Primeiras Impressões dos Animes de Janeiro 2021

Lista com quase todas as estreias da temporada comentadas em mini-reviews com notas. Recomendável pegar coisas de 3.5 para cima, notas 5 são raríssimas, não se espantem se não achar uma.

Versão em vídeo comentando todas as estreias (só para membros do canal):

Guia da temporada anterior:

 

 

Animes da temporada anterior que continuam nessa:

  • Jujutsu Kaisen
  • Attack on Titan 4
  • Hanyo no Yashahime
  • Kings Raid
  • Higurashi no Nako no Koro ni – Gou

Re:Zero 2ª temporada PARTE 2*

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Psicológico, Sobrenatural, Romance, Fantasia
Diretor: Masaharu Watanabe (ReZero, Granblem)
Compositor: Suehiro Kenichiro (Re:Zero, Fire Force)
Estúdio: White Fox (Akame ga Kill)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Um garoto é transportado sem explicação para um mundo de fantasia, onde descobre que tem o poder de voltar no tempo toda vez que morre.

Mini-Review:

Marco

Nota: 4/5

Para ser honesto nunca vi muita logica em comentar voltas de animes split cour. É como decidir comentar um episódio no meio da temporada sem mais nem menos. Nada mudou na staff e o arco ainda é o mesmo da parte 1 então…

De qualquer forma achei o episódio meio enfadonho na primeira metade (tanto que nem ganhou vídeo, só comentei para os membros no vídeo acima). A segunda metade já tem partes mais interessantes com o drama da Emilia e as possibilidades abertas agora que não tem mais o Puck de apoio e vai reganhar as memórias do passado. Mas o que exatamente isso vai gerar só vai dar para descobrir mais a frente.

No mais o desafio do protagonista ter que escolher quem iria salvar era interessante, deixando claro para ele que não pode ter tudo. Mas ai vai ele e diz que vai salvar todo mundo, como um típico protagonista shounen clichê.

Se não desse certo seria uma surpresa, mas pelo modos operante de Re:Zero a chance dele conseguir mesmo salvar geral é de 99%. Da mesma forma que todo mundo sabe que a Rem vai voltar até o fim da história, mesmo que demore. O protagonista sofrer é legal, mas o autor podia surpreender de vez em quando com perdas sem volta.

Dr. Stone: Stone Wars

Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Ação, Sci-fi
Diretor: Shinya Iino
Compositor: Tsutsumi Hiroaki(Dr. Stone, Ahiru Sora)
Estúdio: TMS Entertaiment (ReLife, Megalo Box)
Estreia: 14/01
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Review do ep 1: Clique aqui

Sinopse: 
Na obra um evento sem explicação transforma todas as pessoas do mundo em pedra, bem quando um dos personagens centrais estava para se declarar para a garota que gostava. Mais de 3000 mil anos depois, e com a terra completamente tomada por uma densa floresta, o garoto consegue voltar ao normal, e descobre que seu melhor amigo, o protagonista da obra, também conseguiu voltar ao normal meses antes. Agora eles tem que descobrir – usando de ciência – como sobreviver nesse novo mundo e tentar trazer o resto da humanidade de volta. Infelizmente para eles, tem pessoas que não desejam a mesma coisa, e vão tentar impedi-los.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.5/5

Estreia com mistura de recap e introdução ao plano para eles vencerem no novo arco, o que inclui mais invenções. Não chega a ser empolgante, mas continua divertido de acompanhar. No mais a animação continua no mesmo estilo da S1, econômica mas funcional para um anime sem muito ação, e os cenários lindos voltaram também.

The Promised Neverland 2

Fonte: Mangá
Gênero: Suspense, Mistério
Diretor: Mamoru Kanbe (Elfen Lied, The Perfect Insider)
Compositor: Obata Takahiro(Yakusoku no Neverland,Hachigatsu no Cinderella Nine)
Estúdio: CloverWorks (Darling in the FranXX, PERSONA 5)
Estreia: 07/01
Episódios: 11
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha a vida de várias crianças em um orfanato bastante rígido, onde eles passam por diversos testes e exames estranhos. Um dia, ao quebrarem uma das principais regras do local, saindo da área do orfanato, algumas crianças do grupo descobrem a horripilante verdade por trás daquele local, onde nada era o que parecia.

Mini-Review:

Marcelo

Nota: 3.75/5

Boa estreia. Apresentou bem a situação das crianças fora do orfanato e não perdeu muito tempo para mostrar os novos personagens. Para quem tinha curiosidade sobre os alienigenas e tudo mais, a temporada já começa deixando bastante curiosidade sobre isso.

Kemono Jihen

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sobrenatural
Diretor: Masaya Fujimori (Omae Umasou da na, Shuumatsu no Izetta)
Compositor:
Estúdio: Ajia-do (Kakushigoto, Shuumatsu no Izetta)
Estreia: 10/01
Episódios:
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

Estranhas mortes de animais começaram a surgir em uma vila isolada nas montanhas. Inugami, um detetive de Tóquio especializado em casos sobrenaturais, decide ir investigar o que está acontecendo no lugar.

Chegando na vila, ele conhece Dorotabou, um garoto quieto que passa seus dias nos campos ao invés de ir para a escola. Durante sua investigação, Inugami é atacado por um Yokai de lama, sendo salvo por Doratabou. Inugami então percebe que os casos de matança de animais são apenas um dos mistérios que aquela vila esconde.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.5/5

O começo até que é meio diferente para um shounen devido a vermos tudo por outro ponto de vista que não do protagonista central, e com direito a alguns twists legais também, embora esperados para quem viu os trailers.

