Não façam isso com Kimetsu no Yaiba! Guerra ao Papel Amarelo!

 

Como muitos já sabem Kimetsu no Yaiba, Go Toubun e outras obras vão sair no Brasil pela Panini (informei em um post aqui e no vídeo acima faz uns dias).

Até ai, maravilha, é uma ótima notícia. Sabendo disso eu fui olhar um negócio que vem me incomodando nos mangás da Panini desde o começo do ano, o papel! Sim, você pode não dar bola, mas já que estou pagando 20 reais para cima por mangá (e eu compro muitos!), ao menos que seja um papel que eu aprecie. 

One Punch Man e Berserk usam o Offset, de longe o que mais gostei até hoje. Ele é completamente branco e dá um ótimo contraste com tons de cinza dos quadrinhos japoneses.

Já o papel offWhite é amarelado, não só reduzindo o contraste com a arte, como também dando uma cara de velho ao material.

E adivinha? Kimetsu no Yaiba e Go Toubun no Hanayome vão vir em OFFWHITE (papel amarelo)!

É até irônico porque a reclamação a anos sobre o papel jornal (mais barato e acinzentado), é que ele fica amarelado com o tempo (dentre outros defeitos). Mas ai lançam um mangá em um papel que já vem amarelado… Será que só eu escutava as reclamações sobre o mangá amarelar com o tempo? Pois é…

O OffWhite (ou variações mais luxuosas dele como Polen e Luxcream), são geralmente usados em livros, devido a textura agradável e coloração que cansa menos os olhos. Inclusive, aparentemente fui acusado de dizer que o OffWhite cansa mais a vista… Se alguém achar isso no vídeo acima me fale onde, porque eu fui até rever, e não achei nada disso, só eu comentando com todas as letras do benefício do OffWhite a leitura, frisando em seguida o mesmo que vou falar abaixo.

É vantajoso PARA LIVROS! Ou seja, leituras longas! Para mangás, onde a maior parte da página está coberta por ARTE, acho horrível. E se seus olhos ficam cansados depois de ler 1 mangá completo em offset (o papel branco), procure um oftalmologista para ontem, porque não demora nem 30 minutos! Mangás são leituras rápidas, comparar a livros ou querer usar da mesma lógica para ambos não faz sentido!

Me sinto até com supor poderes comparado a quem diz que o Offset machuca seus olhos, até porque já por muitas vezes fiquei mais de 6 horas direto lendo mangá online (que emula uma folha branca), e nunca tive problema algum.

Você gosta mais do offwhite? Não vejo problema nenhum nisso. Eu, como consumidor, odeio ele, e acho a qualidade do Offset muito melhor, inclusive para colecionar. E se estou pagamento mais de 20 reais já é nível colecionador para mim.

Dito isso, comecei uma companha contra o Offwhite (papel amarelado) e convido a todos que, como eu, apreciam o papel Offset, a deixarem isso bem claro para a Panini seja lá em que rede social for (embora ela só responda no Facebook até onde sei), que querem Kimetsu, Go Toubun, etc, em Offset. Já se prefere o Offwhite (amarelo) não faça nada, ou reforce que gosta dele, é com você…

E cuidado para não caiar na ladainha do tal papel de luxo, “Lux Cream”, ele é amarelo igual, e as vantagens que tem não compensam o impacto na arte ao meu ver. Se acha que compensam, sem problemas, é a SUA opinião.

E Light Novels? São livros, leituras longas, pode meter papel amarelo a vontade que nelas sim tem uma grande vantagem.

Preço

Tem gente fazendo drama que ao trocar para o Offset os mangás vão ficar “muito mais caros” que Offwhite.

No vídeo eu comentei dos mangás que tinha aqui (comprados em 2019), e os Offwhite estavam mais caros que os Offset.

Um dado relevante no entanto é que One Punch (offset), que usei de exemplo no vídeo, teve o valor reajustado na segunda metade de 2019 para 24,90. Ele, portanto, agora é mais caro que os mangás em OffWhite (os mais novos em OffWhite lançados atualmente custam 22,90, como Bakemonogatari e 24,90, como Yuna e a pensão assombrada). Ou seja, ou não tem diferença, ou quando tem, é de “enormes” 2 reais… Eu pago sem problemas se é para ter meu mangá branquinho.

Mas e o mangá japonês…

Alguns afirmam que o Offwhite ficou bem parecido com os mangás japoneses, que são amarelados (nas versões comuns). De fato, eles são, tenho uns aqui.

Mas quer a real? Eles são uma bosta! E mais de uma pessoa que mora no Japão (caso de vários dos membros do canal), já me disse que são bem meia boca, quase um material para ler e jogar fora, como é comum de fazerem no japão (eles custam 700 yen, o equivalente a uns 7 dólares, o que “levando em conta o custo de vida muito alto no Japão” seria como gastar uns 7 reais. E para ter uma noção um trabalhador de meio-período do MacDonalds consegue o equivalente a 1000 dólares ou 4000 reais ao mês por lá.). Para colecionar tem versões melhores que saem depois.

Em suma, eu não estou nem ai se o OffWhite ficou próximo do japonês! Também não gosto do mangá em tamanho de bolso! (os mangás japoneses são assim, aqui mudaram), quero o melhor possível a um preço razoável, e para mim isso se caracteriza no Offset com capa cartão, SÓ! 

