Ansatsu Kyoushitsu #04
Se semana passada AssClass focou na mudança de personalidade de Itoma, desta vez, metade do episódio foi para mostrá-lo prontamente adaptado em sua nova realidade, mesmo com uma personalidade fria e até cínica. A verdade é que este foi um capítulo praticamente irrelevante para a plot principal, como ocorre com qualquer anime de 2 cours, tendo ele muito material para adaptação ou não.
Mesmo que AssClass tenha uma pegada forte de humor, ele normalmente vinha acompanhado de algum plano ou esboço com objetivo narrativo, o que não ocorre 2ª parte do capítulo, sendo um verdadeiro show de piadas e momentos genuinamente de caráter cômico. Toda a cena de treino com Karasuma, com os alunos utilizando nicknames para esconder sua identidade – o que não ocorre, já que cada um possui uma nomeação totalmente específica com suas características já apresentadas no anime, como a garota de peitos pequenos, o viciado em mangás e o tarado – serve para arrancar risos, sendo sua maior contribuição mostrar e evolução dos estudantes, que já não mais são humilhados por seu professor-treinador.
É apenas no epílogo que parecemos voltar à realidade de sua história, ao mostrar o diretor de Kunugigaoka e seu filho discutindo sobre o restante do semestre e a classe E-3, ambos com a mesma acidez e desprezo de sempre.
No geral, um episódio que me foi levemente engraçado, nada mais do que isso.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
Musaigen no Phantom World #04
Izumi Reina foi criada para ser adorável em todas as suas características. Do visual frágil e Moe, passando pelo figurino sempre simples e elegante, a dublagem aveludada, todos fatores que contribuem para catapultá-la nas listas de Waifus de final de temporada – tenho certeza que muitos a incluirão. Porém, faltava um fator crucial para tornar a personagem marcante e aumentar sua empatia e afinidade com o público, faltava um bom desenvolvimento. E foi isso que este episódio 3 buscou fazer, tanto que não há uma cena de ação em seus 23 minutos, todos usados para explorar Reina.
A maneira como Reina foi “possuída” pelos Phantoms para fugir da realidade que a atormentava, através da fuga de sua irmã e a rigidez aparente com a qual seus pais a tratam, não apenas acrescentam camadas de complexidade, como cria uma relação de cumplicidade e identificação entre nós e a personagem. Afinal, quem nunca quis fugir da dura realidade em algum momento? Talvez o simples ato de acompanhar animes mais fantasiosos seja um exemplo disso, É uma atitude compreensível e que justifica toda a hesitação e anseio exibido anteriormente por ela para com Mai e Ichijou, com medo de se sentir excluída e isolada. Me senti tão próximo e relacionado com a graciosidade de Reina, que jamais senti falta de cenas de ação e batalhas, acho até que ficaram deslocados em meio a trama do episódio.
Todo esse pequeno arco também foi eficiente para explorar um pouco mais a amizade e confiança entre Reina e Haruhiko, já que nos capítulos anteriores, Izumi parecia apenas querer agradar Mai, apresentando até uma aparente indiferença com o protagonista. O discurso espontâneo e inflado do herói é que acaba acordando a garota, e posteriormente, a impedindo de abandonar a realidade em definitivo.
 |
| A Diferença entre as animações. Ichijou, na realidade, enquanto Reina está hipnotizada. |
A disparidade entre o visual do mundo real e o dos phantoms merece uma nota especial. Não apenas por sua costumeira primazia técnica, mas como serve de instrumento narrativo. Muito interessante a maneira como os sonhos foram exibidos com uma animação granulada e de clores caras, se assemelhando muito a uma pintura em giz de cera. Um ambiente alegre, em extremo contraste a casa de Reina, que reparem, é escura e com enormes portões negros, como uma prisão, um indício de como a menina se sente desconfortável naquele local.
Assumindo que Musaigen deve se tornar uma obra de 1 cour com no máximo 15 episódios, eu diria que os 2 próximos episódios devem definir se o anime terá uma plot mais contundente e específica, ou se manterá episódico, o que pra mim, seria uma decepção, visto a mitologia com grande potencial que já foi esboçada. Provavelmente ainda irão explorar melhor o background de Ichijou, como também devem introduzir logo Kurumi(que apareceu de relance em momentos do capítulo passado) e Minase Koito, que obteve novamente uma participação curta e irrelevante, condizente com seu caráter frio. Só espero que o façam logo, visto que nos logo estaremos na metade do cour.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
#Bônus
Ao no Kanata no Four Rhytm
Em seu 3º episódio, a adaptação do estúdio Gonzo para a visual novel de nome homônimo já disse a que veio. Com uma trama alegre, descompromissada e irreverente, Ao no Kanata é um bom anime para quem ainda quer ver algo nesta temporada, mas não sabe o que. Não vai revolucionar a vida de ninguém, mas dificilmente quem o conferir não irá se divertir com um sorriso no rosto. Diria que 70% ou até mais de toda a duração dos episódios até aqui foi envolvendo jogos de Flying Circus, um esporte aéreo utilizando os sapatos com propulsores que são muito populares no universo do anime. A animação é irregular – estamos falando do Gonzo, afinal -, mas não compromete, com boa utilização de CG nas cenas aéreas. E para quem esta em falta de Waifus, saiba que encontrará uma grande variedade aqui. Se quer conferir algo semanalmente com o “cérebro desligado”, buscando diversão, fica a dica.