Acaba sendo mais um prologo a coisa toda no entanto, com o anime dando uma ideia melhor do que vai ser a partir dos próximos episódios (ou seja, esse tem que fazer o teste dos 3 episódios). A direção é competente, mas vai depender de como a história se desenvolve para o anime se destacar mais na temporada ou não.

Marcelo

Nota: 3.5/5

Bem dentro do que eu esperava ver pelos trailers. Para um shounen o anime tem uma vibe bem legal de mistério sobrenatural, e a curiosidade em saber quem é o culpado pelos ataque acaba te fazendo assistir sempre problemas.

A ideia da história em si é curiosa, mas não dá para ter uma ideia se tem ou não potencial de ser algo legal, já que é mais apresentação do protagonista e do que ele é. Para quem gosta de shounen não é uma opção ruim em um primeiro momento.

Hataraku Saibou!! S2

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Aventura
Diretor: Hirofumi Ogura
Compositor: MAYUKO(Hataraku Saibou!, Miira no Kaikata)
Estúdio: David Production (Fire Force)
Estreia: 09/10
Episódios: 8
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história do anime mostra, de forma criativa, o dia a dia do funcionamento do corpo humano através das células, apresentando as principais funções, desde defesa contra bactérias e vírus, até rotinas simples, como o transporte de oxigeno e nutrientes pelo sangue.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.5/5

Episódio de estreia mais ou menos, a não ser que você seja fã das plaquetas. Por outro lado mostrarem o efeito de um galo nessa abstração de células humanoides foi interessante. A parte visual continua no mesmo nível da S1, ou seja, mediana.

Marcelo

Nota: 3.5/5

Episódio bem dentro do que o anime sempre mostrou, com um pouco de comédia, ação e toda aquela ditatica divertida que a obra consegue ter. Para quem estava com saudade do anime, acaba sendo uma boa volta, que te deixa animado para o que mais podem explicar do funcionamento do corpo.

EX-ARM*

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sci-fi
Diretor: Yoshikatsu Kimura (live action de 20th Century Boys, Ajin)
Compositor:
Estúdio: Visual Flight
Estreia: –/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
No ano de 2014, um colegial que odeia máquinas chamado Akira Natsume decide que quer mudar pra melhor, mas logo depois tomar uma atitude, ele é atropelado por um caminhão. Agora estamos no ano de 2030, e um policial chamado Minami Uezono, acompanhado de sua parceira androide Alma, se infiltra numa negociata no Porto de Tóquio, envolvendo uma arma misteriosa chamada EX-ARM. Descobertos, eles são atacados por um inimigo com o EX-ARM #8. Nessa situação, eles decidem ativar o EX-ARM #00 roubado pelo inimigo e…

Mini-Review:

Marco

Nota: ????/5

Não dá para reclamar que o episódio é parado… O problema é a computação gráfica horrenda, que mesmo sendo superior ao que vimos naquele trailer de chorar sangue que saiu (e é a OP do anime, por sinal), ainda é bem abaixo do que a maioria dos animes em CG apresenta hoje em dia.

Back Arrow*

Fonte: Original
Gênero: Aventura, Ação
Diretor: Goro Taniguchi (Code Geass)
Compositor: Kouhei Tanaka(Akiba Girls, One Piece)
Estúdio: Studio VOLN (Ushi & Tora, Usuzumizakura -Garo-)
Estreia: 08/01
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

Rigarindo é uma terra cercada por um muro que cuida e protege a todos daquele lugar, muitos até mesmo acreditam que o muro é Deus. Em um certo dia, um homem misterioso, chamado Back Arrow, surge em uma vila das redondezas de Rigarindo. Por mais que não tenha memórias de sua vida, uma única coisa ele se lembra: “Eu vim do outro lado da muro”.

Para recuperar suas memórias, Back Arrow precisa ir para fora do muro, mas isso acaba se mostrando mais complicado do que ele imaginava, onde acaba se envolvendo em uma batalha pessoal para alcançar seu objetivo.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3/5

Esperava um pouco mais desse aqui. O episódio 1 tem bastante explicação como é o esperado, mesmo que balanceie isso com várias lutas. O real problema foi a constante tentativa de enfiar humor e deixar o clima da história bem leve o tempo todo, matando vários momentos que poderiam ser mais interessantes se mantida a tensão. Se isso vai ser um padrão daqui para frente é aguardar para ver, mas espero que não.

Marcelo

Nota: 3/5

Estreia ok. Ao mesmo tempo que o anime tem uma boa exposição apresentando o funcionamento da muralha e da cultura cega das pessoas (Deca-dence/Attack on Titan feelings) de forma natural, ele cai em várias explicações sobre como as coisas funcionam de forma quase gratuita.

No geral, é uma estreia bem movimentada, com lutas e tudo mais. Única coisa que achei meio forçada foi o humor. Não só lá muito fã de personagens que gritam, e forma como usaram aqui quebrou boa parte da tensão para mim.

Não adianta adicionar algo sério, como o risco de morrer, e logo depois ficarem dando respostinhas rápidas enquanto a garota está em risco ali. Me dá a sensação de que os próprios personagens não entendem a seriedade da cena.

