Summer Time Render #17 – Impressões Semanais

Continuando na vibe de preparar a história para o grande clímax, esse episódio de Summer Time Render me decepcionou um pouco em termos de narrativa e qualidade técnica no geral.

Além de passar uma sensação de rush na forma como apresentou a história de alguns personagens, pouca conteúdo foi de fato relevante, me dando a sensação de que a intenção era enrolar a história ao invés de tentar desenvolver ela de fato.

Não foi um episódio horroroso, mas senti que faltou algo.

Em vista de como terminou o episódio da semana passada, com a grande revelação do nome original do Shide, eu esperava que fossem entrar em mais detalhes disso, mas acabou quem nem sequer tocaram no assunto direito.

Isso por si só já me deixou desanimado, mas o que me incomodou mais foi a forma como certas coisas foram apenas jogadas no ar e sem o devido tratamento.

Um bom exemplo disso é a adição do problema de sono do Shinpei.

Eu não me lembro dele ter demonstrado ter problemas físicos/psicológicos com os loops, então aquilo me deixou meio confuso sobre como interpretar.

Se existia essa possibilidade de desgaste, porque só agora foram tocar no assunto? O corpo e a mente dele vinham passando por coisa pior do que privação de sono, então porque só agora isso é relevante para história?

Mesmo que seja um dica de algo que está cobrando um preço, a forma como foi feita não me agradou muito.

Ele já vinha sentido isso e eu não percebi?

Outra coisa que me deixou decepcionado foi a forma como usaram a história do Nezu.

Além de terem simplesmente jogado a situação em cena e já resolvido ela, não trabalharam a ideia por trás disso, que era bem importante para os conceitos da história.

Parecido como o que foi com a mãe da Tokiko, a esposa do Nezu representa uma contraparte do que a Ushio é.

Não é pela Sombra ter as características da pessoa, e até pensar como ela, que ambas são a mesma coisa.

Para o Nezu, manter a Sombra viva não apagaria o fato da esposa ter sido assassinada, e a ideia de hackeá-la era ainda pior por não compensar o que aconteceu antes.

Não precisava de um episódio inteiro sobre, mas podiam ter desenvolvido melhor a ideia.

Por mais que tudo isso ainda exista por entrelinhas ali na cena, eu sou meio chato com esse tipo de coisa e gosto de ver o negócio sendo bem desenvolvido, ainda mais levando em conta que o anime consegue entregar boas cenas quando precisa.

Explorar melhor essa dualidade entre tentar manter a Sombra viva como uma substituta ou aceitar a perda seria bem legal de ver, já que está diretamente ligada com o final da história e o possível desaparecimento da Ushio.

Fora que o Nezu é um personagem recorrente na história, então seria bom ver mais sobre ele para entender melhor o que está arriscando ali na hora das lutas.

Deathflag do Nezu já tá feita.

Por fim, e para não parecer que detestei o episódio, a Mio Sombra mais uma vez conseguiu ganhar minha atenção pela forma como está empurrando a história.

Eu gosto dessas cenas de “pesar a mente” do personagem, principalmente quando mostra um lado mais sombrio, então foi bem interessante ver a Mio sendo pressionada a entender os sentimentos que tem em relação a Ushio e o Shinpei.

Só espero que com isso ela vá aos poucos criando a coragem para tomar alguma iniciativa e fazer algo mais impactante dentro da história.

Mio Sombra, best Mio.

Além disso, tenho que dar os créditos pela decisão da Haine em esconder as Sombras para evitar perder mais vantagem no confronto final.

A forma como o autor pensa nesses detalhes, incluindo nas justificativas de cada família para não levantar suspeita sobre terem desaparecido, é algo sempre bacana de ver.

A cena de salvamento das crianças também ficou legal, por mais que eu não tenha comprado muito o drama em cima da professora deles.

Queria me importar, mas não deu.

Já a grande revelação do episódio para mim foi a explicação da Ushio sobre ser o olho original da Haine.

Mas aí entra algumas coisas meio confusas, como o fato dela ter esperado por mais de 10 anos para copiar alguém que, coincidentemente, é a heroína da história, além de ainda não explicar muito bem como o olho foi parar no Shinpei.

De qualquer forma, isso ao menos explica como ela tem a capacidade de hackear as Sombras e reforça a ideia de que a Ushio vai ser a chave para parar o ritual e a Haine.

Ainda quero saber como vão explicar a mensagem da Ushio para Hizuru.

Para completar, o episódio fecha com o encontro com o Kirikiri, que eu espero que não seja bait e realmente conte algo interessante sobre o passado da ilha e a influência da Haine nesse religião da Hiruko-sama.

Vamos ver se semana que vem o anime consegue retomar o ritmo que vinha tendo antes e entregue alguns bons plot twists.

Extra

Explicado.

Lá atrás eu tinha entendi que o limite era fixo, mas agora explicou certinho que é uma questão de diferença de tempo entre um loop e outro, ou seja, precisa dar um espaço de tempo para os resetes serem seguros.

Só eu achei o design da Hizuru de cabelo molhado extremamente parecido com o Shinpei de cabelo solto?

F pelo menino Sou.

O mundo de volta ao seu equilíbrio ideal.

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.