Tenki no Ko – O novo mega hit do Makoto Shinkai é muito bom!

 

O review em vídeo é sem spoilers até os 10 minutos, e com spoilers depois dos 10 minutos, onde eu discuto sobre o final.

Já o review escrito abaixo é totalmente sem spoilers:

Depois de quase 1 ano de espera finalmente tivemos acesso ao novo mega hit do Makoto Shinkai por aqui. Como gostei muito de Kimi no na Wa minha expectativa era alta, e felizmente o filme não me decepcionou. Não só a mim, como ao público em geral também. O filme fez valores monstruosos no Japão e um sucesso quase tão grande quanto Kimi no na Wa, entrando para o top 10 de maiores bilheterias de todos os tempos do Japão.

Comparar Kimi no Na Wa e Tenki no Ko vai ser quase inevitável, já que ambos fazem parte de uma nova fase do Makoto Shinkai, que mantem suas temáticas sempre focadas em um casal e com o climax em sua separação e tentativa de reunião, fotografia e cenários de cair o queixo, ao mesmo tempo que ele larga mão de algo mais sutil e lento para um drama frenético, com a trama em constante mudança e movimento.

Essa quebra do “drama paradão” foi um dos grandes motivos do sucesso de Kimi no na Wa, e fico feliz em ver que o diretor notou isso a ponto de repetir a formula.

Além disso temos uma pegada muito mais forte na trilha sonora, cheia de músicas letradas (a do climax e do encerramento achei as melhores), e uma visão mais positiva comparado a seus filmes anteriores, mesmo que com finais ainda um tanto quanto abertos para o gosto dos ocidentais.

Outra coisa legal é que desde Kimi No na Wa ele vem deixando claro que está criando um universo próprio, onde cada filme de interliga de uma forma sutil com o anterior. Tenki no Ko mantem e até aumenta esse aspecto.

Depois de Kimi no na Wa alguns acharam que uma nova característica do diretor era os twists loucos, mas não parece ser o caso, o que foi inclusive motivo de decepção para alguns.

A história de Tenki no Ko tem um fato inesperado no final, que me agradou bastante por sinal, mas quem espera uma reviravolta como a de Kimi no na Wa vai se decepcionar, já que a trama aqui é mais previsível (de novo, menos uma coisa que acontece no final…).

Kimi no na Wa tem um casal mais carismático também, até porque o evento sobrenatural deles obriga a uma intimidade enorme que gera várias cenas hilárias. Aqui a intimidade não é tão grande, mas é muito fácil gostar do casal principal e simpatizar com os personagens.

Mas se Tenki perde nos protagonistas, ele ganha nos coadjuvantes, bem mais relevantes aqui comparado a Kimi no na Wa, e carismáticos também, principalmente o irmão da protagonista e a mulher que trabalha na empresa do protagonista.

O final climático é mais visualmente impactante, tenso e ambicioso que Kimi no na Wa também, embora não tenha uma cena para fazer você chorar igual criancinha como a “da mão” em Kimi no na Wa.

Em suma, eu achei que os dois filmes se balanceiam e tentam coisas diferentes, ainda que com uma formula semelhante por trás, e isso vale para o final também.

Kimi no na Wa se sai melhor em algumas coisas, e Tenki no Ko em outras, mas no fim são ambos excelentes filmes, que só me deixam ainda mais ansioso pela próxima obra desse diretor. No aguardo do próximo mega hit do Shinkai em 2022.

Como amante de pegadas fortes nas trilhas sonoras, tramas frenéticas (independente do gênero) e visuais de cair o queixo, é meio obvio que estou adorando o novo estilo do Makoto Shinkai, que espero que mantenha e aperfeiçoe, já que se tornou de longe meu diretor de filmes japonês favorito com suas duas últimas obras.