Hortensia Saga*

Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Aventura
Diretor: Yasuto Nishikata (Killing Bites, Nanatsu no Taizai: Tenkuu no Torawarebito)
Compositor: ZENTA(JoJo’s Bizarre Adventure: Stardust Crusaders)
Estúdio: LIDEN FILMS (Hanebado! Koi to Uso)
Estreia: 06/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Um grupo de aventureiros quer levar ao trono a filha do antigo Rei, traído e morto por um duque que dominou todo o reino.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3/5

Esperava um pouco mais da animação desse aqui. Não é horrível, mas está bem econômica. Quanto a história é até movimentada, e o lado bom é que com apenas 12 episódios para fechar a história não devem enrolar. Ainda assim uma estreia morna com um elenco pouco carismático.

Kai Byoui Ramune*

Fonte: Mangá
Gênero: Suspense, Sobrenatural
Diretor: Hideaki Oba (Gekijou-ban Heart no Kuni no Alice)
Compositor: Tetsuro Oda(Mushibugyou, Armored Trooper Votoms: Alone Again)
Estúdio: Platinum Vision (Devil’s Line, Kono Oto Tomare!)
Estreia: 09/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Enquanto corações existirem dentro das pessoas, sempre haverá alguém sofrendo. E então alguma coisa “estranha” entra na mente delas, causando a manifestação de uma doença igualmente estranha em seus corpos. A doença, chamada apenas como “doença misteriosa”, é desconhecida por muitos, mas ela certamente existe. E há um médico e seu assistente que combatem essa doença que a medicina moderna não consegue curar. O nome desse médico é Ramune. Ele é libertino, desbocado e nem ao menos parece ser um médico! Entretanto, quando ele está combatendo a doença misteriosa, Ramune é capaz de descobrir prontamente a raiz do sofrimento no âmago de seus pacientes e curá-los. E ele vai além disso…

Mini-Review:

Nota: -/5

Em breve.

Mushoku Tensei: Isekai Ittara Honki Dasu

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Aventura, Romance
Diretor: Manabu Okamoto (Gamers!, storyboard em Akame ga kill e Darling in the Franxx)
Compositor: Yoshiaki Fujisawa(Love Live! School idol project , Shoujo Kageki Revue Starlight )
Estúdio: Studio Bind (Novo estúdio do produtor de Yama no Susume)
Estreia: 10/01
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Na história, um cara de 34 anos, com uma vida horrível, acaba reencarnado no corpo de um bebe de uma família de aventureiros em um mundo de fantasia. Com as memórias de sua vida passada, e uma enorme aptidão para magia, ele está determinado a aproveitar sua nova chance ao máximo e não repetir os erros de sua vida anterior.

Mini-Review:

Marco

Nota: 4.5/5

Provavelmente o Isekai com melhor produção que a maioria vai ver na vida, é nível filme o cuidado e detalhes que a staff está tendo com esse anime. Como esse é basicamente o pai das novels Tensei (reencarnação), embora tenha ganho anime muito depois das outras obras que se inspiraram nela, nada mais justo recebendo um tratamento vip.

O protagonista vai com certeza gerar alguma discussão, mas o legal de Mushoku é isso, o autor não está nem ai para seguir padrões ou politicamente correto. Diferente de 99% dos Tenseis ou Isekais aqui o protagonista está longe de ser um santo em sua vida passada, a ponte dele mesmo ter nojo e vergonha do que se tornou. Com isso a reencarnação ganha muito mais proposito, já que em vez de um random que só foi para outro mundo e ficou overpower, temos alguém que cometeu muitos erros na vida e está maravilhado com a nova chance que recebeu, deixando claro que quer fazer tudo diferente.

Quem viu o episódios 1 e 2 da pré-estreia já deve ter notado a dinâmica do protagonista ficar pensando em sua vida anterior e comparando a atual. Esse sistema de repensar os erros e tentar ir por caminhos diferentes vai ser constante na obra. Aqui a gente tem um ser humano cheio de falhas tentando se acertar, mas não vai ser algo instantâneo, o processo é gradual. Outro diferencial é como Mushoku trata sexo. É algo normal, sem necessidade de esconder ou deixar explicito demais (ou com foco demais) a ponto de ficar pesado. Pensei que o Anime iria censurar algumas partes, mas por enquanto não.

Em geral uma ótima estreia, ainda mais para quem viu 2 episódios onde já é trabalhado um desenvolvimento em cima do protagonista com um trauma do passado dele. Mesmo quem não gosta de Isekais recomendo dar uma chance.

Marcelo

Nota: 4.5/5

Dizer que é insperadamente bom seria mentira, já que eu estava um pouco confiante de que fosse ser algo bom, mas, ainda assim, me surpreendeu. Foi de longe uma das melhores reencarnações que já vi, e não no sentido de ser inovador, mas sim de te fazer ficar absorvido pela direção da cena.

A introdução do protagonista no outro mundo também é boa, sem pressa de colocar um personagem OP em cena ou coisa do tipo. A personalidade dele é divertida de acompanhar, e tem aquele lado interessante de estar repensando o que fez na outra vida.

Se tudo o que dizem da obra for mostrado aqui, com essa qualidade, tem tudo para ser um grande anime da temporada.

