Impressões semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 e Musaigen no Phantom World #02

Uma melhora significativa em ambas as obras

Olá fãs de anime, aqui quem vos fala é Carlos Dalla Corte, novo membro do IA. Sou fã de animes há 15 dos meus 20 anos, tendo começado essa paixão com as clássicas aventuras de Seya e Goku, na TV aberta. De lá para cá, foram muitos animes e mangás, sendo InuYasha, Evangelion, SAO, Fate/Zero e Orange as obras que possuo mais carinho. Passo meu tempo consumindo cultura pop, seja filmes, seriados, K-Pop ou essa indústria japonesa que nos junta neste site. No tempo livre, curso odontologia. Espero que curtam meus textos :D!


Ansatsu Kyoushitsu 2 #02

O 1º episódio da 2ª temporada de AssClass 2 poderia facilmente ter sido o último da 1ª, ou uma OVA como brinde para aqueles que comprassem a obra em mídia física, sendo sua inserção no início da continuação apenas justificável para fins de logo imergir o público de volta para seu universo. Baseado nisso, seria sensato presumir que a trama começaria realmente no 2º capítulo, e foi o que aconteceu. Após vencerem a disputa de provas com a classe A, a turma 3-E voltou de férias para a 2ª parte do ano letivo – e os últimos meses para salvar a terra de seu adorável monstruoso professor.
Eu não acompanho o mangá de Yuusei Matsui, mas é notável a criatividade que o autor possui para elaborar novos planos de assassinato contra Koro-sensei. As palavras-chave dessa temporada serão, certamente, no sense e criatividade novamente. Uma década e meia vendo animes – e isso é bastante tempo, com muita bizarrice presenciada -, o que poderia me deixar calejado, mas AssClass ainda consegue me surpreender.
A ideia de assassinato por um pudim gigante(!) poderia soar forçada em outros contextos, mas considerando a falta de limites de abordagem já confirmada por esta obra, é apenas uma reafirmação de sua engenhosidade, que é, afinal, seu grande charme e diferencial. É óbvio que o plano iria fracassar, mas nos manter interessados mesmo assim, é um mérito do diretor Seiji Kishi e a equipe técnica envolvida, que nos fizeram criar tanta identificação com estes personagens. Apesar de ser sabido que no final o polvo amarelo sobreviverá (afinal, estamos em um 2º capítulo), é a forma que isso ocorrerá que atrai. 

Os bizarros – e humanos – fetiches de Koro-sensei.
Tão absurdo quanto este plano, foi o 2º arco do episódio. A brincadeira com o fetiche do sensei é hilário, conferindo um ar de ingenuidade e naturalidade a criatura, se assemelhando mais à pessoas normais, já que possui desejos tão carnais. O cliffhanger deixado para o final cumpre no seu papel de gerar expectativa, mas não exatamente o tipo de expectativa desejado. O grande ponto fraco do anime em sua 1ª temporada, para mim, foram justamente as cenas de ação clichês – as batalhas, não as elaboradas ideias dos alunos. E como todas as participações de Itona Horibe no anime foram em lutas, sua presença tornou-se razoavelmente irritante e um mau presságio do que estaria por vir. Como o diretor é o mesmo, imagino que as cenas de ação seguirão o mesmo padrão.

Ansatsu também precisa de preocupar com seus personagens. Existe uma gama definida deles que receberam um bom desenvolvimento, e seria benéfico logo surgirem novos envolvidos na trama, seja alunos(o que é mais improvável pelo calendário escolar), professores ou assassinos. Não que os protagonistas já mostrados sejam insuficientes para conduzir a trama, mas inovação sempre é essencial para que o sucesso de um show perdure. São desafios proporcionados justamente pelo alto nível apresentado em sua 1ª temporada.
Bônus: como são lindas a Op e End de AssClass 2. Se as duas primeiras aberturas eram abusivamente enérgicas(eu particularmente não apreciei nenhuma, apenas me acostumei a elas), essa é ainda movimentada, mas com um ritmo e vocais mais atraentes. Já o novo encerramento – Kaketa Tsuki de Shion Miyakawa – mantém o nível de Shooting Star, o que não é pouca coisa.

Musaigen no Phantom World #02

Me decepcionei muito com a estreia deste anime, logo, seria difícil pra esse 2º capítulo de Phantom World me parecer pior do que o piloto. Felizmente, o que se vê é uma evolução enorme, que coloca certa expectativa para termos um resto de temporada empolgante e afinal, digna de seu estúdio.

