Harukana Receive #08 – Impressões Semanais

A virada do ano é dos daqueles típicos eventos japoneses que você vê sendo representados aos montes em obras por aí. Isso acontece porque, além de ser um festival importante na cultura oriental, também traz um significado de renovação um pouco mais profundo do que somente prometer ir à academia, como acontece aqui.

Harukana Receive pode não se tornar um marco em desenvolvimento emocional apoiado nesse princípio, mas certamente consegue aproveitar de forma eficiente, esse já conhecido evento, e transformar o que parecia ser ser apenas outro episódio de treino, em um desfecho marcante para Kanata.

Planos.

Pela maneira como o anime começou, eu jurava que ia ser outro daqueles episódios onde temos a Haruka tentando aprender algum tipo de técnica nova, e depois usando esse esforço para motivar a Kanata, mas, a medida em que as coisas foram se encaminhando, deu para perceber que era apenas um introdução para a mãe da gêmeas como treinadora, e uma forma de apontar o desenvolvimento da Kanata.

A maneira como fizeram isso conseguiu ser bem legal também, intercalando, da forma como já vinham fazendo, um pouco do jogo e sua estratégias, e alguns comentários/memórias que ajudam a ir entendendo melhor a ideia que o roteiro quer passar com aquelas cenas.

Todo o passado que a Marissa tem com a Kanata dá uma base para lembrar de como a Haruka trouxe mudanças para sua vida, assim como os flashbacks com a Claire e Emiri mostrando a época em que ela fazia dupla com a Narumi, o que reforça bem o ponto que o final do episódio tenta trabalhar.

Em adicional, depois de passar por essa etapa de mostrar um pouco mais da nova personagem, e fundamentar um pouco do passado entre a antiga dupla e as duas loiras, o anime passa para um lado mais slice of life, dando um pequeno skip no tempo até a cerimônia de encerramento para preparar essa nova fase da história.

Início de uma nova fase.

Esse lado mais calmo, focando em mostrar a passagem  do ano novo entre as garotas, me agradou bastante, porque consegue criar bem esse questão de motivação/mudança.

Tanto os diálogos, quanto as ações das garotas, trazem um clima divertido de acompanhar, mostrando um otimismo sobre o que vai vir, que, querendo ou não, é uma das grandes mensagens que o ano novo traz.

Até mesmo a Akari , que ainda está meio avulsa na história, conseguiu ter seus momentos, dizendo certas coisas que indiretamente influenciam as protagonistas.

Junto disso, para completar essa questão de vida nova, expectativas para o novo ano, e objetivos para o futuro, o episódio encerra com um reencontro entre a Kanata e a Narumi, fechando bem essa história de deixar o passado para trás, e seguir em frente.

Meio inesperado esse tipo de cena logo agora.

Sinceramente, eu não esperava que isso fosse acontecer aqui, no oitavo episódio. Esse reencontro podia ser o final do anime, que acabaria sendo bem legal, porque não força nada, e ainda entrega um encerramento bacana para a amizade entre as duas.

Não faço ideia de como vão fazer daqui para frente, mas isso também acaba sendo um ponto positivo do episódio, já que, se deram essa pseudo-conclusão para o passado da Kanata, então pode ser que não irão tentar encaixar um jogo entre elas para criar aquele enredo “shounen”, onde as protagonistas precisam superar as rivais.

De qualquer forma, para um episódio que não parecia sair muito do que já vinha sendo mostrado em relação aos treinos, esse capítulo conseguiu criar um clima bem bacana para fazer essa mudança de fase, além de me deixar um pouco curioso para saber como vão ser os próximos jogos, e como vão finalizar o anime.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Santa genética ocidental. Pela Kanata/Narumi eu jurava que elas eram bem novas, mas pelo jeito…

Deveras ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Clássico.

Para não faltar uma cena de vôlei.

E uma coletânea para render os extras

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.