Morre Monkey Punch, criador da icônica série Lupin III

Não sou de fazer noticia no blog, mas esta terça-feira foi anunciada a morte de Kazuhiro Kato, conhecido popularmente pelo seu pseudônimo de Monkey Punch .

O mangaká ficou famoso por criar a série Lupin III, que segue a história de Arsène Lupin III, neto de Arsène Lupin e seu grupo de amigos o pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko roubando obras de artes, tesouros e fortunas pelo mundo, enquanto são perseguidos pelo Inspetor Zenigata .

Como Magic Kaito e outras series com temáticas parecidas, possui inspirações de Arsène Lupin, o ladrão de casaca de Maurice Leblanc, mas se destaca em sua época pela adoção de alguns objetos ou coisas mais futuristas no meio das histórias como robôs, lazers, pela abordagem que mescla o bom humor com alguns conteúdos um pouco mais adultos (e que são desenvolvidos de forma séria).

E mesmo sendo uma série serializada principalmente para crianças e adolescentes, agregou uma quantidade de fãs de todas as idades.

Capa de um dos filmes mais marcantes da série

A obra, assim como Detective Conan, acabou se tornando uma franquia bastante respeitada e querida pelos japoneses, ganhou diversas adaptações para anime pela TBS (mesma produtora do anime de Detective Conan) e filmes dirigidos por pessoas célebres como Hayao Miyazaki , sendo O Castelo de Cagliostro um clássico da carreira desse cineasta e animador.

Kazuhiro sofria com um quadro de pneumonia que acabou se agravando e veio a falecer no dia 11/04, mas apenas hoje os familiares e amigos divulgaram sua nota de falecimento para a imprensa.

O autor recebeu diversos prêmios em sua carreira como o Comic-Con International Inkpot AwardGolden Romic e Meritorious Service Award no festival de anime de Tóquio.

Monkey Punch também já participou de comitês em diverso eventos, como juiz do International Manga Awards e como palestrante no Free Gallery of Art.

A temporada mais recente do anime, Lupin III: Part 5 , pode ser encontrada legenda em português pela Crunchyroll.

Fonte: Omelete

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.