Primeiras Impressões – Temporada de Janeiro 2019

Atualizado: 14/01

Impressões do primeiro episódio de todas as estreias da temporada de Inverno 2019.

Com o tempo serão adicionadas mais impressões, olhe o log no final do post para ver as atualizações.

Guia em Vídeo:

Guia da temporada anterior:

Animes da temporada de Outubro que continuam nessa:

  • Sword Art Online 3
  • Tensei Shitara Slime
  • Fairy Tail 2018
  • Index 3
  • Radiant
  • Jojo Parte 5
  • Hinomaru Zumou
  • Karakuri Circus
  • Index 3
  • Kaze ga Tsuyoku

The Promised Neverland

Fonte: Mangá
Gênero: Suspense, Mistério
Diretor: Mamoru Kanbe (Elfen Lied, The Perfect Insider)
Estúdio: CloverWorks (Darling in the FranXX, PERSONA 5)
Estreia: 10/01
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha a vida de várias crianças em um orfanato bastante rígido, onde eles passam por diversos testes e exames estranhos. Um dia, ao quebrarem uma das principais regras do local, saindo da área do orfanato, algumas crianças do grupo descobrem a horripilante verdade por trás daquele local, onde nada era o que parecia.

Comentários:

Marco

Nota: 5/5

Que estreia! Ficou melhor que o original graças a algumas adições leves que fazem foreshadow para eventos futuros, corrigindo problemas que tinha visto no mangá de coisas reveladas sem dicas anteriores (ficava parecendo que o autor inventou em cima da hora algumas partes).

É difícil falar sobre o episódio sem spoilar a parte mais legal, então só recomendo quem curte suspense que vá dar uma olhada, aguente a parte mais lentinha que apresenta melhor o elenco, e se surpreenda com o final. Muito bem dirigido e com uma dublagem top! (fora a sonorização… Aqueles olhos dos caras mexendo!!!).) Tem muitas coisa estranha que chama sua atenção intercalada com as partes cotidianas, te mantendo interessado, mas nada se compara ao final.

PS: Quem está em dúvida das partes que adicionaram e não tem no mangá eu comento na análise em vídeo.

Mahou Shoujo Tokushusen Asuka

Fonte: Mangá
Gênero: Ação
Diretor: Hideo Yamamoto (Code: Realize, Strike the Blood)
Estúdio: Liden Films (Hanebado, Yamada-kun and the Seven Witches)
Estreia: 11/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Há três anos, a Terra estava ameaçada pelo aparecimento de criaturas mortas-vivas. Para salvar a humanidade, havia um grupo de jovens mulheres abençoadas com poderes de uma misteriosa fonte. Agora o mal retornou e cinco dessas heroínas são chamadas novamente para a batalha, como uma unidade denominada ”Magical Girl Special-Ops”.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

O começo é meio estranho, já que temos um resumo de parte da vida da protagonista como mahou shoujo, com criaturas idiotas como inimigos, apesar de serem mais perigosos do que parecem. A história começa para valer depois desse resumo, onde a protagonista é obrigada a sair da aposentadoria como garota mágica e entrar em um time que combate humanos normais.

A direção experiente até tenta se virar, mas a animação é apenas mediana. Para quem gosta do conceito de garotas magicas dark pode valer apena uma olhada, mas da minha parte não consegui apreciar muito, tanto os personagens, a trama, quanto várias frases clichês (pensei que eram piadas, mas estavam levando a sério). Em resumo, enquanto não achei necessariamente ruim, nada me chamou atenção positivamente.

Meiji Tokyo Renka

Fonte: Jogo
Gênero: Aventura, Harém, Romance, Shoujo
Diretor: Akitaro Daichi (Kamisama Kiss)
Estúdio: TMS Entertaiment (Re:Life, Megalo Box)
Estreia: 09/01
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Uma garota é transportada para o passado por um mago, que deseja sua habilidade de ver fantasmas. Não só isso, mas ela acaba obrigada a ajudar um grupo de homens, os quais descobre serem figuras históricas importantes do japão, que gradualmente vão se apaixonando por ela.

Comentários:

Em breve.

Mob Psycho 100 II

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Comédia, Sobrenatural, Slice of Life
Diretor: Yuzuru Tachikawa (Death Parade)
Estúdio: Bones (Darker than Black, Noragami)
Estreia: 07/01
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 

Segunda temporada de Mob Psycho 100, encerrando a história do mangá. A história acompanha um garoto que perde o controle de seus poderes de telecinese se sua capacidade emocional passar de 100%. Ele então tenta se manter distante dos outros para não machucar ninguém, enquanto trabalha ao lado de um paranormal charlatão.

