Oregairu S3 #08 — Impressões semanais

Esse episódio conseguiu ser marcante. Tanto na decisão da Yukino quanto na postura do Hikigaya. Eu diria que esse “novo” Hachiman consegue me surpreender cada vez mais e esse novo jeito dele lidar com as pessoas realmente me agrada, pois é nítido que ele evoluiu, como eu já havia dito no texto passado.

Antes de falarmos dos protagonistas, eu gostaria de destacar a linda sequência ao por do sol da baía de Tóquio. Aquela composição de cena ficou muito bacana, realmente, um trabalho feito com muito zelo pelo pessoal da staff.

Outro destaque dessa cena, mas já em âmbitos mais pessoais, é que a Ebina ressurgiu. Sério, se você viu Oregairu há tempos, provavelmente nem se lembra da treta dela com o Tobe, entretanto, um mero adorador de personagens sem relevância como eu certamente gosta dela. Ver mais um pouquinho da Ebina aqueceu meu coração. Ela, o Saika e a Kaori têm um espaço especial aqui comigo.

Ebina underrated! ~

Mas obviamente que o MVP desse episódio foi o protagonista, Sr. Hachiman Hikigaya. Uma coisa curiosa é que ele falou com toda a “Yukinoshita family” e, mais do que isso, confrontou toda a família, mas não no sentido acintoso da palavra. É bem verdade que ele já teve encontros com a Srª. Yukinoshita, Haruno e Yukino juntas, mas ter um conflito com as três, em um mesmo episódio, é um mérito. Certamente, Hachiman tem nervos de aço!

Sem falar no conflito contra o Hayama Hayato, um verdadeiro Batman vs Superman ~

O primeiro “confronto” e esse sim podemos falar que foi um pouco acintoso, teve a presença da Haruno. De fato, toda vez que a Haruno aparece ela gera algum conflito. O Wataru claramente a usa como uma “peça” para movimentar a história e isso desde a primeira temporada com as provocações.

Particularmente, eu gosto da maneira séria que ela vê as coisas e as expõe, como foi com o papo da co-dependência. Nesse diálogo do episódio mesmo, no qual o Hachiman pede ajuda, ela cita que, por mais que o rapaz negue, a atitude dele ainda é efeito da co-dependência (apesar dele insistir que não, falando que é vontade dele). Em partes eu concordo com a Haruno, é bem verdade que a forma indireta de ajuda ainda “cutuca” nesse ponto, e a própria Yukino admite isso no final do episódio, dizendo que sabia o que ele faria e que não fez nada para impedir, porém, também entendo (e muito) o lado do Hachiman.

Não é fácil ver uma pessoa por qual você tem apreço passando por problemas — ainda mais sabendo que você pode agir, mesmo que por linhas tortas, como o Hachiman fez. Resumidamente, entendo bem ambos os lados. A Yui mostrou entender muito também quando ela conflitou a Haruno falando que apenas observar não é o suficiente. E também tenho que concordar com a Yui. Se queremos que as coisas mudem, precisamos agir.

Mais uma vez, não acho que exista um “lado errado” nessa história. A realidade é que o Hachiman e a Haruno são extremistas em suas ações e não conseguem achar um meio termo para lidar com a situação.

Talvez as maneiras dela não sejam as melhores, mas ainda gosto da Haruno ~

É destacável nessa conversa quando a Haruno alfineta o Hachiman sobre “mentira” e ele fala que se for falar a verdade, não vai ser pra ela. Foi uma “patada” de mestre. Sinceramente, o Hachiman do volume 1 não faria isso, ouviria quieto (eu acho), por isso o destaque para mais um ponto de sua evolução.

Vou aproveitar que Haruno Yukinoshita é o tópico e seguir falando dela. Achei interessante quando a Yui regressou à ela para perguntar sobre a co-dependência e, mais uma vez, a Haruno expôs o que acha: a verdade nua e crua. É difícil para a Yui digerir tudo o que está acontecendo, mas palavras de alguém mais “ácido” como a Haruno podem ajudá-la a enxergar o papel, errado, na minha visão, que ela faz.

Mais uma vez eu reitero. Yui Yuigahama merecia conflitos muito maiores do que apenas ficar chorando quase uma temporada inteira. Já era para ela ter mudado o disco… apesar de realmente ser difícil esquecer alguém de que gostamos, ainda mais quando essa pessoa está sempre próxima.

A Haruno também teve uma conversa com o Hayama e ele foi um ponto curioso, mas antes disso, falemos de Hikki e Hayato, pois o conflito de ambos no início também é digno de nota.

Gosto bastante da sinergia desses dois ~

O Hayama é sempre bem pontual.