Kaifuku Jutsushi no Yarinaoshi*

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia
Diretor: Takuya Asaoka (Diretor de episódio em Senran Kagura Shinovi Master)
Compositor: Akiya Suzuki(Runway de Waratte)
Estúdio: TNK (High School DxD)
Estreia: 13/01
Episódios:
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história se passa em um mundo de fantasia, acompanhando Keyar, um healer (Curandeiro) que foi traído e usado pelos seus companheiros de grupo por sua classe ser vista como inútil, já que não pode lutar sozinha. Entretanto, após certos eventos, Keyar desperta uma magia de cura suprema, “regenerando” seu própria mundo e voltando no tempo 4 anos antes, para que assim possa refazer sua vida, e ter sua vingança contra todos que fizeram mal a ele.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3/5

Episódio mais introdutório que outra coisa, embora alguns tenham se surpreendido da versão sem censura realmente mostrar por completo as partes “para adultos” da série. A parte da vingança que são as partes de violência pesada que fez tanta gente acreditar que essa obra nunca teria anime só vem a partir do episódio que vem.

No mais a parte técnica é só mediana, embora tenha me surpreendido que parte da luta contra a Maou tenha movimentos fluidos (pensei que seria full quadro estativo), o que dá esperança que algumas lutas da série possam sair decentes. No mais Kaifuku sabe bem o que é (uma obra trash de vingança hardcore) e o autor não tem nem um pouco de vergonha disso, o proposito é entreter o público com algo diferente para variar em termos de proposta, não buscar uma história bem escrita com ótimos desenvolvimentos.

Kumo desu ga, Nani ka?

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Diretor: Shin Itagaki (Teekyuu, Berserk 2016, Cop Craft)
Compositor: Shuuji Katayama(Overlord, Youjo Senki)
Estúdio: Millepensee (Berserker 2016, Cop Craft)
Estreia: 08/01
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A poderosa magia do herói e do Rei Demônio cruza os mundos e explode na sala de aula de uma determinada escola secundária. Os estudantes que morreram na explosão são reencarnados em um mundo diferente. A protagonista, sendo a pessoa com menor reputação na classe, foi reencarnada como uma pequena aranha. Agora ela vai ter que se adaptar a sua nova forma e evoluir o mais rápido possível, enquanto tenta sobreviver no fundo de uma dungeon.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.75/5

O que mais vende aqui, fora a proposta bem doida, é o carisma da heroína principal, e o anime está passando isso muito bem, dando a ela várias caras e bocas engraçadas. O CG está muito bom, principalmente na Aranha, a quantidade de expressões que ela faz misturado a algumas partes em 2D disfarçam bem os problemas de animação robótica que o CG costuma gerar. Não é perfeito, mas bem aceitável.

Em geral uma estreia divertida. Já a parte 2D focando no elenco humano, embora a mais bem animada do episódio e esbanjando em detalhes, acaba sendo mais enfadonha.

Marcelo

Nota: 3.75/5

Minhas expectativas estavam tão baixas que acabou sendo surpreendente. O ritmo da introdução é boa, e o CG não incomoda tanto quanto eu imaginiva que fosse, fora que a dublagem aqui merece elogias por dar ainda mais vida para protagonista que já é carismatica por si só.

Gostei também de terem já adicionado os outros alunos da classe, o que ajuda a deixar aquela curiosidade sobre como vai ser quando se reencontrarem, ou se tem a possibilidade de mais pessoas estarem em condições parecidas com a da protagonista.

Para quem tá cansando dos isekais genericos da vida, é uma boa opção para matar o tempo e se divertir um pouco.

Ore dake Haireru Kakushi Dungeon

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Aventura, Ecchi, Romance
Diretor: Kenta Onishi (Episódios de Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue, Clockwork Planet)
Compositor:
Estúdio: Okuruto Noboru (OVA de Neptunia e auxiliar em Isekai Maou 2)
Estreia: 08/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história acompanha Noir, um jovem, filho de uma família de nobres sem muito prestigio, que acaba quase sempre sem conseguir trabalhos por conta da reputação de sua família.

Noir tem a rara habilidade de se comunicar com um grande sábio, que o orienta a ir até uma dungeon secreta, onde itens e criaturas mágicas existem, para que assim possa treinar e se tornar um aventureiro de respeito.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.5/5

Típico ação/harém com ecchi leve que muito vão ver sem grandes pretensões. Ele não faz feio nem impressiona, mantendo a trama movimentada e com direito a uns fanservices aqui e ali. O destaque fica para a mestre do protagonista, que é extremamente carismática com seu jeitão narcisista.

Marcelo

Nota: 3/5

Introdução sem sal, com um protagonista conseguindo tudo de forma fácil só por respirar, fora que o único ponto minimanente interessante na ideia, que seria o uso de “vida” para ativar as skills, é quase deixando de lado e mostrado apenas em flashbacks e cortes foram de lugar que mal dão a sensação de que ele estava treinando. A mestra dele é a melhor coisa em tudo isso, só por ser carismática.

Mas, olha só, tem BEIJOS! O que deve compensar toda a mediocridade da obra. Então só vai, filhão, e seja feliz com os pixeis se esfregando.

Hataraku Saibou Black

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Aventura
Diretor: Hideyo Yamamoto (Strike the Blood, Magical Girl Spec-Ops Asuka)
Compositor: Yuugo Kanno (Psycho-Pass, JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable)
Estúdio: LIDEN FILMS (Kishuku Gakkou no Juliet, Hanebado!)
Estreia: 09/01
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história do mangá acompanha o funcionamento do organismo humano através da perspectivas das células, ensinando diversas coisas sobre suas funções. A diferença do spin-off para o mangá original é que ele se foca em um corpo cheio de problemas (o cara bebe, tem disfunção erétil, fuma, dentre outras coisas) e o sexo do casal de protagonistas é invertido.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.75/5

Gostei mais que dá S2 da série principal, por enquanto. Tem um ar de novidade e uma tensão e clima mais pesado que o original, o que me agrada. A produção está quase a mesma coisa que o original, no entanto, só com alguns cortes aqui e ali um pouco mais trabalhados.