Comentários:

Marco

Nota: 4.5/5

Mob fez uma escolha estranha, voltando mais focado em desenvolvimento e drama do que o que o tornou famoso: lutas megalomaníacas em animação fluida. E por mais que pareça algo arriscado não começar com um episódio climático, a escolha foi acertada. A história do episódio é simples, mas muito bonita, destacando o que tem de melhor no protagonista, que mesmo completamente overpower, tem um enorme coração quando o assunto é empatia.

A garota que podia ser tratada como vilã também foi humanizada em alguém que fez algo que não gostou para não perder amizade das amigas, e o final foge do clichê, já que o protagonista gente boa não consegue uma garota apaixonada por ele só por ter sido legal com ela.

Minha maior surpresa, no entanto, foi a amiga de infância. Ela parecia estar ignorando ele até agora, mas aquele final dá a entender que é exatamente o contrário.

Revisions

Fonte: Original
Gênero: Ação, Sci-fi, Suspense
Diretor: Goro Taniguchi (Code Geass: Lelouch of the Rebellion)
Estúdio:  Shirogumi (Etotama)
Estreia: 09/01
Episódios: –
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história de Revisons segue Daisuke Dojima, um estudante do 2° ano do ensino médio que sobreviveu a um sequestro quando era mais jovem. Daisuke, juntamente com seus amigos de infância Gai, Lou, Marimari e Keisaku, presenciaram um fenômeno estranho conhecido como ”Shibuya Drift”, que transportou o centro da cidade de Shibuya para um futuro pós-apocalíptico. No futuro, Daisuke e seus amigos são enviados a uma terra quase desolada, coberta de florestas e ruínas, onde eles encontrarão os ”Revisions”, uma raça de pessoas que pilotam enormes monstros mecânicos, bem como uma mulher chamada Milo, a pessoa que salvou Daisuke quando ele foi raptado.

Comentários:

Em breve.

Girly Air Force*

Fonte: Original
Gênero: Ação, Sci-fi, Romance
Diretor: Katsumi Ono (Symphogear)
Estúdio: Satelight (Macross Frontier, SukaSuka)
Estreia: 10/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Misteriosas criaturas voadoras conhecidas como ‘Zai’ aparecem na terra, e como forma de lutar contra elas, a humanidade cria caças chamados “Daughters”, assim como mecanismos de combate automatizados chamados “Anima”, que tem a aparência de garotas humanas. A história acompanha um garoto que sonha em voar pelos céus, e uma Anima considerada o trunfo da humanidade.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Admito que a parte mais interessante desse aqui é o começo e o final, o meio com foco na amiga de infância foi um é no saco de aguentar. Se ela não existisse a trama fluiria muito melhor ao meu ver. A relação dela com o protagonista é compressível no entanto, mesmo que eu ache chata. A parte visual estava ok, sem esbanjar ou fazer feio, e o CG não é de primeira, mas funciona para o que querem.

Não teve nada muito impactante então o grande interesse da maioria deve ficar por conta do que a heroína viu no garoto para beijar ele a primeira vista e só acordar por causa dele no final.

Dororo

Fonte: Manga
Gênero: Ação, Aventura, Sobrenatural
Diretor:  Furuhashi Kazuhiro (Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan, Shoukoku no Altair)
Estúdio:  Mappa (Shingeki no Bahamut, Inuyashiki)
Estreia: 07/01
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
A história acompanha a jornada de um garoto com órgãos e partes do corpos artificias, caçando demônios de forma a reunir as partes do corpo que seu pai ofereceu aos demônios quando ele nasceu.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Essa estreia foi bem melhor do que eu esperava, desde a direção, animação e ao clima sombrio que conseguiu passar (se lerem o original vão ver que mudaram a coisa toda, o original parece mais um mangá de comédia cartoon do que outra coisa, é muito tosco).

O garoto alivio cômico eu já to olhando feio desde os trailers, e isso não melhorou, mas o protagonista é interessante. Veremos como vão elaborar as explicação para alguém sem audição, olfato, linguá e visão conseguir fazer tudo que faz no anime (no mangá é risível, o autor mesmo se zoa com um diálogo bem assim: “porque sim, melhor não fazer muitas perguntas”).

O anime já elaborou tentativas de explicação para coisas que não existem no mangá (aquele cego com visão sobrenatural não existe no original, ou mesmo a visão sobrenatural), então existem esperanças que vão conseguir criar algo legal de um mangá que eu achei bem tosco e foi cancelado depois de 4 volumes (ao menos é o que se especula, já que terminou meio do nada, de forma rushada e com várias pontas soltas, como costuma acontecer com obras canceladas).