Na conversa com o Hikigaya, ele voltou a mostrar um pouco de desgosto pelos métodos que o menino assume e o Hikki inclusive fica feliz de ter alguém “dizendo a verdade” a ele. São duas pessoas que querem ajudar, mas que têm maneiras totalmente diferentes de agir. Ainda assim, eu diria que um consegue complementar o outro, pois os atos “tortos” do Hachiman, mas que dispõe de resultado, motivam o Hayama a trilhar o caminho contrário e a fazer as coisas da maneira que ele acha correto.

Um bom exemplo disso foi o festival no final da season 1.

A propósito, ficou nítido que possivelmente o Hayato tentou ajudar alguém anteriormente (parece ser a Yukino ou a Haruno) e teve seu método rejeitado, o que o fez ficar ainda mais estressado pelas maneiras do Hikigaya.

Alguém… Yukinon (?), Haruno (?) ~

Agora sim, quando ele conversou com a Haruno, mais coisas sobre o passado dos dois apareceram e eu fiquei muito curioso. Principalmente depois que ele perguntou se ela “o odeia” e ela retrucou com um “eu te adoro”. Quero ver até quando essa “guerra de palavras” vai durar e aonde ela quer chegar.

Prosseguindo para o próximo fight: Hikigaya ft. Hiratsuka vs Yukinoshita-san.

Essa foi uma das maiores provas de coragem que o Hachiman mostrou em todas as temporadas. Ele encarou, de frente, olho no olho, a tão temida mãe da Yukino — e ainda solicitou a ajuda dela no seu método. As falas debochadas dele e a coragem que teve foram realmente os pontos fortes e somam àquela lista de crescimento.

A Hiratsuka-sensei também teve um papel importante ao persuadir a mãe, falando sobre o conselho precisar aceitar uma das propostas para ter os jovens sob controle. Juntado isso a jogada que o protagonista fez revelando o seu nome, tivemos um combo digno de replay.

Eu sinceramente acho que a Srª Yukinoshita não agiria de bom grado se o Hikigaya não fosse o menino do atropelamento. Talvez ela tenha visto isso como uma maneira de “compensar” essa dívida, mesmo sendo contra os dois projetos, como ela demonstrou no início do diálogo. Esse pode ter sido um dos motivos dela. Acho que isso, somado a coragem dele, contou muito… pelo menos fora o que ficou nas entrelinhas.

Logicamente, ela não veio com a intenção de ajudar ~
Hachiman x Professora resolveria os problemas do planeta! ~

Por fim, a conversa no clube.

A proposta do Hachiman saiu vitoriosa e eu não esperava menos após ele ter o apoio da Yukinoshita mãe. Como o combinado, ele teve que acatar o pedido da Yukinon: “realize o desejo da Yui”.

Ok. Todo mundo sabe o real desejo da Yui, inclusive, os próprios personagens, não atoa abordam essa temática até com uma certa maturidade. Foi uma sequência muito bonita, principalmente quando a Yukino reconhece que foi salva e agradece por isso, mas sinceramente, não sei como me sinto quanto a “entrega” dela.

Cena bonita, mas Yukino, hora de acordar e lutar, pô! ~

Foi uma atitude bacana abrir mão para a amiga? Foi. Mas cara, eu sou adepto do seguinte, tente! Eu já venho falando isso direcionado a Yui há tempos e agora é a vez da Yukino. Não acho justo ela simplesmente “levantar” a bandeira branca depois de tudo o que passou. A pressão familiar e a amizade pesam muito nisso, mas assim, acho que ela entregar “a paçoca” é contra o que ela mesmo quer. Ela precisa ser independente e lutar pelo o que anseia, não é esse o desejo dela? Pois bem, não é assim que ela está agindo.

Enfim, acho que a Yui vai ficar incomodada com essa situação e vai dar um basta no próximo episódio (ou não). Mal ou bem, quero ver “fogo no parquinho”.

Em linhas gerais, um ótimo episódio de Oregairu, tivemos muito a conversar. O que mais me chateia ainda é essa questão das heroínas desistirem com certa facilidade, acho que elas deveriam assumir um conflito justo, mas sem abaixar a cabeça. A amizade deles está sendo preservada? Eu tenho as minhas dúvidas, afinal, acho que essa situação só vai se resolver quando os 3 botarem tudo pra fora.

E vocês, o que acharam desse episódio de Oregairu?

Breno Santos

Editor, Filmmaker, 22 anos, amante de astronomia, café e cultura otaku no geral; além disso, é fascinado por cinema e pelo trabalho executado por uma staff de animação.