Marcelo

Nota: 3.5/5

Provável que se essa versão tivesse vindo na frente, o original soaria estranho para mim, mas como não é o caso, esse “carma” caí nas costas do spin-off. A mudança de areas é muito legal, e apresenta um ambiente bem mais movimentado e menos “bobo”.

O porém está justamente aí, acabou me fazendo sentir falta da dinamica do original e não simpátizar tanto com o que estão mostrando. Ainda continua sendo uma ótima aula de ciencias, mas eu pensei que fosse me empolgar mais com o spin-off.

Tatoeba Last Dungeon Mae no Mura no Shounen

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Diretor: Migmi (diretor de episódio em Chihayafuru, Death Parade)
Compositor: MICHIRU (Izetta, Given, BEM)
Estúdio: Liden Films (Kishuku Gakkou no Juliet , Koi to Uso)
Estreia: 04/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história acompanha Lloyd, um garoto do interior que sonha em se tornar um soldado na capital. Após convencer o líder da sua vila a deixá-lo ir para a cidade grande, Lloyd começa sua aventura, ao lado de uma bruxa loli chamada Mary.

O que ele não imagina, no entanto, é que sua fama de fraco é apenas um resultado de crescer na vila que fica perto da dungeon mais difícil daquele mundo, onde vários herói e aventureiros famosos vivem.

Mini-Review:

Marco

Nota: 4/5

Melhor do que eu esperava. Não é um Konosuba, mas tem aquele clima de aventura com comédia escrachada que eu gosto. O destaque fica por conta da bruxa e suas interações com sua mestre loli. E a princesa do cinto, que virou uma Yandere louca pelo protagonista, o que deve gerar muitas cenas engraçadas no futuro.

Marcelo

Nota: 3.75/5

Divertido. A história não me cantivou tanto assim, mas a comédia me agradou bastante. A bruxa é de longe a melhor parte, e as reações dela a tudo que acontece acaba carregando anime até o final.

Em vista de alguns personagens que apareceram, é capaz do nível de diversão aumentar, já que teria mais opções de comédia, então pode valer a pena ficar de olho nos próximos episódios.

Ura Sekai Picnic*

Fonte: Light Novel
Gênero: Suspense, Aventura, Sobrenatural, Escolar
Diretor: Takuya Satou (Asagao to Kase-san, Steins;Gate, Fragtime)
Compositor: Takeshi Watanabe (To Love-Ru, Saki ,Ro-Kyu-Bu!)
Estúdio: LIDEN FILMS (Koi to Uso, Hanebado!)
Estreia: 04/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história se passa em um mundo onde portais se abrem e levam as pessoas para uma dimensão onde lendas urbanas e história da internet se tornam realidade. O enredo gira em torno de Sorawo Kamikoshi, uma estudante que quase morreu em um desses portais, e Toriko Nishina, a responsável por salvar Sorawo que, aparentemente, carrega algum segredo importante em seu passado.

Mini-Review:

Marcelo

Nota: 3.5/5

Uma estreia ok. Apresenta o outro mundo e as duas protagonistas, além de ter alguns momentos mais agitados para te manter entretido. O grande problema para mim foi ter sentido falta daquele tempero a mais nas cenas.

As coisas acontecem e meio que ficam por isso mesmo, seja na hora de criar tensão no sobrenatural, ou entregar um pouco dos mistérios que a obra aparenta ter.

Tenchi Souzou Design-bu*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia
Diretor: Souichi Masui (Bunny Girl)
Compositor: Hayato Matsuo (Keijo!!!!!!!!, Drifters)
Estúdio: Asahi Production (Himegoto, Million Dolls)
Estreia: 07/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história acompanha o departamento de criação de animais do Paraíso, onde vivem recebendo pedidos para criação de diferentes especiais em nome do seu maior cliente, Deus. O mangá explica de forma criativa várias questões sobre as criaturas, inclusive motivos como “O porquê de não existirem unicórnios”, ou “Por que algumas criaturas são tão gostosas de comer?”.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.5/5

Não chega a ser um destaque da temporada mas é divertido e instrutivo no processo de criação dos animais, então pode agradar a quem tiver tempo de ver muita coisa.

Marcelo

Nota: 3.75/5

O tipo de coisa que me ganha fácil. Tem muita informação sobre o funcionamento dos animais, e ver os personagens pensando nas maiores maluquisses para criar algumas criaturas é bem divertido. Até então, um boa opção de comédia da temporada.

Comédia ROmantica

Go-toubun no Hanayome ∬*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance
Diretor: Kaori (Endro~!, Yuyushiki, Miira no Kaikata)
Compositor: Hanae Nakamura | Miki Sakurai (Gotoubun no Hanayome)
Estúdio: Bibury Animation (Azur Lane)
Estreia: 07/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Sinopse: 

Gotoubun conta a história de Futarou, um estudante com notas perfeitas e uma obsessão por despesas, já que sua família é pobre e não tem como desperdiçar dinheiro.