Como o anime são 24 episódios, e no original são apenas 19 capítulos, eles parece que vão pegar só a ideia base e criar algo bem mais elaborado e profundo em cima dela.

Marcelo
Nota: 4/5

Sempre tive vontade de ler o mangá, então receber uma estreia nesse porte acaba sendo bem motivador de acompanhar. A apresentação do mundo acontece de forma bem interessante, mantendo um clima de suspense e mistério sobre o protagonista.

A ambientação também ficou boa, com os cenários e trilha sendo bem feitos e transmitindo bem atmosfera do obra, inclusive de alguns momentos em que ela tenta cair em um lado mais voltado para o terror (cenas do bebê, por exemplo).

No demais, foi uma estreia bem agradável, que apresenta uma obra bem promissora nesse temporada.

Saint Seiya: Saintia Shou

Fonte: Manga
Gênero: Aventura, Ação
Estreia: 10/12/2018
Diretor: Masato Tomagawa
Estúdio: Gonzo (Rosario to Vampire)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
O santuário entra em uma guerra civil incitada pelo cavaleiro de gêmeos. A história começa no final dessa guerra, onde um grupo de garotas são escolhidas para proteger Athena.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Animação não está grande coisa, provando que a Toei só de estar envolvida consegue zuar as produções. A história em si não tem nada muito elaborado por enquanto, seguindo a tendência comum da franquia de “ficar forte e salvar alguém”. Diziam que esse tinha uma trama mais elaborada que o CDZ original, mas admito que por enquanto não mostrou nada demais. Quem ama a franquia, no entanto, pode valer dar uma olhada, já que não é necessariamente ruim, só não impressiona.

Kouya no Kotobuki Hikoutai

Fonte: Original
Gênero: Aventura, Ação, Militar
Estreia: 13/01
Diretor: Tsutomu Mizushima (Shirobaku, Prison School)
Estúdio: Gemba (Berserk 2017)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Anime em full CG de garotas pilotando aviões da primeira guerra mundial.

Comentários:

Marco

Nota: 3.75/5

A parte inicial apresentando as personagens não tem nada demais, só fica interessante mesmo quando começa as batalhas de avião, ali sim o CG ficou ótimo, e conseguiu em entreter facilmente com a excelente direção do combate. Por sinal, que dura quase o episódio inteiro enquanto alterna os pontos de vista da câmera para dar mais emoção ao embate.

Quem gostou de Girls und Punzers esse é praticamente a versão de aviões, só que menos “nonsense”, ao menos por enquanto. A parte triste é o CG das garotas, que é bem tosquinho, o dos aviões ficou legal. E alguém ainda vai dizer que foi machismo fazer os homens em 2D e as garotas 3D… Na verdade é só porque o design delas seria mais trabalho de desenhar em 2D mesmo.

Endro*

Fonte: Jogo
Gênero: Aventura, Slice of life
Estreia: 12/01
Diretor: Kaori (Yuyushiki, Miira Kaikata)
Estúdio: Gokumi (Yuuki Yuuna Yuusha de Aru)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Aventura leve de 6 garotas em um mundo de fantasia.

Comentários:

Em breve.

Boogiepop wa Warawanai

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Mistério, Sobrenatural, Horror, Psicológico
Estreia: 04/01
Diretor: Shingo Natsume (ACCA, One Punch Man)
Estúdio:  Madhouse (Death Note, Hunter x Hunter)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 

Há uma lenda urbana de que as crianças falam umas às outras sobre um shinigami que pode libertar as pessoas da dor que elas estão sofrendo. Este “Anjo da Morte” tem um nome: Boogiepop. E as lendas são verdadeiras. Boogiepop é real.

Quando uma série de desaparecimentos envolvendo estudantes do sexo feminino acontece na Academia Shinyo, a polícia e funcionários assumem que eles apenas têm um monte de fugitivos em suas mãos. Mas Nagi Kirima sabe algo. Algo misterioso e imundo está em andamento. É Boogiepop, ou algo mais sinistro …?

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

Mais lento do que eu esperava esse aqui. Algumas pessoas ficaram confusas, mas sem necessidade, eles apenas não deixam claro o que é flashback e o que é presente (no episódio 2, o primeiro é linear), você tem que notar sozinho e organizar a cronologia na sua cabeça, o que parece ter confundido muita gente. Basta prestar atenção que dá para entender a coisa toda (e ter em mente que os eventos do episódio 2 ocorrem ao mesmo tempo que os eventos do episódio 1).