Se no episódio 1, tivemos uma introdução básica de sua trama e uma apresentação rasa dos personagens, focando apenas no humor e no fanservice, o capítulo dessa semana soube balancear os fatores supracitados com o que se espera de um shonen, ação com o esmero técnico do Kyoto Animation.
A química entre o trio protagonista é muito interessante natural, Ichijou é o protagonista inteligente, mas atrapalhado, Kawakami é uma espécie de Tsundere e que compõe grande parte dos momentos de fanservice com seus enormes seios, que são plenamente focados em movimento a cada magia que a mesma usa. Reina ainda não mostrou um grande desenvolvimento, mas o traço e dublagem tornam-a adorável e frágil, apesar do grande poder que possui. Difícil não identificar com ao menos um dos 3. A nova personagem introduzida, Minase Koito, é uma espécia de lobo solitário. Nascida com um grande talento para enfrentar os phantoms(criaturas sobrenaturais que podem ou não ser maléficas), ela recusa ajuda e até mostra certo desprezo pelos outros, mas afinal, todos sabemos como essa história vai acabar. O simples fato de dar ênfase para sua personalidade entrega que logo ela será vista ajudando o trio principal. Outro fator que me agrada é que como pouco sabe-se sobre os phantons, vamos descobrindo sobre eles junto com o desenrolar da história, aumentando nossa identificação.

Minase Koito, a nova e estilosa personagem.
Não que comentar a qualidade técnica do Kyoto seja muito difícil, mas ainda é um alento ver uma obra tão bem tratada, se comparada ao que vemos em grande parte das animações por aí. O design de produção dos cenários merece destaque, muito pela sutileza que transmitem na circunstância necessária. Na 1ª batalha do episódio, contra os robôs, o cenário é mais escuro, transmitindo uma áurea de mistério e até ameaça maior, apesar de sabermos que ainda é cedo para qualquer acontecimento aterrador envolvendo os heróis. Serviu muito bem para mostrar a eficácia de Koito e como o trio já está entrosado. Enquanto a 2ª luta, no dormitório feminino, é totalmente cômica, entregando o ponto alto do fanservice, quando eu justamente estava estranhando sua falta. Poder de cura chupando o dedo. Que ideia, que simbolismo maroto. Ambas as cenas de ação serviram a seu propósito e foram mais divertidas do que a dança com postes(WTF!) do anterior.
Uma melhora realmente considerável para um anime que não me empolgou muito no episódio anterior. Meus lamentos ficam por conta da trilha sonora, tanto a instrumental quando OP e End. Ao contrário de Kyoukai no Kanata, primeiro projeto do estúdio no gênero, que possuía uma boa abertura e um dos melhores endings ever, Phantom World peca nos dois. Não achei nenhuma das duas músicas memoráveis. Já a trilha instrumental é uma curiosa escolha de eletrônica nas cenas de ação, mas que acaba enfastiando por repetição. Algumas alterações de ritmo e intensidade poderiam torná-la mais emocionante.
Ainda que não seja um anime fantástico, esse 2º capítulo conseguiu gerar alguma ansiedade para o que veremos a seguir, como disse Ichijou no final.

Extras

O contraste entre os ambientes das lutas. Sombrio no 1ª, claro e irreverente na 2ª.

Achem o erro.

54 Resultados

  1. Credo2 disse:

    Belo texto. Não acredito que estou tentando encontrar o erro naquelas duas imagens. shsuhsuhs

    Graças ao seu texto irei assistir Ansatsu.

  2. Rafael disse:

    marvado pé kkkk

  3. Joe disse:

    Bem vindo 😀
    O marco acho um q gosta de escrever kkkk

    trocaram os pés da mina hue
    Oo

    • Dalla Corte disse:

      Obrigado! Na verdade eu dei uma insistida e passei por uns testes pra entrar, haha.

      • Joe disse:

        Mas entrou kkkkkkkk
        só da pra conseguir as coisas insistindo mesmo , infelizmente nada vem fácil XP

      • Lucio disse:

        Já até imagino….
        duvido nada ele ter colocado testes de formatação super hards .