Em um certo dia, em busca de encontrar um novo trabalho, ele aceita a função de ser professor particular de uma garota rica, mas logo descobre que, ao invés de ser uma única aluna, ele terá que lidar com cinco irmãs gêmeas, sendo que elas não estão nem um pouco interessadas em estudar, ou na existência dele como professor.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.75/5

A série voltou bem, e a mudança no design acabou não incomodando muito, alguns até gostaram. A direção não disse muito ainda, então teremos que aguardar uma cena mais exigente (drama) para sabermos se vai ser melhor ou pior que a S1. A comédia em si continua funcionando bem. Só a animação que eu esperava mais desse estúdio. Acabou ficando apenas ok, nem impressionando nem fazendo feio.

Quanto a alguns reclamando de rush, eles tem 10 volumes para adaptar ainda. Mesmo que sejam mais 2 temporadas de 12 episódios com 5 volumes em cada, vai ter que ser mais rápido que a S1, que adaptou só 4 volumes.

Marcelo

Nota: 3.5/5

Me sinto meio masoquista por estar gostando disso sabendo do final, mas, bem, é isso… Foi uma boa estreia, voltando com um ritmo bem parecido com o da 1º temporada. Gostei de já terem começado a trabalhar o passado do grupo, porque se deixar para fazer isso em cima  da hora só vai deixar o final pior.

No geral, sem grande surpresas, e com alguns bônus, já que mesmo não tendo tanto capricho como foi no 1º episódio de Azur Lane, a animação ainda é melhor que a anterior.

Jaku-Chara Tomozaki-kun

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Diretor: Shinsuke Yanagi (Angel’s 3Piece, Ryuo no Oshigoto!)
Compositor: Hiromi Mizutani (Non Non Biyori, Shomin Sample)
Estúdio: Project No.9 (Netoge no Yome, Choujin-Kokoseitachi )
Estreia: 08/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Sinopse: 

A história acompanha um gamer que é o top 1 do Japão, mas revoltado com a vida cotidiana por considerá-la como um “jogo ruim”. Certo dia, uma garota de seu colégio, que é tão boa em jogos quanto ele, declara que: “a vida é um ótimo jogo, se você souber como jogar”. A partir daí a garota começa a ensiná-lo.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3.5/5

Não chega a ser uma estreia impressionante, mas te deixa curioso em saber se o protagonista vai conseguir executar os objetivos que a garota deu a ele no próximo episódio. A produção é apenas ok, como esperado desse estúdio e diretor. O que vende aqui é a proposta um pouco diferente.

Marcelo

Nota: 3/5

Oregairu com skin de Gamers!, mas que não impressiona em nenhum dos dois pontos. Sinceramente, esperava mais de uma obra que já ganhou prêmios e tudo mais.

O protagonista é daqueles negativistas, mas não tem muita graça, só salvando um pouco lá no final quando decide tomar atitude e tentar mudar.

Talvez os próximos episódios mudem minha opinião, mas como estreia diria que foi uma das minhas decepções, não entregando quase nada para me motivar a querer assistir.

Horimiya

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance
Diretor: Masashi Ishihama (Shinsekai yori)
Compositor: Masaru Yokoyama (Shigatsu wa Kimi no Uso)
Estúdio: CloverWorks (Darling in the Franxx, Bunny Girl)
Estreia: 09/01
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Sinopse: 

A história acompanha Kyouko Hori, uma garota conhecida por ser uma aluna gentil e exemplar, mas que esconde o fato de ter que cuidar de seu irmão e fazer os deferes de casa por conta do trabalho de seus país.

Certo dia, Hori acaba por se encontrar com Izumi Miyamura, um garoto tímido de sua sala. Para sua surpresa, diferente do que aparenta ser, Miyamura tem dificuldades em estudar, e esconde várias provas da sua época de rebeldia, como piercings e tatuagens pelo corpo.

Através desse inesperado encontro – onde cada um pode mostrar um pouco do lado que esconde – os dois começam uma amizade, que aos poucos vai se transformando em algo maior.

Mini-Review:

Marco

Nota: 4.5/5

Ótima estreia passando o que Horimiya tem de melhor, protagonistas carismáticos e um clima leve que te deixa feliz e relaxado. A produção e direção estão ótimos e já podemos ver algumas quebras de clichê logo de cara, tanto em estereótipos quebrados como a situações típicas de romance que não saem como esperado.

Quem reclamou que está rushado, eu não achei. Cortaram apenas uma parte do capítulo 2 que podem colocar depois. Fora isso a partir de agora os capítulos vão ser menores, dando para adaptar 3 por episódio sem problemas, terminando no 37, que daria um excelente final para temporada.

Marcelo

Nota: 4/5

Só Deus sabe o quanto eu esperei por isso e, felizmente, a adaptação veio boa.

Sem muito a acrescenta, mas eu gostei do que vi. Podia ter sido melhor em certos aspectos, claro, mas mostrou muito bem do que se trata a obra e me deixou bem satisfeito em pode acompanhar mais uma vez esse casal maravilhoso.

Drama

Wonder Egg*

Fonte: Original
Gênero: Drama
Diretor: Shin Wakabayashi (22/7 “Nanabun no Jyuuni”)
Compositor:
Estúdio: CloverWorks (DARLING in the FRANXX, Fate/Grand Order: Babylonia)
Estreia: 12/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Sinopse: 

A história acompanha uma garota de 14 anos chamada Ai Ohto. Certo dia, enquanto caminha a noite pelo bairro, ela houve uma misteriosa voz, que diz que pode garantir seu maior desejo e permitir que ela altere o futuro, desde que tenha confiança em si e quebre o ovo que recebe.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3/5

Sabe aqueles animes que você assiste e pensa “O que o roteirista e diretor fumaram para fazer um bagulho desses?!”. Bem, a estreia foi mais ou menos isso!