Por enquanto o protagonista não fede nem cheira (e fez um drama exagerado por alguém que tinha conhecido por muito pouco tempo) e os outros personagens não se destacaram muito para mim. A ideia em si é interessante no entanto, então vou continuar por mais alguns episódios e ver se surpreende.

Marcelo

Nota: 4/5

Mudar a ordem cronológica é sempre complicado para alguns, mas no caso do anime não chega a ser um fator que possa espantar as pessoas. O primeiro episódio é bem mais calmo, focado em mostrar os personagens e, principalmente, um pouco da existência do dito Boogiepop.

Já no segundo episódio as coisas ficam bem mais interessantes, e é onde dá para sentir um pouco do potencial que a obra pode ter. Os mistérios por trás dos assassinatos, o uso de uma droga e a suposição de alienígenas/experimentos humanos, fazem com que tenha uma boa doce de informações para te deixar atento ao que está acontecendo, e otimista com o que pode ser desenvolvido.

Para quem gosta de um suspense sobrenatural, vale a pena dar uma chance e ver como as coisas se saem.

Tate no Yuusha no Nariagari

Fonte: Light Novel
Gênero: Fantasia, Ação, Comédia, Aventura
Diretor: Takao Abo (Norn9)
Estúdio: Kinema Citrus (Made in Abyss, Black Bullet)
Estreia: 09/01
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1PV2

Sinopse: 
Tate no Yuusha (apelidado de ‘ShieldBro’) acompanha um universitário que acaba indo parar em um mundo de fantasia, junto a outros estudantes. Cada um deles recebe uma arma lendária, sendo a do protagonista um escudo. Traído logo que chega lá, ele muda rapidamente sua atitude positiva para o ódio e desejo de vingança, até que encontra uma pequena escrava, que começa a ajudá-lo a mudar.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Boa estreia. Foram um pouco mais devagar do que eu esperava com a apresentação, e termina o episódio de forma meio abrupta (tirando quem pegou a versão com OP no final, essa ficou bem melhor), mas te deixa curioso para saber o que vai acontecer a seguir, e como o protagonista vai dar a volta por cima depois do que sofreu. No mais foi basicamente a sinopse acima o episódio, a parte boa mesmo da série só vai começar a partir do episódio 2, com a interação do protagonista e a escrava.

A direção está competente e a animação também, mas para avaliar melhor teremos que esperar cenas de ação.

Marcelo

Nota: 4/5

Sabe quando dizem que o problema não são os clichês, mas sim a forma como são usados? Então, Tate no Yuusha pode ser um bom exemplo disso.

Os primeiros vinte minutos do anime são compostos pelos clichês de Isekai que tem por aí. O otaku hikikomori sendo invocado para um novo mundo, a promessa de ser um herói, junto da descoberta de falta de aptidão para mesma, e um introdução aos moldes de RPG que todo mundo do tipo parece se basear.

No entanto, nada disso chega a ser um problema, e acaba sendo bem divertido acompanhar essa introdução rotineira. Além disso, a segunda parte dá uma bela virada nos eventos, passando o protagonista para alguém que promete desenvolver a história para rumos bem mais interessantes que os que vemos por aí.

Para quem gosta de Isekai e coisas do tipo, vale a pena dar uma olha, se não for muito o caso, também pode ser interessante dar uma chance, já que a execução do enredo acaba sendo bem eficiente.

Shingeki no Bahamut: Manaria Friends

Fonte: Jogo
Gênero: Fantasia, Ação, Comédia, Aventura, Escolar
Diretor: Hideki Okamoto (Konohana Kitan)
Estúdio: CygamesPictures 
Estreia: 20/01
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1PV2

Sinopse: 
A anime vai adaptar o evento Manaria Mahō Gakuin (Mysteria Academy) do jogo de Rage of Bahamut. As protagonistas são Anne, uma humana, e Grea, uma princesa meio-dragão. A história acompanha as aventuras de ambas estudando magia na Mysteria Academy.

Comentários:

Marcelo

Nota: 3.5/5

Fui mais pela curiosidade, e acabou sendo um estreia bem mais interessante do que eu esperava. Em verdade, não acontece muita coisa, sendo que o foco acaba ficando em cima de mostrar um pouco das duas princesas, mas isso é feito de uma forma que realmente conseguiu me cativar um pouco (Princesa dragão já tem meu interesse).

Uma pena não terem trabalhado um pouco mais do universo, ainda mais em vista de ser um obra com uma mitologia/história já estabelecida. Existe até um pouco da apresentação do uso da magia, e alguns nuance sobre a Princesa humana ter problemas, e outros personagens em situações mais complexas.