        • Marco disse:

          Não ligo tanto pra isso. Formatação eu posso criar um post guia, queria é alguém com um português melhor que o meu (que não é grande coisa, vamos convir), e uma postura nas críticas semelhante a que estou tentando criar para o blog a anos, e fez ele chegar até aqui: Reviews ponderados que tentem balancear pros e contras, alguma imparcialidade (100% é impossível, o texto não teria alma), algum conhecimento técnico, e uma colocação que não agrida, mesmo apontando aspectos negativos (tivemos que ajustar um pouco essa parte na verdade, mas ele entendeu e concordou com a mudança de postura em algumas colocações que apontei na primeira versão do texto, então beleza). Ele insistiu bastante e por um bom tempo também, o que me dá a esperança que não vai seguir o modelo daquele pessoal que entra em um blog e desanima alguns meses depois.

  4. Jura disse:

    Bem vindo 🙂
    Òtima análise. Gostei bastante de suas observaçôes, pois geralmente muito dos pontos fracos e fortes de vários animes que assisto passam despercebidos por mim.

  5. Isabella Mendes disse:

    Ansatsu é tão gostoso de ver (Mesmo que eu já tenha lido, eu me surpreendo novamente, é engraçado) e garanto que vai melhorar mais ainda daqui pra frente, arrisco dizer que vamos presenciar o melhor arco da série em breve. E o Itona me irritava bastante, mas ele ainda vai melhorar muito.

  6. Arthurcs10 disse:

    Bem vindo! E boa sorte!!! 😀

  7. Pietro Gutier disse:

    nada de interessante nesse musaigen é aquele tipico anime que vou acompanhar mas sem grandes emoções , um anime comum com garotas sexys.. cômico!

    eu tenho quase certeza que a partir do 5° ou 6° episodio eu ja paro ,
    o outro anime confesso que nem vejo, por isso nem vou opinar, nessa temp eu fechei com 4 animes que vou companhar ate o final e que curti
    1° boku dake
    2° dimension w
    3° ao kanata
    4° ajin

    alguns outros estou acompanhando mas sem muito prestigio

    Buena suerte a usted prego….

    obs: prego é uma giria espanhola , que siginifica colega XD….

  8. Nagisa Shiota disse:

    Bem-vindo!! o/

  9. Sora disse:

    Bem vindo ao blog diria que pegou bons animes para comentar até xD,apesar que Ansatsu Kyoushitsu 2 vai ser uma longa jornada(2 cours),como é fácil subornar o Koro-Sensei os alunos já até pegaram a manha dos seus pontos fracos kkkk,boa jogada com o cliffhanger no finalzinho o Killua 2.0 já está pronto para tentar ”matar” haha,gostei dessas novas OP&ED são ótimas.

    Devem usar mais uns 2 episódios em Musaigen,para fazer essa garota dos fones finalmente entrar no time,sempre que vejo a Reina na tela não consigo parar de ver uma versão moe do Kirito trap kkk,hum o clima do anime é bem leve para aparecer alguma ameça real de perigo,mas claro posso queimar a língua mais pra frente se aparecer um Phantom no nível daquele desenho do protagonista.

    OBS:Nem reparei nesse erro as coxas da Mai tiraram a concentração xD.

    • Dalla Corte disse:

      Eu pensei escrever sobre Ao No Kanata, mas a data de lançamento é dissidente com os outros dois, o que acabou sendo um inconveniente, além de que poderia ser extenuante escrever tanto. Se Ansatsu mantiver o nível, será gostoso escrever, mesmo que por longas semanas. Killua 2.0 foi ótimo, hahaha.

  10. Zero-Chan disse:

    Bem Vindo 🙂

  11. Heris disse:

    Bem-vindo!
    Aí sim, pegou dois animes que eu espero acompanhar até o fim, Ansatsu claro que vou acompanhar, espero o mesmo de Musaigen, que é muito lindo.
    Novamente bem-vindo, espero que continue com os posts assim!
    PS: Haja vontade pra escrever tudo isso, eu não conseguiria -.- rsrsrs

    • Dalla Corte disse:

      Obrigado! Musaigen, mesmo que não entregue o esperado, vale ser acompanhado por ser um anime curto, não lhe tomará muito tempo, mesmo que seja de qualidade razoável. Espero continuar sim, adoro escrever e quando começo, nem sinto o tamanho deles, o que pode ser um problema xD.

