Sword Art Online 3 Alicization #16| Impressões Semanais

Costumo dizer se os atores são a alma de uma adaptação, já que a interpretação deles que dá vida aos personagens e a história, o diretor seria o corpo, porque ele que é o principal responsável em dá forma ao que será adaptado.

E uma das funções do diretor é auxiliar os roteiristas no que será mantido ou retirado do roteiro, e sinceramente, se no inicio o diretor conseguiu cumprir de forma descente este papel.

Nestes últimos dois episódios lamento dizer que não. Porque uma das coisas que o material de SAO tem em demasia é as famosas enxurradas de informações.

Em suma, o autor tentou desenvolver tudo, mas tudo mesmo, explicando detalhe por detalhe do mundo até a historia de cada personagem que aparece no caminho dos protagonistas.

E isto em um livro não é ruim (com ressalvas)  já que te ajuda a emergir e se conectar mais com a narrativa e os personagens, mas em uma adaptação animada ou cinematográfica é algo muito complicado.

Sério que ele fez ela conta? … Kirito o persuasivo!!!

Porque o roteiro de um anime ou filme tem que ser o mais pratico o possivel por causa do tempo de tela disponível para apresentar um determinado evento ou desenvolvimento da história.

E ai que entra o diretor e o roteirista, porque eles tem que saber filtrar o que vão retirar, simplificar ou acrescentar naquele episódio em questão de forma que também cumpra com a ideia inicial contida no original.

Ciente disso, deve-se manter a lógica narrativa de inicio, meio e fim, e conservar o que chamamos de clímax.

Uma história tem vários clímax, um principal que é aquele evento épico feito realmente pra não sair um bom tempo da sua cabeça e vários menores para prender sua atenção e te emocionar.

No caso de SAO que é uma obra de ação , o climax esta na ação, ela que tem que ser a chave dos episódios mais impactantes e marcantes da obra.

Mas Sirlene, você não vive dizendo que o desenvolvimento é muito importante para uma obra animada. Sim, ele é, mas tem que se manter o foco.

Quem deve ser prioritariamente desenvolvidos são os personagens principais, porque é deles que se trata toda a narrativa.

Então aqueles personagens menores que aparecem apenas uma vez ou duas, se dê tempo você desenvolve, se não apenas esquece.

ahhh vocês realmente vão desenvolver todo mundo? É só a mina do elevador!!!

E o problema de SAO esta sendo exatamente este, as sub-tramas, que são pra explicar e desenvolver estes personagens.

Só que eles não são realmente importantes neste momento ou talvez nem apareçam mais no decorrer da história.

Em suma, o diretor esta focando-se em se ater nas informações e sub-narrativas do que se focar nos climax que deveriam ser importantes.

E eu sei que o material seria ruhsado ao ser adaptado, mas não rusha o climax, corte a sub-trama de um personagem que não importa pra narrativa agora , mas não corta do climax.

E um exemplo de personagem irrelevante neste episódio que poderiam cortar um pouco da narrativa é a garota do elevador.

Não tinha necessidade de problematizar ela. Pra problematizar ela, cortaram uma parte da luta que se focava na Alice contra o Eugeo.

Sendo que a cereja do bolo deste episódio deveria ser este confronto com quem eles tanto desejavam salvar.

E a luta animada não foi ruim, possuindo uma boa movimentação de câmera e um storyboard razoavel que é fiel a descrição da novel.

ehhh poderia ser melhor, mas tá bom!!!

Mas para a animação que foi apresentada semana passada, poderia ser muito melhor e muito mais explorado.

Então todo o confronto contra o cavaleiro de Osmanthus é algo bem produzido e acabado, mas ainda te deixa com uma sensação de que queria muito mais.

No entanto, vou ser honesta e dizer que a luta pelo menos passou a sensação que a Alice não seria um adversário facinho de se derrotar.

Já que os golpes ao serem recepcionados pelo Kirito conseguiram até que transmitir o peso da espada da garota.

E a forma que ele aparava com aparente dificuldade (e um tanto que de maneira desengonçada) a lâmina dourada, ajudou e muito a perpassar esta sensação.

E a tática utilizada pelos dois para tentar prender a Alice foi realmente uma sacada legal do autor.

O fato do autor também não fazer o protagonista arranjar força do além pra seguir adiante, mas precisar da cura do Eugeo e do Cardinal também me agradou.

Ainn que fofo, estou salvando a namorada… não pera

Já que normalmente em histórias como estas, o protagonista acaba se curando do nada por um poder oculto ou porque o autor quis mesmo.

Mas continua sendo uma conveniência, já que na lógica Kirito e Fanátio deveriam morrer quase que instantaneamente pelas hemorragias internas e perda excessiva de sangue.

Além disso, como o episódio terminou também me agradou já que cria um gancho tenso para o próximo, por não sabermos o destino dos personagens.

Mas é obvio que eu não creio que os dois tenham morrido,  porque são personagem extremamente importantes, mas eu fico ansiosa para saber como eles resolverão o problema da queda.

E em como a história vai seguir, já que houve praticamente uma separação do trio e o Eugeo provavelmente supõe que os duas pessoas mais importantes para ele tenham falecido depois daquilo.

Resumindo, Alicization esta sendo uma experiencia agridoce, já que eu tinha expectativas maiores para a obra dado o material original não ser ruim.

E apesar de ser uma adaptação visualmente bonita, consistente e fluida, poderia ser melhor , principalmente em relação a ação que esta sendo apenas algo satisfatório.

Mas é um anime que esta conseguindo me manter com um nível razoavel de entretenimento por ter alguns momentos e discussões interessantes.

E agora…. vamos as notas que o Kirito e Eugeo são dois babacas:

1. Interromperam o dia perfeito da Alice, vocês viram a cara dela, ela estava querendo curtir o dia, não lutar.

2. Ela pediu pra eles esperarem que ela queria aproveitar mais um pouco a sua santa paz, mas ignoraram e continuaram a resmungar e avançar!

3. Cara ela deu chance para os dois explicarem pra ela o que eles pretendiam, mas os dois são Batman e Superman e desejaram ir pelo caminho mais dificil: lutar com ela.

4. Ela realmente é alguém de palavra, lutou com o Kirito sem atacar o Eugeo quando ela poderia muito bem fazer isto….em suma, Kirito meu amor, você é um mentiroso, trapaceiro e mau caráter

5. Por que desde o inicio os babacotes não tentaram desestabilizar ela com o passado e plantar a semente da dúvida do que lutar? seria mais fácil do que passar aquela vergonha não?

Nota Extra: Alice é aparentemente o Kirito de saias, para falar a verdade, ela poderia muito bem ter matado eles na primeira vez que usou a espada, mas não o quiz, por quê? porque ela é o Kirito.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

#Extras

Alice definitivamente…


deveria ser…


uma modelo, porque ela…


sabe fazer uma pose!!!


Vai nada, você tem um buraco no teu estômago


Nossa que drama…. Kirito escuta o Eugeo, ela estava tentando te matar!!!!


A onde que eu já vi esta fita mesmo? ah no Aircrand


Alice pistola


Alice muito pistola…


Surra duplaaaaaaaaaa….


Com certeza alguém fica vivaça depois de tomar uma dessas hahahahahaha


Ahahahahahaha vocês queriam mesmo lutar com ela?


Ahhhh… vamos ser sinceros…


esta espada é muito….


… muito…muito legaaaaaaaaal


Alice mitando!!!


E morreuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu….

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.