Mas fora isso, o episódio acaba mais com uma apresentação de personagem, do que da história em si, o que não deixa ter uma visão ampla do que pode oferecer.

W’s*

Fonte: Original
Gênero: Ação, Música
Diretor: 
Estúdio: Go Hands (Seitokai Yakuindomo)
Estreia: 05/01
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha um DJ impopular que um dia, quando estava tentando conseguir mais views para um de seus vídeos, acaba indo parar em uma dimensão paralela, onde terá que lutar por sua vida e usar sua música ao mesmo tempo.

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

Esse treco é Hand Shakers 2! Que trollagem do caramba! Mas incrivelmente, não foi ruim, corrigiram as maiores aberrações que espantaram quase todo mundo da S1, e a garota que fez par com o protagonista é muito simpática. Quem curte romance e ação vale a pena dar uma olhada para ver se dessa vez eles acertam a mão na proposta. A animação continua ótima, e o CG bizarro não foi utilizado, evitando um bando de gente passando mal.

Pastel Memories*

Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Comédia, Slice of life
Diretor: Shinozaki Yasuyuki 
Estúdio: Project N. 9 (Netoge no Yome, Ryooou no Oshigoto)
Estreia: 07/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história se passa em uma Akihabara (principal centro Otaku no Japão) está deserta e a cultura Otaku praticamente morreu. Um grupo de garotas de Otaku de uma loja se junta e usando de poderes(?) tentam lutar contra ameaças ao local e recuperar as memórias perdidas dos otakus.

Comentários:

Marcelo

Nota: 3/5

Em um futuro pós-apocalíptico onde a sociedade humana sucumbiu…! Não, mentira, foi só a cultura otaku que foi apagada da sociedade mesmo. Um grupo de garotas cuida de uma espécie de café onde tentam manter um pouco dessa cultura viva.

O episódio fica basicamente em torno dessa tentativa de agradar uma das clientes que queria encontrar um mangá em especifico. De certa forma, a estreia cumpre com o propósito, mostrando quase todas as garotas que fazem parte do elenco, e apresentando essa visão sobre o atual estado de Akibahara através de uma busca simples.

Porém, as garotas não chegam a impressionar muito, sendo o básico de grupos do tipo, com cada uma tendo personalidades distintas para atingir o máximo de público possível.

A tentativa de plot no final é até bacana, mas também não causa muito impacto, e pode até ficar meio confusa se você não tiver muita noção sobre o fato do anime ter uma abordagem sobrenatural/mágica.

Grim Notes the Animation*

Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Fantasia, Magia
Diretor: Seiki Sugawara (Rin-ne, D-frag!)
Estúdio: Brains Base (Durarara)
Estreia: 10/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1PV1

Sinopse: 
Em um mundo onde a vida das pessoas é decida por um livro que ganham assim que nascem, pessoas conhecidas como “chaos tellers” estão secretamente adicionando eventos ruins a vida de várias pessoas em seus livros pessoais. Agora cabe a pessoas que nascem com um livro em branco, não sendo controladas pela destino, caçar os “chaos tellers” e restaurar a paz no mundo.

Comentários:

Em breve.

Circlet Princess*

Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Escolar, Sci-fi
Diretor: Hideki Tachibana (Busou Shoujo Machiavelism, Dragon Crisis)
Estúdio: Silver Link (Busou Shoujo Machiavelism, Baka to Test)
Estreia: 08/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história se em um futuro onde a Realidade Virtual e Realidade Aumentada dominaram o cotiano das pessoas, e agora a verba das escolas é decidida por um game usando as duas tecnologias. As habilidades no e-sport levam em conta as habilidades acadêmicas e físicas da pessoa. Acompanhamos o time de um colégio tentando subir no ranking do esporte para ajudar seu colégio.

Comentários:

Em breve.

Egao no Daika*

Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha, Militar, Sci-fi
Diretor: Toshimasa Suzuki (Rinne no Lagrande)
Estúdio: Tatsunoku (Gatchaman Crowds, Psycho Pass 2)
Estreia: 04/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história se passa em um planeta distante da terra, onde uma princesa, seus vassalos e seu amigo de infância passam seus dias felizes, enquanto lutam para tentar manter a paz no planeta.

Comentários:

Marcelo

Nota: 3/5

Estreia ok. O anime é uma daqueles casos onde tem todo um processo diplomático/militar por trás da história, mas no lugar de colocar um personagem invocado, ou um herói errante, temos uma garotinha fofa que acabou de assumir o posto.

O episódio fica mais em cima disso, mostrando a relação dela com o amigo, e essa mudança de habito que sofreu ao ter que assumir o trono (por mais que essa parte seja menos expressiva).

