Sword Art Online 3 Alicization #14 | Impressões Semanais

E com este episódio de SAO se inicia a triste jornada de nossos protagonistas em subir a escadaria de uma torre com 100 andares.

Mas como esperado, para o regozijo dos personagens, eles realmente não batalharão em todos os andares, mas pelo o que foi indicado na opening, com apenas alguns Intrignity Knigt para chegarem até a administrador.

Contudo, infelizmente não é o sadismo de não poder ver eles realmente escalando a torre que me deixou insatisfeita com o andar da carruagem dessa adaptação.

Digamos que para o episódio que deveria ser mais empolgante depois do jato de conceitos, flashbacks e ambientações dos outros episódios, a luta com Deusolbet conseguiu sair bem inferior as minhas expectativas.

A criatividade dos animadores esta tensa… outro empurra-empurra

E não estou dizendo que a animação e os cortes são ruins, já que em relação a efeitos visuais e fluidez, as sequencias são bem acabadas.

No entanto, o storyboard ainda peca bastante, porque claramente a adaptação da batalha não foi tão bem transferida do papel para a telinha, tendo uma série de falhas que não a tornam tão funcional, pelo menos para mim.

E voltando a repetir o que já disse nesse blog em outras reviews, tem coisas que funcionam dentro de um livro ou novel, mas que devem ser reajustadas ao serem transportadas para outra midia.

Isto é senso comum e não precisa de muita meditação, já que as duas possuem públicos as vezes distintos e propostas diferentes.

Irônico que a luta deles na opening foi mais empolgante e dinâmica kkkkkkkkk

Em suma, quando transportamos a história de uma light novel para um anime, claramente devemos modificar algumas coisas para que determinada ação ou acontecimento se torne mais dinâmico e movimentado.

Porque diferente de um livro no qual você se deleita imaginando os detalhes descritos, desde as caracteristicas fisicas de um personagem a uma batalha épica.

Estes elementos já estarão transposto no background ou em objetos do cenário da animação e informações que são essenciais em um livro para emergi-lo, as vezes devem ser literalmente reescritas.

Simplesmente para passarem um pouco mais de realismo e a sensação que os personagens estão de fato vivenciando o que esta sendo mostrado.

E o problema desse episódio de SAO é isto: a exposição desnecessária e ações que seriam realmente dignas de um cartoon dos anos 80 ou simplesmente, de animes shounens mesmo.

Isto é tão coisa de antagonista clichê que não vou falar nada…

Desde antagonista apresentando sua arma e ataque especial, até mesmo conjurar a magia mais ao invés de dispará-la de vez, esperar seus adversários tramarem como vencê-lo.

Olha , um arqueiro precisa de concentração e paciência para mirar e disparar uma flecha, mas ele faz isto mais intuitivamente, ainda mais um veterano como Deusolbet.

Então não faz sentido algum ele demorar tanto para alvejar os protagonistas. Além disso, se ele considerava os dois mero pecadores e criminosos, procuraria fazer o serviço rapidamente e sem discurso de arrogância ou santidade.

Mas o roteiro tenta força a arrogância dos cavaleiros e te vender que por serem orgulhosos e se acharem deuses, eles não se incomodam de lutar despreocupadamente até deixar o inimigo se aproximar deles.

Para piorar, Deusolbert mesmo sendo um cavaleiro da integridade ainda é um arqueiro e na lógica, por ser uma classe ranged, deixar um espadachim ou lanceiro chegar muito perto é praticamente suicídio.

Ei senhor arqueiro, vai mesmo 1×1 com um espadachim?

Então compreendam, o que critico é que por mais orgulhoso ou arrogante que seja um personagem, ele não pode ser imbecilizado.

Os generais romanos eram orgulhosos e arrogantes, os imperadores romanos se achavam deuses, mas nem por isto deixavam de ser cautelosos com os inimigos facilmente.

Então como dito, a luta não foi ruim, mas poderia ser melhor adaptada se ajustassem ela para algo mais dinâmico.

Já que todo o cenário arquitetado tem problemas de coesão e realismo, como os protagonistas escaparem de uma saraiva de flechas milagrosamente.

O que não seria possivel nem em um jogo diga-se de passagem; já que com certeza ainda levaríamos algum dano com aquele ataque em área.

Outro problema , advindo da light novel em si, é o soldado da justiça que não pode matar um adversário caído.

Chegando ao clássico “impeça o amiguinho de cortar a cabeça de outra pessoa com raiva”. Mas o que Kirito fez impedindo Eugeo de descer sua lâmina é a morte digna de um guerreiro.

Compreendam que todo guerreiro almeja uma morte integra e que não fira com a sua honra. Além disso, o que aguardava o velho cavaleiro é algo pior, então seria um ato até que misericordioso para com o adversário.

Kirito realmente não era melhor ter deixado Eugeo matar o coitado?

Para piorar, imagine se ele recuperasse a memória de quem ele era e se desse conta que a sua amada esposa, familiares e amigos estavam mortos a trocentos anos.

Basicamente, ninguém desejaria ter uma vida extremamente prolongada com uma penalidade tão dolorosa como esta e a morte com toda certeza seria algo agradável.

Em suma, morrer em meio a uma batalha e matar um inimigo por compaixão ou para satisfazer seu ultimo pedido não é algo tão absurdo assim.

O único erro estaria no Eugeo esta desferindo o golpe com ódio e não apenas para cumprir a petição de Deusolbert.

Outra coisa que me incomodou é o golpe desferido por Eugeo no antagonista. Aqueles cortes feitos na transversal diretamente no peito do cavaleiro teriam matado ele.

Com um golpe desses acho que o sujeito estaria com pé na cova, mas…

Tanto pela gravidade dos golpes em si ou pelo rio de sangue que jorraria deles e encharcaria o chão, mas tudo isto foi suavizado para não impactar demais.

Mas tira todo o realismo e o sentimento de perigo e urgência da historia. Lembremos também que toda a jornada bem escrita tem suas perdas, não apenas uma, mas várias em meio ao caminho.

Então, eu não achei o episódio detestável ou extremamente mau feito, contudo de algo que poderia ser extremamente épico e que despertasse vários sentimentos no público.

Temos uma ação apenas descente e um tanto que morna para o potencial do que poderia ter sido se os animadores e o diretor saíssem um pouco do script e fossem mais criativos.

E nesta hora os fãs muito alucinados de SAO iriam me criticar, mas certas mudanças e desvios do original, as vezes fazem bem para uma obra, principalmente quando falamos de batalhas e cenas que deveriam perpassar emoção ao público.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

#Extras

Suponho que todo este arsenal acabe sendo útil em algum momento
Traduzindo, eu sou burro e molenga, por isto nunca tentei usar uma armadura…nem de couro
Vou admitir que acabei…
gostando desse ataque do Deusolbet
E dessa espada-escudo do Kirito

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.