  12. Cyro disse:

    Bem-vindo :}

    Musaigen vou acompanhar só pelo protagonista e a Reina, gostei dos dois, mas vou deixar minhas expectativas baixas (vai que me surpreendo)

  13. kingumaga disse:

    Musaigen ta junto com Dangashi os animes q estou mais curtindo na temporada, acho q esse segundo episodio mostrou mais q vai rolar um plot no decorrer dele. OP e ED vendo muita gente reclamando mas foram as q mais gostei nessa temporada, nesse aspecto ta bem fraca a temporada atual.

  14. NoobDosAnimes disse:

    Bem vindo!!

    Não espero muito de Musaigen, apenas a ótima animação… Já sobre AssClass, concordo com seu ponto, seria interessante o acréscimo de novos personagem, ou até mesmo um arco onde foquem os atuais, ao inves de focar no Koro-sensei.

    Devo admitir que gostei de sua escolha de palavras, optando por usar mais a linguagem formal à linguagem coloquial. Porem, creio que seja mais fácil o entendimento do texto ao usar a linguagem coloquial, embora seja muito relativo.

    Em relação ao erro: inverteram os pés da Mai ;-; kkkkkkk

    • Dalla Corte disse:

      Obrigado! Eu escrevo assim normalmente, não é para tentar me passar por culto ou formal. Escrevo muito e talvez tenha sido um desenvolvimento natural da experiência. Apesar disso, busco não introduzir palavras de difícil compreensão, já que a demografia de fãs de anime é muito abrangente, podendo englobar pessoas inclusive com menos de 10 anos. Obrigado pelo apoio!

  15. Lucio disse:

    OH FINALMENTE

    Fazia muito tempo que não via gente diferente aqui

    ( aliás desde lá pro inicio de 2014 não lembro de gente diferente, mas deixa quieto kkkkk)

    Bem vindo, realmente espero muito de vc baseado em sua boa análise, e que continue assim.

    Sobre o episódio de musaigen, a única coisa que realmente espero é que um plot verdadeiro apareça, não que seja ruim termos partes de comédia, mas até agora não consegui sentir que no futuro eles terão alguma adversidade que os faça ficar sérios…. em alguns momentos o anime me faz pensar sobre os phantons, será que eles são ruins mesmo? tipo eles fazem sim coisas ruins. Mas nada que seja muito relevante até agora, aparecerá algum perigoso no futuro? isso só saberemos com o passar do tempo.

    Sobre ansatsu eu só sei sobre o mito de que vão tentar adaptar o final do mangá nesta temporada o que eu realmente não acredito, pois são mais de 100 cap… já houve casos de animes que adaptaram 100 cap em 12 episódios ( como como Gokukoku no Brynhildr) mas neste caso ficou horrível e muito adiantado. Realmente espero que faam fluir tudo normalmente, mesmo que para isso necessitem de mais uma temporada.
    OBS: Puts sobre esse erro, eu mesmo tentando não consigo ver essa inversão dos pés, para mim esta perfeitamente normal….

    • MorningStar disse:

      Acho que esse episódio de Musaigen já mostrou que vai ter um plot mais sério, porque quando eles selam o phantom robô ele fala que a natureza dele é proteger os segredos da corporação que causou o acidente dos phantom, e tem aquele treco que eles acharam na fábrica que deve estar envolvido nisso ainda.

    • Dalla Corte disse:

      Opa, obrigado pelo apoio, mas sem botar pressão e expectativa em cima, haha. A qualidade de meus textos vai depender da dos animes, ou ao menos de minha percepção deles.

      Concordo, melhor prolongar o anime por mais uma temporada, nem que seja de um cour apenas, do que acelerar o processo e estragar a obra.

  16. DouglasLK disse:

    Novo recruta estreando no blog! Seja muito bem vindo! Estou acompanhando Musaigem e com certeza irei ler sua coluna, boa sorte cara.

  17. rafael vitorio disse:

    Ansatsu é otimo na comedia,mas esses dois epis foram fracos

  18. Shiro disse:

    Prazer em conhece-lo, seja bem-vindo ao site e que venham muitos mais textos por aí.

    Musaigen foi realmente bem melhor essa semana. Depois do primeiro ep bem mediano (não que esse tenha sido acima da média, mas achei melhor) um ep que fez pelo menos o protagonista não parecer tão inútil, mas ainda é. Já os outros personagens continuam na mesma no meu conceito e a fada já está um pouco mais suportável pra mim.