#Extras
 |
| O momento em que Reina volta a realidade – reparem nas orelhas fanservice. |
 |
| Cenas com uma movimentação verossímil de cabelos sempre me agradam muito. |
 |
| O Flying Circus |
Musaigen teve outro bom episódio essa semana. O foco que deram pra reina me deixou bem satisfeito. Esse episódio só reforçou a minha ideia de que esses Phantons talvez sejam representações do que falta para as pessoas. No caso da reina, uma relação boa com os pais. Mas é uma teoria meio furada que não dá pra levar como certeza, até porque existem Phantons malignos e acredito que as pessoas não queiram mau pra si mesmo. Enfim, esperemos o que está por vir.
Ao no Kanata está superando as expectativas que eu tinha dele. Desde o primeiro episódio ele se mostra muito divertido, além de explicar as mecânicas do mundo de maneira bem prática, que faz com que quem assista entenda bem o que acontece. A única coisa que eu sinto falta em AoKana é um protagonista que seja um protagonista de fato. Até agora ele mais parece um secundário sem personalidade. De resto é ótimo pra quem curte um clima agradável e waifus.
A parte dos phantoms maus poderia ser o inverso do que você disse dos bons, q seria trazer desespero
Vou ser bem sincera, só a animação sendo algo realmente mal-feita para que eu note se algo está “acima da média” ou não. Na verdade, acho que pessoas como você, Marco, que prestam atenção em cada errinho não consegue aproveitar o anime tão bem como poderia.
Eu realmente não gostaria de ser analítica a esse ponto.
Mas, em contrapartida, adoro como você procura a lógica do roteiro sempre, eu também sou meio assim, e a forma que você expõe a falha ou problema do enredo/roteiro é fascinante.
Adoro o seu trabalho, seus vídeos e tudo mais. Esse (o blog e o canal) é realmente um lugar onde estou constantemente aprendendo alguma coisa 🙂
Hum, agradeço muito, mas esse post é do novo redator, não meu hahaha.
E sobre animação, ainda vou fazer um vídeo sobre mas, a vantagem de prestar atenção em detalhes é que sua apreciação pela obra aumenta quando tudo é bem feito ou acima da média. Em contrapartida, ela diminui quando esse não é o caso. Então, na verdade, eu posso até aproveitar o anime ainda mais que uma pessoa que não notou aqueles detalhes que eu notei. Prestar atenção na animação tem prós e contras, assim como não prestar. Claro que dou mais valor ao roteiro, mas uma animação acima da média pode fazer uma boa diferença também, principalmente em animes de ação.
Eu fico me perguntando as vezes se o protagonista do ao kanata é mesmo o principal foco da serie que ao meu ver não é não.. Alias parece mais um personagem comum apenas enquadrando a serie… Confesso que os os 2 outros animes parei d ver.. Muito sem sal…
Ver uma temporada inteira para desistir na 2 é meio tenso,ao menos que o nível/plot do anime caia muito like Infinite Stratos.
O protagonismo está bem focado na menina de cabelo rosa. Mas o anime já começou a explorar o garoto, como o comentário do estudante da outra escola sobre seu passado no flying circus.
Acho que esse comentário era para o cara em cima ai mais tranquilo.
concordo com tudo que o Marco falou
Marco?
Esse post não foi feito pelo Marco amigo,recomendo vc olhar os nomes ou mesmo o avatar de perfil no fim dos posts para não confundir.
Tá bem comum isso, desde o 1º post, hahaha.
Tem q por Henrique no titulo kkkkk
Mas mesmo assim ainda tem gente que só lê o que interessa do título e n lê a introdução do post….acho que tem que ser mais radical tipo botar Uns letreiros piscando quem sabe…
desculpa, to tão acostumado com os posts do Marco que nem olhei o perfil e passei batido, perdão por esse erro grotesco da minha parte, sinto muito e ótimo post, concordo com tudo oque você falou
Tô brincando cara, fique tranquilo. Você lendo os textos é o que interessa.
Vc ainda vai ser notado ^^
Ansatsu Kyoushitsu essa semana foi mais calmo,somente focado em momentos cômicos,1 parte focada no Itona diria que foi bem bacana de ser ver,conseguiu se enturmar bem com a sala até deu uma andada junto com o Karma oO,2 parte com os codinomes foi divertido também hum só sei que o Nagisa e a Kayano tiveram um azar com os deles kkk.