As lutas de mechas são meio que o basicão, então nada a destacar, por mais que a visão estratégica da princesa seja um fator que possa vir a ser interessante.

O final do anime mostra um cenário de conflito, o que pode significar um pouco mais de ação nos episódios seguintes, mas fora isso, acaba sendo uma estreia que não faz muito para surpreender.

Ecchi

Date a Live 3*

Fonte: Light Novel
Gênero: Fantasia, Ação, Comédia, Harém, Ecchi
Diretor: Keitarou Motonaga (Katanagatari, Digimon Tri)
Estúdio: J.C Staff (Dungeon ni Deai)
Estreia: 11/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Continuação de Date a Live, onde um garoto tem que conquistar garotas de outra dimensão para impedi-las de destruir a terra.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Date a Live voltou com a proposta de sempre. Uma nova heroína que vai infernizar a vida do protagonista até que ele consiga conquistar ela. Admito que enjoei da formula no começo da S2, então que dirá a S3… Fora que o protagonista palerma já conquistou um bando de garotas, e continua um poste envergonhado e sem atitude cada vez que aparece uma nova. Desenvolvimento/evolução zero.

Nem as piadas funcionam mais comigo direito, mas para quem curte, dá para assistir. A parte visual tá cheia de cenas com design todo torto (contei uns 20, mas pode ter mais), o que é mau sinal considerando que é recém o episódio 1.

Rinshi!! Ekoda-chan*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Seinen, Slice of Life
Diretor: Vai ter um diretor diferente por episódio (lista).
Estúdio: Um estúdio diferente por episódio.
Estreia: 08/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Comédia de humor negro sobre a vida de uma mulher que vive pulando de um relacionamento para outro enquanto trabalha para várias empresas de acompanhantes.

Comentários:
Em breve.

Comédia ROmantica

Go-toubun no Hanayome*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Harém, Escolar, Ecchi
Diretor: Satoshi Kuwabara (Dagashi Kashi 2, Yu-Gi-Oh! Zexal)
Estúdio: Tezuka Productions (Dagashi Kashi 2, Black Jack)
Estreia: 10/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A obra foca em um garoto estudioso e antissocial contratado para ser o tutor de uma família com 5 filhas que odeiam estudar. Bastante excêntricas, cada uma em um aspecto diferente, ele vai ter que dar um jeito de se aproximar de cada uma delas, que vão fazer de tudo para se livrar dele, desde armações complexas a tentar envenena-lo.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Estreia divertida, embora rir ou não vá depender do seu senso de humor. Em geral é a formula clichê do harém aplicada em uma situação diferente, por envolver 5 gêmeas com personalidades distintas e todas serem ruins em estudar. O mais interessante, admito, é o negócio com o casamento no começo e fim do episódio, praticamente garantindo um final fechado para o romance, e que ele deve escolher apenas uma das garotas no final.

Uma curiosidade é que o protagonista vê as garotas como na ilustração acima, todas com cabelo igual, e muito semelhantes. Por isso tentar acertar quem é a noiva é inútil, já que pode ser qualquer uma delas com aquele corte de cabelo e, como eu falei, se considera que todas tem aquela cor de cabelo da noiva, elas terem cabelo de cor diferente é apenas uma ilusão de ótica para ajudar os leitores a diferenciá-las.

Kaguya-sama wa Kokurasetai*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Diretor: Mamoru Hatakeyama (Sankarea, Shōwa Genroku)
Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso)
Estreia: 12/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Na história a vice-presidente, e o presidente estudantil, ambos considerados os maiores gênios da escola, gostam muito um do outro, mas por orgulho, e suas personalidades bizarras, querem fazer o outro se apaixonar completamente e se declarar. A história acompanha o dia a dia deles, enquanto ficam em uma guerra fria tentando que o outro se declare.

Comentários:

Marco

Nota: 4.25/5

É muito legal ver alguém tentando inovar em um campo já tão saturado como a comédia romântica colegial. Temos aqui dois gênios apaixonados travando batalhas psicológicas ao som de música épica, enquanto tentam pressionar um ao outro a se declararem.

A direção é excelente, com transições criativas e um uso de storyboard que não só valorizava mais cada parte, como deixava a coisa toda melhor que o original. Para quem busca uma comédia romântica divertida e diferente, vale muito a pena dar uma olhada nesse.

