Mieruko-chan – Assustadoramente promissor! | Primeiras impressões

Expectativas… Expectativas… Expectativas… Se eu dizer que Mieruko-chan não era um dos meus grandes hypes de outubro estaria mentindo.

Eu li todo o mangá basicamente em um único dia, chegando a surtar com alguns amigos próximos por ter achado muito bom.

Naturalmente, as minhas ditas expectativas estavam lá em cima, mesmo tentando deixá-las neutra. A questão é, será elas foram correspondidas?

Depois de ver esse primeiro episódio eu só posso dizer que sim, que a estreia me deixou muito satisfeito e empolgado para o que pode vir.

Espero não me decepcionar no futuro…

Começando pelo nosso querido começo, a estreia já me ganhou logo de cara por tentar surpreender até mesmo quem já leu o mangá.

A galera mais crítica costuma cobrar melhorias no original quando se estava fazendo uma adaptação, e é exatamente o que temos aqui.

Aquela cena com o filme ficou muito legal, com referências a “O Chamado” e dando um toque de terror trash que é bem popular.

Além disso, a forma como foram conduzindo os acontecimentos sobrenaturais em torno da Miko é uma melhoria muito valida para a obra, deixando o clima mais sólido para evolução da história.

Um bom exemplo é já terem mostrado uma outra personagem logo de cara, para não ficar aquela sensação de que ela foi adicionada no futuro porque precisavam de mais gente para render a história.

Uma das coisas que cheguei a comentar na minha review do mangá foi justamente sobre isso, sobre como o mangá troca de algo mais solto, com capítulos isolados de comédia/horror, para algo mais sério e com um enredo por trás.

Uma progressão bem-vinda para obra.

No começo do episódio eu até fiquei me perguntando se era uma boa ideia chegar com essa visão focada mais no terror do que na comédia, já que, querendo ou não, o mangá é vendido pelo humor, então abandonar isso para dar destaque para o horror poderia, tanto decepcionar quem já gostava do mangá, com confundir quem estava chegando.

Felizmente, essa preocupação sumiu da minha cabeça com o passar do episódio, porque a direção conseguiu equilibrar esses dois pontos.

A estreia ainda é mais voltada para o terror, mas não abandonou por completo tudo o que a obra tem a oferecer, deixando claro do que se trata a história.

As reações da Miko ao encontrar as criaturas, e a forma como ela age, me divertiram tanto ou mais do que no mangá, já que estavam ali no timing certo.

O mangá se sustenta em cima desse tipo de comédia, do tipo que você fala: “Meu Deus, coitada. Alguém salva essa garota!”, então é legal ver sendo usada na prática.

Em outras palavras, o anime conseguiu misturar essas duas partes e trazer uma experiência consistente, introduzindo esse sobrenatural na vida da personagem, mas sem perder a essência da obra.

Fizeram festa com o sal ao invés de fugir.

Falando na coitada da Miko e as criaturas, a animação estava muito boa nessa parte. O design dos monstros, assim como a forma como eles entravam em cena, deixavam bem essa sensação de pavor que a protagonista estava sentindo.

De novo, muita coisa ali foi melhorada para vender essa ideia de horror, o que funcionou bem, na minha opinião.

A cena da primeira aparição ficou bem legal, porque até ali você ainda está meio no escuro sobre o que está acontecendo, então do nada aparecer a criatura na tela com um silêncio que te faz entrar na experiência que a Miko deveria estar tendo.

Miko é muito brava por não morrer com isso.

Por fim, para não dizer que foi tudo perfeito e passar pano para algo que gosto, uma coisa me incomodou nessa estreia, que foi o uso de fanservices no final.

Eu até chequei o mangá para confirmar, e sim, existe aquela cena, com ângulos parecidos e tudo mais, porém, aí vem o que falei no começo do texto, sobre adaptações terem a oportunidade de melhorar algo e não só copiar.

No anime eu senti que não precisava daquilo. O ritmo estava bom, cheio de tensão e clima de suspense, e aí, do nada, a bunda da Miko ganha foco.

Quebrou muito da minha experiência aquilo porque, como falei, não tem propósito.

Bundas não tem expressão, então não demonstraram medo ou qualquer outra coisa. É simplesmente um ângulo gratuito que não acrescentou em nada para cena e só tira a atenção do que importa na hora.

Com certeza o fantasma não vai sair daí…

Em resumo, mesmo tendo boas expectativas sobre o anime, Mieruko-chan conseguiu me surpreender na estreia.

Além de uma boa direção, que ajudou e entrar no clima de horror da obra, a comédia não foi completamente deixada de lado e o cuidado na produção das criaturas dá um toque adicional a tudo.

Por já conhecer o mangá eu sei que tem muita coisa legal para vir, então espero que o anime continue assim, porque tem potencial para ser um dos grandes animes da temporada.

Extra

Já sabem…

Se seu celular fica procurando coisas sozinho é porque tem sim alguém falando com ele.

A menina saindo da geladeira ao invés da televisão foi genial.

Eu estaria no mínimo colocando fogo na casa depois disso.

Meu medo é a animação desandar e isso virar um monte de rabisco torto

Isso foi algo que ficou bem legal…

No mangá as criaturas só vão aparecendo e pronto. Aqui eles deixaram várias situações durante o episódio que indicam coisas estranhas, mas que a Miko ainda não consegue ver.

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.