As Crônicas de Arian – Atualizações aos leitores e novos capítulos

Primeiro, obrigado a todos pela paciência e os constantes pedidos para voltar com a história logo (tanto aqui, como twitter e youtube), eles me deixam muito feliz, porque significa que estavam realmente gostando da obra.

Segundo, ia colocar esse texto no final do novo capítulo a ser lançado, mas ao invés disso decidi fazer um post separado.

Nos últimos meses meu trabalho normal (programador) quase dobrou, e com isso e vídeos terem passado a ser diários no canal (antes eram uns 5 por semana), quase não consegui tempo para mexer no livro, ou lançar coisas no canal secundário (Marco Resmunga).

Felizmente, agora voltei a meu número de horas normal do trabalho e as coisas devem se normalizar. Os capítulos devem voltar a sair semanalmente e espero terminar esse livro 2 até o final desse ano. Tem mais 2 partes dele, e ambas devem ser maiores que a parte 1, principalmente a parte 3. Cada parte tem um propósito de desenvolvimento distinto e expansão gradual das informações que você tem daquele mundo, na tentativa de evitar choques ou estranheza. Propositalmente se começa em um país dominado por humanos e com uma cultura não tão diferente assim, de forma a evitar choque. Com o tempo a coisa vai mudar.

O livro 1 é uma sucessão de arcos bem curtos se conectando através de um pano de fundo maior, mas quase sempre focado em ação e aventura. No Livro 2 comecei a me arriscar com outros gêneros e dar mais tempo para desenvolvimento da trama, com arcos bem mais longos, mas tentando não perder os contantes ganchos por capítulo e sensação de que a história não para um instante. Fomos de full aventura para uma mistura de suspense, mistério e ação. Fiquei feliz com o resultado final, e aprendi algumas coisas. Os pontos de vista também é algo que comecei a expandir no livro 2, deixando um pouco o ponto de vista do protagonista para deixar Jon ser o narrador, assim como dando a Lara mais espaço. Arian está presente boa parte do tempo, mas sendo visto e com ações descritas no ponto de vista de outros.

Na parte 2 vou mudar as coisas de novo, voltamos para aventura mais pura, só que misturada com outra coisa… Digamos que o negócio dos pontos de vista vai ser interessante nele também, já que vão ser duas narrativas distintas sendo trabalhadas ao mesmo tempo com a história pulando de um grupo para o outro. Se vai dar certo ou vou ter que modificar algo só vou descobrir quando estiver no meio do arco. A parte 3 vai ter um gostinho diferente com uma pegada de política, mas tentando manter a coisa movimentada com ação e aventura no meio. E mais importante, ambos os arcos vão ter desenvolvimentos e revelações importantes, se um arco não tiver isso pra mim ele não passa de um filler.

Devido aos 3 arcos serem relativamente bem divididos, com uma clara impressão de começo, meio e fim, decidi que vou lançar na Amazon em 3 partes o livro 2, para não deixar quem leu o livro 1 faz um ano na mão por 2 anos. Já que se for esperar terminar as 3 partes, revisar e lançar, só lá para Março de 2020 o livro 2 sairia por lá em ebook.

Quanto a versão física que muitos pedem, estou adiando por um motivo simples: quero revisar o livro 1 inteiro depois que terminar o livro 2, antes de lança-lo em um formato que não posso mais mudar depois de lançado. Quem vem acompanhando a história deve ter notado que melhorei consideravelmente desde que comecei a escrever o livro 1. E olha que revisei ele quando terminei antes de lançar na Amazon, então o começo já está bem melhor que a primeira versão, mas o livro como um todo ainda dá para melhorar em termos de escrita.

Com isso em mente, quero terminar o livro 2, quando já vou ter mais experiencia, e ai revisar o livro 1 para melhorar o que puder em termos de escrita, para depois ver uma versão física. Provavelmente vou fazer auto-publicação, o que é bem chatinho, mas parece mais viável que usar uma editora, a qual vi bem pouca vantagem nas propostas que me ofereceram. Mas em resumo, versão física do livro 1 só lá pro meio ou final do ano que vem. Para ser honesto, não tenho presa, o importante é que eu continue andando com a história no momento. Se eu fosse um escritor profissional teria metas bem mais ambiciosas, admito, e andaria bem mais rápido, mas como é algo que faço no tempo extra, não tenho como andar tão rápido.

Outra questão para o livro 1 ser lançado fisicamente são as ilustrações. Posso lançar uma versão sem, mas quero muito lançar com umas 20 ilustrações coloridas de alta qualidade. O projeto ia andando nesse sentido, até que meu ilustrador anterior desapareceu da internet (facebook, instagram, artstation, a 3 meses desapareceu de todos). E lá fui eu atrás de um novo que conseguisse um resultado similar (igual vai ser praticamente impossível).

Atualmente estou terminando uma ilustração com um novo, que pode vir a ser o novo oficial. Um dia conto a saga do rosto da <E>, que já foi refeito umas 7x. Foi de estilo mangá demais para estranho, para largo demais, adulto demais, estranho demais, não era bem isso, quase lá e “acho que assim tá aceitável”. Ela parece um pouco mais velha do que deveria (tem uns 10 anos), mas para essa ilustração mais séria dela tentando exaltar poder acaba sendo complicado infantilizar demais o rosto dela. na verdade rotos de criança em semi-realismo é um saco de fazer. Em ilustrações futuras e mais relaxadas ela provavelmente vai lembrar mais uma garota de uns 10 anos ao invés de 12 a 13 como abaixo.

Livro 2 – cap 13 – A Traição

Teve dois outros ilustradores que testei também (gastei mais de mês perambulando pelo artstation para achar cada um). Um não conseguia chegar no que eu queria, e o outro só fez uma thumb em preto e branco de uma cena e teve que se ausentar do projeto devido a quantidade de coisas que estava fazendo ao mesmo tempo (aka, sem tempo). Não está finalizada nos designs de rosto, mas já passa uma boa noção base da Amira e da Lux essa abaixo que dei para ele fazer.

Livro 1 – Cap 40 – A Batalha dos Anjos

Não ter um ilustrador depois que o anterior sumiu era um incomodo constante pra mim, porque mataria o projeto futuramente, e isso ajudou a me manter mais concentrado a encontrar um novo ilustrador do que escrever no meu tempo livre. Agora que achei um novo posso parar de me preocupar com isso também e voltar a me focar em escrever.

Em suma, é isso. Desculpe a quem estava companhando o livro e teve que esperar meses para a história voltar a andar. A parte boa é que parei em uma parte que dá certo fechamento, então vai ser quase como se estivesse começando um novo livro agora.

Até esse final de semana sai um novo capítulo e uns 3 dias depois já deve vir outro. Depois devo voltar a 1 capítulo por semana. Espero que esse arco saia tão bom quanto ele é na minha cabeça. No mais, obrigado a todos os leitores pela paciência, e prometo que não vou demorar anos para cada volume como um certo autor famoso.