Musaigen também teve um episódio mais calmo nessa semana lol,apesar que ele serviu basicamente para desenvolver melhor a Reina,os pais dela são bem rígidos não me admira ela ser tão formal assim,mais de qualquer forma ela subiu no meu conceito então tá valendo,mesmo que eu considere a Mai melhor.
Hum legal vc ter pego Ao no Kanata como um extra para comentar,diria que ele foi e está sendo a maior surpresa dessa temporada pra mim xD,o clima do anime e os personagens são tão agradáveis fora o foco no esporte que é bem divertido.
AssClass, pelos 24 episódios, provavelmente terá mais desses “fillers” durante a temporada. Sobre Ao no Kanata, também me surpreendi por não saber o que esperar dele, já que nem sabia da existência da visual, só espero que desenvolva um pouco mais os personagens em sua continuidade.
Percebe-se que nesse ep de Musaigen no Phantom World os personagens tem uns parafusos soltos(n falo da guria com aquela coisa com seus falsos pais )
O anime está episódico e espero que as pessoas n fiquem dizendo até o penúltimo ep que o arco só vai começar no próximo episódio…
Falta introduzir aquela loli….
Já se passou 4 eps e ainda falta introduzir personagens, sendo que o anime por enquanto quando introduz um personagem da um ep inteiro e meia boca para ele, o que é preocupante já que estamos no ep 4 do que deve ser um anime de 1 cour…
Sinceramente só estou acompanhando o anime pq ele está sendo lançado semanalmente ( pq se estivesse completo teria grandes chances de eu dropalo)
Até q Ao kanata está divertido, to agradando XD
Sobre as waifus achei a de cabelo preto a mais interessante , tem umas frases q ele solta um nya no final *-* , mas a de cabelo rosa e a vice capitã da outra escola são promissoras kk
Edit: Henrique, Musaigen vai ter 13 de acordo com o guia aqui do site 🙂
Acho que já é meio que um consenso em dizer que a Misaki é a Best Girl em Kanata,apesar que as outras tem seus atrativos também.
Em AoKana o que não dá pra reclamar é da falta de waifus.
Minha preferida é a de preto tbm, mas a de rosa tá chegando kkkkk
Fato realmente não tem o que reclamar kkk.
Acho, só acho, que o plot de Musaigen talvez comece a se focar naquele aparelhinho que o Ichijou pegou naquele prédio abandonado (que na verdade foi a phantom dele que pegou), é um objeto curioso
Musaigen ostenta na animação…. mas, se for para escolher o que mais estou gostando dos três, o ao no kanata esta bem na frente, ansatsu só me atrai em alguns episódios específicos quando a trama fica mais séria, e é isso que espero de musaign, o último episódio até que foi movimentado, mas ainda desejo mais, ao no kanata esta cumprindo perfeitamente o motivo que veio .
Estou adorando Musaigen , que anime lindo . O que o Marco falou é verdade depois que você se atem aos detalhes da animação fica mais prazeroso de assistir se for bem feita ,que é o caso desse anime .
Também tô adorando Musaigen, desde que li o post sobre animação consigo melhor capta-la é dá pra perceber quão lindo esse anime é. Sem palavras!
Ao kanata é aquele tipica serie “legalzinha”.. não têm aquele enredo supimpa , não têm muito que falar … eu acompanho pq quero saber o que vai rolar mais pra frente com o casal , ansatsu não acompanho e musaigen como diz um guri ai.. estou quase desistindo , não sei do que se trata é muito relax cada episodio, os espanhois costumam chamar quando uma coisa é nem bom e nem ruim de “Chorrada”, bem como bom gladiador que sou vou tentar acompanhar mais um pouco e vamos ver o que vai dar….
Alguns dos colaboradores acompanham Dimension W?
Lendo suas postagens vc é bem auto-critico as vezes rrsrs XD!
E relativo essa idiossincrasia da minha parte hehe…
as vezes eu nem costumo encastelar as coisas que gosto imagina as coisas que não sou fã … mas de certa forma é bom que a gurizada tenha pensamentos e costumes diferentes…
Marco fugindo um pouco do assunto pretende fazer um análise sobre Natsume Yuujinchou? ele já teve 4 temporadas, queria saber se tem chances de ter outra…
mas este não é o marco :v
Eu sei que não é, mas nos comentários ele geralmente está por aqui >.>)
Seus posts são excelentes, quero ver mais dos seus textos por aqui. Agora queria saber sobre seu blog se voce vai continuar a escrever nele ou continuará por aqui ou os dois(Prefiro essa xD)..
Agradeço muito. Continuarei em ambos, a única diferença é que aqui será semanal, e no pessoal será de acordo com as circunstâncias. Podem sair vários posts em uma semana, como nenhum.