Summer Time Render #18 – Não pode ser! | Impressões Semanais

Depois de dois episódios mais fraquinhos, Summer Time Render volta com um plot twist daqueles no final e alguns explicações bem interessantes a respeito da origem das Sombras e do passado de alguns personagens.

Por mais que eu tenha algumas ressalvas a respeito da forma como certas coisas foram feitas, ainda assim, esse episódio me agradou bastante e voltou a me deixar hypado pelo que pode acontecer no anime.

Ligando os pontos.

Antes de começar a falar das partes boas do episódio, eu queria abrir um parênteses sobre a forma como certas explicações foram feitas nesse episódio.

Em animes de ação e coisas do gênero eu não importo muito com a jogada de revelar que os personagens já tinha conversado sobre determinado assunto porque isso não impacta em muita coisa, mas já não posso dizer a mesma coisas quando acontece em animes de mistério e suspense.

A graça para mim é ir acompanhando os raciocínios da história, mas quando o autor omite informações dessa maneira acaba quebrando minha imersão na obra.

Assim perde a graça…

Se o grupo do Shinpei já tinha aquela suspeita, mesmo que ainda precisasse de confirmação, é muito estranho não falarem nada em momento algum.

O motivo disso é porque o autor queria “enganar” o leitor/espectador sobre esse plot twist previsível e tentar surpreender de alguma forma, mas no meu caso isso vai justamente na contramão da ideia.

Além de continuar sendo uma revelação quase óbvia, fazer dessa forma paralela tira a graça que teria, por exemplo, ir vendo junto dos personagens essa desconfiança surgir.

Considerando que ainda teve todo aquele mistério com a censura do nome, a sensação que me deu foi a de terem feito “tempestade em copo d’água”.

A revelação, e a forma como foi feita, não correspondem as expectativas que quiseram criar.

Nem mudaria muita coisa ter mostrado isso dentro de cada loop.

Dito isso, vamos ao que realmente importa.

Eu gostei bastante como as coisas foram explicada nesse episódio.

A história de origem da Sombras foi direto ao ponto e mostrou quase tudo que era importante para entender como o culto da Hiruko surgiu e a dimensão da existência da Haine na ilha.

A cena dela devorando a garotinha ficou macabra, mas o que mais gostei foi da explicação do Homem do Pântano.

Muito interessante a conversa.

Eu adoro essas explicações mais filosóficas e o anime conseguiu entregar muito bem isso para mim.

A sacada de que na prática somos um conjunto de células diferentes das de anos atrás pontua bem essa questão das copias e de até que ponto algo seria ou não apenas uma imitação do original.

Por mais que não tenha gostado de como revelaram que o Kirikiri era o Shide, ainda assim eu achei o passado dele muito bom.

Bizarro

É tanta loucura no meio da história que é até difícil escolher o que comentar.

A Haine ter engravidado já me deixou no modo wtf por ficar imaginando a situação, ainda mais por levar em conta que foi uma gravidez física(Aló, FBI) e não apenas a criação de uma Sombra qualquer.

Fora isso, ainda tem a questão do próprio Kirikiri, com ele sendo o pai, mas ao mesmo tempo o filho e também nenhum dos dois.

É aquele tipo de loucura que eu só lembro de ter visto na série Dark, onde a origem dos personagens também vem de pontos de vistas e situações inusitadas do tipo.

Nada de estranho. Tudo normal.

Por fim, mas não menos importante, temos a Ushio.

Eu ainda tenho esperança de que tem algum fio de cabelo santo escondido por ali porque não é possível que realmente aconteceu.

Ver o Shinpei voltando sem ela doeu o coração e me fez ficar completamente perdido sobre o que esperar da história.

Além da perda da personagem em si ser triste, ainda tem toda a questão de que ela era a peça chave para resolver os problemas com a Haine, então não dá para saber onde as coisas vão parar.

Não dá para resolver com outro loop e até então o Shinpei não parece ter encontrado uma a forma de fazer backup da Ushio para situações do tipo.

Eu estou bem curioso para saber como o anime vai progredir a partir desse ponto e como vão lidar com a morte da Ushio, além, claro, de todos os problemas com a Haine, que voltou a ter controle da situação.

Extra

Essa cena me deixou levemente perturbado…

Acho muito zuado essas expressões.

Mesma vibe de Fumetsu no Anata e.

É legal lembra da referência lá do começa com o Shide dizendo que desligaria o controle do jogador.

Me surpreende a ilha ter continuado crescendo.

Mas se desde antes os habitantes eram trocados por Sombras, o que aconteceu com eles? Tem prazo de validade? Para virarem outras famílias eles precisariam copiar alguém, já as Sombras não conseguem gerar informações novas.

Teria que ter uma reciclagem para manter as coisas equilibradas e os habitantes continuarem se reproduzindo para manter a ilha viva.

Possível solução…

Ushio conseguiu scannear o Kirikiri antes de morrer.

Considerando que ele é meio humano e ela não conseguiu hackear a armadura de Sombra dele, na teoria pode ser que ele não tenha imunidade ainda e a Ushio tenha conseguido usar os seus dados para se manter viva.

Sendo parte da Haine, ela não tem as restrições que as Sombras-filhos têm de não poderem criar novas Sombras.

Meio estranho…

Por mais que eu entendo o lado de ter que explicar as coisas, é engraçado ele ter sentado para conversar, e com isso assumir o risco de ser morto, sendo que a poucos episódios atrás estava camperando o Shinpei e querendo matá-lo sem qualquer chance de resposta.

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.