E SEM SOBRECAPA! Aquele bagulho inútil só faz aumentar o preço e ainda atrapalha ler porque fica saindo! Fora que normalmente vem todo amassado… 

Meu público se interessa por mangás?

Já vi alguns comentários de que eu não deveria me meter no assunto porque meu público não tem interesse em mangás. Será?

Quem acompanha meu canal sabe que faço um vídeo por mês recomendando um mangá, comento ranks, uma das maiores vantagens dos membros do canal é 1 ou 2 recomendações exclusivas de mangá pro semana, comento tanto mangás que só tem online quanto os que já tem no BR, e mais importante, nos últimos 6 meses eu fui responsável por 250 mil cliques, que geraram 15 mil compras de mangás na Amazon Brasil… Deve ter gente com números bem maiores por ai, mas esse está de bom tamanho para alguém que faz propaganda de mangás uma vez por mês.

Dados da minha conta de parceiro na Amazon

Em suma, sim, eu acho que meu público compra mangás…

É gosto pessoal?

A preferência por OffWhite e Offset é sem dúvida, gosto pessoal. Cada um tem seus prós e contras e os preços de mangás com ambos os papeis são bem próximos.

Eu vejo mais qualidade no Offset, e como consumidor quero ele em cada mangá que eu gosto. Sendo assim poderia só mandar um email para a Panini comentando do meu amor pelo Offset e que fizesse mais mangás usando o mesmo.

Felizmente, posso fazer bem mais do que isso, posso falar para milhares de pessoas sobre essa minha preferência e o motivo dela, assim como indicar que quem pensa como eu, ou concordou comigo, que tome uma atitude NÃO AGRESSIVA (deixei bem claro no vídeo para serem educados e que ser grosso não ajuda em nada), para ver se QUEM SABE conseguimos alguma coisa.

“Mas Marco as pessoas foram lá reclamar só porque você falou”. Então eu tenho culpa de conseguir convencer alguém que o Offset é melhor? Porque duvido muito que quem adora o OffWhite tenha ido lá reclamar. 

E para quem tem dúvidas se o meu público compra mesmo mangás, olhem o tópico acima de novo! 

Vai mudar algo?

Sendo honesto, fiz o vídeo como um teste para ver se dá em algo. A Panini é famosa por ignorar reclamações, e por mais que o meu canal seja relativamente grande (dentro do nicho Otaku BR), nada impede ela de continuar ignorando.

Felizmente eu sou uma pessoa focada, eu trabalho 4 a 6h por dia como analista de sistemas, gravo e edito 7 vídeos por semana para um canal do youtube, administro um blog, escrevo um livro e ainda consegui começar a investir no Twitch 3x por semana. Tudo isso me mantendo saudável, como meu especial de 700k cumprindo uma certa promessa deixou bem claro.

O que quero dizer é, eu estou em guerra com o papel amarelo (não só o Offwhite, o amigo Luxcream e derivados também), e vou fazer tudo ao meu alcance para desincentivar o seu uso no BR. Se não der em nada, eu não perco nada (meus vídeos sobre o tema vão render monetização da mesma forma). Se der em algo, eu ganho mais mangás com papel branquinho. Simples assim.

A próxima fase da minha investida contra o papel amarelo depende da Panini. Ela vai mudar as novas publicações para Offset? Ou sequer fazer uma votação com o público com o preço que ficaria o Offset vs Offwhite? Acho a segunda opção ótima e a mais justa. Seguido a isso seria ideal começar a focar em outros problemas, já que ao que parece ela escuta.

Vai ignorar a gente como sempre fez? Sem problemas, nesse caso minha investida continua de formas variadas e deixando uma certa editora que usa papel Offset em quase todas as suas publicações muito feliz com a constante propaganda positiva grátis que vai ganhar. 

O que leva ao último tópico.

E os outros problemas?

Para criticas a Panini não precisa ir muito longe: cola ruim, páginas soltando, páginas repetidas, impressão com falhas, não repõe estoque, a lista é enorme…

Sem dúvida, mas curiosamente as obras que mais tiveram problemas do tipo eu não coleciono ou dei sorte e o meu veio normal. Ou seja, acabei nunca tendo nenhum problema grave.

Meu problema grave, portanto, é o maldito papel amarelo. Não te incomoda? É o seu gosto! A mim incomoda e muito! E sempre acreditei em FOCO! Ou seja, se sair falando de um bando de problemas cada pessoa vai se concentrar em um. Já se eu focar em apenas um, todos só vão ter ele para pensar.

Ou seja, se meu desabafo ao papel amarelo fizer algo (fora deixar meus haters nervosos, o que sempre é um bônus), posso começar a me manifestar sobre outros problemas no futuro. Mas se nem isso eu conseguir mudar, que dirá os outros problemas.  

E não, não vou responder a nenhum comentário, post me caluniando, vídeo de resposta, etc. Essa gente está doida que eu dê atenção e audiência grátis a eles e eu não vou dar esse gostinho. Minha política de não dar a mínima para o que falam de mim por ai continua de pé, até porque nada deixa esse pessoal mais nervoso do que ser ignorado.