar mais maduro não. Uma convivência como alguém maduro de fato amadurece, mas ser espancada diariamente? Pode gerar transtornos psicológicos, mas dificilmente vai fazer uma criança falar como um adulto.

      • Zerefe disse:

        Solidão te faz amadurecer,a garota praticamente vive por ela e pensa por si,criou uma independência já cedo,já que ninguém da apoio a ela,a mente dela deve ser bem confusa.
        Com 12 anos eu já pensava como ela e o garoto,com 10 nem tanto,mas as circunstâncias propiciaram um amadurecimento precoce nela,não é algo simples de se entender mesmo

      • Fawks disse:

        Só um adendo, isso ai tá meio errado, no mangá diz que a Hinadzuki tem a mesma idade do Satoru. Tem até uma parte da história que foca nisso da idade e fica explicito que ela tem 10 anos.

        Só um detalhe :p pode ter sido tradução errada dos gringo já que li em inglês por um grupo não muito caprichoso.

  15. ?Dudu_Alvarenga? disse:

    Marcos você tem que comenta Gate, ta muito foda essa temporada.

  16. Arthurcs10 disse:

    Esse anime atendeu as espectativas sobre ele (geralmente mantenho minhas espectativas antes de ver o anime no médio ou baixas)mas dessa vez ela era boa e o anime acabou sendo bom (sorte minha :p). Já tava um tempo procurando alguns animes para ver q tentassem passar algo (ou pelo menos passavam algo mesmo sem ser o objetivo central) já que a maioria dos animes que eu tenho visto são meio bobos (n que eu só veja animes sérios ou algo assim)Boa analise como sempre marco e tem outro anime que te interessou a comentar? A sem querer ser chato mas agr sendo tem um errinho no terceiro parágrafo após a primeira imagem (esta escrito na primeira linha “um anova”, desculpe o incômodo.

    • Marco disse:

      Não me incomodo, pelo contrário, eu gosto que as pessoas me corrijam, é melhor do que ficar errado. Se ver algo fala por favor que eu agradeço.

      Talvez eu pegue outro anime para comentar, depende do episódio 2 de cada um deles.

  17. Shiro disse:

    Um ep que supriu as minhas expectativas. Depois de uma ótima estreia, o que eu esperava pro seguinte era o mesmo movimento da trama, o que conseguiu e com uns extras ainda.
    Quanto aos diálogos, não me incomodou, pelo contrário, acho que desse jeito deu uma pegada séria pro negócio, mas acho que seria melhor se fizessem só a menina e o protagonista falarem dessa maneira, talvez aquele menino inteligente, que parece desconfiar que tem algo de errado, ponto positivo nesse aspecto pra mim, pelo menos é a minha opinião.
    Espero que o próximo também cumpra as expectativas que se já eram altas, agora estão num outro patamar.

  18. Yhan disse:

    Realmente esse foi minha aposta e eu estava certo, incrível como me apeguei ao anime e 20min passa voando, é bom ter animes bons assim nas temporadas para variar, ultimamente tem lançando muito anime bobinho e simples… sinto falta de animes assim as vezes… bom só tenho medo do final, espero que termine bem

  19. Cesar disse:

    Sem duvidas é o mais legal da temporada, mas um otimo episodio.

    dois pontos principais: Eu estava em duvida se de fato ele ia permanecer com a conciencia de um cara de 29 anos, ou se ele so iria voltar no tempo como criança na mente tambem e percerber que algo de ruim ia acontecer. A Opção pela primeira escolha é o diferencial, o cara era todo pra baixo quando adulto e agora tem a chance de recomeçar tudo, raxei de rir quando ele corou de vergonha e depois diz pra si mesmo que ja é um adulto hauhauahuahuahua

    2° Essa coisa da idade, pqp, é algo que eu tiro pela minha experiencia propria, quando eu era crinaça nao falava essas coisas nao XD em SHIGATSU isso tambem me tirava do conforto, e olha que eles eram mais velhos do que aqui.

    Mas fez bem em pegar esse Marco, é o que mais se destaca de longe…. e ainda com final planejado, tudo de bom

  20. Matheus disse:

    Esse anime é muito boom,tanto na parte da história quanto da animação.Eu tinha certeza que o Marco ia falar sobre a cena do hambúrguer,ela é muito bem feita,os movimentos são todos bem naturais e precisos,é uma cena muito legal.Usaram o a tela em widescreen que nem Grisaia,mas dá mais certo pq a animação dele é bem melhor.

    Sei que o post não tem nada a ver com ele,mas Shoujo-Tachi me agradou bastante essa semana,achei a personagem principal muito engraçada,ela é uma mistura de Yukino de Oregairu,com o humor sarcástico de um personagem de How I Met Your Mother,achei que a qualidade do humor cresceu muito do 1º episódio para o segundo.

  21. Wadson Ferreira disse:

    Cara vocês falo que os diálogos e pensamentos são muito profundos para crianças de 9 10 anos. Mas se você pensar que a menina passa por abuso e provavelmente outros problemas e bem plausível ela ter aqueles tipos de pensamentos!

    • Marco disse:

      Pensamentos ou diálogos complexos exigem um cérebro desenvolvido que os processe. Sofrer abusos não causa um desenvolvimento cerebral acelerado até onde eu sei de psicologia. Ela devia é ter um bando de tiques nervosos e problemas psicológicos graves, maturidade superior é meio estranho.