  19. Matheus disse:

    Muito bom o seu texto cara! Vou acompanhar suas resenhas pois você escreve muito bem(Vc é estudante de Letras?kkkkkk) e tem opiniões bem ponderadas,gosto dos escritores aqui do Intoxi por isso,vcs todos tem uma visão crítica dos animes e não se deixam levar só pelo gosto pessoal.

    Ansatsu eu tive essa mesma impressão,o 1º episódio funciona como um complemento da temporada anterior,e eu achei que ele foi bom até pra gente relembrar um pouquinho da temporada anterior. A trama cresceu muito,especialmente no fim do episódio por ter um twist que se tornou um cliffhanger, Ansatsu não é um dos que eu mais estava esperando,mas,como sempre,me deixou muito satisfeito.

    Musaigen era um dos que eu mais estava na expectativa,ele não me decepcionou no 1º episódio,mas também não me deixou com ânimos exaltados,achei ele ok e só(Gostei mesmo foi da Mai que já é a minha waifu do ano,e a Reina por causa do segundo episódio). No segundo episódio ele cresceu muito, e teve uma primeira metade com mais ação que humor, e uma segunda metade com ação e humor(Com mais humor que ação na verdade) e fanservice, Mai de bloomer já tá virando a marca dela no anime e a Reina dando aquela chupadinha de dedo me fez gostar mais dela(Mas a Mai ainda é a minha favorita). A personagem nova é bem legal e espero que não demore muito pra ela se juntar logo ao quarteto.Um destaque que eu faria é a Ruru,a phantom miniatura, ela dá uma ajuda na parte do humor também, mas eu tenho pena dela por levar tanto cacete do protagonista. Esse 2º episódio me deixou mais animado pelo próximo episódio,espero que ele seja ainda melhor.

    P.S.: Esse pé bugado dá Mai aí foi um mancada muito grande da animação,nunca mais verei essa cena do mesmo jeito.

    • Dalla Corte disse:

      Longe disso, faço odontologia, haha, mas como escrevo muito, busco aperfeiçoar sempre, lendo e estudando muito sobre. É trabalho de quem faz análises ser imparcial e colocar seu conhecimento acima do gosto pessoal. Por exemplo, adoro Sword Art Online(está no meu Top 5, inclusive), mas se fizesse uma review sobre, colocaria vários problemas de roteiro que diminuem seu valor. Obrigado pelo apoio!

      • Matheus disse:

        Aaah,eu também gosto muito de SAO,mas não apontar problemas de roteiro ali é que é difícil kkkkkkkkkkk. Vc vai fazer impressões só desses 2 animes mesmo,ou vai pegar outros para analisar?

        • Dalla Corte disse:

          Vou ficar nestes dois por enquanto. Eu até pensei em escrever sobre Ao No Kanata no Four Rythm(adorei o piloto), mas seria muito extenuante, e não teria outro anime para dividir o post. Quando Musaigen acabar, verei o que fazer.

  20. BloodEND disse:

    ow. gostei dos animes e das suas analises.

  21. Kankoro disse:

    Bem vindo :3

    Deixa seu top 10 de anime aqui pra agente conhece melhor seu gosto >:0

  22. Zero disse:

    Odontologia ♥
    Ótimas análises. Gostei bastante, parabéns e bem vindo.

  23. #cheffer disse:

    Por enquanto a temporada de inverno está muito boa, nem se compara a anos anteriores. Musaigen, tirando a parte técnica to vendo que vai ser bem sacrificante terminar este anime.

  24. Paulo-san disse:

    O erro ta nos dedos…pq ao invés do pé estar começando com o dedo maior (dedao) e ir descendo até o dedin está parecendo o pé direito começando do dedin até o dedao..?é isso mesmo?

  25. Wendel Santos disse:

    Desde que eu acompanho o blog (2014), que não vejo pessoas diferentes por aqui, então prazer em conhecê-lo e seja bem vindo.

    Você não me verá comentando muito por aqui, pois não consigo assistir animes semanalmente, mas sempre leio os comentários semanais para saber se tal anime esta correspondendo as expectativas. E você conseguiu transmitir isso bem em seu texto.

    E a sua forma de escrever também é muito boa. É raro ver pessoas que fazem comentários semanais tão extensos e com uma escrita tão formal. Que provavelmente será o seu diferencial.

    Enfim, fico no aguardo de futuros textos e comentários semanais que possam vir. Boa sorte e até mais.

Deixe um comentário