Impressões semanais: Gate e Haikyuu 2 #13 e #14

Continuamos sem nenhum climax, mas ao menos tivemos um twist nesse episódio.

GATE episódio #13 e #14

Gate voltou em um ritmo similar ao da temporada anterior (talvez um pouquinho mais rápido), o que é estranho, considerando que eles dizem que vão adaptar o arco 2 e 3 nessa temporada. Cada arco usa 2 volumes, e ainda estamos no volume 1 do arco 2, ou volume 3 de 10. Pela informação que eles deram era pra chegar até o final do volume 6 no final dessa temporada, então vão ter que dar uma acelerada ou cortar coisas em algum momento. Ainda assim, ao menos parece estar acontecendo mais coisas por episódio.

A história de Gate em si eu continuo achando interessante. Eu quero ver mais dela, para onde ela vai, e o que vai ser desse mundo fantástico devido a influência do exército. Mas ao mesmo tempo é decepcionante a falta de climaxes. Gate não teve um até agora. Toda vez que armam um conflito ele é resolvido instantaneamente pelo exército. Como se cria tensão em uma obra aonde só um dos lados tem poder? É o problema de Gate em todos os combates até agora. Você sempre sabe quem vai ganhar e quem vai ser humilhado. O roteiro peca em não tentar situações que deixem o exército em dificuldade. Isolar alguns soldados, acabar a munição, etc. Eles tem que achar um jeito de tornar os combates menos óbvios.

A cara de “não to nem ai” do Rei não teve preço

É basicamente isso que acontece no episódio 14. Eles chegam lá, veem o que aconteceu com uma japonesa, espancam o príncipe e matam os soldados dele. É prazeroso em certo ponto? É, o príncipe é um personagem idiota feito para ser odiado, então gostar de ver ele apanhar é normal. Agora, foi uma situação “com impacto”? Sim, e não. Admito que não esperava esses eventos depois de todo o trabalho que eles estavam tendo para uma negociação pacífica. Itami jogou tudo pro ar na raiva, o que foi um twist de respeito no roteiro. Mas a retaliação em si? Isso eu não achei nada demais. É basicamente o que comentei no paragrafo acima. Tudo é fácil demais para os japoneses no anime, e sem tensão é difícil criar uma situação realmente empolgante na narrativa. No máximo temos o prazer sádico de ver um príncipe idiota apanhando e a certeza que um soldado armado vale mais que um pequeno exercito.

Em suma, gosto de Gate como história, provavelmente assistiria mesmo que tivesse uns 50 episódios. A narrativa dele é lenta (nem tanto nessa S2), mas não chega a ser parada, e as situações politicas são interessantes, ainda mais quando jogam mudanças repentinas como nesse episódio. Olha o Rei por exemplo, que não moveu um músculo para defender seu filho ao ver o poder bélico do inimigo. Ele é inteligente, e a contestação dele, quanto aos japoneses serem bons demais para seu próprio bem, faz sentido do ponto de vista daquele povo. Agora falta é uma batalha que marque nessa obra. Porque apesar de uma história legal ela não teve um ponto sequer que fosse marcante. É uma história sem climax, o que é estranho.

Parece que no episódio que vem vão finalmente focar na Elfa. Vamos ver o que sai disso. Só espero que a situação do dragão não se resolva com o Itami pedindo reforço para vir 2 jatos e matar o bicho sem eles nem suarem.

Avaliação: ★    ★ 
Bônus

Haikyuu episódio #13 e #14

Haikyuu começou bem essa segunda metade. Gosto de jogos mais rápidos como o do episódio 13, que envolvem a superação de algum desafio, sem ter que se arrastarem por muitos episódios. No caso o desafio era a altura do jogador do outro time, algo que não tiveram grandes problemas para superar, mas já serviu para desenvolver um pouco mais as habilidades que o time vinha aperfeiçoando. O grande destaque foi com certeza o Hinata, acertando aquela bola nos dedos do time adversário. É um dos que está mais evoluindo nessa segunda temporada.

O episódio 14 foi mais treino, e felizmente era só um episódio, no próximo já tem mais jogo. O loiro rabugento parece finalmente estar mostrando interesse em evoluir. A cena do banheiro do Hinata e deles tentando atacar o time adversário por ter cantado a manager deles ficou hilário também.

Extras

Não entendi porque essa mulher coelho tentou defender o principe. Ela não parecia muito feliz com os abusos dele no episódio anterior. Agora parecia toda submissa. Imagino se ela está planejando algo. Ela faz uma cara meio maquiavélica na OP.

Engraçadinha essa ED simulando as garotas como militares de verdade. Melhor do que aquela discoteca da S1. E tem service para homens e mulheres huahuahuahua.

Ficou legal essa visão em primeira pessoa lembrando FPS.

Curiosidade: Tenho uma má notícia. A produção de Gate parece estar apertada. Eles estavam terminando o episódio 14 quando faltava 1 semana para o 13 estrear. Produções que estão bem costumam estar adiantadas em pelo menos uns 3 a 4 episódios. Esse episódio, por sinal, já teve uma animação econômica na parte que exigia mais movimento.
Engraçado que eles tiveram 3 meses depois que a S1 terminou, como diabos não conseguiram produzir nem 3 episódios nesse tempo? Shirayuki Hime que estava na mesma situação split cour de GATE já estava produzindo o episódio 18 em Dezembro, e Prince of Stride o episódio 5 e 6. O diretor e produtor chefe de Gate são bem ruins em termos de gerência de produção.

Relacionado:
Impressões semanais dos episódios anteriores de Gate