A temática do bullying e traumas explorada de forma alucinógena levanta várias possibilidades aqui. Na verdade a maior diversão desse tipo de anime é ficar tentando interpretar o significado das coisas ali, criar teorias e comparar com a dos outros.

O problema é que uma das possibilidades inclui a personagem estar em coma e a gente ver uns 12 episódios para terminar com ela acordando e tudo aquilo foi um sonho ou a mente dela trabalhando para superar o trauma… Acho esse modelo de final horrível (“foi tudo um sonho!”), então vou me manter longe desse aqui até acabar e me confirmarem que não foi isso.

De qualquer forma, a produção está muito bonita, então para quem curte um anime só de mulheres mais alucinógeno e psicológico pode acabar curtindo, já a mim a estreia não atraiu tanto.

Marcelo

Nota: 3.75/5

Um daqueles animes “malucos” que uma galera vai terminar o episódio viajando nas ideias do autor, mas que tem um potencial interessante para criar algo. A temática escolhida é muito boa, com o lance do bullying, suicidio e reclusão(Hikikomoris).

Não é dificil enteder alguma da coisas que mostraram lá, como o caso de ter que sobreviver ao intervalo da escola, já que para pessoas excluidas/sem amigos esse é o momento da escola que mais machuca por você não ter um lugar para ir/ficar e precisar “fugir” para longe dessa realidade.

No geral, a ideia é interessante, principalmente por ter me deixado curioso em saber até que ponto a fantasia ali pode se misturar com a realidade, e se a garota vai conseguir ressussitar a amiga que cometeu suícidio.

Como o normal de obras desse tipo, o episódio pode tanto parecer uma boa aposta da temporada, como também uma grande insanidade sem sentido, então o melhor é tirar as próprias conclusões.

Slice of life

Yuru Camp△ Season 2

Fonte: Mangá
Gênero: Slice of Life, Comédia
Diretor: Yoshiaki Kyogo
Compositor: Akiyuki Tateyama (Yuru Camp, Nekopara)
Estúdio: C-Station (Starmyu)
Estreia: 07/01
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Nova temporada acompanhando o dia a dia de uma garota e seus amigos em uma cidade de interior.

Mini-Review:

Marco

Nota: 4/5

O anime voltou com o mesmo clima agradável da S1. A segunda parte foi mais reapresentação do elenco, com a primeira sendo bem mais interessante ao mostrar como uma das personagens centrais começou no hobby de acampar, e tudo que deu errado no processo.

Marcelo

Nota: 4.5/5

Para quem estava esperando ansioso pela 2º temporada, a estreia foi ótima. Além de um episódio quase todo voltado na Shima Rin, mostrando o 1º acampamento dela e todos os perengues que passou, a segunda parte volta com o elenco todo para dar aquela nostalgia.

Ah, e claro, não podemos esquecer dos cenários maravilhosos, clima aconchegante e trilha sonora relaxante para te anesteciar dos problemas da vida.

Esportes

SK∞

Fonte: Mangá
Gênero: Esporte
Diretor: Hiroko Utsumi (Banana Fish, Free! – Iwatobi Swim Club, Free! Eternal Summer)
Compositor: Ryou Takahashi (ACCA: 13-Territory Inspection Dept., Argonavis from BanG Dream!)
Estúdio: Bones (Boku no Hero Academia, Noragami, Soul Eater)
Estreia: 09/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Sinopse: 
A história acompanha Reki, um garoto que adora skate e acaba se envolvendo no “S”, um corrida clandestina sem regras que acontece em um mina abandonada. Nessa corrida, Reki, conhece Ranga, um jovem que voltou do Canadá há pouco tempo e também acabou sendo arrastado para o “S”, mesmo nunca tendo andando de skate antes. Os dois então começam a participar de diferentes competições, enfrentando os mais variados tipos de oponentes.

Mini-Review:

Marco

Nota: 4/5

Muito melhor do que eu esperava. Pensei que o de cabelo azul seria só o bonitão frio e sem graça, mas ele acabou gerando as cenas mais engraçadas E LEGAIS do episódio (aquele final…).

Achava que seria só um fujoshi bait maluco, mas por enquanto está bem mais focado em ser algo movimentado e divertido que criar ships gays (o de volei dessa temporada focou 100x mais nisso). Quem está com o pé atrás recomendo uma chance, o primeiro episódio impressiona bem no final. Só se prepare para algo meio louco e exagerado, mas com uma animação de primeira.

Skate-Leading☆Stars*

Fonte: Original
Gênero: Esporte
Diretor: Toshinori Fukushima (Tamayomi)
Compositor: Ryou Takahashi (ACCA: 13-Territory Inspection Dept., Argonavis from BanG Dream!)
Estúdio: J.C. Staff (Shokugeki no Souma, Prison School)
Estreia: 10/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha uma equipe de garotos participando de competições em um esporte que se baseada na patinação no gelo, conhecido como Skate-Leading.

Mini-Review:

Nota: -/5

Em breve.