Ueno-san wa Bukiyou*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Diretor: Tomohiro Tsukimisato (Cinderella Girls Gekijou)
Estúdio: lesprit
Estreia: 06/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história acompanha uma garota que está obcecada pelo conceito de se apaixonar. Com isso, ela fica tentando se exibir para seu amigo do clube de ciência, Tanaka, na constante tentativa de faze-lo se apaixonar por ela.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Comédia de 10 minutos. Me arrancou umas risadas, e dá pena da protagonista tentando as coisas mais doidas para chamar a atenção do seu cruch. O maior problema pra mim foi a raiva que dá do personagem masculino. Tudo bem que ser denso a um nível absurdo faz parte da piada, mas a mim só despertou ódio pelo personagem. Quem gosta de comédia romântica pode valer uma olhada para ver se o senso de humor bate.

Marcelo

Nota: 3/5

Divertidinho, mas nada muito além disso. O começo é bem estranho, mas depois as coisas ficam mais aceitáveis, por mais que ainda não sejam nada normais.

O protagonista talvez seja o maior problema aqui… Se não comprar que ele é a piada em si, vai acabar sendo difícil engolir toda a lerdeza dele, mas fora isso, pode ser uma opção interessante, dependendo do seu senso de humor.

Watashi ni Tenshi ga Maiorita!*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Escolar
Diretor: Hiramaki Daisuke
Estúdio: Doga Kobo (Nozaki-kun, Umaru-chan)
Estreia: 08/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha uma universitária que se apaixona por uma garotinha amiga da irmã dela, e a partir dai tenta se aproximar da garota, o que é uma tarefa bem complicada, já que ela é extremamente tímida.

Comentários:
Marcelo

Nota: 3/5

Se um harém de lolis é algo moralmente questionável, parece que a solução para isso tem sido colocar uma garota mais velha para suavizar a ideia. Para quem acompanhou Uchi no Maid ga Uzusugiru na temporada passada, não deve ter tantas surpresas aqui.

A ideia é bem parecida, com a protagonista sendo uma criadora de cosplay que quer ver garotinhas fofas usando eles. Diferente da dita obra ali em cima, o humor aqui é um pouco mais bobo, e não dá para sentir um pouco de seriedade por trás da obra, como um drama, por exemplo, além do fanservice com as lolis ter sido bem mais agressivo, ao menos nesse primeiro episódio.

No geral, a protagonista até que é divertida, e entrega alguns bons momentos cômicos ao menosprezar a garota, então, caso não seja um problema o que falei antes, pode funcionar como comédia ao menos.

Saiki Kusuo no Psi-nan Final*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia
Diretor: Hiroaki Sakurai (Maid-sama)
Estúdio: J.C Staff (DanmachiSakurasou)
Estreia: 27/12/2018
Episódios: 1 episódio de 55 minutos
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha um jovem com poder de telepatia e telecinese que tenta viver uma vida normal, e não acha que seus poderes são mais um problema que uma vantagem.

Comentários:
Em breve.

Drama

Domestic Kanojo

Fonte: Manga
Gênero: Drama, Romance, Escolar
Diretor: Shouta Ihata (Girlish Number)
Estúdio: Diomedea (Fukka)
Estreia: 11/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha a vida de um estudante apaixonado por sua professora, Hina. Um dia, quando ele vai a um mixer com seus amigos, acaba conhecendo uma garota chamada Rui, e dormindo com ela. Logo depois, seu pai o avisa de que vai casar com uma mulher que tem duas filhas, uma delas a professora por quem é apaixonado e a outra é a garota com quem dormiu no dia anterior. A partir dai sua vida começa a virar uma bagunça.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

A parte engraçada é que como a obra não tem problema com sexo eu esperava um protagonista mais pro-ativo, mas acabou que ele é bem comum, apenas teve sorte… A trama em si mantem o interesse no começo pela surpresa inicial e você querendo saber como aquelo aconteceu.

Lá pela metade fica morna com um slice of life e volta a esquentar e ficar interessante no final com a junção das famílias e o protagonista tendo que viver junto com seu crush e a garota com quem teve a primeira vez, que agora são suas irmãs. Conseguiram até passar uma tensão com aquele final. Curioso para ver o que acontece a seguir.

A direção é bem comum, nada que melhore muito a obra ou atrapalhe, e a animação apesar de comum está tentando alguns frames bem detalhados dos personagens aqui e ali que acabam valorizando o design, principalmente das garotas.

Comentários:

Slice of life

Colorful Pastrale ~from Bermuda△*

Fonte: Original
Gênero: Fantasia, Slice of Life
Estreia: 12/01
Diretor: Nishimura Shinji (Bakuon, Vivid Strike)
Estúdio: Seven Arcs (Trinity Seven)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha a vida cotidiana de um grupo de sereias.

Comentários:

Em breve.

Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue

Fonte: Manga
Gênero: Comédia, Slice of Life
Estreia: 09/01
Diretor: Kaoro Suzuki (Dive)
Estúdio: Zero-G (Grand Blue)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história acompanha a vida de um cara com dificuldade em lidar com as pessoas e um gato de rua que ele adota. Ao longo da história um começa a ajudar o outro a ter uma vida melhor, e acompanhamos isso da perspetiva de cada um deles (cada trailer na verdade já foca na perspetiva de um deles separado).

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

O anime relaxante da temporada só fica interessante de verdade quando muda para o ponto de vista do gato, já que o protagonista é um pé no saco. Não chega a ter grande comédia, então é só para quem curte slice of life quase puro mesmo. Visualmente é ok, e o roteiro não impressiona nem desagrada, sendo o modelo ideal do teste de 3 episódio para ver se melhora.

Psicologico

Kakegurui XX

Fonte: Manga
Gênero: Psicológico, Suspense
Diretor: Yuuchirou Hayashi (Garo)
Estúdio: MAPPA (Garo)
Estreia: 08/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Segunda temporada de Kakegurui. A história se foca em uma escola especial de elite que permite aos estudantes fazer apostas entre si, com qualquer coisa em jogo. Para quem ganha a escola é o paraíso, mas para aqueles em debito pode se tornar um inferno de tortura psicológica e física. Um garoto acaba de perder uma grande aposta, quando uma misteriosa estudante se transfere para a escola, o ajuda, e começa a realizar feitos inesperados.

Comentários:

Em breve.

Esportes

Datas de Estreia
Data Títulos
27/12 Saiki Kuzuo Final
30/12 Persona 5 Parte final
03/01 Ikkitousen Western Wolves
Bang Dream 2
04/01 Boogiepop wa Warawanai
Egao no Daika
05/01 Fukigen no Mononokean 2
W’s
06/01 Ueno-san wa Bukiyou
07/01 Dororo
Mob Psycho 2
Pastel Memories
08/01 Watachi ni Tenshi ga Maiorita!
Circlet Princess
Rinshi! Ekoda-chan
Kakegurui 2
3D Kanojo 2
09/01 Tate no Yuusha no Nariagari
Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue
Meiji Tokyo Renka
Revisions
10/01 Girly Air Force
Yakusoku no Neverland
Go-toubun no Hanayome
Grimms Notes The Animation
11/01 Date A Live III
B-Project: Zecchou*Emotion
Domestic na Kanojo
Mahou Shoujo Tokushusen Asuka
12/01 Bermuda Triangle: Colorful Pastrale
Kaguya-sama wa Kokurasetai
Endro~!
13/01 Kouya no Kotobuki Hikoutai
20/01 Manaria Friends
27/01 Piano no Mori 2
Ainda sem data  —
Filmes
Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Dororo
Mob Psycho 2
Pastel Memories
Terça Watachi ni Tenshi ga Maiorita!
Circlet Princess
Rinshi! Ekoda-chan
Kakegurui 2
3D Kanojo 2
Quarta Tate no Yuusha no Nariagari
Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue
Meiji Tokyo Renka
Revisions
Quinta Girly Air Force
Yakusoku no Neverland
Go-toubun no Hanayome
Grimms Notes The Animation
Sexta Boogiepop wa Warawanai
Egao no Daika
Date A Live III
B-Project: Zecchou*Emotion
Domestic na Kanojo
Mahou Shoujo Tokushusen Asuka
Sábado Fukigen no Mononokean 2
W’s
Bermuda Triangle: Colorful Pastrale
Kaguya-sama wa Kokurasetai
Endro~!
Domingo Ueno-san wa Bukiyou
Kouya no Kotobuki Hikoutai
Manaria Friends
****************

Log de edições:
09/01 – Tate no Yuusha, The Promised Neverland, Dororo, W’s, Ueno-san, Mob Psycho 2, Saint Seiya, Boogiepop(Marco).
09/01 – Dororo, Boogiepop wa Warawanai, Tate no Yuusha no Nariagari, Shingeki no Bahamut: Manaria Friends, Pastel Memories, Egao no Daika, Ueno-san wa Bukiyou, Watashi ni Tenshi ga Maiorita! (Marcelo)

11/01 – Doukyonin, Date a Live 3 e Girly Air Force (Marco).

12/01 – Domestic Kanojo (Marco).

14/01 – Mahou Shoujo Asuka, Kaguya-sama e Koyua no Katobuki.

Guia da próxima temporada:

Relacionado:
Guias de temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar
Guia – Estúdios de Animação Japonesa: funcionamento, padrões, história, sua relevância na qualidade da produção e exceções