  22. Leo "Fitz" disse:

    Eu quase chorei na cena em que ele esta com a mãe dele na mesa, tipo eu lembrei da cena que ela morreu e os pensamentos dele de dar mais valor a esses pequenos momentos

  23. Fawks disse:

    Até agora foram 2 episódios perfeitos. Quem leu o mangá, (não sei se o Marco leu) sabe que tem muita embromação em alguns capítulos, algumas coisas são só encheção de linguiça pra amenizar (creio eu) um pouco a história. Se tirarem esse desvio de foco e manterem a linha principal do mangá, dá pra animar tudo nesses 12 episódios sem atropelar nada. Isso é, levando em consideração que pulem direto para o final da história, sem focar no que os atuais capítulos tão focando. Se for seguir o mangá a risca nessa parte, vai atropelar as coisas e vai pedir um segundo cour.

    No mais, só espero que essa bagaça tenha happy ending, último anime que parei para ver até o final foi Shigatsu e os feelings foram hard ;v,

  24. Nasc disse:

    Acompanho o mangá a 2 anos e estou satisfeito com a adaptação em anime. Estranhei o 1º episódio por terem mudado e cortado várias coisas mas sabendo que o anime terá final fechado tirou um pouco da minha preocupação e ao mesmo tempo me deixa chateado com o fato de que provavelmente não terá 2ª temporada. Espero que o anime mantenha esse padrão de qualidade até o final e que me surpreenda.

  25. Nagisa Shiota disse:

    Bom, foi uma surpresa positiva.

    O fato de estarem apressando algumas coisas realmente foi efetivo, e não deixou a obra parada, fazendo com a mesma estivesse sempre em movimento, evitando constantes reclamações.

    Sobre a Hinazuki, vejo que vocês tiveram muitas divergências em relação a
    isso, eu diria que é questão de observação mesmo. Cada um provavelmente interpretará isso de maneira diferente.

    Hinazuki é uma garota problemática, insegura, e isso se deve ao modo como foi criada. Sofrer abusos não é algo que uma criança de apenas 9 anos consiga suportar, principalmente vindos de sua própria mãe. Fazer com que isso resulte em problemas psicológicos e afins, não é de se surpreender.

    Porém, possuir a mentalidade de um adulto por tal motivo, é estranho. Muito estranho. É algo que acontece com frequência em animes/mangás, e eu me pergunto o porquê. Sim. Retratar uma criança é dificil, pois mesmo já tendo passado por essa fase, você não conseguira passar isso para o papel com facilidade. E ao usufruir desse método para as retratar, as torna sim, mais maduras, mas não faz sentido.

    Por parte do protagonista é valido, afinal, ele apenas voltou no tempo, mas a mentalidade é a mesma, uma pessoa de 29 anos, para ser preciso. Mas para a Hinazuki não passa de algo meio artificial. Não chega a incomodar, mas faz com que você se questione sobre o assunto.

    Não acho que fazer de uma criança uma pessoa mais madura seja de todo ruim, mas deve-se encontrar uma maneira mais concreta para tal. Ela questionar o que acontece em sua vida é natural, mas deveria-se usar um método mais “infantil” para expressar isso. Enfim.

  26. iv11M disse:

    só um pequeno detalhe, 9 anos? mas o próprio protagonista disse que ela tinha 10..

    • Marco disse:

      Caramba, esse negócio da idade rendeu comentários, tive que ir ler o mangá para chegar a um ponto final. Sim, ela tem 10 mesmo, vai fazer 11 em março. Confundi um dado da Wiki sobre o assassinato dela ser depois do aniversário, e na verdade é antes, então ela vai fazer 11 anos, não 10.

  27. MrBrito disse:

    krl pulei de alegria com a abertura, quando colocam uma musica q vc conhece, a sensação é única :3… senti uma grande nostalgia pq ela ta na minha playlist(de animes e outras japonesas) faz anos e nen gosto mt dela, mas a sensação…

  28. Pietro Gutier disse:

    asian kung fu generation têm otimas musicas, lembro da passagem que eles tiveram em andaluzia em um evento em 2009, eu tinha 14 anos … essa musica desse opening é otima , e o anime consegue ser muito bom , eu temia que fosse um sakurako san .. mas ainda bem que não é , estou me envolvendo muito nesse anime, não leio o manga e nem pretendo pq a minha curiosidade sobre o anime é a melhor sensação por isso quero usufruir mais e mais , disparado o melhor anime dessa temp. e a melhor opening junto com dimension w e ajin

  29. Lucio disse:

    Um anime de destaque… estava demorando para sair um assim, esse vai sem dúvida ser um dos candidatos a melhores do ano, porque 2016 esta com um potencial imenso .

  30. Everton Augusto Oliveira disse:

    Esse anime é muito legal! O ep que saiu agora empolga demais rsrs. Quando sai o review dele? *Uma pequena correção, “Kung-fu” no lugar de “kong-fu”.

  31. Lola disse:

    Achei convincente a idade dos personagens. A maioria realmente pensa como uma criança de 10 anos, mas não me surpreende a profundidade dos pensamentos da protagonista. Existem algumas crianças que são bem maturas nesse aspecto – mesmo que essa maturidade venha à tona por meios mais… cruéis.

  32. Lola disse:

    Enfim, esse anime por enquanto tá como o meu favorito. Nunca tive tanto hype para um quanto esse. Nenhum do ano passado me surpreendeu dessa forma, também.

Deixe um comentário