Oregairu S3 #09 — Impressões semanais

Esse episódio serviu para provar que, se fosse pela sogra, Hachiman com certeza deveria ficar com a Yui. Afinal, você preferiria uma Gaha-mama super carismática na mesa ou uma companhia que suga as energias como a da Yukinoshita-mãe e a da Haruno? Acho que mesmo para os simpatizantes da Yukino, como esse que vos escreve, a resposta parece óbvia (ou não haha).

Gaha-mama roubando a cena! ~

Brincadeiras a parte, se dependesse de carisma, não haveria discussão. Que a Yui e sua mãe são carismáticas não temos dúvidas. Ambas têm uma personalidade um tanto quanto inconveniente também, o que pode ser chato em algumas situações, mas ainda são bastante carismáticas. Entretanto, para o Hachiman, vamos lembrar que o que vale é algo verdadeiro, certo? Mas o que ele sente de verdade?

Esse episódio mixou meus sentimentos quanto ao protagonista. Fiquei em partes chateado e feliz com ele. Primeiramente, vamos começar pelo fator da chateação.

Uma das grandes filosofias que age como uma força motriz para esse plot de Oregairu é a busca, principalmente por parte do Hachiman, por algo verdadeiro (vamos lembrar que a Haruno aparentemente também tem essa obsessão). Mas é aí que entra a questão mais pertinente… o Hikigaya, defensor férreo desse discurso, contribuiu com uma “ilusão”, se assim podemos dizer.

Esse episódio, apesar do clima de shipping, teve um sentimento bastante denso na realidade. Pelo menos para mim, era nítido que o Hachiman estava se dispondo ao que a Yui queria apenas pelo pedido da Yukinoshita e, sinceramente, acho errado isso. Acho errado dar esperanças para alguém que já deveria ter seguido em frente há muito tempo.

Ele ter feito o presentinho para a Yui foi até fofo mas é aí que está o problema… não dê esperanças, Hachiman. Não para alguém que você deixou chorando há alguns episódios atrás para ir ajudar a outra. Está na hora de buscar a verdade que você tanto preza.

Imagem de dor e sofrimento ~ “Subaru, morre aí pra resetar a rota”

Inclusive, essa falta de postura das 3 partes envolvidas é um dos pontos que mais me desagrada. O atual estado de comodismo do Hachiman com a situação, a inércia da Yukinoshita e a falta de atitude da Yui para por um ponto final deixam o plot amarrado.

Bom, por mais que eu tenha ficado no mínimo aborrecido com o Hikigaya grande parte do episódio, achei muito boa a sequência final na qual ele chorou pela formatura da Meguri-senpai. Sim, Hikigaya chorando por alguém é mais uma prova de sua evolução social. Outra prova foi no início, quando ele se abre para a Komachi e ela até estranha.

A única coisa que lhe falta, ainda, é sair da zona de conforto quando se trata das meninas, somente isso. Afinal, ele não é um protagonista bobão de romcom que não percebe as coisas, ele sabe o que está acontecendo, ele já deixou claro para a Haruno que a relação dos 3 é um triângulo amoroso. Pode até ter soado sarcástico naquela hora, mas sinceramente acho que não foi. O Hikigaya pode ser qualquer coisa, menos um “bobo ignorante”. Uma de suas características é a observação.

A propósito, tem gente dentro do próprio elenco que acha isso, não é, Yumiko? Essa é aquela loirinha que teve uns lances românticos com o Hayama no início do anime e podemos dizer que a “patricinha” do grupo (?). Bem, depois de ficar muito tempo longe do show, ela ressurgiu no episódio passado e, no dessa semana, analisou a situação e mandou a real para o Hikki. Ela se sente incomodada com a postura dele também e ela não está errada aqui. Muitas pessoas erraram nessa terceira temporada, mas Yumiko Miura, em sua unica participação relevante, só acertou. Ganhou mais um fã.

“Você já me encheu a paciência, Hikigaya!” ~

Prosseguindo, o Hikigaya não é o único culpado nessa situação. A Yui também é. Vocês sabem que falo isso não é de hoje. A conformidade dela de viver na ilusão, indo contra a busca do protagonista, me chateia demais. Achei que com esse vacilo do Hachiman, a Yui teria seu mágico momento de por um ponto final nisso, mas ela não o fez. Continuou vivendo no sonho, pois ela mesmo afirma ser egoísta… mas Yui, na boa, isso pra mim é masoquismo.