2.43: Seiin Koukou Danshi Volley-bu

Fonte: Mangá
Gênero: Esporte, Escolar
Diretor: Yasuhiro Kimura (JoJo’s Bizarre Adventure: Golden Wind, Sansha Sanyou)
Compositor: Yuugo Kanno (JoJo’s Bizarre Adventure: Golden Wind, Psycho-Pass)
Estúdio: David Production (Fire Force, Hatarako Saibou)
Estreia: 07/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história acompanha Kimichika Haijima, um garoto que precisou ser transferido para Tóquio depois de ter problemas com o antigo time de vôlei da sua escola. Na sua nova cidade, ele reencontra seu amigo de infância, Yuni Kuroba, e os dois juntos se torna a dupla de craques do time de vôlei.

Entretanto, durante as finais do torneio colegial, os dois acabam brigando e passando anos sem se falar, até que se reencontram novamente no ensino médio, tendo então que colocar as diferenças de lado para poder levantar o time de vôlei da sua nova escola.

Mini-Review:

Marco

Nota: 3/5

Não foi ruim, mas pra quem viu Haikyuu acaba sendo algo bem mais fraco e mais dramático. A parte do volei é estranha já que a bola frequentemente parece não ter peso, e o drama criado acabou sendo algo mais chato que interessante para mim. Ainda assim, para as fujoshis ou quem gosta de criar ships gays pode agradar, já que os protagonistas coram o tempo inteiro um para o outro durante o episódio.

Wave Surfing Yappe!*

Fonte: Original
Gênero: Esporte
Diretor: Takaharu Ozaki (Goblin Slayer , Shoujo Shuumatsu Ryokou)
Compositor: Akio Dobashi(Yozakura Quartet , Dance in the Vampire Bund )
Estúdio: Asahi Production (Shuumatsu no Izetta, Medaka Box)
Estreia: 11/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

A história acompanha um jovem que acaba de descobrir o Surf, um esporte que vai mudar para sempre sua vida.

Mini-Review:

Nota: -/5

Em breve.

Datas de Estreia
Data Títulos
–/01
04/01 Tatoeba Last Dungeon
Ura Sekai Picnic
Beastars 2nd Season
06/01 Nanatsu no Taizai: Fundo no Shinpan
Soukou Musume Senki
Hortensia Saga
Re:Zero 2 Parte 2
07/01 Show By Rock!! Stars!!
Yuru Camp△ Season 2
Tenchi Souzou Design-bu
2.43: Seiin Koukou Danshi Volley-bu
Yakusoku no Neverland 2nd Season
Gotoubun no Hanayome 2
08/01 Jaku-Chara Tomozaki-kun
Kumo desu ga, Nani ka?
WIXOSS Diva(A)Live
Praeter no Kizu
Ore dake Haireru Kakushi Dungeon
09/01 Hataraku Saibou!!
Hataraku Saibou Black
Horimiya
World Trigger Season Two
SK∞
10/01 Kemono Jihen
Skate-Leading☆Stars
Idoly Pride
Mushoku Tensei
Non Non Biyori Nonstop
11/01 Wave!! Surfing Yappe!! (TV)
12/01 Tensei Shitara Slime Datta Ken 2nd
13/01 Log Horizon: Entaku Houkai
Kaifuku
14/01 Dr. STONE: STONE WARS
15/01
16/01
–/01
Ainda sem data
Filmes
Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Tatoeba Last Dungeon
Ura Sekai Picnic
Beastars 2nd Season
Wave!! Surfing Yappe!! (TV)
Terça Tensei Shitara Slime Datta Ken 2nd
Quarta Nanatsu no Taizai: Fundo no Shinpan
Soukou Musume Senki
Hortensia Saga
Log Horizon: Entaku Houkai
Re:Zero 2 Parte 2
Kaifuku
Quinta Show By Rock!! Stars!!
Yuru Camp△ Season 2
Tenchi Souzou Design-bu
2.43: Seiin Koukou Danshi Volley-bu
Yakusoku no Neverland 2nd Season
Dr. STONE: STONE WARS
Gotoubun no Hanayome 2
Sexta Jaku-Chara Tomozaki-kun
Kumo desu ga, Nani ka?
WIXOSS Diva(A)Live
Praeter no Kizu
Ore dake Haireru Kakushi Dungeon
Sábado Hataraku Saibou!!
Hataraku Saibou Black
Horimiya
World Trigger Season Two
SK∞
Domingo Kemono Jihen
Skate-Leading☆Stars
Idoly Pride
Mushoku Tensei
Non Non Biyori Nonstop

 

Log de edições:

Marcelo (14/01): The Promised Neverland 2, Kemono Jihen, Hataraku Saibou!! S2, Back Arrow, Mushoku Tensei: Isekai Ittara Honki Dasu, Kumo desu ga, Nani ka?, Ore dake Haireru Kakushi Dungeon, Hataraku Saibou Black, Tatoeba Last Dungeon Mae no Mura no Shounen, Ura Sekai Picnic, Tenchi Souzou Design-bu, Go-toubun no Hanayome ∬, Jaku-Chara Tomozaki-kun, Horimiya, Wonder Egg, Yuru Camp△ Season

Marco (16/01): Dr. Pedra 2, Tokyo Ghoul Mirim (Kemono Jihen), O peladão (Back Arrow), Maconha! (Wonder EGG), Pegue a pipoca porque o Anime polêmico da temporada chegou (Kaifuku).

–/– – —

Relacionado:
Guias de temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar
Guia – Estúdios de Animação Japonesa: funcionamento, padrões, história, sua relevância na qualidade da produção e exceções