Kaguya-sama: Love is War #03 – Impressões Semanais

Essa semana, vamos dar uma pausa nessa pegada esportiva da análise para um papo mais técnico.

Aquele tradicional filme de western dos anos 80

As três esquetes que esse episódio em questão trouxe foram, em suma, bastante engraçadas. Principalmente, a primeira delas. A ingenuidade da Kaguya é um alívio cômico excepcional. Enquanto Chika e Shirogane estavam perplexos com afirmação de Shinomiya dizendo que já fez “aquilo”; a jovem burguesa não tinha nem um pouco de malícia.

Foi uma sequência de risadas. As reações do Shirogane são dignas de destaque, porém, a Chika explicando para Kaguya o que era “fazer aquilo” foi a melhor parte. Eu ressalto que não somente para essa esquete, mas para com todas, há uma criatividade visual enorme. (avá, de novo?) 

É pelo seguinte motivo. Dessa vez, tivemos mais inovações. O mangá traz as batalhas intelectuais com criatividade também, porém, é algo bem mais superficial. A competência do diretor da série com suas escolhas é muito notável. Exemplo disso foi uma cena onde um embate começaria entre Kaguya e Shirogane na segunda esquete. Aquele ambiente de faroeste com feno voando no cenário e tudo, foi um acréscimo grandioso.

Mais surpreendente ainda, foi a resposta da Kaguya para o jogo das dez perguntas. A expectativa estava a mil para ela falar: “é você, presidente!”. E não! Hoje não! Era o cachorro da Chika mesmo.

A terceira esquete do episódio decidiu sair do âmbito mais cômico e abordar um “drama” da Kaguya, por assim dizer. O dilema de ser rica. Pelos trilhões de ienes que a família tem, a mocinha sempre vai de carro e não sabe o que é pegar um metrô lotado com um monte de gente que não passou desodorante ir caminhando à escola.

Foi algo que surpreendeu os mais desavisados que esperavam mais risadas. Eu achei ok essa esquete. Nada demais, nada de menos. Porém, ela poderia ser melhor… não fosse aquela criança chata que atrapalhou a caminhada da Shinomiya que pediu pela ajuda da protagonista.

Chio-chan no Tsuugakuro, um anime de comédia muito bom de 2018, provou que várias situações cômicas e inusitadas podem ocorrer no caminho da escola. Espero pela oportunidade de ver mais vezes a Kaguya encarando os 4,30 do metrô uma caminhada matinal; gerando boas risadas com a bike do presidente.

Karakai Jouzu no Shinomiya-san hahah

Falemos da ending. Essa deu o que falar. Foi onde a bicampeã de nossa competição decidiu mostrar que sabe dançar também. Mas falando do âmbito técnico, os envolvidos estão de parabéns. Ou melhor, o envolvido: Naoya Nakayama. Ele é ex-funcionário do aclamado estúdio Kyoto Animation.

Com alguém competente em cena, temos a dúvida que circundou os fóruns. Era uma cena em 2D de animação tradicional ou um mero CGI? A resposta é uma mescla, e eu já vou explicar. Claramente, percebe-se aqui o uso de uma técnica do mundo da animação chamada rotoscope; traduzindo fica rotoscopia.

Em linhas gerais, é uma técnica que consiste em gravar uma movimentação real e, posteriormente, redesenhá-la por cima. Geralmente, quando há uma má utilização desse recurso, tudo em tela soa sem naturalidade. Entretanto, a habilidade e a destreza desse cidadão envolvido resultaram no melhor uso disso, na minha concepção, em animes para TV até hoje.

Vou fazer uma analogia mais básica. Sabe os jogos de futebol (FIFA e PES)? Que gravam os movimentos dos jogadores para uma maior realidade? É basicamente algo nessa linha. Esse recurso se fez bastante presente, mais recentemente, em Hanebado. Aclamado por sua animação competente no ano passado – principalmente em cenas de movimentação com nível maior de dificuldade.

Outro tipo de anime que usa bastante isso são os de idol. Afinal, aquelas coreografias não seriam nada fáceis de fazer na mão. Uma cena que a maioria deve se lembrar envolvendo “idols”, é o confronto entre Yumemi Yumemite e Jabami em Kakegurui. Sim, aquela dança das duas foi feita em rotoscopia.

Em suma, ending grandiosa e mais um episódio recheado de criatividade. A última esquete deixou a desejar no quesito comédia, mas a primeira compensou bastante. Semana que vem, nossa competição regressa com novidades e, provavelmente, o anime retorna com mais risadas.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extras:

Que isso, Chika? Pode isso, Arnald Cesar Rabbit? Hahaha the rule is clear!

Extra, Extra! Kaguya enfrenta Shirogane em um duelo de 20 golpes 20 perguntas no WWE Royal Rumble dessa semana.
Que background bonito! Mas alguém me explica? Essa criança não tinha medo de atravessar??? Veja aqui ela atravessando a avenida tranquilamente… cuidado com o caminhão, Fuuka.
Shirogane lamentando a má fase nessas duas primeiras competições do ano.

Breno Santos

Editor, Filmmaker, 22 anos, amante de astronomia, café e cultura otaku no geral; além disso, é fascinado por cinema e pelo trabalho executado por uma staff de animação.