Já é doído ver a menina sofrendo uma temporada inteira e, pelo jeito, ainda vão retirar dela o único momento que pode ser de grande relevância, que é o corte desse sentimento. Tomara que eu esteja errado. Eu quero muito que a Yui tome a atitude, que ela se declare e ela própria saia do jogo. Quase que isso aconteceu quando ela disse que “realizaria o desejo dele”. Se ela falasse tudo ali e por ali terminasse, eu diria que ela teria saído por cima, mas… continuamos.

Mais uma chance para ela por o ponto final e…

Ponto positivo do Hikki e da Gahama cozinhando juntos? A cena do supermercado. A metáfora com o aroma foi bastante legal. Certamente é um momento que a Yui vai guardar no coração e toda vez que sentir o aroma, vai lembrar desse dia (o que é triste). Claro, se não for pelo lado romântico, vai ser uma lembrança divertida, mas tomara que ela não fique remoendo isso negativamente caso a sua “derrota”, praticamente iminente, se confirme.

Vamos para a outra protagonista, minha favorita na disputa, mas que nem aparenta ser protagonista mais de tão pouco que aparece. Mesmo sendo adepto da Yukinoshita, tenho que confessar que aquele climão que surge quando ela encontra o Hachiman é bem… não sei o que dizer aqui… mas me incomoda, cara. Já é hora da Yukino acordar também e fazer as coisas por ela mesma e vocês sabem bem onde eu quero chegar. Ela também tem que dar o real parecer dela sobre as coisas e se ela realmente gosta do Hikki, quero ver ela tomando a atitude. Ficar criando crise não vai ajudar em nada, pelo contrário, só piora a situação.

Resumidamente, a postura dos três incomoda. Acho que o trio todo segue agindo da maneira errada.

Continuando, o clima leve do episódio ficou por conta da Gaha-mama, que, pelo menos para mim, me lembra muito o visual da Asuna em Ordinal Scale. Tirando isso, a personagem forneceu um clima leve e acresceu bastante comicidade, principalmente depois do diálogo no balanço entre a Yui e o Hachiman, que foi bastante sentimental.

Talvez seja só impressão minha, mas de perfil ela me lembra muito a Asuna kkkk ~

O discurso da Meguri-senpai me emocionou também (chorei junto com o Hachiman). Eu gosto muito da personagem e existe outro ponto: eu sou muito sentimental com discursos de formatura (vide o de Sakurasou que chorei bastante).

É valido relembrar que a Meguri foi uma das primeiras pessoas (fora clube de voluntários) a reconhecer o valor do Hikigaya. Tanto pela ajuda dele no festival cultural, quanto pelas eleições do conselho. Sem sombra de dúvidas foram palavras de valor para ele naquela época. Antes disso, o próprio Hikki já via nela uma grande capacidade de liderança, a visão ideal de uma líder, o que gerou uma admiração e resultou nessas lágrimas. A Meguri pode ter ficado no limbo, é verdade, mas ela é um dos pilares, junto das meninas e da Hiratsuka-sensei, para a evolução social dele.

Amo muito! ❣ ~

Essa ida da Meguri me fez refletir um pouco sobre o quanto esse elenco de Oregairu, valioso por sinal, tem ficado “escanteado” nessa S3. Há excelentes personas ali, muitas que podiam dividir os holofotes dos episódios e deixar a dinâmica até mais fluída. A Kawa-sei-lá-o-quê (Kawasaki), o Saika, a própria treta do Hayama com a Haruno, etc. Tivemos raros momentos de outros conflitos fora o principal… e isso, pelo menos pra mim, gera uma exaustão.

Em linhas gerais, foi um bom episódio, mas que me deixou bastante incomodado não pelo o que ocorreu, mas da forma que aconteceu. Da maneira que o ferrenho procurador do “verdadeiro” agiu frente a uma garota que se contenta com mentiras. Vamos esperar as resoluções dessa reta final!

Mas e aí, quero ler a opinião de vocês, o que acharam desse episódio de Oregairu?

Breno Santos

Editor, Filmmaker, 22 anos, amante de astronomia, café e cultura otaku no geral; além disso, é fascinado por cinema e pelo trabalho executado por uma staff de animação.