Mushoku Tensei #04 – Situação complicada… | Impressões Semanais

Sem nem mesmo fazer qualquer rodeio para jogar a bomba na tela, Mushoku Tensei começou o episódio com aquela treta familiar que a televisão aberta adora transmitir.

Além de um irmãozinho, que sejamos sinceros, demorou para vir, o Rudeus ainda ganhou uma meia-irmã, dando o toque final em um situação complicada, que só não ficou pior porque não tinha Facebook naquela época.

Faltou o psicólogo para dar conselhos no final.

Bem, se ainda existia duvidas de que Mushoku Tensei trazia uma aspecto mais pesado sobre fantasias medievais, esse episódio deu a resposta, porque tem bastante coisas para se contestar nas ações do pai do protagonista.

Além da clara traição do Paul, todas as descobertas por traz disso remetem bem a aquelas ideias que você teve ter visto em séries como Game of Thrones. Os homens faziam o que bem entendiam e isso não gerava problemas por serem a figura de maior importância.

Outra visão dessa realidade pode ser observada na própria situação em que a Lilia fica, onde, se não fosse pela intervenção do Rudeus, ela teria que se virar sozinha para criar o filho.

Não seria estranho até pensar que mesmo voltando para casa, ela poderia ser colocada para fora e ter que arrumar um outro jeito de viver.

Não dá para saber ao certo se em outras condições a mãe do protagonista teria colocado ela para fora de casa, mas a situação ali é bem clara, com a empregada e o filho bastardo sendo o problema a ser resolvido, independendo de como fosse feito.

Por isso a devoção que a Lilia cria pelo Rudeus não chegou a me soar como exagero, já que ela  própria entendia que o que aconteceu era o mesmo que o fim da sua vida, e por isso teve muita sorte de não acontecer coisa pior.

Cruel, mas é como as coisas funcionavam.

Se a traição já poderia render algumas discussões, a grande polêmica do episódio fica em cima da revelação de que a Lilia já tinha sido estuprada pelo Paul antes, e ele finge que não fez nada de errado.

Sem saber como foram as condições da ida da Lilia para a casa dele fica meio difícil falar, mas a situação ali é séria. Não vou problematizar a coisa toda, mas queria dizer que não concordo com a visão do protagonista sobre o Paul ser um lixo, mas ainda respeitá-lo por ser alguém forte.

Sim, sim, eu sei que a proposta do personagem é ser questionável, e somente por isso não vou crucificar o que ele falou, porque, até então, essa ideia de mostrar como ele é imperfeito tem servido para construir um pouco da narrativa.

Mas, mesmo assim, ainda não muda a minha visão do geral.

O próprio anime te lembra bastante desse fato.

Não é porque a pessoa sabe usar Ultra Instinto que ela deixa de ser um lixo, como o próprio Rudeus estava dizendo.

Eu entendo o ponto dele sobre respeitar as qualidades do Paul, mas a forma como o anime colocou tudo isso junto não bate com a minha perspectiva, porque faz parecer que está tudo certo fazer coisas erradas se você for forte.

O ritmo desse episódio foi muito acelerado, com traição, estupro, bebês nascendo, Rudeus indo embora, e acaba fazendo parecer que tudo estava conectado, quando, na verdade, talvez as coisas fossem melhores divididas no original.

No meu ver, existe até uma visão interessante nisso tudo, com o protagonista passando por aquilo que a maioria passa, que é perceber que os pais não são perfeitos, que eles cometem erros e podem ter condutas que você não aprova, mas, de novo, foi tão rápido e acumulado, que eu estaria mentido se disse que comprei essa ideia.

Podiam ter separado melhor para não parecer que caras legais são sinônimo de “tudo bem”.

Por fim, depois tantas idas e vindas, o episódio fechou com uma situação bem inusitada.

Os pais do protagonista sempre mantiveram uma linha mais amigável, então foi inesperado terem mandado ele embora daquele jeito.

Eu sei que tem relação com o treinamento de espada e tudo mais, só achei que foi meio que sem avisar.

Pensei que fossem render um pouco mais a questão da Universidade de magos, mas já introduzir aquela nova personagem e tocaram a história para frente sem fazer muita questão de explicar o que estava acontecendo.

O que me deixa mais curioso em tudo isso é saber como a Sylphie vai ficar, porque o Rudeus parecia estar aceitando tudo na boa depois de ter lutado mais a sério com o pai e perdido.

Vejamos o que vai sair dessa nova personagem que apareceu, e o que o protagonista vai fazer longe de casa.

Extra

Garotas ricas eram a foto do Instagram daquela época.

Negócio é saber se a Lilia foi a única, porque interessadas é o que não faltavam.

Menino Paul entrou sozinho no quarto, então sem perdão.

Algo me diz que o Rudeus tem 2 grandes motivos para ficar de boa.

Acabou com 2 filhos e 2 esposas.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.